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É o fim do mundo! Os melhores veículos para um futuro pós-apocalíptico – parte 1

Já parou para pensar na possibilidade de, como os pessimistas acreditam, o mundo realmente acabar daqui a poucos anos? Maneiras não faltam: aquecimento global, epidemias, um meteoro gigantesco… basicamente é só escolher. O que importa é que, se o apocalipse realmente vier, precisamos estar preparados. E isto inclui bons meios de transporte.

Por sorte, meios de transporte são nossa especialidade. Por isso, decidimos separar alguns dos veículos que certamente escolheríamos para enfrentar o fim do mundo. E não estamos falando simplesmente de off-roaders topa-tudo como o Land Rover Defender ou o Jeep Willys das antigas. Eles são ótimos para trilhas pesadas, mas estamos falando do fim do mundo, cara! Ser capaz de atravessar um lamaçal é só o começo.

 

Paramount Marauder

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Para você ver como não estamos de brincadeira: o primeiro veículo da lista é o Paramount Marauder, que ficou famoso naquele episódio de Top Gear no qual Richard Hammond “passeia” com o Marauder por Joanesburgo, na África do Sul, e destrói tudo em seu caminho. Literalmente.

O Marauder é fabricado por uma companhia sul-africana chamada The Paramount Group. Ele tem um seis-em-linha a diesel Cummins de 6,7 litros de 300 cv que é capaz de levá-lo até os 110 km/h, mesmo pesando 9.900 kg na versão civil (o modelo militar, pronto para combate, pesa 15.000 kg). Sua blindagem de nível III o protege até mesmo contra munição anti-tanque e minas terrestres, e ele ainda pode levar nada menos que dez pessoas – uma equipe de sobrevivência completa. Ah, e ele custa £ 300 mil, o que dá cerca de R$ 1,3 milhão. Por sorte, ninguém vai ligar para isto no fim do mundo.

 

Conquest Vehicles Knight XV

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Se você é do tipo que precisa de luxo mesmo quando o planeta Terra entra em colapso, o Conquest Vehicles Knight XV. A empresa canadense diz que o Knight XV, seu topo de linha, é “uma verdadeira jornada para os olhos”. O interior revestido de couro legítimo pode levar seis pessoas e pode ser equipado com uma grande variedade de itens de conforto: ar-condicionado, sistema de som com tela sensível ao toque, TV de LED (com um XBox One ou Playstation 4 já instalado), bancos aquecidos (que podem até ser leitos dignos da primeira classe de um avião), mesas para laptop, luz ambiente e até vidros que escurecem automaticamente.

Dito isto, o Knight XV também é um utilitário feito sobre a plataforma da Ford F-550 Super Duty, equipado com um V10 Ford de 6,8 litros de 326 cv ou um V8 turbodiesel, também Ford, de 300 cv. Este último pode ser movido a biodiesel – talvez você até consiga produzir seu próprio combustível no apocalipse, quando o óleo diesel dos postos acabar. E se o clima geral for de guerra, ele ainda tem blindagem nível IV (o que ajuda a explicar seu peso de cinco toneladas). Até os pneus são à prova de balas!

 

Lamborghini LM002

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Pelos nossos cálculos, o LM002 é a única maneira possível de ter um Lamborghini no fim do mundo. O Lamborghini LM002 nasceu como uma proposta de veículo militar para o exército americano, mas os EUA o rejeitaram. Você acha que a Lamborghini se abalou? Não mesmo: eles colocaram nele o V12 do Countach e o venderam para os ditadores e barões do petróleo no Oriente Médio, e o lucro ajudou a recuperar financeiramente a Lamborghini no fim da década de 1980.

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A origem militar garante a capacidade do LM002 de enfrentar ambientes hostis. Ele não é blindado (ao menos não de fábrica), mas a gente imagina que um SUV com um V12 de 375 cv não seja um veículo de combate. Ele tem formas quadradas e é extremamente resistente, mas também tem um belo ronco e um interior espaçoso com couro de primeira.

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A gente aproveitaria os momentos de paz no fim do mundo para uma road trip no Lambo do Rambo, isso sim. Fizeram cerca de 300 deles e boa parte está no Oriente Médio. Não seria tão difícil assim encontrar um. Leia toda a história do “Lambo do Rambo” aqui!

 

Hummer H1

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Honestamente, andar por aí com um Hummer H1 hoje em dia não faz muito sentido. Com 4,69 m de comprimento, 3,30 m de entre-eixos, 1,96 m de altura e absurdos 2,20 m de largura (porque seu eixo-cardã passa por dentro da carroceria, entre os bancos), o H1 ficará muito mais à vontade quando a civilização como a conhecemos acabar.

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Versão civil do High Mobility Multipurpose Wheeled Vehicle (também conhecido como HMMWV ou Humvee), veículo de militar usado na Guerra do Golfo, o Hummer H1 foi desenvolvido pela fabricante do HMMWV, a AM General, em parceria com a General Motors. Entre 1992 e 2006, ele foi equipado com uma variedade de motores V8 a diesel e câmbio automático de três ou quatro marchas.

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Quer mais uma razão? Um dos principais ativistas pela criação da versão de rua do Humvee foi Arnold Schwarzenegger, que tem uma coleção de Hummer H1.

 

Mercedes-Benz G63 AMG 6×6

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O Mercedes-Benz Classe G, (também conhecido como Geländewagen, que significa “veículo off-road” em alemão), com suas formas quadradas e visual que é praticamente o mesmo desde 1979, está no mesmo nível do Land Rover Defender e do Jeep Wrangler quando o assunto é tradição e resistência. O Mercedes-Benz G63 AMG 6×6, contudo, está acima deles.

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O G63 AMG 6×6 é a versão mais extrema do veterano utilitário. Ele tem seis rodas (e tração em todas elas) e um  V8 de 5,5 litros capaz de entregar 544 cv a 5.500 rpm e 77,5 mkgf de torque entre 2.000 e 5.000 rpm. O G63 AMG 6×6 também tem eixos do tipo portal, entre-eixos de 3,1 metros, ângulo de ataque de 52° e pneus de 37 polegadas de diâmetro — características que lhe garantem a capacidade de enfrentar quase qualquer coisa, de ladeiras íngremes a passagens de água de até um metro de altura.

 

Local Motors Rally Fighter

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Desenvolvido em 2009 através de uma plataforma open source, o Rally Fighter, da Local Motors, é fruto das ideias de uma comunidade de mais de 2.900 pessoas, que deram mais de 35.000 ideias para o veículo, e as melhores foram aproveitadas.

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Sendo assim, estamos falando de um cupê off-road com um V8 Chevrolet de 6,2 litros e 435 cv, acoplado a uma caixa automática de quatro marchas também fornecida pela GM. A suspensão tem 18” de curso, o suficiente para enfrentar as piores estradas do apocalipse.

Hoje em dia, ainda é possível pagar US$ 99.990 à Local Motors e adquirir o kit, completo com todas as instruções, para montar seu próprio Rally Fighter – com a ajuda dos especialistas da companhia, se assim desejar. No fim do mundo, talvez seja melhor descolar um exemplar já pronto.

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