A revista semanal dos entusiastas | jorn. resp. MTB 0088750/SP
FlatOut!
Image default
Zero a 300

Picape Mercedes em testes no Brasil, Porsche 956C correrá ao lado do 919 Evo em Nürburgring, a volta do Lotus Esprit e mais!

Este é o Zero a 300, nossa rica mistura das principais notícias automotivas do Brasil e de todo o mundo, caro car lover. Assim você não fica destracionando por aí atrás do que é importante. Gire a chave, aperte o cinto e acelere com a gente!

 

Picape Mercedes já roda em testes no Brasil

unnamed

Na sexta-feira (4) vimos que a Mercedes já está divulgando a nova Classe X no Brasil e que pretende vender uma versão “trabalhadora” de sua inédita picape por aqui. A chegada do carro ainda irá demorar cerca de um ano, pois a Mercedes irá trazê-la da Argentina, onde a produção só começa em 2019.

unnamed-3

Mas isso não significa que eles precisam esperar a produção local para começar os testes por aqui. Este exemplar camuflado das fotos foi flagrado por um leitor do FlatOut em São Caetano do Sul, ainda com placas da Alemanha. O modelo aparentemente é um exemplar da versão de topo, Power, uma vez que está equipada com um pacote de estilo que inclui os estribos na lateral, rack de teto na cabine e cintos de segurança vermelhos.

unnamed-1

 

Esta versão será oferecida apenas como X250d 4Matic, equipada com o motor 2.3 turbodiesel biturbo de 190 cv e tração 4×4, e também com o motor V6 3.0 biturbo de 258 cv quando este começar a ser oferecido.

 

Lotus Esprit voltará em 2020

lotus-esprit-emblem-0395bw-jill-reger

Depois de voltar a usar a caneta azul no livro contábil e ser adquirida pelos chineses da Geely, a Lotus finalmente poderá renovar sua linha de produtos. Além do polêmico, porém necessário, SUV que será baseado no Volvo XC40, a marca mais leve do Reino Unido irá lançar outros dois novos esportivos.

Os planos foram revelados pelo chefe da Lotus Jean-Marc Gales aos britânicos da Autocar. Gales disse que um destes modelos será o novo topo-de-linha, que chega em 2020 e ficará acima do Evora, sendo efetivamente um sucessor para o Esprit, que deixou de ser produzido no início da década passada sem ser substituído.

Como os atuais modelos da Lotus, ele será construído sobre um chassi de alumínio colado e rebitado com subchassi dianteiro de alumínio ou fibra de carbono e traseiro de aço. A fórmula é a mesma adotada nas duas plataformas usadas pela Lotus atualmente — uma feita para o Evora, e outra para o Elise/Exige. A carroceria deverá usar fibra de vidro e fibra de carbono combinadas.

Gales também reforçou que o novo Esprit (este não é seu nome oficial; é importante esclarecer) irá manter os elementos chave de todo Lotus — baixo peso, desenvolvimento aerodinâmico e dinâmica afiada — e dará um passo à frente do atual Evora. Como exemplo da evolução dos modelos Lotus, Gales citou o Evora original, que era 150 kg mais pesado que o atual GT430, e tinha 155 cv a menos.

Quanto ao motor, a Lotus irá manter os powertrains Toyota por ora — até porque a Geely e a Volvo não têm um V6 para substituir o atual 3.5 V6 usado no Evora e no Exige. Não ficaríamos surpresos, contudo, se os atuais motores 1.6 e 1.8 fossem substituídos pelo novo 2.0 turbo da Volvo a partir de 2020.

Sobre o segundo esportivo Gales foi econômico nas palavras, mas considerando que ele mencionou um refinamento do segmento, podemos apostar em um derivado do Elise mais voltado para o uso nas ruas, posicionado entre o Elise Cup 260 e o Exige Sport 350.

Por último, Gales ainda mencionou que os Lotus da próxima geração poderão usar peças de prateleira da Geely como sistemas elétricos e quadro de instrumentos digital fornecidos pelos chineses.

 

Porsche 919 Evo será apresentado ao lado do 956C em Nürburgring

9191s-1525700907

Neste final de semana acontece a edição de 2018 das 24 Horas de Nürburgring, e a Porsche já avisou que estará presente com seu 919 Evo, uma versão “sem limites” do carro que venceu as 24 Horas de Le Mans do ano passado e agora parece dedicado a quebrar recordes da F1 e forçar a FIA a modificar o regulamento dos monopostos para que eles possam compartilhar o powertrain com os LMP1. Aparentemente a Porsche também pode estar pensando em quebrar o recorde geral em Nürburgring, de 6:11,13 cravado em 1983 por Stefan Bellof. E ele não estará sozinho no Inferno Verde.

A Porsche também irá levar o 956C usado naquela temporada de 1983 por Bellof e por Hans-Joachim Stuck — que também completou a volta em Nordschleife na casa dos 6:10 baixos naquele ano. O alemão, filho do lendário Hans Stuck, será o piloto do 959C, enquanto o 919 Evo será pilotado por Timo Bernhard, piloto da Porsche que já ganhou as 24 Horas de Nürburgring cinco vezes.

Em princípio será apenas uma volta de demonstração, mas a Porsche parece ter preparado tudo para comemorar uma nova marca no circuito: estão lá o atual carro recordista, o piloto que detém o segundo tempo mais rápido, o sucessor direto do recordista e um piloto que já ganhou cinco vezes as 24 Horas de Nür. Será que eles só vão passear juntos mesmo?

 

SUV Rolls Royce começa a mostrar a traseira e já tem data de lançamento

FlatOut 2018-05-08 às 11.25.28

Até agora a Rolls-Royce não se preocupou muito em esconder a dianteira de seu futuro SUV — até porque a dianteira dos Rolls é praticamente a mesma desde sempre e não seria diferente só porque ele tem dois andares. Mas a traseira é outra história. Das dezenas de fotos capturadas ou divulgadas do SUV, nenhuma delas mostrou a traseira do carro que, afinal, é a grande novidade do Cullinan. Isso começou a mudar hoje: a Rolls-Royce divulgou a primeira imagem da traseira do SUV.

Ela não mostra quase nada, mas revela o formato da lanterna traseira do carro, que diferentemente das lanternas da maioria dos SUV desse porte, será relativamente pequena e remete ao conjunto óptico do Phantom. Além da imagem, a Rolls também revelou que o Cullinan será estrela de um programa de TV onde ele será usado em situações fora de estrada, que será transmitido no canal National Geographic.

Rolls-Royce-Cullinan-010

A Rolls ainda não divulgou detalhes mais aprofundados do Cullinan, mas já antecipou que ele pretende combinar alto luxo com capacidade off-roader. Além do visual, ele também deverá ser equipado com o motor V12 de 6,75 litros do Phantom, e terá portas suicidas como o sedã, algo evidenciado pelas maçanetas dos protótipos flagrados em teste.

O lançamento acontecerá na próxima quinta-feira, e será transmitido ao vivo pela internet.

 

Pirelli divulga a seleção de pneus do GP da Espanha e as características do circuito da Catalunha

unnamed-5

A Pirelli divulgou nesta semana a seleção de compostos de pneus para o GP da Espanha e as características da pista do circuito da Catalunha. Embora o traçado seja o mesmo do ano passado, neste ano o circuito recebeu uma nova pavimentação que alterou a característica da superfície e o trato com os pneus.

Por isso, a escolha de pneus para o Grande Prêmio da Espanha é um nível mais macio em relação ao ano passado: serão usados pela primeira vez o composto supermacio, além do macio e do médio. Com o novo asfalto, o desgaste e a degradação dos pneus foram reduzidos, o que permitiu que o composto médio fosse o mais “duro” neste ano. 

unnamed-4

Ainda segundo a Pirelli, apesar de a superfície estar mais lisa, as curvas longas e de alta velocidade permanecem, colocando bastante energia e estresse nos pneus, caso das curvas 3 e 9. O pneu dianteiro esquerdo é exigido com mais força, com a Catalunha sendo uma pista sensível à dianteira do carro. A nova superfície também fez a Pirelli a reduzir a profundidade do pneu em 0,4 milímetro o que ajuda a controlar a temperatura sem causar efeitos colaterais no desempenho.

Matérias relacionadas

O Museu do Corvette restaurou o carro de um policial que morreu em serviço

Dalmo Hernandes

Ford Edge 2015 flagrado no Brasil, Honda terá mini NSX, nova geração do Peugeot 308 será vendida no Brasil, Ford GT de volta a Le Mans em 2016 e mais!

Leonardo Contesini

Audi S3 de 400 cv, um Eclipse com menos de 50.000 km, Fusca 73 1.500 e as novidades do GT40!

Leonardo Contesini
error: Direitos autorais reservados