ha tempos nao se falava tanto em comunismo quanto agora nao queremos engrossar ainda mais o caldo mas com tanta gente falando no regime politico da antiga uniao sovietica e de seus paises vizinhos acabamos lembrando de diversos carros curiosos que nasceram durante aquele periodo alguns se tornaram icones por sua simplicidade tao descarada que acabava se tornando charmosa outros por serem incrivelmente robustos e confiaveis apesar de nao aparentarem e ainda existiram aqueles que dadas as circunstancias so poderiam virar classicos e alguns ainda sao produzidos ate hoje ou deixaram de se lo recentemente e acredite alguns ate viraram bons carros de competiçao de qualquer forma os carros da uniao sovietica sao cada um a seu modo memoraveis e a gente decidiu selecionar alguns dos mais iconicos a partir de agora lada niva simplesmente nao havia como começar esta lista com outro carro que nao fosse o lada niva o jipe sovietico nasceu ha 39 anos em 1977 e desde entao e praticamente o mesmo sem exagero o carro da foto acima e do primeiro ano de fabricaçao enquanto o da foto abaixo foi feito depois da ultima reestilizaçao em 2014 o motor sempre foi e pelo jeito sempre sera um quatro cilindros a gasolina — antigamente com carburador e deslocamento de 1 6 litro em 1990 passou a deslocar 1 7 litro e ganhou injeçao eletronica monoponto e em 2004 o sistema passou a ser multiponto houve algumas alteraçoes esteticas como para choques envolventes e novas lanternas mas a carroceria e o estilo continuam exatamente os mesmos alem de ter sido vendido e conquistado fas em diversos paises do mundo incluindo o brasil o lada niva carrega consigo o marco de ter sido o primeiro utilitario do planeta com construçao monobloco em vez de carroceria sobre chassi — a base para virtualmente todo suv moderno tatra 603 e dificil ate mesmo começar a falar do tatra 603 produzido na antiga tchecoslovaquia entre 1956 e 1975 ele foi um dos carros de luxo mais curiosos ja feitos em todos os tempos e so podia ser adquirido quer dizer se adquirido for a palavra certa em pleno regime comunista por oficiais de alta patente do governo o projeto começou a ser desenvolvido em 1952 e a produçao começou quatro anos depois a carroceria aerodinamica lembrava uma bolha e tinha uma dianteira curiosa com os farois posicionados bem no centro sob uma cobertura de vidro nao havia grade dianteira pois a traseira abrigava um motor v8 de 2 5 refrigerado a ar com comando no bloco nao era exatamente potente com cerca de 100 cv mas era extremamente confiavel tanto que na decada de 1960 a tatra colocou o 603 para competir em diversos ralis na europa — incluindo uma tentativa de participar do rali monte carlo de 1960 ainda que o governo da tchecoslovaquia tenha proibido a companhia de participar de uma competiçao criada por capitalistas trabant surgido em 1957 o trabant ou trabi para os intimos e admiradores foi a soluçao da alemanha oriental para motorizar o novo pais a alemanha foi dividida em 1949 quando foi estabelecida a republica democratica alema ddr na sigla em alemao rda na sigla em portugues que depois do fim da segunda guerra ficou com a uniao sovietica a outra metade controlada pelos eua reino unido e frança tornou se a republica federal da alemanha rfa ou alemanha ocidental eram lados bem diferentes com uma clara divisao socioeconomica — o lado ocidental prospero e economicamente livre fez como que logo se tornasse comum que familias inteiras mudassem de lado em busca de melhores condiçoes de vida no periodo da guerra fria em agosto de 1961 o muro de berlim foi erguido para colocar um fim nas migraçoes — e alem de dividir a cidade de berlim em duas simbolizava a divisao do mundo todo pela chamada cortina de ferro colocando a situaçao em termos automotivos a divisao era entre quem andava de fusca e quem andava de trabant a fabricante chamada veb sachsenring foi aberta especialmente para produzir o trabi a ideia era produzir um triciclo mas um carro de verdade com quatro rodas e um teto pareceu mais sensata de qualquer forma o plano original era produzir o veiculo por apenas dez anos oferecendo a populaçao um meio de transporte barato economico e pratico enquanto a a economia se reestabelecia no fim das contas foram 34 anos produzindo o carro de papelao como costumam dizer seus detratores o trabant nao era de papelao mas usava materiais alternativos e componentes de baixo custo pois seu desenvolvimento tinha serias restriçoes orçamentarias a estrutura monobloco — uma das poucas caracteristicas inovadoras do carrinho — era de aço com teto portas para lamas capo e portas em duroplast material composto de resina reforçada com materiais reciclados como algodao e la era o suficiente para ter um meio de transporte diario do lado comunista da alemanha mas havia um detalhe voce teria que se filiar ao partido e entrar em uma fila de espera que podia levar ate dois anos ao menos quando fosse vender o carro poderia cobrar ate mais do que a fabricante pedia por um exemplar novo skoda 130lr que tal um carro comunista conhecido como o porsche 911 dos pobres e o skoda 130 que foi lançado em 1984 e tinha um quatro cilindros de 1 3 litro e 58 cv na traseira e ele trazia alguns recursos bem interessantes considerando a epoca e o lugar onde era produzido como suspensao traseira independente por braços semi arrastados e freios a disco na dianteira [youtube id= kkauoxzzccq width= 620 height= 350 ] como carro de rua o skoda 130lr acabou sendo so mais um dos varios populares disponiveis no regime comunista no entanto a divisao de competiçao da skoda enxergou nele potencial para vencer ralis e deu certo com preparaçao para render ate 130 cv o 130lr venceu nada menos que 17 ediçoes consecutivas em sua categoria no rac rally do reino unido durante as decadas de 1970 e 1980 para nos sim ele merece seu lugar nesta lista so por causa disto gaz volga o gaz volga e foi dos carros mais populares de todos os tempos na uniao sovietica e continua sendo um dos automoveis mais presentes nas ruas da russia representando boa parte da frota de taxis do gigantesco pais gelado alem disso ele foi produzido entre 1955 e 2010 e so teve duas geraçoes sendo que a segunda foi lançada em 1967 — longevidade e uma caracteristica comum a muitos carros comunistas ja repararam a primeira geraçao do gaz volga foi lançada em 1955 e trouxe diversas inovaçoes tecnicas as ruas sovieticas — cambio automatico opcional; estilo moderno inspirado na escola de design americana; para brisa inteiriço e nao dividido em dois sim isto era novidade na uniao sovietica alem de um aproveitamento de espaço que era referencia no mercado o motor um quatro cilindros de 2 4 litros e 96 cv permaneceu o mesmo pelo resto da vida do gaz volga isto e que e constancia [youtube id= 9f_ofpjjkmm width= 620 height= 350 ] no entanto o maior barato do gaz volga e sua vocaçao para correr acredite a dzintara volga e uma categoria para taxis aposentados com motores preparados para render algo entre 130 e 140 cv o motor precisa ser original muitas vezes partes de varios exemplares do gaz volga sao usadas para montar um unico carro de corrida uni vos nao e o que eles dizem melkus rs1000 talvez a unica razao para lembrarmos do wartburg 353 compacto produzido na alemanha oriental nos anos 1950 seja o fato de ele ter emprestado seu motor para um supercarro sovietico entre fabricado entre 1969 e 1979 — o melkus rs 1000 que teve 101 unidades produzidas as aspas estao ali porque o motor em questao era um tres cilindros de 992 cm³ e apenas 90 cv porem com carroceria de fibra de vidro chassi do tipo escada e uma carroceria que ate era bonita e aerodinamica era capaz de chegar aos 210 km/h sua versao de competiçao tinha um carburador maior e com isto conseguia entregar cerca de 120 cv e ele tinha portas asa de gaivota
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