FlatOut!
Image default
Project Cars Project Cars #21

Project Cars #21: por que decidi turbinar meu Opala SS4

E aí, galera! Obrigado pelos comentários no meu primeiro post, fiquei muito feliz com o entusiasmo de vocês pelo meu projeto. Naquele post falei um pouco da história do meu Opala e como surgiu essa paixão por carros. Nesse post vou falar por que decidi turbinar o motor quatro cilindros em vez de fazer o que a maioria dos donos de Opala quatro cilindros fazem: o swap para o famoso “seis canecos”, além de algumas modificações estéticas e mecânicas que já foram realizadas no Trator SS4.

Eu decidi fazer a preparação do motor quatro cilindros por dois motivos: um foi aquele motivo vergonhoso e engraçado que comentei no meu primeiro post. O outro é por que não se vê muitos motores quatro cilindros preparados em Opala.

Além das inúmeras porradas que já levei dos carros dos meus amigos (Marea Weekend Turbo do Rafael, Golf GLX e Uno 1.5R do Guilherme, Focus Duratec do Sathya, entre outros), o motivo vergonhoso e engraçado foi quando fui ultrapassar um táxi movido a GNV, joguei a terceira marcha e nada de conseguir ultrapassá-lo. Foi só quando joguei a segunda e afundei o pé direito que consegui realizar a ultrapassagem. Foi aí que percebi como meu carro é manco.

Essa cena ficou na minha cabeça por dias. Então fui conversar com uns amigos sobre preparar o motor quatro cilindros, pois como meu carro é um SS original, não gostaria de fazer o swap para o motor seis cilindros, e sim preservar a identidade do meu carro e manter o motor original, mas com uma pimenta a mais. Claro que todos os meus amigos donos de Opala (Felipe, Sathya, Leonardo entre outros) falaram a mesma coisa: “Joga fora esse motor de trator e coloca o seizão 4100”, mesmo assim mantive a decisão de deixar o carro original.

Aí vem aquela dúvida clássica de quem quer preparar um carro: turbo ou aspirado? Tinha semana que decidia pela preparação aspirada, na semana seguinte eu queria a preparação turbo, fiquei nessa dúvida por um mês até decidir pela preparação turbo porque quero um número exato: 250 cv no motor, e para isso a preparação aspirada custaria muito mais que a preparação turbo. Uma simulação rápida com um número um pouco menor do que eu quero, 180 cv:

-Preparação Aspirada: dois carburadores Weber 40, coletor de escapamento dimensionado, tuchos mecânicos, comando de válvulas. Preço: R$ 4.000,00.

-Preparação Turbo: kit turbo, turbina com pressão em torno de 1 bar. Preço: R$ 2.400,00.

Vendo essa simulação obviamente decidi turbinar o Trator, mas como vocês verão nos próximos posts não irei apenas colocar o kit turbo.

Então, com o modo de preparação decidido, eu comecei pelas outras partes do carro como suspensão, diferencial, freios, retífica do motor e kit turbo e turbina. Eu diria que o projeto está na metade dessa parte, porque já mexi em diferencial e quase toda a suspensão, algumas peças de performance para o motor estão compradas e outras serão adquiridas daqui a algumas semanas.

Na parte estética (me aprofundarei mais sobre esse assunto em um próximo post), ganhei de presente do meu amigo Sathya Landa as rodas originais dos Opalas SS 1978-1979 — as chamadas rodas “repolho”. Um tempo depois eu mandei abrir as rodas traseiras para tala 7,5 polegadas e as da frente ficaram com a medida original de seis polegadas. Comprei pneus novos de medidas 195/70 R14 (dianteira) e 215/70 R14 (traseira) e quando coloquei no carro fiquei maluco, me apaixonei pelo stance do carro.

opala5

Rodas Originais do meu Opala SS

 

opala6

Tala 7,5 para as rodas traseiras!

opala1

Rodas e pneus instalados, fiquei muito feliz com o resultado.

Em relação ao diferencial, a GM não tinha um padrão de qual diferencial sairia em determinado tipo de carro, então qualquer Opala poderia vir com o temido “Braseixos” ou com o queridinho de todos os Opaleiros “Dana” e o meu carro veio com o Braseixos.

Certo dia, desci para a garagem e percebi que o retentor do semi-eixo estava vazando, então decidi que iria reformar o diferencial todo, mas meu amigo Felipe Santos disse: ”Não gaste dinheiro nesse Braseixos e compre um Dana”. Então preciso agradecer esse grande amigo que sempre me ajuda nas operações do SS4.

Voltando a história, comprei um diferencial Dana (relação 3,54) por um excelente preço e também, novos retentores dos semi-eixos, retentor do pinhão, rolamentos de roda originais Dana, juntas novas e um bela pintura em preto brilhante. Aproveitei também e troquei todas as buchas  da suspensão traseira.

opala7

Dana 3,54 pronto! Trabalho de restauro feito pelo meu amigo Felipe.

Mas quando íamos instalar o diferencial no carro, descobrimos que o cardã do Dana é 3 cm mais curto que o do Braseixos. Por sorte consegui com um conhecido um cardã e colocamos no carro e tudo ficou certo!

Dana no lugar, (com isso eliminei um problema de vibração a partir dos 80km/h que o carro estava apresentando com o Braseixos), foi a hora de trocar o carburador Solex 40 por um carburador melhor no meu Opala. Comprei um coletor com um desenho para admissão de ar muito melhor do que o coletor original do meu Opala e um carburador Weber 40 americana (uma réplica idêntica aos Weber originais):

opala4

Coletor de admissão feito sobre medida para Weber 40

opala3

Meu belíssimo Weber 40!

Mas no caminho para casa do meu amigo Felipe onde nós iriamos instalar a Weber 40, sofri um pequeno acidente. Um carro parou no sinal amarelo e eu não esperava essa atitude e não consegui frear a tempo, o resultado foi esse:

opala2

Trator SS faltando algumas peças 🙁

Felizmente eu estava a menos de 40km/h e meu prejuízo foi pequeno em relação ao carro da frente. O Opala destruiu a traseira do carro, mas ficou só com a grade e o batente direito do para-choque quebrados, e um amassado na parte logo acima da grade. Por sorte meu suporte para o farol de milha estava inteiro, se tivesse quebrado teria uma dor de cabeça, pois essa peça é muito difícil de se encontrar.

Esse acidente foi “bom” por um lado porque fez perceber que preciso melhorar freios e suspensão do meu carro o mais rápido possível, mas isso eu vou deixar para contar no próximo post. Até lá, galera! Abração!

Por Hugo Pompeo, Project Cars #21

0pcdisclaimer2