de agora em diante todo porsche 911 sera turbo nao estamos falando de uma promoçao de todas as 21 versoes do modelo a uma so mas sim de um sinal dos tempos e preciso oferecer motores mais eficientes que rendam mais e que sejam tambem mais economicos e so os turbinados conseguem essa magica a um custo competitivo e por isso que agora todos os motores do porsche 911 da versao mais simples a mais sofisticada terao turbocompressor o fim da era aspirada vem acompanhada da reestilizaçao do esportivo de um novo sistema de som multimida e de rodas traseiras esterçantes a seguir vamos ver cada uma das novidades em detalhes todo boxer de seis cilindros sob o capo traseiro dos 911 sera biturbo nas versoes carrera ele tem tres litros assim como o primeiro porsche 911 turbinado da historia o 930 tambem chamado de widowmaker fazedor de viuvas por conta de seu comportamento arisco isso se explica pelo motor pendurado atras do eixo traseiro e tambem pelo fato de os motores turbo do passado nao terem a mesma progressividade dos atuais quando o turbocompressor começava a atuar o que vinha era um coice daqueles se voce estivesse em uma curva ou em qualquer outra situaçao em que isso nao deveria acontecer a chance de sair virado para o lado errado era alta nao e o que acontece com os porsche turbo modernos e certamente nao e o que se vera nos novos 911 carrera com motores turbinados a potencia deles varia de acordo com a versao na de entrada chamada apenas de carrera o boxer gera 370 cv na carrera s o mesmo motor tem potencia ampliada para 420 cv e um aumento de 20 cv nos dois casos em relaçao as versoes anteriores do 911 o torque tambem melhorou 6 mkgf passando a 45 8 mkgf no carrera e a 50 9 mkgf no carrera s sempre entre 1 700 rpm e 5 000 rpm o motor gira a 7 500 rpm algo extraordinario em motores turbinados outra melhoria sensivel trazida pelos turbos foi no consumo o 911 carrera e o carrera s estao 12% mais eficientes com 13 5 km/l para o primeiro e 13 km/l para o segundo com o cambio pdk automatizado de dupla embreagem o carrera acelera de 0 a 100 km/h em 4 2 s ou dois decimos de segundo mais rapido que o anterior a maxima e de 295 km/h o carrera s faz o mesmo em 3 9 s tambem dois decimos mais rapido e o primeiro dos 911 carrera a quebrar a barreira dos 4 segundos ele chega a 308 km/h quando vem equipado com o sport chrono package o 911 carrera traz um elemento que so foi oferecido antes no 918 spyder um seletor no volante para os modos de direçao normal sport sport plus e individual este ultimo permite que o motorista estabeleça parametros proprios para a suspensao com o pasm porsche active suspension management os coxins ativos do motor a estrategia de trocas do pdk quando ele esta presente e o sistema de escapamento esportivo todo 911 com cambio pdk e com sport chrono package vem tambem com o botao sport response ele condiciona o motor e seu gerenciamento para a aceleraçao maxima por 20 segundos o que ajuda em manobras de ultrapassagem por exemplo e trabalha em conjunto com a pdk que seleciona sempre a marcha mais adequada para a aceleraçao maxima com a reestilizaçao o pasm passa a ser item de serie para todos os carrera o sistema e capaz de reduzir a altura da suspensao em ate 1 cm ajudando a controlar a carroceria em curvas rapidas e fechadas novos amortecedores com curso mais longo tornam o rodar mais confortavel assim como melhoram a resposta da carroceria em conduçao esportiva as rodas traseiras esterçantes passam a ser um opcional para o carrera s hoje ele equipamento de serie no porsche 911 turbo e no gt3 ele atua de duas formas em manobras de baixa velocidade as rodas traseiras esterçam em direçao oposta as dianteiras o que da mais agilidade as manobras e diminui o diametro de giro do carro no caso do novo 911 ele fica meio metro menor em altas velocidades ele esterça as rodas traseiras na mesma direçao das dianteiras ja fizemos um post inteiro sobre o sistema do gt3 mas vale uma explicaçao sucinta de como ele funciona tambem dois atuadores eletromecanicos um para cada roda traseira sao colocados do lado oposto aos braços de controle em açao eles podem mudar o angulo das rodas em ate 1 5º e pouco comparado as rodas dianteiras mas e suficiente para mudar o comportamento dinamico do esportivo veja no video abaixo como ele funciona [youtube id= qws1j9gqini width= 620 height= 349 ] para ajudar o 911 a lidar com rampas e guias do transito diario o modelo agora oferece um sistema de levantamento hidraulico da dianteira instalado no eixo dianteiro ele levanta a frente do carro em 4 cm em cerca de cinco segundos o pcm porsche communication management system tambem conhecido como sistema multimidia da porsche traz como novidade um sistema de dados do transito em tempo real nos paises que oferecem o serviço comandos de voz podem operar o sistema que conta com tela sensivel ao toque de 7 polegadas o google earth e o google streetview foram integrados ao pcm pela primeira vez a parte tecnologica do carro vai muito alem do sistema de som ele traz um controlador de velocidade adaptativo que freia o carro quando a velocidade maxima e excedida em descidas por exemplo e que incorpora o coasting um nome bacana para banguela controlada eletronicamente o assistente de mudanças de faixa avisa se ha carros nos pontos cegos do carro o sistema de frenagem automatica pos colisao agora e oferecido de serie para todos os 911 na aparencia o volante e novo baseado no que era utilizado no 918 spyder o basico tem diametro de 375 mm o mais esportivo da linha gt opcional de 360 mm os farois agora trazem luzes diurnas de led de quatro pontos novas lanternas traseiras com luzes de freio de quatro pontos e um novo aerofolio traseiro as rodas de liga leve vem com cinco raios duplos e pneus de baixa resistencia a rolagem as rodas traseiras sao mais largas com 29 cm e usam pneus 305/30 zr20 em vez dos antigos 295/30 zr20 o novo porsche 911 começa a ser entregue na america no norte no primeiro trimestre do ano que vem mesma epoca em que ele deve chegar por aqui na europa as vendas devem começar pouco tempo depois do salao de frankfurt onde a estreia oficial para o publico esta marcada para acontecer
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