ola galera do flatout meu nome e ricardo martins de souza tenho 35 anos e estou muito feliz de dividir minha historia automobilistica com voces atualmente eu possuo tres carros um vectra cd 2004 uma vw brasilia 1976 completamente original e um opala comodoro 1989 do qual sou segundo dono e que esta comigo desde 2002 uma relaçao que completa 13 anos em 2015 e que esta em fase final de construçao pra ser um strip car for street use mas antes de falar da atual configuraçao deixa eu contar como e que cheguei em tal nivel de doideira a ponto de montar um motor que usara apenas metanol com hardblock e pneus slick pra andar nos fins de semana a primeira mexida que eu realizei num carro foi a adoçao de um coletor de escape esportivo 4x1 em um chevette sl 86 o primeiro carro que possui tudo bem achei que isso seria suficiente para conseguir andar junto com o gol 1 8 alcool do meu vizinho tremendo engano depois disso acabei realizando um projeto mais audacioso a troca do motor quatro cilindros por um seizao do opala 76 [gallery columns= 4 link= file ids= 35861 35862 35860 35859 ] foi a pior coisa que eu fiz a troca ficou uma droga o sujeito que se dizia mecanico montou um motor e uma suspensao dianteira praticamente novos mas que nunca funcionaram direito dos males o menor foi o melhor curso de mecanica que eu fiz ja que na epoca comprei todas as peças e participei de absolutamente todo o processo depois disso passaram por minhas maos mais alguns carros ate comprar o atual comodoro isso em 2002 vou contar aqui toda a historia de preparaçao pela qual ele passou e principalmente o que eu aprendi com cada uma delas e que acredito deva ser util para alguns que pretendem fazer alteraçoes similares necessidade de revisao e a quebra do diferencial a primeira coisa que aprendi logo que comprei o carro e que aconselho a todos que comprarem um carro usado por mais excelente que o aspecto do veiculo seja e com menor quilometragem que esteja faça uma revisao mecanica o carro que comprei isso em 2002 foi retirado zero quilometro pelo mesmo cara que estava me vendendo na epoca ele estava pedindo r$6 500 00 num comodoro 1989 seis cilindros original a alcool quatro portas completo ar com cd player pioneer instalado na gm e um jogo de rodas santa matilde quem e opaleiro entende o que isso significa tenho arquivado absolutamente tudo que foi feito no carro alem de possuir todos os manuais originais tinha algumas multas por excesso de velocidade e o saldo final foi de r$5 2800 00 levando em conta que recorri e consegui abater algumas multas o carro me custou ao final r$5 800 nada mau ele tinha pouco mais de 60 000km o que para um carro com 12 anos era muito bom aparentemente estava tudo em ordem e uma volta com o carro confirmou isso e o meu erro foi ter acreditado na segunda volta com o carro o motor superaqueceu com estava bem proximo de casa parei esperei um pouco e voltei para a garagem quando levei na oficina o diagnostico uma junta e tres parafusos do cabeçote quebrados acho que ate fiquei no lucro pois foi so isso aproveitei para dar um passe no cabeçote aumentando a taxa de compressao alem de uma geral de verdade trocando algumas mangueiras regulando valvulas trocando o oleo e outras coisas tambem instalei uma admissao com aquecimento completo e nao so abaixo do carburador como no original e um carburador dfv446 quando fui buscar o carro para levar para casa na primeira esquina quebra o diferencial o braseixos original com relaçao 2 73 foi completamente destruido eu sequer tive tempo de fazer um burn out de teste bom ja que estava do lado da oficina voltei pra la e deixei ele mais um tempo ate conseguir um substituto foi colocado um daninha o dana 30 original dos opala mais antigos e com relaçao 3 54 que era utilizado nos motores quatro cilindros e que no seis cilindros deixa o carro bem mais esperto no final das contas eu acabei realizando a primeira etapa de preparaçao do carro com a adoçao de um carburador maior mais taxa aquecimento na admissao e uma relaçao mais curta o carro ficou excelente e compensou todo o estresse e o investimento para quem tem poucos recursos e quer um carro esperto e com um consumo bem aceitavel andando devagar fazia 6 5km/l na cidade aconselho tais modificaçoes fase 2 turbo mal projetado nunca fui muito fa de carro turbo nao tenho nada contra so prefiro a pancada imediata do aspirado mas na epoca em 2005 meu irmao tinha dois subaru impreza 4x4 turbo que ele usava na rua e em track days isso me animou a turbinar o opala no motor original mesmo com mais taxa e pouca pressao foi a pior ideia que eu tive o problema nao foi montar um opala turbo mas montar do jeito que foi montado apesar do preparador escolhido ter uma certa experiencia com esse tipo de preparaçao ele nao conhecia nada do motor seis cilindros o carro ficou uma m**** foi escolhida uma turbina garret 42/48 e um carburador 2e tudo errado e obvio que a turbina e o carburador nao estavam adequados ao tamanho do motor pra resumir com 0 6 de pressao eu apanhava de ap 2 0 original vergonhoso essa fase me encheu em pouco mais de tres meses e retirei tudo o que tinha colocado o kit e obvio nao interessou ninguem e tirando a turbina e o carburador todo o resto foi para o lixo fase 3 a alegria do 4 polegadas depois da decepçao com o turbo prometi a mim mesmo que iria sossegar essa promessa durou um ano mais ou menos e eu resolvi fazer o que todo dono de opala deveria fazer montar um motor 4 polegadas o diametro dos cilindros 101 6 mm utilizando o pistao do motor quatro cilindros se voce tem algum tipo de receio com esse tipo de preparaçao pode esquecer tudo aquilo que te falam sobre fragilidade e superaquecimento e mentira se todo o processo for bem executado por pessoas qualificadas fica melhor que o original em todos os aspectos potencia torque e consumo foram entao instalados os pistoes e um comando nacional bem pacato mas um pouco mais agressivo que o comando original do carro esse motor foi montado no final de 2005 inicio de 2006 e ficou ate 2010 sofrendo bastante na minha mao ja que tinha tirado o motor fora uma remontagem completa seria realizada tuchos juntas comando bronzinas bomba de oleo etc nao foi realizado nenhum tipo de trabalho de alivio de volante e virabrequim ate por que a proposta era um motor com maior torque entretanto foi adicionada uma polia do tipo dumper acredito que essa seja uma das modificaçoes mais importantes a se realizar em um motor seis cilindros com apelo de maior performance como o virabrequim e muito longo e possui muita massa presa a sua porçao posterior em comparaçao a porçao anterior da peça a polia reduz significativamente a torçao e a vibraçao que poderiam ser geradas em altas rotaçoes continuava com o carburador dfv446 sem problemas para alimentar rodando com um carburador a gasolina acertado no alcool e com bomba mecanica de combustivel original foi so alegria acabei achando a lista de peças e serviços de quando fiz o motor e por curiosidade corrigi os valores pela inflaçao do periodo o tempo ocioso rsrsrs o valor aproximado para fazer tal serviço hoje seria de r$5 169 00 fase 4 um aspirado de verdade andando na terra no inicio de 2007 tive a oportunidade de montar um motor realmente preparado apesar de ter usado ele 100% do tempo na rua um outro cliente da oficina onde ate entao meu carro era montado estava vendendo um conjunto de comando isky525b 278x278 tuchos e cabeçote com uma preparaçao media a peça tinha sido rebaixada e em meu motor que usava pistoes planos rentes ao bloco rendeu aproximadamente 11 1 de taxa as molas foram substituidas por um conjunto de molas com maior pressao porem eram molas simples estou ate agora tentando lembrar o nome delas mas esta dificil as valvulas de admissao foram substituidas pelas valvulas da chevrolet blazer e todos os dutos foram aumentados e equalizados em banco de fluxo a dfv446 recebeu borboletas de 39 5mm as originais senao me engano possuem 35mm o afogador foi desativado e toda a tampa recebeu um trabalho de polimento para retirada dos cantos alem disso foi utilizado um coletor de escape dimensionado desses comuns vendidos em qualquer local do tipo 6x2 com canos acabando em um abafador antes do eixo traseiro como o motor permitia maiores abusos resolvi no inicio de 2007 participar do campeonato paranaense de arrancada na terra que acontecia aqui na regiao metropolitana de curitiba em distancia de 201m a categoria escolhida foi a standard 6 e 8 onde era permitido trabalho livre de motor e cabeçote porem com apenas um carburador o carro ainda andava de dfv446 e sem blocante no diferencial imagina como era arrancar com um carro de 1 300kg na terra e tracionando em uma roda so resultado ganhei algumas etapas e consegui ser campeao paranaense de 2007 na categoria detalhe todos os outros andavam de webber 40 ou 44 com diferencial blocado e motores bem mais fuçados andei tambem em uma prova em paranagua litoral paranaense pela mesma categoria apesar de ter apenas 2 competidores ganhei tambem foi ai que aprendi uma coisa importante sobre arrancada potencia nao e tudo uma melhor relaçao de transmissao e uma tocada correta e muito melhor do que a potencia por si so acabei no final de 2007 blocando o diferencial e andando na ultima etapa com ele blocado e e claro na rua tambem [youtube id= im2nt54oxc4 width= 620 height= 350 ] [youtube id= jpr8esu4o8u width= 620 height= 350 ] [youtube id= a2jfovefema width= 620 height= 350 ] fase 5 4 polegadas aspirado nitro e carburador holley 750cfm ainda em 2007 conheci o atual preparador do meu carro o andrey jasper da jasper motor garage dentre seus 15 20 carros andrey possui um dos street/strip mais bacanas que eu ja vi um maverick 75 com cara de carro de coleçao mas que arranca as rodas meio metro do chao e vir os 402m nos 10s baixos com gasolina de posto [youtube id= o77lb59d63i width= 620 height= 350 ] bom a ideia que o andrey me deu foi bastante fora do comum montar uma holley quadrijet 750cfm street performance num motor seis cilindros quadrijet no 6 cilindros ta louco como e que voce vai acertar isso um carburador a gasolina andando no alcool isso nunca vai funcionar pelo menos e o que todo mundo dizia no final das contas o acerto foi muito simples feito em apenas um dia e o carro ficou absolutamente liso sequer existia injeçao de gasolina para partida a frio em dias frios mas tinha que estar muito frio eu injetava com um frasco um pouco de gasolina no carburador ainda com o carro desligado e batia uma unica vez na chave pronto estava na marcha lenta detalhe eu utilizei uma admissao fabricada pela engine na qual existe aquecimento o carro andava gelado o tempo todo novamente o acerto foi o que determinou a qualidade do funcionamento do motor a unica mudança no carburador foi a adoçao de redutores de venturi nas bocas 4 x 44mm do primeiro estagio era um carburador mecanico sem afogador mas a brincadeira nao acabou por ai tres meses depois cheguei na oficina com o carro e um kit nitro sniper e a coisa estava ficando cada vez mais seria foram adicionados 70hp no final do curso do acelerador novamente o que mais ouvi era que o motor iria explodir como assim utilizar nitro em um motor 4 polegadas nao iria sobrar nada nao foi o que aconteceu ainda bem o carro ficou realmente estupido acredito que tinha pouco menos de 300cv com o nitro acionado nao mais do que isso mas era extremamente divertido e eficiente para se ter uma ideia andei em duas ou tres etapas da desafio 201m no autodromo internacional de curitiba evento dedicado exclusivamente a veiculos de rua com um tempo de 2 2 2 3s nos 60 pes horrivel o carro com nitro virava constantes 8 6s nos 201m um tempo bem respeitavel para um carro aspirado utilizando alcool e que ia e voltava rodando para o evento nesse ponto o povo deve estar se perguntando que cambio voce estava usando o original completamente e nunca absolutamente nunca incomodou o grande segredo e utilizar uma embreagem original de qualidade sachs ou luk e uma tocada menos agressiva literalmente cuidando do cambio hoje o cambio nao e mais utilizado mas esta guardado aqui em casa perfeitinho [youtube id= gvcdwixvgkw width= 620 height= 350 ] [youtube id= n3y9x vatzs width= 620 height= 350 ] cheguei a levar o carro para uma prova de 402m no festival brasileiro de arrancada em curitiba o carro fez o tempo de 13 1s com o escape ate a traseira do carro exigencia do regulamento achei bem razoavel mas insuficiente gearhead e uma droga mesmo ate aqui corria tudo bem e o carro evoluia constantemente nesse momento decidi montar o que sempre sonhei um motor apenas aspirado mas no #tudoquida e essa foi uma fase com tres momentos bem distintos a euforia de um seizao apirado a quebra completa de um motor e o renascimento para o projeto atual mas conto isso no proximo post abraço a todos por ricardo souza project cars #154
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