Project Cars #137: preparando o Lancer Sportback Ralliart para andar (mais) forte

Allan Freitas 16 julho, 2014 144
Project Cars #137: preparando o Lancer Sportback Ralliart para andar (mais) forte

Olá a todos. Meu nome é Allan Pinheiro, e este é o primeiro post sobre o meu Mitsubishi Lancer Sportback Ralliart, no qual farei algumas modificações mecânicas. Mas antes, gostaria de iniciar esse post falando dos meus carros anteriores. Meu primeiro carro foi um Focus 2009 cinza 1.6 manual, um dos carros que mais gostei de dirigir até hoje. Se isso era impressão de menino por ser o primeiro carro ou se era realmente bom, não sei dizer.

Infelizmente acabei perdendo o controle do carro em uma curva e subi uma calçada um pouco alta (ok, era bem alta). O carro teve esse triste fim, mas acabou se tornando o início de uma idéia. Com o dinheiro do seguro, tive a oportunidade de escolher um carro novo. Pretendia pegar um carro turbo — a idéia inicial era comprar um hatch turbo manual —, mas na época meu pedido do Bravo T-Jet acabou atrasando muito e acabei pegando um 408 THP. Sim não era hatch, nem manual, mas como o 308 THP ainda não havia sido lançado, foi o jeito.

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Esse foi finalmente meu primeiro “projeto”: rodas em grafite do 308 THP e paddle shift. Paddle shift no 408, sim, você deve estar pensando que isso deveria ser item de fábrica, eu concordo. Depois de certo trabalho junto com meu irmão, conseguimos um paddle shift 100% funcional. Aparentemente era o primeiro do Brasil, penso até que tenha sido o primeiro 408 do mundo a ter, meu irmão cedeu a “fórmula” do paddle shift e hoje em dia dezenas, senão centenas de 308 e 408 têm paddle shift no Brasil.

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Depois de exatamente 365 dias com o 408 THP, troquei de carro pelo meu atual projeto. Na mesma semana que comprei meu Ralliart, meu irmão comprou um Evo X, parecendo meninos com brinquedos novos.

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Na segunda semana com o carro novo, levei o primeiro sacode que me fez pensar em mexer mesmo no carro. Do meu lado, um BMW 650i Cabrio, o cara me deixou sair um pouco na frente e depois sumiu de vista. Esse momento me deixou com a pulga atrás da orelha: “Preciso mexer nesse carro, essas coisas não podem mais acontecer.”

Após dar uma esfriada nesse desejo com o tempo, pedi de natal um catback Borla para o meu carro. O pedido atrasou um pouco e infelizmente (ou felizmente) o catback não foi para debaixo da árvore. No mesmo dia que chegou, eu e meu irmão levantamos o meu carro e instalamos. Naquele momento acendeu novamente a chama que me fazia querer um carro mais potente.

Aquele som era lindo; dava vontade de nunca mais parar de dirigir. A melhor parte é que o som ficou mais bonito com o tempo. Para quem não conhece carros, vinha a pergunta: “é V8?”

Foi ouvindo esse som e vendo alguns conhecidos mexendo que resolvi começar a fazer algumas coisas no carro. Infelizmente aconteceu um pequeno imprevisto, com 8.000 km os freios acabaram, as pastilhas da frente estavam no fim e simplesmente quebraram e começaram a destruir o disco.

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Fui na concessionária, a garantia não cobria e na revisão de 5 mil Km não notaram que a pastilha estava no fim. Pedi o par de discos e as pastilhas dianteiras… não tinham. Perguntei o prazo: 20 a 30 dias. Obrigado, Manaus!

Desisti de comprar as pastilhas na concessionária e após falar com alguns donos de RA (Ralliart), decidi comprar pastilhas Hawk HPS e discos slotados Stoptech e juntamente com eles, me veio a vontade de vender o carro. Os freios acabaram muito cedo e a concessionária não tinha peças para o meu carro. O que eu ia fazer com ele?

Após a chegada das pastilhas e discos, me aprofundei na venda do carro… sem sucesso! O jeito foi ficar com ele. Começou a temporada de arrancadas na pista de Iranduba (AM) e após muito enrolar, decidi levar o carro pra testar. Como o carro não possui Launch Control, tive que me adaptar ao câmbio e à saída do carro. Para o meu susto, meu primeiro tempo foi 9.2s nos 201 m.

Nessa noite andei algumas vezes, entre elas com um Uno Turbo de um amigo, perdi a primeira e ganhei a segunda, a vez que eu perdi vocês podem ver nos vídeos relacionados. Mas também fiz meu menor tempo de carro original. Larguei mal, bem mal, mas fiz 9.0 s contra um BMW 125i.

Depois que meu carro tocou essa pista, decidi mexer de vez. Conversei com alguns amigos e decidi usar como base de modificações o carro de um amigo, Juliano Freitas, na minha opinião o RA mais bonito do Brasil. Começamos a pedir as peças, ele me ajudou bastante nos pedidos em geral e me orientou. Enchi muito o saco dele — ainda encho na verdade.

As peças começaram a chegar e a animação foi aumentando.  Após a chegada de todas as peças, ou quase todas, fui atrás da questão de remapeamento, vi muita gente fazendo pela internet, o famoso e-Tuning, inclusive alguns amigos com RA assim o fizeram, mas queria também alguém que pudesse trabalhar no meu câmbio, foi assim que acabei achando o Ricardo Freitas, o melhor mecânico de Eclipse do Brasil. Começamos a conversar e decidimos o que ia ser feito exatamente no carro.

Mas antes,  para deixar vocês na vontade, vou tratar um pouco das mudanças visuais que aconteceram nesse meio tempo. A primeira mudança foi diretamente na concessionária, antes de comprar o carro, comprei o suporte de placa do Lancer Evo X. Depois o carro ganhou plotagem “Evo Like” — um dechrome frontal que se estende até a parte inferior do parachoque. Decidi também pintar as rodas, pois via vários Lancers com rodas pintadas de grafite, preto brilhante, preto fosco e decidi fazer diferente. Rodas Brancas:

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Muitas pessoas foram contra, mas fazer o quê, né? Comprei também Molas H&R, mudança estética e funcional. Por certo tempo, o carro ganhou xenon 3000K nos faróis de neblina com película amarela como vocês puderam ver no vídeo. Ganhou também plotagem do teto e retrovisor em preto brilhante e aos poucos foi ganhando forma.

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Desde então o carro somente teve todos os adesivos das marcas de peças retirados, só o símbolo da Mitsubishi se manteve no porta-malas. Os detalhes eu deixo para o próximo post, quando também falarei sobre o início do projeto em si e o rumo que ele está tomando. Como teaser, deixo os adesivos que estavam na mala (afinal, adesivos = +5 cv!). Até a próxima!

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Por Allan Freitas, Project Cars #137

0pcdisclaimer2

  • Belo carro e belo projeto(aqui em casa a gente preferiu partir pro Evo em vez de fazer grandes mudanças no ralliart, e como demorou a venda do Ralliart pqp…)
    É incrível como as pastilhas desse carro acabam rápido, o que passou por aqui, as pastilhas acabaram com 6600km rodados

    (E eu tou morrendo de saudades do Evo, foi vendido tem um mês mais ou menos, meu pai comprou outro imóvel ai pra quitar logo o Evo rodou =/, e veio um Fusca tsi 0km pra ele)

    • Allan Pinheiro

      Opa, realmente, partir do Evo é bem mais fácil, por diversos motivos. E vender o ralliart demora mesmo, tem que ter muita paciência, eu não tenho e desisti. Sobre os freios, são péssimos, ajuda comprar discos e pastilhas aftermarket, mas não fica 100%. Puts, Evo mexido indo embora deve dar tristeza, mas com certeza um kit APR no Fusca deve dar um up legal! Abs

      • Foda é passar toda a potencia que gera pro chão, tração dianteira sucks. ahuahuahua

        além do fusca aqui em casa, tem um jetta tsi também, que como tem o EA 888 de primeira geração é bem mais fácil mexer, eu e meu pai estamos planejando de lá pro fim do ano mandar um Unitronic K04 no jetta e tirar do bichinho seus 340cv com a troca de turbina(entre outras besteirinhas) E é incrivel como o Fusca chama muito mais atenção que o Evo(pra que não conhece né…), eu não gosto disso, todo mundo fica olhando pra porra do carro. kkk

        • Allan Pinheiro

          Hahahahaha, realmente AWD FTW. FWD é fogo, muito difícil manter tração quando chega a um certo nível de preparação. E é um projeto legal no Jetta, muito interessante. O fusca a galera com olhos de criança, um carro com aparência mais divertida, o Evo a galera já pensa que é um lancer xunado e aí já viu. kkkk

  • Leandro Morais

    Parabéns pelo carro, mas eu teria ficado com o Evo do seu irmão! 😉

    É questão de gosto, mas não curto a traseira do Ralliart. Porém não deixa de impor respeito!

  • Jwoll

    Tá bonito esse lancer, se pudesse teria um lancer, qualquer um, gosto mesmo desse possante.

  • Nádio Lesley Maciel Delgado

    Project Car Amazonense, MASSA!!!!

  • Igor Serra

    [OFF] Pessoal, to pensando em comprar um escort sapao… alguem pode me ajudar com opnioes e relatos? Dizem q eh pepino achar as peças e q sao caras.

    • Kleber Amorim

      Que ano é o que você quer pegar ? Se for de 94 a 96 è tranquilo porque o motor é AP. As peças de acabamento é que são mais difíceis de encontrar porque quase não tem peça nova e quase não fazem mais paralelas, então tem que recorrer as usadas .
      Um tio meu tem um e ele diz que é um carro muito confortável e que anda bem com o AP 1.8 , o carro foi batido e o motor foi retificado. Ficou parado por 2 anos e agora que foi pra funilaria foi só trocar a bateria e pegou de primeira .

      • Igor Serra

        Eu keria exatamente o 94/96. Realmente vi q as peças de acabamento, msm no ML, sao ruins de axar. Mas com paciencia resolve. Mecanica de ap nem me preocupa. Mas e a mecanica do CHT? E outras peças como suspensao por exemplo? Sabe dizer algo?

        • Kleber Amorim

          A mecânica do CHT é tão barata quanto a do AP , mas por ele ser um pouco mais ”moderno” que o AP tem algumas coisas que tem que ter mais cuidado, Mas nada de mais .

          A suspensão é uma das coisas que ainda é fácil de encontrar pois ele compartilha a maioria das coisas com o Verona, Pointer e Apollo , Se quiser um carro um pouco mais forte vai de AP, mas se quiser um mais econômico vai de CHT, um bem regulado deve fazer quase 10km/l e com um comando dos escort xr3 mais antigos e uns outros ups da pra deixar ele bem espertinho sem perder a economia

    • felipereira

      Peças de acamento tem a rodo em ferro velho, se for motor AP é tranquilo! É um carro bom, não muito confortável, mas bom. Tente achar um Xr3! 2.0 e alguns são completos.

  • LeviRibeiro

    Eu tenho um desse e é um puta carro!

    Só tenho um problema tanto com ele quanto com o meu Subaru, o superaquecimento dos freios, é só frear em velocidades mais altas e ele já esquenta, to tentando resolver isso faz tempo.

    • Allan Pinheiro

      Eu aconselharia partir pra um Big Brake Kit, tem Stoptech e Brembo PnP pro Ralliart, como paliativo o uso de Pentosin, discos DBA ou Stoptech Cryo e pastilhas Hawk ou EBC.

    • Francisco Neto

      Você tem um subaru e um ralliart?! Nossa você deve ser um cara muito triste, deu até dó… hehe Parabéns pelas máquinas!

      • Allan Pinheiro

        Isso tá ficando comum já, hahahaha. Esse gordo da foto sou eu e essa é/era a garagem de casa, o Evo X tá em Brasília com o meu irmão.

        • lightness RS

          cara, qual o carro com placa verde??? UAHUHAS

          • Allan Pinheiro

            CSS disponibiliza placa verde para carros com emplacamento pago, mas cuja placa não saiu ainda, a minha demorou uma semana pra sair, foi o tempo que chegou meu suporte de placa. Andem com placa verde atrás e sem placa na frente por 1 semana. hahaha

        • felipereira
        • Francisco Neto

          Não vou mentir, senti inveja! hahaha Parabéns aê, Allan! Acompanhando o projeto

        • ApolloVR6

          Um Evo X ou um Lancer caracterizado com Evo X? Não consegui visualizar a saída no paralama dianteiro.

          • Allan Pinheiro

            Porque a saída vem na cor do carro no Lancer Evo X MR que vem para o Brasil, as saídas do capô também, mas tem aqui outra foto pra você se alegrar com a saída do paralama em preto. Não tenho porque mentir sobre isso, meu caro. Se fosse um GT/CVT/MT eu nem citaria, hahahaha.

        • iagorz

          Ostentação fora do normal né Allan

      • Khallyl

        a vida do Allan é triste e sofrida… nem queira saber o que ele faz o dia todo. só uma dica, repare na foto abaixo, e repare no rosto dele… então, ja sabe né? hahaha

  • RodrigoSM

    É certamente um projeto insano.

    Umas dicas que se fosse eu faria:
    -Troca essas rodas, Lancer merece umas Enkei ou as do X

    -Pra muitos é xuning, mas eu daria um jeito de arrumar um aerofólio desses da foto.

    No mais, parabéns!
    E detalhe, pézinho pesado hein? Acabar com pastilhas com 5 mil km? o.O

    • Não é pé pesado, o que passou por aqui também acabou nessa faixa(6600km pra ser mais exato), e perguntei na mitsu, e eles falaram que é normal….

      E eu sempre achei os freios do Ralliart Sub-dimensionados pro carro…

    • Allan Pinheiro

      Opa Rodrigo, tem rodas novas a caminho, vão aparecer na próxima postagem com certeza. E sobre o aerofólio da foto, eu to de olho nele, um conhecido meu produz em FC nos EUA, assim que eu terminar a parte de preparação vou mexer mais na estética e pode ter certeza que ele tá na lista! E obrigado 😀

    • Yelssek

      Tem um carro nos seuS aerofólioS…

      • Allan Pinheiro

        Tem mais um pequeno abaixo do segundo também, dá pra ter 3 aerofólios nele, huehuehuebrbr

  • Cristiano

    Allan, já que você deu a deixa, como que é essa história do paddle shift do 408/308? Tem algum link? Já em relação ao RA, eu particularmente gostei das rodas brancas e

    • Barba

      Cara, rodas brancas dão um charme a + ^^ vi um panamera assim, MY GOD

    • Allan Pinheiro

      Você pode ver aqui: http://www.clubepeugeot.com/forum/index.php?showtopic=61338 tópico do Clube Peugeot sobre o paddle, bem fácil de fazer agora. E obrigado pelo elogio, difícil ouvir isso por aqui, haha.

  • Fórmula Finesse

    O Ralliart é uma bela máquina, e bem rara de se ver….(inveja branca como o Charger de Bullitt ao ler sobre o Ralliart e Evo X na mesma semana; rsrsrsrsr!)

  • Barba

    PQP, o meu tbm é um Focus 1.6 manual e meu 1 carro, será que meu segundo vai se +- esse *-*

  • Rafael Reis

    algum dos srs poderia por gentileza me dizer qual a diferenca entre o ralliart e o evolution mecanicamente?

    • Allan Pinheiro

      Tem muita diferença, se for referente somente ao motor, Evo X possui turbina maior, intercooler maior e tubulação de intercooler e intake diferente. Mas tem muito mais coisa, eu poderia fazer uma postagem só sobre essas diferenças de tão grande que seria a lista, hahaha. Abs

      • Rafael Reis

        se possivel (e estiver disposto) por favor cite mais diferencas, realmente estou curioso quanto a isso.

        • Allan Pinheiro

          Freios Brembo, amortecedores Tein, molas Eibach, estrutura mais rígida, câmbio SSP com quinta marcha mais curta no X e embreagem mais resistente, diferencial dianteiro, traseiro e sistema awd diferente do Ralliart, Evo X tem AYC, permite mudar a % da tração pra colocar na roda que o sistema achar necessário, estrutura frontal diferente pra comportar melhor o Intercooler, bateria na mala para compensar peso na traseira e melhorar o fluxo do intake pois a bateria na mala permite reposicionar o intake, setup de câmbio diferente, rodas bbs forjadas, widebody, teto mais rígido com detalhes superiores pra aumentar a rigidez da carroceria, cooler de transmissão com quase o dobro do tamanho do cooler do Ralliart, cooler do óleo do motor, com a turbina diferente a o sistema awd um pouco diferente, a posição da tubulação do escapamento muda, painel diferente, bancos recaro em couro e alcântara, abertura do porta-malas na chave. Isso foi o que eu lembrei até o momento, mas tem mais diferenças.

          • Khallyl

            so corrigindo ali, os amortecedores do evo são bilstein, e não tein, o sistema 4×4 do ralliart é “derivado” do evo ix (mais tecnológico e melhor que o awd da subaru, por exemplo)… um pequeno adendo; mesmo tendo todas essas diferenças do evo, você só vai usufruir essa diferença levando o carro pra pista! que é onde o evo se diferencia do ralliart. se você nao pretende ir para pista, o ralliart melhor lhe atende na cidade e estradas. não vale apena comprar um evo pra usar na cidade, pra ele se diferenciar do ralliart, tem que por ele na pista. com a diferença de preco do evo pro ralliart, voce coloca a mesma em investimento em cima do ralliart, ai o ralliart fica melhor que o evo original, e MUITO, mais MUITO, mais forte.

          • Allan Pinheiro

            Opa Khallyl, vlw pela correção do Bilstein em vez do Tein, é que de um pra outro, eu só esqueci do:

          • Igor

            Nerd ?

          • Allan Pinheiro

            De Tein pra Bilstein só faltou nosso querido Bill.

          • Khallyl

            af

          • Igor

            #ahta

          • Khallyl

            que piada tosca… kkkkkkk

      • Igor

        Eu iria perguntar isso também !

  • Rafael Machado

    Gostei do projeto! Alterações brandas, e algumas idéias bem parecidas com o que eu pretendo fazer no meu Impreza ’11. Paddle shift está na lista e algumas coisas bestas, tipo peliculas amarelas para neblina/vermelhas para a traseira já estão compradas, falta só chegar.

    Ricardo Freitas é o da ACF? Conheço a oficina dele desde quando ficava no Wallmart da Washington Luís. Cheio de STI e EVO lá. Nunca conversei com ele mas conheço o trampo pelo Clube Subaru e pretendo levar lá para mexer no chip também.

    • Allan Pinheiro

      Ele mesmo, eu sempre indico o Ricardo, trabalha muito bem, cuidadoso e muito gente fina, qualquer dúvida só olhar no site dele: http://www.acfperformance.com.br/

  • Igor

    LOL … tentar andar com uma 650i com um RallyArt é no mínimo muito desafiador

  • Leon1803

    [OFF] Hoje deu até um arrepio na espinha a hora que eu recebi o email do Flatout falando que o bagde estava pronto e me pedindo pra passar o endereço.
    Muito sucesso e vida longa ao Flatout!

  • Jr_Jr

    Particularmente não curto teto plotado. As rodas brancas eu também não gostei, em razão da cor do carro.
    Mas o que importa é o dono, então se você acha legal, tacaleopau!!
    Minhas sugestões são, arranca a película, rodas de Evo X e teto original.
    Acompanhando o projeto. Abraço.

  • Khallyl

    O dono desse carro é chato pra caralho. hahahaahahha

    Brincadeiras a parte, acompanho esse projeto des do primeiro dia, muito bem pensado, ta ficando top.

    Agora é aguardar, esta vindo coisa boa, muito boa ai. segredinhos! eu só sei que vai ficar FORTE, muito FORTE!

    O meu Ralliart está tomando o mesmo rumo… (tenho um branco)…

    Quem sabe um project cars no futuro.

    Aos donos de Ralliart, quem quiser tirar duvidas, interagir com a galera que tem o mesmo carro, envia um email para [email protected], temos um grupo que tem alguns donos do mesmo carro, e está ficando bem movimentado, temos contatos para pedir peças também, solucionar problemas, entre outras coisas…

    • EwertonKoust

      esse Ralliart é um que fica sempre pelo parque das laranjeiras?

      • Allan Pinheiro

        Não, aquele é o do Bernardo, o Khallyl é de Cuiabá.

    • Allan Pinheiro

      Chato é você! hahahahaha

      Falta o seu realmente entrar no rumo! Já já, já já!

      Abs, mano

      • Khallyl

        ja ja ja entra…

    • Ernani Kuhn

      peguei um R.A recentemente add la 065-9911-2099

  • Dieki

    Um amigo tem um com as rodas diferentes, com menos raios. São lindonas. Fiquei fissurado no carro, mas a impressão que dá é falta motor, tamanha é a aderência.

  • Jwoll

    [OFF] Ta enviado os dados! Aguardando a loja e as séries de adesivos promocionais, eu nem sei se vai existir mas sonhei com isso, sério! Inclusive com uma camisa do Flatout assim com aquele desenho do Datsun 240Z, caras to sonhando acordado!

    VIDA LONGA AO FLATOUT P0RR4!

    Eu queria comprar um adesivo desses pra por abaixo de uma camada de verniz, to pintando o carro e se fizerem para venda mesmo que mais caro avisem! obrigado!

  • thiago l

    Projeto muito louco !
    ps : Você participa do Clube Subaru ?

    • Allan Pinheiro

      Opa, participo sim, meu tópico tá meio zuado lá, mas fazer o que, é a zueira.

  • EwertonKoust

    Já andei uma vez nesse carro e o barulho do escape é MUITO bruto!!! haha (Nunca vou esquecer daquela cena dele com o mustang)

    • iagorz

      Opa, isso aí do Mustang eu conheço também hein, ahahah

  • Gus Loeffler

    Stickers? hehehe

  • Maycon Tavares

    Não é por nada não, mas velho, ficaram lindas essas rodas brancas!

    • Allan Pinheiro

      Obrigadão Maycon, agradeço de verdade!

  • Fabiano

    Show de projeto, acho muito bonito e diferente o Lancer Sportback!!!

    Abraço!!!

  • Nicolas Pancheski

    lancer hatch back???

  • Thiago Morais

    $$$$$$

  • Rodrigo Sublime

    Allan parabéns pelo carro… nunca fui muito fã dos Mit, talvez por amar os Subs, e principalmente pq ele tem Wagon… rs… Mas tenho que falar que está última safra é muito bonita!
    Atualmente teu RA está com qtos CV e torque?
    Qtos as rodas, eu sou do tipo PQP… PQP que louco! eu já pintei minhas rodas de umas 5 cores! preto brilhante, fosco, brilhante com listra vermelha, graffite e original… kkkk
    Quem sabe não entra um branco, uma MWT com rodas brancas ?!?!? é pode ser uma boa! rs

    • Allan Pinheiro

      Opa Rodrigo, obrigado!
      Quanto a potência atual, acredito que entre 330 e 350 bhp, torque eu realmente não sei, só tem um dyno aqui em Manaus e não é 4×4.
      Sou muito fã de rodas brancas, sempre gostei, acho que vale a pena tentar!
      Abs

  • Rafael Lacerda

    OFF: Pessoal, meu pai tem um Civic 2004 1.7 parado em casa e eu e ele queriamos deixar o carro um pouco mais divertido. Não queremos por turbo/supercharger no carro, queriamos deixa-lo aspirado. Então tá, a pergunta é, oq eu e meu pai podemos mandar fazer para dar uns cavalos a mais para o carro?

    • Bruno Reis

      Pra começar a brincadeira… Filtro esportivo, velas iridium, coletor de escape dimensionado…

      • lightness RS

        e la se vão 1000 reais pra tirar 4cv kkkk se tu der sorte

        pow cara, tenho isso no meu carro tmb, mas é de saber geral que isso só aumenta potência acompanhado de outras coisas…

        • Bruno Reis

          Preparação aspro de “baixo custo”, não chega a 600 700 conto… rss Ninguem disse que iria dar uma puta cavalaria… E ele disse que não quer turbinar… kkkkkk

      • Rodrigo Carvalho

        Além disso, uma rebaixada no cabeçote pra taxar um pouco, talvez um remap na injeção ou até uma injeção programável. Mas se vocês querem um aspirado forte, acho que não vale muito investir nesse motor, o melhor seria partir pro swap, de preferência pra um série B ou K.

    • Angelo_Jr

      Cara, talvez aumentar a faixa de giro?? Não sei sobre preparação de Civic, mas sempre vejo os vídeos de V-TEC por aí, a galera coloca o Hondata, que é uma chipagem de motor pra permitir valores maiores de ar e combustível admitidos no motor, entre outras coisa. Se eu fosse você, colocava o Hondata e freio maior pra segurar, talvez até não precise o freio se vc não exagerar no upgrade. Mas deixemos uma coisa clara, eu entendo NADA de modificação de Honda, só o que vejo alguns comentando. No mais, boa sorte

      http://www.hondata.com/

  • JeanAv

    Sou só que acho a versão sedan mais bonita? 😀
    Aliás, belo projeto! Parabéns!

  • Lo Chun Man

    Só uma dúvida, o Lancer Ralliart morre junto com o Evo X??? Se não, pq não trazer o sedã Ralliart por um preço menor e substituir o Evo aqui a partir de 2016???

    • XRS250

      Acho que quem morre é o Evo mesmo.

    • Allan Pinheiro

      Infelizmente o Ralliart já meio que morreu, ele foi retirado do site da Mit e dizem que está disponível somente por encomenda, não posso confirmar essa informação, mas sobre o Ralliart sedan, acho difícil trazerem, bem difícil.

  • Rafa2810

    “Infelizmente aconteceu um pequeno imprevisto, com 8.000 km os freios acabaram as pastilhas da frente estavam no fim e simplesmente quebraram e começaram a destruir o disco.,”

    Little Maurice Knows Nothing Innocent detected ¬¬

    • Allan Pinheiro

      Poxa, meu caro, infelizmente eu estava na estrada quando as pastilhas quebraram, não tinha muito o que fazer, right? Nos meus carros anteriores não havia acabado tão cedo quanto nesse, fazer o que se comprei um carro com freio subdimensionado. Mas obrigado pelo haterismo e pelo elogio de mauricinho, abs.

      • Mussolino

        Putz cara…..eu tbm era desses de acreditar que quem acabava com pastilha antes dos 10.000 era pé de chumbo…..

        Mas estava redondamente enganado….por incrível que pareça, muitas montadoras fazem isso em carros tidos como “de luxo” aqui no Brasil…..

        Parabéns pelo carro cara……e COMO VC FEZ AS BORBOLETAS NO PEUGEOT CARA??? Sempre vi neguinho se ferrando qdo tentava colocar borboleta…

  • XRS250

    Lancer Ralliart é a ponte entre o Lancer comum e o Evo. então parabéns pelo carro nota 10!

  • GSB

    Lancer lindo, você tem muita $$$$$$$orte cara…

    Posta mais fotos do Evo do seu irmão? Essa cor nasceu para ele!

    http://flatoutcombr.c.presscdn.com/wp-content/uploads/2014/07/img_06-PC_137-Allan_Freitas.jpg

    • Allan Pinheiro

      Esse da foto é o GT de um amigo meu, o Breno. Ótima cor e tá muito bonito! Evo do meu irmão é branco, creio que postarei foto no próximo post.

  • Rodrigo Alves

    Curti o PC, sendo sincero, acho o Sedan mais bonito, mas parabéns pelo Mit mano! Só não curti muito essas rodas brancas, ficaram meio sem graça no cinza do carro, mas o ronco desse escape cobre tudo hehe’ Parabéns!

  • Caio

    Parabéns pelo carro man! Apesar de não ser muito fã da bunda dele, ainda acho ele mais dahora que o sedã pq não é uma cópia da Alfa 159…

  • dogmarley

    na minha vila tem um vovôzão que tem um desse, inclusive na mesma cor !
    só anda à quarentinha ! hahaha no mínimo engraçado!

    lancer é lancer, traseira por traseira prefiro a do sedan !

  • Carlos Campos

    A concessionária da Mit em Manaus no quesito é uma merda, só afasta os clientes que depois de comprar uma L200 trocam por uma Hilux

    • Adriano Mello

      Meu pai é um que tá pra fazer isso

      • Carlos Campos

        Pois meu pai, deixou o Banco levar a L2OO dele pq seria caro demais concertar, e ele não tinha tempo a perder o carro era objeto de trabalho.

  • VanKindenser

    Sempre babei no RallyArt, because hatchback!

  • inuyasha

    Mitsubishi vende pouco no BR

    • Paulo

      Verdade, tanto é que esse Ralliart saiu de linha no Brasil.

  • Paulo

    Uma pena que saiu de linha.

    • pablo

      Saiu de linha? Sério? Aqui em Goiânia só vi uns 2 deste e uns 3 evos X. Olha que vai vejo bastante carro caro, o primeiro e único rolls que já vi, bentley w12 e outros kkk

  • Bruno Mangilli

    Belo projeto amigo! Aqui na minha cidade – Mogi Mirim / Mogi Guaçu – SP temos a pista de testes oficial da Mit, Velo CIttá e a preparadona RA. Diversas máquinas são preparadas e testadas por aqui. Curioso pela continuidade do projeto! abraços

    • Allan Pinheiro

      Opa, inclusive vai ter Evo Day esse fim de semana em Vellocittá, não sei como está a questão de ingressos, mas acredito que você consiga informações sobre isso melhor que eu, vale à pena assistir.

  • Adriano Mello

    Allan, certa vez vi seu carro passar lá pelo V8, estava a pé, perto da UEA-EST. Fiquei arrepiado com o barulho do escape, tá demais! Parabéns.

    • Allan Pinheiro

      Opa Adriano, agradeço o elogio. Quanto a passar por lá, é legal que tem muita volta de som devido às construções e ecoa fazendo um som muito bonito, é legal passar por lá. Abs!

      • Leonardo Soares

        Bom saber que tem outros FlatOutzeiros daqui em Manaus!

  • Marcio Meireles

    Sou muito fã dos Lancer. Parabéns. E avise a teu irmão para não se desfazer do Evo, pois se a Mitsubishi realmente deixar de produzi-lo, e aparentemente, vai deixar mesmo, os EVO X vão virar moscas brancas… Especialmente se estiverem 100% originais. Se bobear o carro vai valorizar com o tempo… hehehe

  • Alan Sousa

    Poxa.. o da Borla podia deixar do outro lado!
    Show de projeto! Parabens pelo carro meu amigo!

  • Gilberto Batista de Sousa

    Bunito de ver quem tem $$$$… Um Evo X e Lancer Ralliart… Ok.
    Not bad…

  • Fernando Rigon Vicentini

    Que demais esse projeto cara! Parabéns!

    Uma pergunta: COmo fez pra colocar o paddle shift no 408? Qual o modelo ou marca das peças? Funciona em outros carros? Sempre quis fazer um projeto desses em um carro do meu gosto que não tivesse essa opção (New Fiesta Powershift, por exemplo)

    Abraços!

    • Allan Pinheiro

      Então, meu projeto é somente pra Peugeots, mas creio que dê pra fazer em outros carros, um exemplo disso é o Cruze/Sonic onde você pode colocar o volante do Camaro e fazer um esquema elétrico pra ter paddle funcional. Tem o link aqui por cima.

  • SuzukaDriver90

    “Na mesma semana que comprei meu Ralliart, meu irmão comprou um Evo X, parecendo meninos com brinquedos novos.” Imagina um Track Day em família! Parabéns pelo carro!

  • Roberto Ercole

    Primeiramente, parabéns pelo carro, Allan. Assim como vc teve, tenho um Focus (só que 2.0) e o RA é um dos carros que incluí na minha wishlist de próxima aquisição. Como é a questão de seguro dele? É uma facada, ou dá pra encarar? Abraço e parabéns novamente.

    • Allan Pinheiro

      Opa Roberto, belo carro! Sobre o seguro, cara, pra mim é, sou novo, infelizmente tem 5 dígitos no valor do seguro, mas espero que abaixe agora na renovação.

  • Ronaldo Matos

    Aff, puta carro manco!!! kkkk
    Parabéns pelo projeto Allan, tudo de mto bom gosto e funcional.

    Abração!

  • Eduardo Rigler

    Lindo carro! Mas ainda não consegui entender o objetivo/funcionalidade dos faróis amarelos (vale pra qualquer carro). Tem alguma melhora real na visão ou é apenas estética mesmo? porque é muito feio!

    • Caio Granja

      Pelo que sei, na neblina o farol amarelo é funcional, ao contrario do branco.
      Quem tem xenon branco no carro sabe a merda que é na neblina, ao inves de ajudar forma um paredão branco na sua frente. Já a luz amarela dizem que ajuda de verdade a enxergar na neblina, mas não sei se é verdade.

      • Eduardo Rigler

        Já me ocorreu isso. O problema é que eu nunca vi um carro com farol amarelo ligado na neblina…. só fora dela, então imagino que seja só estético mesmo. Não sei quem ganha no mau gosto: eu por não apreciar ou quem tem :)

        • Saci666

          Ainda bem que gosto é igual…..
          Já imaginou se a mulherada só gostasse dos caras cabeludos? kkkkkkkkkk

        • Filipe A. Schmidlin Gatz

          nao é aparencia é funcionalidade mesmo …
          depois que vc dirige com farol neblina amarelo na chuva ou neblina nunca mais vai querer outra coisa.
          O que acontece é que farol branco 4300k pra cima reflete mto na neblina ou chuva e acaba dispersando a luz perdendo funcionalidade, ja com a luz amarela isso nao ocorre.
          Tenho no meu carro xenon 3000k nas neblinas e todo mundo la em casa reclamou que ficou feio e bla bla bla ate o dia de pegarem o carro numa chuva forte ou neblina, ai é só elogios hahahaha

          • jeffersonp

            Por mais que seja funcional, aqui em Manaus não tem neblina (só na estrada!)…
            Mas já andei com o Allan e ilumina bem bonito mesmo! haha

    • Mujoo

      Eu tenho e uso muito, os 4 faróis meus possui xenon 3000k REGULADOS para não cegar ngm, e na neblina realmente ajuda mais, parece que vai mais longe a luz, ao contrário do xenon 6000k que tive que até na chuva só atrapalhava.

    • JhowSTi

      Certa vez, lendo matérias a respeito de 24h le mans e afins, li algo acerca de faróis amarelos, não necessariamente neblina. Dizia que a tonalidade amarela ajudava a não cansar a vista do motorista, visto que ele iria dirigir no mínimo umas 4 horas seguidas durante a noite.

      Faz sentido pra mim. Não gosto de xênon, pra mim, aquela luz branca realmente força minhas vistas… Da mesma forma, não gosto das lâmpadas brancas de hoje em dia, prefiro as amarelos gastonas…

      • Marcelo Toyofuku

        Não sei quem disse aqui no flatout uma vez mas, os carros de categorias diferentes possuíam os faróis com as lentes amarelas em caso do piloto ver a luz amarela atrás ele conseguiria diferenciar de um adversário ou não.

    • Allan Pinheiro

      Ambos, cuz racecar. Quanto menor o grau de iluminação do xenon, melhor a capacidade de iluminar, os tons verde e amarelo são os que menos se perdem, diferente do branco e do azul. Por isso durante a neblina o branco meio que ofusca a visão. Além disso, eu acho muito bonito, já tirei e estou com tudo branco, mas pretendo colocar película amarela de novo em breve.

  • Allan Guimaraes

    Constatações:

    1)”… mas na época
    meu pedido do Bravo T-Jet acabou atrasando muito …”. Quantos clientes a Dona
    FIAT não perdeu por causa desse descaso com o Bravo e as versões T-Jet
    (inclusive Punto)? Garanto que essa versão poderia vender muito mais se
    estivesse nas lojas. Soube de prazos de 120 dias para entrega…

    2) “… rodas
    em grafite do 308 THP e paddle shift. Paddle shift no 408,…”.
    Como é? Esse sim mereceria um tópico a parte! Como foi feito? Qual carro foi o
    doador? Quanto custou?

    3) Ao meu ver, a Mitsubishi
    errou a mão no design da traseira desse carro: ficou extremamente volumosa,
    lembrando os Mondeo hatch 5p, coisa que a Chevrolet se saiu muito bem com o
    Cruze. E esse carro merece aquelas BBS estilo “nurburgring” ou “spider”
    do Evo, escuras, perfeitas!

  • Leonardo Mendes

    Posso estar falando besteira mas essas paddle shifts parecem muito com as do 208 Griffe automático, exceto pela falta dos sinais gráficos – e + em cada uma delas.
    Aliás, aproveitando o gancho… uma lástima que a Peugeot não ofereça os THP em versões com câmbio manual, especialmente nos casos do 308 e do RCZ.

    O ronco dos Borla é orgasmático… coloquei o vídeo aqui e fechei os olhos, puro som do paraíso.

    • Allan Pinheiro

      Eles são MUITÍSSIMO parecidos, uma das diferenças visuais é que o do 208 é cromado e levemente menor, mas pouquíssima coisa. Estão utilizando o paddle do 208 nos 308/408, eu mesmo instalei um aqui, só foi necessário fazer um furo na carcaça original que fica por dentro painel para passar o parafuso corretamente, fiz no carro de um amigo.

      Quanto ao borla, puts, eu concordo, demorei muito pra comprar esse catback, pesquisei muito, via cada video diversas vezes pra não me arrepender, me orgulho dessa compra até hoje.

      Abs

  • FSader

    Esse xenon 3000k ficou lindo nos faróis de neblina. Sou suspeito pra falar, pois acho muito “Rallye Spec” esse tipo de tonalidade de luz haha. Essa roda branca ficou massa também, tive roda branca em um carro preto e achava o visual bem “JDM”.

    Lindo seu carro cara, pensas em preparar ou é mais visual o projeto ?

    • Allan Pinheiro

      No próximo post vou falar de preparação, minha idéia é sentar potência no carro, visual terminou aí por enquanto e nas rodas que estão vindo, mas a idéia é entrar na casa dos 11s nos 402m ou até mesmo quem sabe na casa dos 10, ou seja, o famoso 10 second car.

      • FSader

        Rapaz, então esse teu Lancer vai ficar com uns 500 cavalos pra andar nos 10 segundos.

        Bracee yourselves !!

  • André Elias

    Parabéns pelo carro Allan. Trabalhei um tempo na marca Mitsubishi e tive o prazer de dirigir este carro algumas vezes. Uma curiosidade: Como você faz para arrancar rápido? Não “testei” muito porcausa das condições que eu dirigi o RA, gostaria de saber. Alguns disseram a traseira do carro ser feia, eu acho pelo contrário, acho bonita e bem única, deixa o carro com personalidade. Aguardando os próximos posts do projeto. Abs!

    • Allan Pinheiro

      Opa, sobre arrancar rápido… não arranca. KKKKKK Eu coloquei o modo S-Sport do Evo X e Launch Control, mas precisei ajustar umas coisas no câmbio, explico melhor no próximo post. Abs

      • André Elias

        É, exatamente, não arranca rs… foi o que pensei… blz brother, no aguardo aqui, valeu pela resposta!

  • Bispo

    na boa… o cara relata que levou uma naba de um BMW 650i (4.4L V8 biturbo de 413 cv / 61 kgfm) e decidiu “mexer” no motor do seu Ralliart (2L 250cv / 35 kgfm) – tipo antílope jamais será leão…nem comendo alfafa radioativa.

    • Allan Pinheiro

      Cara, a vou passar dessa potência e bastante, tenha certeza disso, além disso a 650i é pesada, vou sentar a sabugada fácil. Tem Evo X com mais de 600, 700, 800 e até 1000cv, não vou chegar perto desses, mas pode ter certeza que esse antílope vai brincar com o leão.

      • Bispo

        ok… mais falando em concepção.. “nasceu” V8 ..etc …sem ofensa …não da para comparar mesmo com 1000cv… enquanto um “berra” outro “urra”… mundos opostos…tipo a evolução para um 650i seria o finado e cobiçado M5 V10…

        • André Elias

          Bispo, o desempenho de um carro não está só ligado a sua potência. São inúmeras variáveis. Relação peso x potência, câmbio, faixa de torque e potência, etc, são algumas delas. Assista a vídeos de Track Day e vejo Ka´s, Civic VTI, Renault 105 aliviados e com preparação leve aspirada “sabugando” uma infinidade de carros nascidos V6, V8 e etc.

  • Breno Ribeiro

    Porra, esses caras que enrolam na preparação, só pra deixar a gente na ansiedade :'(

  • ThiagoVerdona

    Na hora que vi o episódio ai com os freios imaginei o quanto nao foi teu preju…
    Andei em um desses, e o que mais me impressionou, e nao foi pouco, foi justamente os freios, PUTA QUE PARIU, os olhos quase caem do rosto.

  • Marcos Fortes

    eu tenho paquerado um desses desde 2012( ainda está na concessionária, inclusive só foi ao salão de usados esse ano)… e cara, que puta carro! parabens pelo projeto e boa sorte tentando sabugar as bimmers

  • Augusto Valerio

    Olá!
    Mestre tem como habilitar o Launch Control e o Super Sport no seu Lancer.
    Tenho um 12/13 e funciona super bem.
    Vc tem acesso a um MutIII?
    Terá apenas que executar um update da ECU do sst e pronto!
    Outra dica legal é que tem como instalar a lanterna de neblina traseira 100% funcional. A lanterna é a mesma da Pajero Full.
    Caso queira saber mais entre em contato [email protected]
    Ate

  • alessandro

    como voce fez para instalar o s-sport do evo x e se o grimm speed muda a reaçao do carro

  • Leonardo Mendes

    Aguardando a segunda parte deste projeto.