felizmente as coisas andaram no rumo certo desde que o carro foi para a funilaria em dezembro/2015 como voces devem se lembrar no post anterior do pc# 16 eu havia dito que o carro estava com motor quase pronto e de saida para a funilaria para receber o novo visual e a nova cor para ajudar a refrescar a memoria depois que bati o carro num trackday em brasilia no mes de julho/2014 eu passei exatamente 1 ano e meio reorganizando minhas finanças comprando peças e tomando coragem para começar a recuperar o carro finalmente entao consegui uma boa indicaçao de funileiro e depois de acertar o preço e as condiçoes botei o carro no guincho ja sem motor cambio e com interior praticamente todo desmontado como da ultima vez eu tinha prometido o video em time lapse da desmontagem para quem nao viu aqui esta a parte 1 dessa vez vou compartilhar com voces a parte 2 que basicamente e o termino do desmanche e a ida e volta para a oficina de lanternagem [youtube id= j9mvb6d7p0i width= 620 height= 350 ] a estas alturas quem for mais atento deve estar se perguntando mas ele nao falou que ia pintar o carro de azul o carro ta parecendo que e verde pois e a tinta e assim mesmo meio camaleoa e essa historia merece um capitulo a parte a novela da tinta nos posts anteriores eu falei que ia usar um tal de azul grafite do nissan march pesquisei na internet achei varias imagens da cor desejada namorei o carro ao vivo na rua enfim ja tinha tudo esquematizado mas quando chegou a hora confirmar o tom na loja de tintas a coisa nao ocorreu como eu previ primeiro porque sendo uma cor do catalogo 2015 nenhuma loja de tinta da cidade tinha a amostra da tal cor e olha que eu rodei a beça dai eu tive a feliz ideia de ir ate uma concessionaria nissan para tentar confirmar o codigo universal da cor no proprio carro como nos dizemos no direito in loco cheguei na concessionaria e voce sabe como funciona aquela bajulaçao do vendedor eu fingindo estar interessado no carro jogando uma conversa mole para tentar ganhar tempo e poder checar os pontos tipicos onde normalmente os fabricantes usam placas ou adesivos para indicar esses detalhes soleira das portas embaixo do capo na grade dianteira mas nao achei nada dai eu perguntei qual o nome dessa cor pra minha surpresa ele respondeu azul pacific eu retruquei uai nao e o azul grafite ele disse nao o azul grafite e do sentra no march so tem esse azul pacific no fim das contas rondei o carro mais umas duas vezes e nao achei o bendito do codigo universal pedi um daqueles panfletos de informaçoes do veiculo e a confirmaçao estava la a cor que eu queria era mesmo o tal do azul pacific faço um parentese para dizer que pesquisei muito na internet e nao consegui garimpar nada sites gringos foruns de clubes e nada do codigo universal voltando a concessionaria sai de la decidido a ligar no sac da montadora para questionar diretamente a fonte no inicio fui teclando as opçoes do autoatendimento ate chegar a uma gentil atendente que se dispos a me ajudar depois de um tempo de espera consegui tres codigos universais mas nenhum era o que eu queria quando mudei o foco da pesquisa baseado nessa informaçao encontrei o site de um fabricante de tintas automotivas que permitia a consulta da formula pelo codigo pela montadora e pelo ano do veiculo a partir dai foi rapido ate eu fechar em duas opçoes do famigerado azul pacific imprimi a formula levei a casa de tintas e bingo em pouco tempo estava eu com a amostra do tom em maos para levar ao pintor querem saber o link desse site de formulas ne ta na mao nem tudo que reluz e ouro azul essa foi a minha primeira experiencia em repintura total de um carro meu mas como entusiasta ha uns bons anos tive outras vivencias de consertos menores com diferentes prestadores de serviços e posso testemunhar e tudo farinha do mesmo saco no fim cheguei a conclusao de tudo que termina com eiro marceneiro pedreiro lanterneiro chapeiro todos sofrem do mesmo mal costumo ate dizer que tem um lugarzinho mais quente no inferno pra essa galera la afff mas voltando ao assunto do kadett combinei o preço fechado incluindo mao de obra e insumos promessa vai e promessa vem ele disse que ia usar tudo da melhor qualidade que tinha trabalhado muito anos numa reparadora famosa da cidade enfim de todos os pintores que eu tinha sondado esse foi o que topou pegar o serviço e tinha o melhor conjunto de qualidades nao posso reclamar de uma coisa ele cumpriu 80% do que prometeu me entregou o carro estritamente no prazo foram exatos 30 dias de trabalho o carro entrou dia 20/11 e foi entregue dia 19/12 quase um presente de natal mas antes de esculachar o coitado vou mostrar algumas fotos do processo de preparaçao [gallery link= file ids= 97506 97507 97508 ] paralamas batido substituido por outro e alinhamento dos farois e do parachoque do kadett gsi carro empapelado ja com a primeira demao de tinta e cofre pintado de preto [gallery link= file ids= 97511 97512 97513 ] carro pintado envernizado e pronto para polimento [gallery columns= 4 link= file ids= 97514 97517 97515 97516 ] olhando assim as fotos alguem pode perguntar poxa o carro ficou lindao cade os 20% de mancada do pintor pois e embora bem reluzente nas fotos ao olho nu apareceram alguns defeitinhos que precisarao ser corrigidos para ficar 100% no teto surgiram umas bolhas pequenas como se tivesse caido cisco ou grao de areia no capo tem um escorrido e alguns ovinhos que nao foram devidamente alisados com massa/primer no aerofolio tem outro escorrido tambem e e bem provavel que tenha de ser refeito tem uma ou outra coisinha aqui e ali mas que podem ser superadas com polimento como o carro voltou para minha casa para colocaçao do motor e remontagem do interior so depois que ele estiver rodando e que vou leva lo para arrumar esses detalhes ja deixei isso bem acertado com o pintor para nao ter erro isso tambem sera assunto para o proximo post agora vamos ao que interessa o coraçao novo eu tambem ja havia dito no ultimo post que o motor do carro tinha sido completamente refeito com os novos upgrades aproveitei uma viagem ao litoral de sp meu pai tem casa no litoral norte foi mal ae e dei um pulo na capital para pegar o motor na oficina home garage do meu amigo daniel soares em resumo o motor ganhou pistoes forjados iapel 88mm cabeçote novo kit completo de comando da kent cams upgrade na bomba de oleo polia do alternador e volante aliviados alem de outros mimos tudo foi montado muito criteriosamente como voces podem conferir nas fotos abaixo reparem que o kit da kent cams inclui um lubrificante especial para a montagem do comando justamente para assegurar que nao haja desgaste prematuro na primeira partida do motor [gallery link= file columns= 4 ids= 97518 97519 97520 97521 ] depois de torqueado o cabeçote o comando foi cuidadosamente enquadrado pelo daniel conforme recomenda a carta do fabricante usando relogio comparador a graduaçao foi conferida e bateu certinho peça gringa e outra coisa [gallery columns= 4 link= file ids= 97522 97523 97524 97525 ] mantivemos o defletor de oleo original gm que e integrado a junta do carter depois de instalar os perifericos foi a vez da flange do radiador de oleo que agora trabalhara em conjunto com outra colmeia maior da spa ja que a original do kadett gsi estava subdimensionada para o motor de 2 4l para ser preciso 2 432cc tambem vemos nas imagens o volante aliviado juntamente da embreagem displatec com disco em lona hd heavy duty que se adaptou muito bem ao projeto ja que segura todo o torque do motor sem trepidar em baixa como as de ceramica o pacote de embelezamento fechou com a tampa de valvulas original do motor flexpower bem no estilo cliche lobo em pele de cordeiro [gallery link= file columns= 4 ids= 97526 97527 97528 97529 ] cambio revisado todo mundo conhece aquela expressao ja que pois bem ja que o motor estava fora decidi revisar o cambio tambem na verdade desde que montei o carro pela primeira vez em 2011 eu senti que o cambio f16cr de close ratio estava um pouco curto demais com o diferencial 4 19 na epoca eu tinha recebido alguns conselhos nesse sentido mas preferi nao ouvir e pagar para ver em parte provei que estava certo pois andei em muitos trackdays e em quase todos me aproveitei dessa relaçao curtissima para me dar bem em pistas como fazenda capuava e velocitta mas nos autodromos de goiania e brasilia a pratica provou a teoria minha 5ª marcha acabava aos 192km/h no final da reta principal de goiania quando ainda faltavam uns 300m para a freada ou seja antes de frear eu tinha que segurar um pouco o pe para so entao pisar freio efetivamente e contornar a curva me faltavam uns 500rpm por alguns poucos segundos tentei subir o corte de giros de 6 500rpm para 6 700rpm deu certo mas ainda continuava judiando do motor so que a partir de agora as coisas serao diferentes aproveitando a revisao do cambio inclui no pacote a troca do diferencial 4 19 para o 3 94 isso vai me dar o folego que eu precisava para nao ficar esgoelando demais o carro principalmente nessas duas pistas na calculadora esse novo diferencial me dara uma vantagem de aproximadamente 12km/h em 5ª marcha ou seja a velocidade final agora sera de 205km/h a 6 500rpm se eu deixar o corte em 7 000rpm que sao os meus planos o hell yeah subira para 220km/h nem preciso dizer que com a revisao troquei os retentores cabo da embreagem e oleo de cambio novo para fechar o pacote ah e desculpem mas nao tem foto dessa parte motor no lugar e muito trabalho pela frente alguns dias depois de buscar o carro revisar o cambio e ja estar com o motor em maos resolvi subir o motor eu podia ter terceirizado esse serviço mas estranhamente adquiri um ciume com esse carro que nao e qualquer pessoa que eu vou deixar colocar a mao por causa disso resolvi que eu mesmo colocaria o motor ja tinha tirado antes com ajuda de um amigo colocar nao seria problema algum chamei uns amigos comprei uma coca gelada e mao na massa o resultado da façanha voces podem conferir nesse outro video em time lapse [youtube id= qm_tdwerzt0 width= 620 height= 350 ] motor no lugar abaixei o capo e ja era hora de encerrar o dia aproveitando que a bateria da gopro tinha acabado guardei as ferramentas e fim bottom line quando eu comecei na empolgaçao de reformar o carro no melhor estilo a la overhaulin eu pensei comigo mesmo vou deixar uma gopro num tripe batendo foto de tudo depois faço uns videos legais e pa no começo foi bem tanto que voces viram o video da desmontagem o da funilaria e agora o do motor quando o carro voltou meu gas ja nao mais era o mesmo para ficar trabalhando com a camera tirando fotos principalmente porque o trabalho de remontar e muitissimo mais demorado do que o de desmontar haja foto nao duvide digo isso porque eu tenho comigo uma preocupaçao estetica bem meticulosa nao gosto de colocar parafusos diferentes numa mesma peça ou parafusos enferrujados ai o trabalho de montar um farol que levaria 10 min passa a levar 1h porque tenho que encontrar os parafusos corretos ou dar uma guariba e bater um spray ou ate mesmo sair para comprar outros numa ferragista no fundo no fundo estou mesmo de saco cheio de ficar tirando foto estou numa fase de tempo curto e como faço tudo sozinho tenho que aproveitar alguns horarios atipicos em que e mais importante terminar o serviço do que registrar o processo portanto para os proximos posts esperem fotos de etapas concluidas e nao do passo a passo talvez role um ultimo video em time lapse de fotos ja tiradas e pronto e como eu ja escrevi demais o resto da montagem partida e acerto ficam para aquele que espero seja o texto de conclusao do projeto um abraço por weiler junior project cars #16
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