tudo certo pessoal depois de mostrar as dificuldades de ter um escort xr3 conversivel com seus problemas cronicos mostrar as melhorias realizadas o tanto que esse carro ja foi aproveitado nas ruas e estradas alem de dar uma previa da instalaçao da injeçao eletronica chegou a hora de falarmos de mecanica e preparaçao neste post vou fazer um esquema diferente vou abrir agora um espaço para que os meus mecanicos andre e laerte possam relatar com as palavras deles como foi todo o processo de reparo e melhoria na mecanica do escort daqui em diante os paragrafos entre aspas sao as citaçoes do pessoal da garage364 grandes responsaveis pelo upgrade mecanico acima de mecanicos sao grandes amigos lembrem da minha frase nossos carros nao sao nada sem nossos amigos preparem se que vai começar o bate bola automotivo temos uma consideraçao especial com o regis pois foi efetivamente o primeiro cliente da garage364 nem haviamos aberto as portas e em meio ao termino da reforma da oficina o regis apareceu com seu mk4 em meados de 2013 para a primeira parte da brincadeira confiando nos seu xr3 fomos encarregados de refazer a instalaçao da injeçao bem como entregar o veiculo com um acerto mais afinado da fueltech desde entao virou nosso cliente aumentamos nossa amizade e claro continuamos a mexer no seu escort o carro voltou para o dono com algumas melhorias alternador novo mais adequado para manter a tensao sem oscilar o que melhora o funcionamento da injeçao causando menos variaçoes o ponto de igniçao foi aferido e realizados alguns acertos dos mapas da injeçao programavel fueltech ft250 a saga do motor como falei no post anterior em dezembro de 2013 ao me deslocar com o carro para o encontro de final de ano do clube aqui em porto alegre comecei a notar um barulho metalico vindo do motor este problema nasceu de um desgaste na chaveta do virabrequim que segura a polia trazendo instabilidade ao conjunto e empenando a propria polia seria necessario a desmontagem da parte debaixo e troca ou recuperaçao do virabrequim tambem havia a desconfiança de que o virabrequim estivesse empenado o que nao se confirmou para um gearhead engenheiro cada intervençao ja produz um brainstorm de quanto sera invasivo o conserto o impacto a mao de obra que isto vai dar e o que pode ser melhorado paralelamente durante o conserto transcorrido mais um periodo o veiculo chegou a garage 364 de guincho com apenas um sintoma um ruido metalico o diagnostico a polia do virabrequim que realiza o sincronismo da parte de baixo com a de cima do motor apresentava empenamento o pior ja era esperado pelo regis e a ordem era uma so se fosse para mexer no virabrequim que se mexesse em todo o conjunto do motor e assim foi feito observe que a chaveta do vira estava deformada a retirada do motor seria uma das atividades necessarias e como na reforma de 2009 eu nao havia pintado o cofre algo que me incomodava muito tomei a decisao que esta seria a hora certa de realizar o serviço removeriamos o motor e perifericos enviariamos o carro de guincho para o chapeador e voltaria pronto para a montagem e assim foi feito durante a retirada do motor removemos todos os componentes do cofre do carro para pintura exceto a fiaçao eletrica motor retirado setor de direçao removido radiadores farois reservatorio de limpador de para brisas motor do limpador e o que mais encontramos e o que foi possivel foi retirado para a pintura do cofre cinco anos se passaram desde a reforma era necessario realizar a repintura dos para lamas e do capo onde apareceram manchas escuras possivelmente por uma reaçao da tinta com a base havia tambem picadas no capo por causa das viagens alem de uma mancha na pintura na lateral traseira direita bom fazendo as contas isso resultaria em mais de 60% do carro pintado com o risco de ficar em tons diferentes o que decidi fazer pintar tudo novamente gastei um pouquinho a mais porem o serviço ficou excelente la se foi o escort para a pintura [gallery columns= 5 link= file ids= 49763 49764 49765 49766 49767 ] o retorno a gente ve a diferença da qualidade de serviço nas pequenas coisas assim que o carro voltou o carro recebeu algumas camadas de plastico bolha para evitar danos na pintura novinha e posteriormente seu para choque dianteiro foi removido capricho e dedicaçao ao maximo a preparaçao quando o pessoal da oficina começou a desmontar o motor fui sendo questionado por eles ate onde gostaria de ir com esse reparo no motor se queria fazer so a parte debaixo ou fazer todo incluindo o cabeçote como ja estava se mexendo e o orçamento permitia optei por fazer o motor completo para ter um carro zerado e plenamente confiavel eis que o andre veio me perguntar se queria que fizesse original ou entao se queria que eles dessem uma apimentada no xr3 eu sempre falei que queria um carro bom de andar e confiavel como premissa de projeto disse que um carro na qual a lenta soasse como musica classica porem quando eu pisasse no acelerador o motor soaria como ac/dc queria um carro com lenta regular sem muito barulho e com forte pegada quando fosse acelerar foi um grande desafio para meus mecanicos e amigos laerte e andre a direçao hidraulica no meio do caminho a ford ofereceu direçao hidraulica como opcional do escort mk4 apenas em 1992 seu ultimo ano de produçao meu escort 1989/1990 nao tinha este item e sua direçao era extremamente pesada as manobras para estacionar ou fazer algum retorno eram simplesmente maçantes nao ha exageros por minha parte pois ja andei em diversos carros sem direçao hidraulica e afirmo dizer que o escort era sem duvidas um dos piores eis que no meio da funçao toda me aparece um raro kit de direçao hidraulica vindo de um apollo irmao gemeo do escort/verona nao tive duvidas e comprei ja que estava mexendo a fundo no cofre do motor poderiamos adaptar a direçao hidraulica santa ilusao essa direçao nos deixou certamente com os cabelos mais grisalhos mandei dar uma geral em todo o conjunto pois nao pretendia instalar do jeito que ele veio o setor foi todo refeito e reembuchado no final das contas o setor foi a unica coisa proveitosa do kit pois bomba reservatorio e mangueiras foram substituidas por novas a adaptaçao se mostrou extremamente trabalhosa com custo bem acima do que esperava atrapalhou bastante o cronograma da recuperaçao do motor mas o resultado acabou sendo gratificante pois o volante ficou bem mais leve e o carro mais gostoso de dirigir durante o processo da reforma do motor o regis adquiriu uma direçao hidraulica para instalar no escort que originalmente tinha direçao mecanica a direçao foi reparada foi estudada a montagem das polias e acessorios que vieram empilhados em uma caixa parecia nao ter sentido mas aos poucos as peças de lego foram montadas e enfim nasceu o novo opcional do xr3 a direçao hidraulica agora fazia parte do veiculo assim como as outras peças do motor as peças da direçao tambem receberam pintura eletrostatica de volta ao motor o motor começou a ser montado apos ser dada uma soluçao para manter o virabrequim que estava no carro por se tratar de um virabrequim forjado raro optamos por refazer a chaveta nele e mante lo no conjunto o virabrequim foi reparado a chaveta refeita e continuamos os trabalhos a seguir foi realizada a escolha de pistao para buscar a taxa adequada a um motor injetado bem como a procura de marcas de peças moveis especificas na nossa lista particular ja com as devidas medidas em maos o cabeçote foi enviado para retrabalho e polimento de dutos junto a mecanica byalardi e o nelton baialardi se encarregou do polimento dos dutos finalizada esta etapa foi levado ao pibe cabeçotes para ajustes e montagem final cabe ressaltar que ha peças de quatro fabricantes diferentes na montagem desse cabeçote mas esta e uma receita fechada a lenta estavel esta la e era essa a exigencia a ser cumprida seguimos com a montagem do bloco tudo definido e sempre com alguns imprevistos como a falta de peças de reposiçao no mercado das marcas desejadas ou novas peças que foram para pintura eletrostatica e acabaram por atrasar a montagem foram muitas idas e vindas a rostirolla pinturas empresa que pintou todas as pecas do carro com a pintura a po cada peça recebeu atençao foi jateada e pintada escovada polida sensores receberam verniz para nao apresentar oxidaçao e manter um visual lindo de veiculo novo e recem montado aos poucos o motor se desenhou praticamente todos os parafusos do motor foram trocados por parafusos em inox ou substituidos por novos e originais houve muito garimpo por alguns desses parafusos procuramos fazer uma montagem limpa com uma harmonia no conjunto e mais uma vez um contratempo a caixa apos a pintura precisou ser totalmente desmontada para retirar o vazamento que apresentou com isso foram trocados os sincronizados da primeira e da segunda marcha pois haviam sinais de desgaste apos retornar da revisao passou por retoques recebeu um conjunto de disco de embreagem e plato novo e finalmente se uniu ao conjunto com o motor depois dessa primeira etapa superada instalamos o conjunto de volta no cofre do escort acompanhado do suporte de perifericos do motor e alguns itens como distribuidor polias bomba d agua e cabeçote com comando instalado começamos a instalar os acessorios compressor do ar condicionado terminar a instalaçao da direçao hidraulica e a iniciar a produçao do novo chicote eletrico foi refeito do zero o chicote eletrico do xr3 objetivando a perfeita funcionalidade com um excelente acabamento utilizamos corrugado em conjunto com fitas de tecido para simular um acabamento no padrao da fabrica foi instalado um coletor de escapamento 4x1 e redimensionado todo o escape ate o final em 2 5 a primeira parte do coletor 4x1 foi coberta com fita termica para preservar o calor do cofre e otimizar o fluxo dos gases melhorando a performance do 2 0 apos longos meses de montagem o motor ligou e começamos os acertos para esta fase utilizamos uma ft400 pela maior facilidade de manuseio fizemos o acerto que foi realizado de maneira exaustiva testando a mistura e o ponto de igniçao nas mais diversas situaçoes partidas do motor foram testadas sob todas as temperaturas possiveis ocorreram diversos testes de ventoinhas armando e desarmando teste de rodagem com o carro carga alta e baixa do alternador com e sem o uso do ar condicionado tudo sempre observado e estudado ligando e analisando o comportamento do carro mistura de combustivel temperatura de ar pressao de combustivel apos acertado devolvemos a injeçao ft250 para o carro e iniciamos uma nova rotina para repassar alguma possivel diferença a ser sentida na troca dos mapas o carro continuou em observaçao ate que consideramos finalizado o acerto para entregar ao regis sete meses apos a internaçao do escort 2 0i xr3 conversivel na garage364 e enfim ele esta pronto para encarar as ruas depois de sete meses de trabalho duro a minha ansiedade era absurda alguns devem estar se perguntando porque nao fiz o motor a alcool para obter melhor desempenho uma serie de fatores podem ser listadas inverno rigoroso no rs e o saco que e ligar um carro a etanol e ficar esquentando tambem cita se o preço bastante variavel do combustivel aqui na regiao que gira entre r$ 2 499 e r$2 899 dependendo da epoca do ano para finalizar gosto muito de viajar com meus carros nao e muito facil encontrar etanol em muitos postos aqui do rs alem disso voce nao encontra esse combustivel no territorio uruguaio local onde pretendo ir um dia com ele licenças poeticas alguns ja viram fotos do volante momo race no meu segundo post e fizeram comentarios o volante original do escort xr3 mk4 e um icone disso nao se tem duvidas o meu volante estava revestido com couro exatamente reproduzindo a textura original com a mescla superficie lisa e furadinha nas laterais eu nao gostava muito pois a pega nao era boa e eu nunca tinha encontrado um volante original em perfeitas condiçoes para trocar sinceramente eu gosto do volante original mas eu tenho um pouco de aversao a volantes de dois raios em geral isso e questao de gosto pessoal mesmo o tempo passa e com tanta vivencia nesse escort eu acabei deixando um pouco o purismo de lado e passei a priorizar por conforto confiabilidade e dirigibilidade apareceu entao um volante momo race zero km por um preço legal e eu comprei o volante tem uma pega infinitamente melhor que o original e combina muito com a celebre frase ¨because racecar¨ e um volante de marca consagrada de qualidade e nao essas porcarias frageis que se vende por ai importei um rarissimo cubo momo original para mk4 da inglaterra e instalei estou usando e quando enjoar e so sacar fora voltar com o original em menos de 10 minutos sem prejuizo algum para a identidade do carro trata se de uma mudança de facil reversao obviamente que regido pela infalivel lei de murphy depois de comprar o momo encontrei um original em otimo estado e acabei comprando para guardar no dinamometro o carro estava montado e pronto eu ja estava rodando ha algumas semanas e entao surgiu a ideia de organizarmos um ¨dino day¨ entre amigos do escort clube conseguimos por um preço acessivel uma oficina com dinamometro em novo hamburgo e partimos em comboio para realizar a mediçao da potencia dos nossos carros convidamos mais alguns outros amigos e foram testados escorts gol gti 2 0 16v clio 1 6 16v dinamique e um passat 1 9 ap turbo o carro foi levado ao dinamometro para aferir a potencia 123 hp a 5 399 rpm medidos nas rodas com 18 mkgf a 4 750 rpm equivalente a 154 hp ou 156 cv no motor nao pense que pela maior rotaçao de torque o carro tem a baixa modesta ele consegue deixar marcas no asfalto em primeira marcha abaixo de 2000 rpm sem o uso de embreagem como artificio para tal apos engatar a segunda marcha nao e muito diferente e os pneus yokohama 185/60 r14 seguem tendo trabalho para manter o grip normalmente a gente desconfia de resultados de alguns dinamometros por ai mas o desta oficina nos pareceu bastante confiavel pois todos os carros originais tiveram resultados bastante proximos aos valores de potencia divulgados em pela fabrica utilizando o criterio da oficina de se obter a potencia do motor somando 25% na potencia obtida na roda no dinamometro o gol gti 2 0 16v tem 153cv de fabrica e por esse criterio chegamos ao calculo de 155cv o clio 1 6 16v tambem tava seus valores proximos de 106cv quem anda no escort nota que o carro realmente esta muito forte os numeros pouco importam pra mim o negocio e ter um carro ¨bala¨ pra andar e curtir e assim atenda minhas expectativas [youtube id= bem98wyyayg width= 620 height= 350 ] [youtube id= coupqpvfczq width= 620 height= 350 ] dicas para quem quer um escort de coleçao nao podia faltar um pequeno paragrafo com algumas dicas para quem pensa em um escort como candidato a sua garagem o escort e um carro que tem um grande carisma principalmente entre quem viveu sua juventude nas decadas de 80 e 90 apesar desta famigerada alta de preços dos esportivos dessa epoca ainda se encontram bons carros por preços bastante honestos os conversiveis valorizaram bem mais que os modelos fechados por existirem em menor quantidade e talvez por terem um apelo emocional mais forte para quem quer começar deixo minhas palavras de incentivo porem nao se iluda em pegar um carro barato e com muitas coisas para fazer pois o barato sempre sai caro o custo de reforma e restauraçao e sempre maior que do objeto ja pronto exemplo se tem um escort em estado regular por r$ 7 000 e um melhor por r$ 11 000 pense bem e encare o mais caro pois a matematica e cruel com gearheads que querem ter seu carro bonito e com a mecanica em dia o custo para deixar o de 7000 no estado do carro de 11000 nao e apenas 4000 reais vou dizer que com a experiencia que adquiri ao longo desses quase 8 anos hoje eu nao compraria o meu mk4 no estado que ele se encontrava em 2007 procuraria um carro mais inteiro e com menos serviços invasivos a serem feitos acabou ou nao ufa acabou ou sera que nao a essencia principal do projeto ja foi alcançada ele esta com um visual legal e com um motor excelente ainda tenho algumas ideias de upgrades para o futuro mas nao serao para agora freios a disco nas quatro rodas melhoria na qualidade do sistema de som e talvez uma futura troca da capota por uma com costura eletronica tambem preciso rever a mangueira entre o filtro de ar e o corpo de borboleta ela e pequena e ha um pouco restriçao de passagem de ar mesmo assim nada disso tem pressa desejo curtir intensamente o carro neste ano de 2015 antes que me perguntem este carro e invendavel nao ha valor financeiro que pague as vivencias as amizades as historias pra contar as dificuldades superadas e o processo de amadurecimento ao longo desse periodo esse carro eu fiz para mim para meus futuros filhos para a vida inteira como coraçao de gearhead nao consegue ficar muito tempo sem grandes emoçoes ja providenciei outro projeto para trabalhar em cima e como apaixonado por escort a escolha nao poderia ter sido muito diferente um irmao mais novo para o mk4 escort 2 0i xr3 mk5 conversivel 1995/1995 azul europa plaqueta karmann ghia 3173 o ultimo ano e modelo de conversivel produzido no brasil ele esta equipado com rarissimas rodas vindas da alemanha aro 16 de ford escort gti mk7 muito parecidas com as originais aro 14 do xr3 1995 e com as rodas tala larga do iconico escort mk5 cosworth pelas informaçoes que recebi so existem cinco jogos dessa roda no brasil importados diretamente por um amigo do clube a ideia e deixa lo com mecanica original porem ele ja recebeu uma ¨licença poetica¨ em seu visual com a colocaçao do spoiler dianteiro do renault laguna item raro bastante disputado por quem curte spoilers quem sabe nao sera um futuro project car do flatout muitas emoçoes estao por vir acompanhado de muitas vivencias aprendizagens e claro amizades hora do agradecimento nao da para começar sem agradecer minha esposa pela paciencia e parceria ao longo de todo esse tempo muito obrigado aos grandes amigos do escort clube os quais prefiro nao nominar para nao esquecer de ninguem seria muito injusto como falei no meu primeiro post nada disto seria possivel sem a parceria dos amigos que fui conhecendo ao longo desses mais de sete anos agradeço ao amigo e jornalista fernando pedroso que fez a revisao no segundo e no terceiro texto enviados e agradeço imensamente o espaço no flatout muito obrigado tambem aos inumeros comentarios legais que o pessoal deixou nos meus posts e me coloco a disposiçao para esclarecimento de duvidas o legal e que ja fiz contato com bastante gente por causa do project cars #177 como eu falei no meu primeiro post nossos carros nao sao nada sem nossos amigos gearheads nao vivem sozinhos na natureza obrigado e ate a proxima por regis vasconcellos project cars #177 uma mensagem do flatout regis seu projeto e daqueles que chama a atençao nao apenas pelo carro em si mas tambem pelo cuidado com os detalhes alem disso ele nos mostrou que mesmo em bom estado inicial um classico sempre precisara dessa atençao total para voltar a sua velha forma e voltar a ser confiavel e divertido como era quando novo parabens pela recuperaçao desta bela peça da historia automotiva nacional
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