Pioneiro e extremo: a história do Clio 2.0 16V (swap) de Bruno Ordones

Bruno Ordones 10 março, 2014 176
Pioneiro e extremo: a história do Clio 2.0 16V (swap) de Bruno Ordones

Por onde começar a contar a história deste projeto? Pelo momento em que comprei o carro? Pelo instante da decisão em fazer o primeiro Clio 2.0 16v de rua do Brasil? Continuo a partir da matéria do finado Jalopnik? Da conversão completa RenaultSport? Ou do incidente que me fez resolver refazer absolutamente tudo? Bem, antes de tudo, acho que é mais propício eu me apresentar…

Me chamo Bruno Ordones, tenho 27 anos e sou Designer de Produtos com extensão em Design Automotivo e de Transportes. Quem me conhece sabe que é impossível falar da minha vida sem comentar da obsessão pelo shape, engenharia e história dos automóveis – dos compactos e frugais Trabants e Messerschmidts aos metodicamente detalhados Paganis e Koniegseggs. Sou perfeccionista e detalhista ao extremo – vocês verão esse exagero em muitos momentos do meu projeto, especialmente na etapa final, onde ele está atualmente (veja um teaser abaixo!).

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Se o manômetro é um mal necessário, que fique o mais original e menos intrusivo possível…

Neste espaço do Project Cars, vou poder contar tudo o que aconteceu até chegarmos ao momento atual, sempre com muitos detalhes. E o começo não é exatamente dos mais convencionais.

Quando morei na Califórnia, em 2003, vi em um anúncio que a fabricante de rodas japonesas 5Zigen estava fazendo uma pequena produção especial, estimada em apenas quatro ou cinco jogos, do modelo Fighter na medida 17×7 e furação 4×100 (normalmente a Fighter só era feita em 4×114,3 e com cinco furos). São rodas muito leves (aproximadamente 6,2 kg) e raras. Comprei elas do Japão e em pouco mais de um mês as recebi em casa, nos EUA.

Por que comecei falando de rodas? Bem, digamos que houve uma inversão de raciocínio. Depois de voltar para o Brasil, com 18 anos e decidido a comprar um carro, defini cinco requerimentos básicos (além de ser barato, obviamente):

– O automóvel deveria ter menos de três anos de uso (afinal, carro de dia a dia tem que ser durável)

– Ter duas portas

– Vir equipado com duplo airbag

– Potencial de modificações e chassis dinamicamente interessante

– Furação 4×100 pra caber as benditas rodas. Ah – agora tudo faz sentido, não?

No fim das contas, praticamente só o Clio se enquadrava neste quinteto. Encontrei na internet um carro como mais queria (preto, ar condicionado, air bags, trio elétrico e pouco rodado) a 900 km de casa. Sem nunca ter dirigido um Clio antes e só vendo as pequenas fotos do anúncio, liguei pra agência, fiz o depósito e recebi o carro em quatro dias, no início de junho de 2005. Conhecia a fama dos modelos RS 2.0 e V6, então sabia que tinha muito potencial aquele francês.

Foram alguns anos com pequenas modificações até novembro de 2007, quando após muita pesquisa resolvi que era factível fazer o swap para o 2.0 16v (F4R) da maneira mais original possível, ou seja, com a injeção Sirius 32 e mantendo todos os itens de conforto do carro. Ninguém no Brasil tinha feito ainda o swap, ainda mais partindo de um 1.0. Uma equipe de engenheiros da Renault já tinha obtido sucesso, mas com foco em arrancadas, completamente oposto ao meu propósito.

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Abrindo parênteses, nessa época meu Civic VTi EG6 (’93, widebody na lata) também estava na oficina pra repintura e revisão. Também tenho um Fusca ’74 parado, eternamente esperando pela restauração completa. Ambos estão estagnados desde 2007, já que o foco se concentrou no Renault.

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Voltando ao Clio, a parte mecânica do swap é relativamente plug (ok, sem play) depois que você tem todas informações, peças necessárias e ajuda pra descobrir de que carro deve vir tal parte. Tive consultoria de engenheiros da Renault que estavam envolvidos no carro de arrancada, amigos com muito conhecimento em Renaults e também destrinchei milhares de páginas de manuais de manutenção nacionais e europeus.

Com a parte mecânica no lugar, o carro ficou parado por quase dois anos enquanto os chicotes de Scénic, Mégane e Clio e a pinagem das centrais eram estudados pra conseguir fazer tudo conversar direito. Funcionou com tudo original, como o desejado, em agosto de 2009. Obviamente nem tudo são flores e omiti quase todas as dificuldades encontradas na intenção de manter a fluidez e objetividade desse post. Mas pode deixar que conto estes espinhos no futuro.

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Poderia ter terminado por aí. Já seria um projeto legal e respeitável, com boa história, muito aprendizado e informações. O problema é que muitos detalhes do swap me incomodavam: o chicote era uma mistura/enxerto de vários originais Renault, o suporte dos acessórios era adaptado, o fato de ter continuado sem direção hidráulica se  tornou algo muito incômodo com o peso extra do 2.0, a suspensão do 1.6 tinha adaptação para as mangas de eixo dos freios do Scénic, o câmbio JB3 (1.6) tinha relação curta para a estrada, interior horrendo, escapamento barulhento e com coletor original fundido e etc…

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Enfim, você já deve ter percebido que não consigo deixar as coisas da maneira mais simples possível. Já estava pesquisando e importando “soluções” para o que não estava satisfeito, mas sem sombras de dúvidas, eu não tinha a menor ideia de que o verdadeiro projeto ainda estava por começar. E ele seria muito mais profundo do que qualquer pessoa em sã consciência encararia.

Parei o carro em junho de 2010 para, com a ajuda de um amigo, refazer o chicote, desta vez absolutamente do zero. Este era o objetivo primário. Mas isso se tornou apenas o estopim do novo projeto, feito no mesmo carro. Evocando o Daft Punk, ele foi rebatizado para Harder, better, faster, stronger. No próximo post começa a epopeia de tudo o que já foi feito – acredite, a lista é imensa.

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Por Bruno Ordones, Project Cars #79

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  • Gus Loeffler

    Show galã! Bom gosto é pra quem tem! Parabéns amigo!!

    • Ordos

      Valeu Gus! Por sinal, e os Advan? 😀 Abração!

  • GSB

    Gostei muito do Clio, curti a história de começar pelas rodas kkkk, e sinceramente combinou divinamente com o foguetinho!, maaas…

    “(…) nessa época meu Civic VTi EG6 (’93, widebody na lata) também estava na oficina pra repintura e revisão.”

    Isso desviou fortemente minha atenção hahahaha, pode mandar fotos ou vídeos? =D

    • Ordos

      Valeu! Essa é oooutra história. Quem sabe depois do Clio vira um Project Car também (se não vender antes)? 😛

      Pra não ser chato, uma foto de 2007:

      • TheZondaS

        Coisa mais linda…… EG6 é simplesmente muito lindo,parabéns pelo carro! Queria ter um vermelho (entendedores entenderão hehehe)

        • Ordos

          Obrigado! (Tive outro vermelho, e esse era originalmente também)

        • Leonardo

          Pq vermelho? Milano red? Qual é a historia?

          • TheZondaS

            Em Initial D, existe um EG6 vermelho igual ao da imagem hehe,foi vendo o anime que nasceu o amor por Civics,então nada mais justo

        • KzR

          Eu deixo o vermelho para o modelo com o K20 mesmo, rsrsrs.

        • MarceloToyofuku

          Initial D?

          • TheZondaS

            Sim sim hahahahaha

      • GSB

        VTi EG6 como Project Car? Por favor nos dê essa dádiva!! E eu pedi uma foto de carro, não pornografia explícita hahahaha, MUITO LINDO!

      • ThiagoVerdona

        Meu o fato do civic aparecer ali me tirou a concentração do resto da leitura eim hehehe esta a venda????? Passa as specs ai

        • TheZondaS

          Sim sim,queremos specs!

          • Ordos

            Não encosto no carro há 7 anos, então realmente não lembro de nada. No RacingArt tem praticamente todas informações. Abs

      • Leonardo

        Quer vender? To procurando um.. pode ser o coupe ej1 D16 tb rs..

      • Lamborghinista

        Meu Deus, que Civicão, lindão hein, como é que você aguenta não dirigir isso há 7 anos? Que belezura, tomara que ele vire um Project Car também.

      • Igoorq

        EU COMPRO
        QUANTO?????

  • AlemãoMoreira

    To cada vez mais querendo fazer o mesmo com o Clio da minha noiva. hehehe

  • ApCotilha

    Parabens amigo! É por isso que eu amo hot hatches! Sei como é ser perfeccionista ao extremo, tbm me incomodo com adaptações e coisas bagunçadas! Eu atualmente to com um palio 1.6 16v que funcionava (e funciona) perfeitamente, mas troquei o chicote elétrico, terminais de bateria a fiação das lanternas e farois simplesmente pq tava tudo bagunçado! Agora está lindo! hahaha

    • Ordos

      Elétrica é chato, demorado e difícil de deixar “daquele jeito”. É praticamente o ponto que tenho mais o que falar no futuro, mas com relativamente poucas fotos já que não é algo “glamuroso”. Finalmente consegui chegar onde queria, depois de três revisões completas ehehe. Obrigado!

  • dasc94

    Os franceses dominando! Saudades do clio, minha família teve um 1.6 16v dos primeiros flex! Pensa num carro que surpreendeu todos positivamente!

    • Ordos

      Acaba que os francesinhos tem muitos pontos fortes. Podem ter design polarizador e soluções ergonômicas não convencionais, mas em geral os chassis são muito bem acertados e com um swap relativamente simples ficam bem divertidos. Sem contar que desvalorizam MUITO então o ponto de partida acaba sendo mais baixo, e sobra mais pra modificar.

  • HighwayStar_84

    Ficou um espetáculo!!!

    Parabéns!!!

    • Ordos

      Obrigado!

  • Chiocca GTi

    Esse manometro ficou animal

    • Ordos

      Obrigado!

  • Rodrigo Sublime

    Clio a minha próxima compra… Amo este carro… O que ele oferece pelo preço é ótimo… Parabéns… A eu tbm estou desenvolvendo para o meu PC #34 um mostrador que fique o mais parecido com um original… 😉

    • Ordos

      Clio é um custo/benefício bom, pouco visado para roubos e com mecânica extremamente simples. Como todo francês tem alguns problemas com elétrica e eletrônica com o passar do tempo mas acho que quase todos carros com alguns anos acabam sofrendo disso.
      Uma das coisas que deixei pra falar no próximo post é exatamente isso, que no geral o carro não terá “nenhuma” peça como saiu de fábrica no Clio brasileiro (só os vidros pela última vez que tive esse pensamento) mas pra um observador normal o objetivo é aparentar ser um veículo original. Não é sleeper pelo sentido literal da palavra, mas é sleeper por não ser “só” um Clio 2.0 16v.

  • Marcos Rosa

    Bruno Ordones, desde comprei meu Clio Campus 1.0 (10/11) sempre imaginei como seria fazer um swap no meu pequeno francês… Maç posso esperar para saber tudo sobre o seu projeto!

    • Ordos

      Pretendo fazer algumas dezenas de posts bem detalhados e separados por “temas”. Interior, motor, freios, suspensão, chassi, motor(es), lanternagem e pintura, etc! Vamos ver se fica bom, valeu!

      • Felipe Viegas

        Tenho um Clio 1.0 16v IGUAL ao teu rs… meu sonho eh fazer esse swap , porem como vc mesmo disse no forum renault uma vez, é muito dispendioso … =/ mas ainda n desisti do projeto não! e agora que vc está no project cars acho que meu animo vai dar uma revigorada! hehe! espero detalhes do projeto e principalmente da parte elétrica ( a refeita e a mista que vc citou acima ) vlw colega! e boa sorte no que falta do projeto!

  • Túlio Dourado

    Bruno, você é de BH? Pergunto isso pelas fotos no Alphaville..
    Se sim, gostaria de conhecê-lo, bem como o seu foguete francês!

    Abraço

    • Ordos

      Essas fotos foram tiradas no Alphaville mesmo! Logo que tiver pronto avisarei aqui! Abs!

      • Stanley

        Jamais esperava que esse projeto fosse daqui.
        Nas atualizações você irá passar o contato das empresas ou profissionais que te ajudaram??
        Aqui em BH é difícil tocar projetos assim. Eu curto muito esses clios, moro perto da Renaumec, é sempre bom ver essas feras pela região.

  • gordo

    Só pelas poucas fotos dá pra ver que tá fera esse Clio!

    O incidente que você se refere é esse que aparece na última foto?

    • Ordos

      Não não… essa é uma das coisas que resolvi fazer após o “incidente” (não foi batida por sinal). Obrigado!

  • EuMeSmObYmYsElF

    mais um pra acompanhar detalhadamente.. hahaha

  • Ariel Biavati

    Quem estiver interessado em compra um Frances legal e fazer um trabalho legal. Meu irmão esta vendendo o 206 1.6 8v (WRC ORIGINAL), uns dos poucos que chegaram ao Brasil. Segue link.

    http://carro.mercadolivre.com.br/MLB-543752957-peugeot-206-16-wrc-tuning-e-exclusivo–_JM

    • NightRider

      Esse WRC é original de fabrica ? Existiu essa versão, achei mto legal a versão e nunca tinha ouvido falar

      • Ariel Biavati

        A versão é original de fábrica, mas é diferente do modelo europeu que tem o motor do gti. Esse veio com o motor 1.6 8v. Mas o kit, rodas e etc… Tudo original!

        • Raulns

          Sabe me dizer o nome dessa roda ? Muito bonito esse pug.. parabens

          • Mvictor

            Ouragan 16″ :) Ou pode ser a Nice 15″ (isso se essa venho pro Brasil, lembro que era parecida com a Ouragan, que vinham em 14″ e 16″, entenda como uma Ouragan 15″)

        • Leon1803

          Eu estava procurando um RC(rarissimo de se encontrar aqui) mas tenho fé q eu vou achar o que o pai do meu amigo importou.. mas curti esse WRC boa sorte com a venda.. que cuidem dele tão bem quanto teu irmão..

    • gabr13l

      Se não fosse do RS eu cogitava a compra, cara. Mas com 20 anos só ir pra um estado além de SP pra mim (sou de MG) é complicado…

    • Lamborghinista

      Nossa, tá valendo muito a pena o preço, onde moro tem um 206 1.6 normal também (não WRC) pelo mesmo preço.

    • Luiz Augusto

      Desculpe, mas quando vejo um carro com esse body kit só consigo pensar nisso aqui: http://spe.fotolog.com.br/photo/14/3/51/raoni1/1251331413972_f.jpg

      Adoro carros franceses, achei genial o artifício para aumentar o comprimento do 206 de rali (e enquadrar no regulamento) mas dessa vez eu passo.

    • Thiago Tatsch

      Eu achei estranho na primeira vez que eu vi, mas depois acabei gostando. Na minha opinião ele merece algumas mudanças e claro um aerofólio gigante. Hehehe

      • Ariel Biavati

        A ideia no começo era deixar igual a esse. Trazer o Kit da Europa. Tinha todas partes de uma empresa que fazia. Ainda deve ter. E calro mexer no motor turbinando o mesmo. Mas deu uns probs. ficou muito tempo parado e decidiu vender agora!

  • Scarified_8

    Ordones, vc é de BH?
    Eu acho que já vi esse clio na rua..

    • Ordos

      Tem 3 anos que o carro não está como na primeira foto, e nesse entretempo estava azul claro. Pode ser que sim mas é mais provável que não (foram menos de 1000km nesse tempo). Abs!

      • Scarified_8

        Cara, vi vc comentando aqui, que estudou na Fumec, eu moro há +- 1 km de lá então deve ser o seu Clio mesmo!Parabéns pela caranga!
        Se quiser add no fb: /brenoleon

        • Ordos

          Possível mesmo! De alguma maneira bizarra temos 3 amigos em comum que conheço cada um de um lado. Abs!

  • Thiago Rocha

    Cara, você é de BH? Estudou na Fumec?

    • Ordos

      Positivo e positivo!

      • Thiago Rocha

        Putz, se eu estiver correto, nos conhecemos em 2007 ou 2008, você, minha ex (Clara) e sua ex (Scylla), estudavam juntos, àquela época, ajudei na montagem daqueles coraçoes expostos no BH shopping. Se tiver facebook, me adiciona lá. /thiago.rochag
        Abraço

        • Ordos

          Holy Fuck! Adicionando agora, você foi uma das poucas pessoas que fiquei triste de perder contato pós-Fumec! Abs!

          • Thiago Rocha

            =) É velho, naquela época não te vi mais… Nem tive notícias.
            Pelo menos essa nossa cachaça nos fez encontrar de novo! Adicionado! Depois vai nas minhas fotos e veja o que rolou nesse tempo… =) Abraço!

  • mlpilla

    E eu procurando uma receita para melhorar a potência do meu Grand Vitara sem estourar a conta/seguro.

  • AstolphoGM6

    Clio de Fino trato hein, lembro dele no Jalop, e desde então sou louco p ver aquelas TBI’s individuais montadas no 2.0!! Hehehe Parabéns Cara!!

    • Ordos

      Obrigado! Ia colocar link do post do Jalop mas percebi que obviamente não existe mais. Acho que é até bom, porque tinham uns erros naquela matéria e agora comigo escrevendo fica mais difícil disso acontecer.

      E por sinal não vou usar ITBs não… Uso cabeçote, coletor de admissão e TBI knife edged dos monopostos da Formula 3 :)

      • AstolphoGM6

        Quer bem feito, faça vc mesmo! Kkkkk

        Quando li “dos monopostos de F3” eu pensei… Oi?? o.O e pode isso Joven? Kkkkk

        Já curto Clio, preparado assim então… Falo nada! Kkkk

        • Marcos Amorim

          Relaxa que tem mais carro com mecânica de F3 no PC.

          • AstolphoGM6

            Como assim cara?? quem?? QUEEMM?? kkkkkkkkk

        • Ordos

          Acaba que as partes mais “mansas” do carro são as de F3, porque tem muita regra e restrição. O cabeçote em si é uma obra de arte, portas enormes usinadas na CNC, válvulas grandes e um bocado de detalhezinhos legais.

          Boa parte das peças do motor vieram com esse aviso:

          • AstolphoGM6

            Deve dar uma satisfação danada ler esse aviso toda vez que compra um peça nova! kkkk

            Cat Cams… trabalhei numa autopeças de performance que vendia essa marca… é bom? não costumava ter saída na loja…

          • Ordos

            São fantásticas as peças da CatCams, mas o valor também é fantásticamente alto, talvez por isso não saía muito. Só um par de comandos e molas de válvulas custam mais do dobro de um kit turbo pra um carro normal pra dar uma ideia.

          • AstolphoGM6

            Talvez, mas lá só tinha Peça de ponta!! Acho q era mais pela gama de motores, oq vendia muito era p GM 250, AP, e V8! Ou seja, peças dos EUA a rodo!

      • Marcos Amorim

        Como é essa TBI? Knife edged só me lembra de virabrequim faqueado.

        • Ordos

          A TBI além de ser bem maior que a original tem a borboleta “afiada” pra diminuir turbulência e melhorar o fluxo. É detalhe mas em aspirado acaba que é a soma dessas micro coisas que melhora o rendimento.

          • Marcos Amorim

            Achei que pudesse ser alguma variação do sistema tipo guilhotina. Nunca vi uma borboleta assim, esse “afiamento” é no desenho dela como um todo ou nas bordas?
            E sei como em aspirado é preciso tirar alguns cv de todos os cantos possíveis, sobretudo se for rodando na gasolina.

          • Ordos

            Esse “afiamento” é só na “leading edge” da borda inferior (a que abre). Basicamente só é útil em WOT. A superior (de trás quando abre) é normal. Rodo no álcool pela taxa alta e pela maior facilidade em encontrar (pela taxa precisaria de Podium, que pelas estradas do Brasil é quase impossível de achar).

          • Marcos Amorim

            Eu uso gasolina, então é no máximo 12:1 de taxa e torcer para o cruzamento do comando ajudar a não dar pré-ignição.
            Fiquei pensando que esse desenho é algo aparentemente simples, porém deve ser bem mais complexo na teoria e na prática, mais ou menos como os grooves em câmara de combustão.

          • Ordos

            São dois assuntos que eu gostaria de entender mais, porque como você disse as vezes as coisas mais simples são as que tem mais know how por trás pra ficar certo. O outro carro que você comentou com motor de F3 no PC é o seu? Abs!

          • Marcos Amorim

            Não, eu sou o do GTS cheio de barro, o outro é um também daqui de Brasília, bem montado e muito bonito.

  • Jonathan Costa

    Esse carro é a inspiração para 90% dos apaixonados por Clio. O nível de detalhamento é fora do comum, o proprietário está de parabéns, um carro lindo e muito bem montado.

    • Ordos

      Obrigado!

      • André

        Ordones.. parabéns pelo carango!

        Sou doido pra descolar um jogo de bancos do tipo recaro para o meu polo.. vc sabe me falar qual o melhor caminho pra esse upgrade?

        Aqui no BR tá osso de achar um conjunto bacana!!

        Valeu!!

        • lucasfs

          ebay! Achei esses bancos do clio outro dia por 115 libras cada, caro para um banco, mas era idêntico aos do Clio do ORdones

        • Ordos

          Cara, eu tenho exportador registrado na Europa então foi menos difícil do que pras pessoas normais, e tive a sorte de conseguir o jogo de bancos RenaultSport New Old Stock.

          De qualquer maneira se prepara, estou cogitando um par de Recaro Sportster CS (+- 1900 dólares cada novos, e só compro peças novas) e chegam aqui por volta de 28k o par. Frete é absurdo por causa da cubagem, impostos dobram o preço dos itens MAIS frete (mesmo com courier de acordo com a Instrução Normativa 1073 de 01 de Outubro de 2010) e o dólar alto piora mais ainda.

          Realmente é impossível achar bancos bons no Brasil. Os menos piores são os Sparco Milano mesmo, que ao menos tem preço razoável.

          • André

            28 mil.. wtf..
            tá locoo…
            achei esses sparco ja mesmo.. foi a melhor coisa que pintou..
            bom.. valeu pelo reply!!
            Vi que vc teve mo atenção em responder a galera.. bem baacana isso!!

            Sou de bh mas nao tive o prazer de ver seu carro por la.. so ouvi falar PRA CARAMBA dele!!
            Show de bola!
            Parabens pela dedicacao!

          • Ordos

            Importação no Brasil pelas vias legais e seguindo todos trâmites burocráticos e taxas é um estupro mesmo. E atualmente é o único jeito de trazer, então ficamos à mercê de ou ficar sem, ou aceitar pagar 3-5x mais pelo mesmo produto.

            Tento ao máximo manter esse contato por aqui até pro projeto ser uma via de mão dupla e as pessoas continuarem seguindo. Não gosto de adicionar em redes sociais e nem continuo falando em fóruns, então acaba sendo o único meio de ter boas conversas e conhecer pessoas com mesma doen… interesse que eu!

            Abraço e obrigado!

          • André
    • lucasfs

      Atualmente estou num dilema de trocar meu clio por um carro mais novo, mas gosto tanto dele que se pudesse ficar com ele, ficaria pra sempre.

      • André

        Vc disse que acho no ebay.. mas mando entregar ou tenho que pedir pra alguém trazer??
        achei muita coisa legal na europa.. mas fiquei na dúvida de como descolar isso de lah..

        valeu!

        • lucasfs

          se vc tiver alguem na europa acho que paga menos com envio, eu ainda não comprei nada, mas me encanto do mesmo jeito, rs

  • Leandro Santos

    Muito legal o projeto e como colega designer devo dizer que um dos mais consistentes project cars já apresentado.
    Cheers, Bruno

    • Ordos

      Muito obrigado!

  • Leonardo

    O tópico do Clio do Bruno tem 114 páginas no fórum do RacingArt, então imagine o tanto de posts que vem por ai, hahahaha
    Parabéns pelo carro, sempre acompanhei a história dele e do Civic lá. Fiquei impressionado até com a garagem que eles dormem. Finíssimo trato. Abraços

    • Ordos

      Isso porque parei de postar atualizações mais ou menos na hora que “começa” a parte do Project Cars, acho que últimos posts de lá o carro estava andando e azul mas foi por menos de 3 meses. Esse último ano que foi realmente o focado, comigo trabalhando full time só no carro diariamente, quase 2000 horas só minhas (sem contar dos inúmeros profissionais e amigos que me ajudam no projeto).

      Vamos ver, idéia é ter 15+ posts detalhados e focados! Abraços!

      • Fábio Brito

        Ocê não bebe, não fuma, não Transa não, é?! PQP hahahaha Ou era tudo feito dentro do carro??
        Parabéns pelo projeto… Tem que ter culhões.

    • EntusiastaFalido

      Passa o link do tópico, por favor?
      Fiquei muito curioso, estou olhado o primeiro carro para comprar e gosto muito do Clio.

  • Valério De Oliveira Modesto

    Ae chefe, faz muito tempo que não falo contigo…show este carro.. e para os desavisados…tem muita mas muitas fotos deste carro….ehehehehe abraços chefe

    • Ordos

      Haja tempo! São só 34k fotos até agora ahahaha. É até difícil escolher 5-7 por post! Abraços!!!

      • DiDi.gt

        Essa também foi a minha maior dificuldade ! Rsss

  • Allan Prates

    mais um clio do Renault Clube que já conhecia um pouco da historia… com certeza deveria estar aqui… mas uma vez, parabéns por este foguetinho Ordones… esta na minha lista dos top 5 do Project Cars….

    • Ordos

      Valeu Allan!

  • Paulo Freire

    Não entendi, o cara já tinha um Civic e foi atrás de uma bomba…

    • peugeot talbot sport

      O cara comprou um renault clio, não um marea

      • Luis Miguel Reguera

        E nem um tempra…

        • Raphael

          Sou mais um Tempra precisando de “trato” do que VW pé de boi zero km… (ou Golzera Orbitera 3kilimeio #socado)

  • Diegosanli

    Perfeição, detalhes minuciosos, b gosto… São sinônimos para esse project car. Devo grande parte das minhas ideias e das execuções do meu carro a esse Clio e ao Ordones. Sem dúvidas, não haverá projeto de Clio mais top e completo aqui no Brasil como esse aí. Ate a gente que conhece os detalhes da história desse carro fica vidrado ao ler esse post, sem palavras!

    • Ordos

      Valeu Sanli! De pouco em pouco chegamos nos nossos sonhos!

      • Diegosanli

        É isso aí!

    • su3zero

      também não tenho dúvida, seu clio e do Ordones são os mais tops

  • Marcos Amorim

    Gostei do projeto, tenho simpatia por esses extensos trabalhos em um carro. Além, Clio preto com faróis máscara negra e rodas escuras forma uma combinação bastante agradável. Mas me bateu uma dúvida: o aro dessas rodas não fica meio grande no francesinho?

    • Ordos

      Sim, concordo. Atualmente tenho e uso dois jogos de rodas RenaultSport 16×7 dos Clios 172 PH2 e 182 Cup (menor que 16″ não cabe mais). Matéria pra próximos posts :)

      • Marcos Amorim

        Rodas de acordo com os freios é algo que sempre agrada, tanto aos olhos quanto em relação à dinâmica.

  • Douglas Augsten

    Cara, sensacionais os dois carros, o clio ficou lindo demais com essas rodas e o civic também ta muito top!

    • Ordos

      Obrigado!

  • Bruno Mangilli

    Que belo projeto! Adoro os franceses, curioso pra ver o resto dessa história. Clio ta finíssimo.

  • XRS250

    Se a Saveiro 1.6 do meu primo sem direção hidráulica já era dura. imagina esse carro com o” 2.nada 16V” sem direção hidráulica deve ser um academia sobre rodas.

    • Ordos

      Era insuportável, ainda mais com R888. Hoje resolvi de maneira fantástica esse problema, mais infos nos próximos episódios 😛

      • XRS250

        Ainda bem. imagino a dureza….

  • Fabio

    Ai se meu bolso desse…

  • Glaukin

    Olha, cê tem história de sobra pra contar. Conta do Clio, depois do Civic, depois do Fusca…

    • Ordos

      Me conhecendo e sendo um post a cada 3 meses creio que tenho história pra aproximadamente 37 anos. Até chegar o projeto novo e ter mais assunto! Abs!

  • KzR

    Já ia parabenizar pelo Clio, mas você tem também um EG6, então parabéns em dobro! Deve ser bem legal ter dois hot hatches e ainda um besouro na garagem. Eu acho que não consigo me satisfazer só com 3. kkkkkkkkk

    Gostei de seu projeto, o Clio é uma boa opção de daily car, mas para evitar desconforto de uma direção pesada por conta do 2.0, prefiro ficar por hora com um 1.6 mesmo todo stock.

    • Ordos

      Obrigado!

      Hoje estou com direção com opção de ser mais macia que de qualquer outro Clio, mais pra frente mais infos :)

      • KzR

        kkkkkk Essa me deixou intrigado agora, hehehe

        No aguardo!

  • Diego Sampaio Vieira

    Ordos,

    E esse manômetro aí ??? de qual modelo é ??

    • Ordos

      São da inglesa Stack, wideband e pressão de óleo Pro-Control com saídas e alarmes configuráveis.

  • XRS250

    Mas de qualquer forma antes tarde do que nunca. parabéns pelo carro.

  • Thiago SG

    Muito bacana, parabéns pelo bom gosto e pela persistência.

  • Pedro Gibran Fonseca

    Um dos motivos e inspiração que me fez ter um Clio. Sensacional!

    • Ordos

      Valeu Pedro! Aparece na SR depois!

  • Marcello Castelo Branco
  • peugeot talbot sport

    Cliozinho vai ficar foda, mas vai dar um trabalho colossal,a ultima foto fiquei com dó do clio sendo estuprado, parabéns pelo trabalho

    • Ordos

      A dó vai passar quando souber o motivo. Falo sem dúvidas que não teria como fazer melhor e mais corretamente (foi literalmente melhor do que o jeito que a fábrica fez nos RenaultSport 182) e é o único jeito de ser um Clio 182 completo (procure uma foto deles por trás pra entender). Além disso aproveitamos o “estupro” pra conectar as longarinas traseiras e reforçar o chassi por baixo, pra ficar mais travado sem aparentar. Abs!

  • Rodrigo Mariano

    Clio *–*

  • Guilherme Gonçalves

    Esses projetos franceses, e hot hatches tão revirando na minha cabeça, to começando a preferir hatches a sedans.

  • Kalil Aby Faraj Filho

    Putz, acho que é por isso que nunca comecei o meu, pq não estou dispondo de verba pra fazer e ficar como original, quero um carro que qualquer pessoa possa guiar sem medo, que pareça o mais original possível.

  • Parabéns pelo carro cara, show de bola o projeto de Clio, e o Civic está fantástico. Espero ainda ver os dois andando aqui em BH.

    Espero que fale um pouco sobre a parte burocrática deste tipo de projeto, quais os passos para licenciar um veiculo com esse nível de alterações.

    • Ordos

      Cara, prefiro não entrar na parte burocrática. Literalmente varia de caso pra caso, de despachante pra despachante, de cidade pra cidade e de delegado pra delegado. É insuportável.

      Abraços!

  • porra. foda!

  • Japa

    Invocando Daft Punk kkkkkkkk
    mas realmente é um belo carro e essas rodas entao nem se fala

    • Ordos

      Daft Punk pode ser invocado em muitos momentos da vida, é quase um coringa!

  • Victorious Davidoff

    Sou do Renault Clube e tive a oportunidade de ver mais imagens desse carro e algumas informações do projeto, até hoje não vi um carro tão bem montado quanto esse, isso considerando todas as marcas. Até no fórum gringo (cliosport.net) não vi um projeto nesse nível para vocês terem uma ideia. Irei acompanhar cada etapa desse project cars com muito gosto e como amante de hothatchs franceses, parabéns, Ordones!

    • Ordos

      Muito obrigado! O “pesado” mesmo ainda está por vir, e creio que escutaremos muitos queixos caindo no chão!

  • Rafael Lopes

    Nunca achei o Clio bonito, mas esse Clio ta maravilhoso. bonito meesmo, da até vontade de ter um.

  • Monst3r

    Eu me pergunto: é possivel legalizar um swap desse tipo sem jeitinho brasileiro?

    • Raphael

      Boa pergunta! Também tenho essa dúvida.

    • Ordos

      Sim e não. Discussão é longa e depende muito da interpretação da lei, infelizmente. E algumas coisas, como a suspensão, atualmente não são mais regularizáveis até mudança da lei.

  • Leonardo Brito

    Um marciano recém-chegado a Terra que visse a foto dos manômetros diria que são originais de fábrica… deve enganar bem os desavisados, tão perfeito que ficou.

    • Ordos

      É exatamente a ideia central do projeto. Fazer um carro que pra 99.9% da população seja um “carrinho bem cuidado original”, pros 0.09% que sabem da existência do RenaultSport Clio ser “olha, um Clio europeu” e pros 0.01% que realmente sabem o que é, ser uma inspiração e resultado de dezenas de milhares de horas com muito cuidado. E claro, um hot hatch balanceado e acertado com menos de 4kg/cv ;).

  • Eurípedes Marley

    Porra, projeto de respeito! Parabéns cara! Essa pegada detalhista é o que me chama atenção e o que tento sempre seguir! Que venha o proximo capitulo!

  • Gutierrez Rodrigues Reis

    Civic VTiiiiiiiiiii.. *——-*
    Vteeeeeec.. *————–*
    ..
    ..

    Ahh muito legal o clio.. xD kkkkk

    Zoando, parabéns pelo projeto, ainda mais assim de maneira tão meticulosa, é isso que realmente faz a diferença!

  • guushk

    Cara… Um Clio com motor F4R, um Civic VTi EG6 e um Fusca 74 (um Fuscão?)…
    Tá de parabéns pelo bom gosto! haha
    Empolgante ver sobre todo esse teu trabalho no Cliozinho!

    E aliás, e um projeto desse naipe quero vir a fazer algum dia, também sou um cara extremamente chato com detalhes assim, pra mim tudo tem de ficar bonito e funcional!

    • Ordos

      Obrigado! O Fusca é 1300 mesmo, branco lótus, 111.749km rodados originais, comprado pelo meu pai em ’75 e parado desde ’96! Possivelmente é o próximo projeto se vender o EG6, se não é o logo depois! Abs!

  • PortnoyLima

    Se vc for de SP, descobri de quem tomei chinelada.
    Se não for, cuidado pq tem alguém imitando seu carro… rsrsrs

    • Ordos

      Em SP deve ter sido o Sanli, do Project Cars #78!

      • PortnoyLima

        Odeio ele então… hahahahaha

  • S30Zenzow

    O Clio está lindo, mal posso esperar pra ler o resto da história. É legal também ver alguém que trabalha no que eu quero trabalhar (design de produto) participando do Project Cars. Eu vou começar a faculdade de design no segundo semestre, tu teria alguma dica pra me dar, sobre o que esperar, ou algo assim? Novamente, belo carro, deve ter ficado um foguetinho com o 2.0.

    • Ordos

      Cara…. vida de designer é bem diferente. Depois me contata pelo FB que conversamos. Abs!

  • Lipe.13

    Não gosto (mesmo) do Clio mas abrirei uma exceção pra esse! Está muito bonito e com modificações de bom gosto! Não vejo a hora de ver a continuação!

  • Guilherme Rezende

    Gostei do projeto,tinha vontade de fazer uma modificação em Gol G6 duas portas,colocar um TSI 2.0,ou quem sabe um apzaum 2.0 e colocar treiskilimei de pressaum,já que sai mais barato.

  • Thyago Szoke

    Ordones… toma meu like!

    • Ordos

      Valeu Szoke!

  • EduCWB

    Ordones, sou membro do renault clube, e acompanho essa maravilha que vc está montando a algum tempo, parabéns. Mas uma coisa que vc postou sobre apenas a equipe de arrancada ter conseguido fazer o swap do F4R no Clio com sucesso, tenho que discordar pois em 2001 quando meu irmão trabalhava na área de “maquetes” da Renault, ele e os colegas montaram um PH1 com toda a parte mecânica de uma Scenic 2.0 16V, inclusive com o ABS, andei nesse monstrinho e sei do que é capaz. O pessoal o chamava de Frank 2, deve saber o pq. Só que o coitado foi pra prensa por volta de 2005 e não deixou nenhuma prova de sua existência =(

    • Ordos

      Não foi feito pra rua :)
      O Westphal (ex-engenheiro da Renault) me contou desse carro mas não foi feito por um entusiasta e com foco de uso diário, por isso não fez sentido contar. Abs!

  • GTR-GR

    Swap pra V6?

  • Arts_Maverick

    Cara, estou embasbacado com o nível de cuidado e detalhamento que estou pressentindo pelo seu primeiro post!
    O carro já está deslumbrante e insano só de ver as fotos, fico imaginando tudo o que você fez! Parabéns!!!

  • Kenny15

    Alguém já viu algum swap em 206/207 aqui no brasil?
    To me inspirando nesse Clio pra mexer no meu pug…

    • Ordos

      Já ouvi falar de alguns Pug 206 2.0 16v (como os GTI/RC), além do famoso com B16A.
      Motores da PSA são muito mais robustos e duráveis que da Renault, então dá pra conseguir beeeeem mais barato e fácil (2.0 16v de Scénic, o usado pra fazer o swap no Clio, é praticamente impossível de conseguir hoje, raríssimo). Recomendo muito, ainda mais se fizer um full clone dos Peugeot Sport (mais fácil já que temos boa parte das peças aqui no Brasil). Abs!

      • Kenny15

        acredito que um 2.0 do 307 caberia no cofre, ou se rolasse algo mais hardcore, tentar encontrar um THP de algum DS3 batido(acho mais dificil)… Esse full clone vc diria, utilizar as peças q vão no 207 da copa peugeot? abs!

  • Ramos

    Acompanhando com toda atenção, parabéns pelo carro, lindo e com muitos detalhes perfeccionistas….

  • ochateador

    eita, é para ter um carro de rua ou foguete de rua ?

  • Vare

    Ordos, tô com um Clio RN 1.0 8V encostado há anos e decidi por fazer o swap, p/ Track Day. Pretendo colocar em Interlagos esse carro direto e, por isso, te pergunto: esse 2.0 respira tranquilo? Acho que no cofre ele cabe tranquilo, mas não sei se o resfriamento tem que ser otimizado.

    • Wyldwagner

      Pode colocar tranquilo brother, tem vários amigos meus que estão colocando o motor duratec nos ka e fiestas.
      Uma dica, fuja de IE original.

  • jazzébom

    Ordos, sou fã assumido do seu projeto!! Você ainda esta com o EG6?

  • João Netto

    Ordos, possuo um Clio 1.6 8v ano 1997 importado da Argentina 2 portas original, muito bom de dirigir e confiável…
    Vejo ele com um potencial enorme para receber uma preparação assim teria alguma dica…Penso em mudar sua suspensão, rodas, filtros e cabos e talvez colocar um turbo o que acha….??

  • Lucas Gusi

    Vamo aí Bruno! Esse projeto é muito absurdo para ficarmos sem as continuações.
    Bem lá no começo desse projeto trocamos alguns e-mail e posts em fóruns.
    Vou ajudar no que posso: incentivando!!! Esse seu carro inspirou dezenas de entusiastas a fazer swap, entretanto todos com injeção aftermarket standalone. O seu é o benchmark, não pode parar!!
    Boa sorte e sucesso!

  • ARAUJOAMS

    Bruno ! cadê a continuação manolo ?!?!?!