pessoal como voces viram este texto foi escrito ainda em 2015 porem preferi esperar para enviar pois algo me dizia que isso seria o mais correto e foi mesmo mas qual seria o motivo sinceramente estou meio confuso em por onde começar a historia mas creio que o mais facil seja começar pela minha situaçao academica entrei no curso de engenharia mecanica da ufsm com 18 anos em agosto de 2010 e 4 anos depois eu completei o oitavo semestre do curso e com isso todas as disciplinas obrigatorias apos isso o normal seria entrar no nono semestre fazer meu tcc e as dcg disciplinas complementares que escolher mas acabei indo para os estados unidos fazer mais meio ano de ingles e mais 11 disciplinas muito mais do que precisava para a minha graduaçao na state university of new york at stony brook com isso quando eu voltasse para o brasil faltaria ainda o meu tcc e o estagio obrigatorio para enfim receber meu diploma sendo assim eu ja tinha o tcc planejado e comecei ainda nos estados unidos a procurar uma vaga de estagio para quem leu meu primeiro texto do pc 245 e do pc 270 deve ter visto que eu e minha familia temos uma paixao pela marca chevrolet sei que para muitos isso e estranho nos dias de hoje mas temos uma fidelidade enorme com a marca aliada a necessidade de um estagio ao sonho de trabalhar na empresa eu vi uma noticia em setembro dizendo que o processo nacional de estagio 2016 da general motors estava aberto fiz a inscriçao focando a fabrica de motores e cabeçotes de joinville sc onde minha namorada mora e a planta de gravatai rs porem nao tive resposta sendo assim continuei procurando outras empresas algumas com sucesso outras sem resposta e sempre pesquisando e estudando os assuntos de meu tcc aproveitando a grande gama de publicaçoes na area nos estados unidos porem no inicio de dezembro a seleçao da gm foi reaberta desta vez direcionada para a planta da gm de gravatai mais uma vez fiz a inscriçao e para minha surpresa acordei poucos dias depois com uma ligaçao e e mail da general motors quase morri foi ai que começou a jornada com entrevista por telefone provas de perfil e ingles e poucos dias antes de retornar para o brasil eu relutava em acreditar que tinha chances em uma vaga foi entao que recebi uma ligaçao marcando uma dinamica de grupo na planta de gravatai na tarde do dia 18 de dezembro so para lembrar eu tinha a passagem comprada para o dia 16 entao chegaria no dia 17 perto do meio dia em porto alegre gravatai fica na grande porto alegre era tudo se encaixando perfeitamente ate que recebi outro e mail dizendo que minha dinamica foi remarcada para o dia 17 no inicio da tarde fiquei branco ao ver que dificilmente daria tempo e talvez um taxi direto do aeroporto salgado filho sem banho apos uma viagem que saiu de nova iorque poderia me salvar mas como meus pais sempre falam vai dar certo e deu expliquei a situaçao e fui informado que teria como me passarem para a dinamica do dia 18 pela manha com isso pude ir ate a gm ver de perto o local que sempre foi meu objetivo de carreira e dar inicio com uma camiseta da chevrolet sob minha camisa para dar sorte ao processo presencial no mesmo dia recebi um e mail dizendo que eu teria 3 entrevistas na planta no dia 22 e so para lembrar eu ainda nao tinha ido ver minha familia fui ate sao borja mais de 8 horas de onibus vi minha familia carros caes casa mais caes sao 8 posto de lavagem e voltei para gravatai no fim deu tudo certo voltei para a planta ainda mais uma vez para o exame de saude completei formularios enviei documentos ate que a ficha caiu dia 11 de março começo o tao sonhado estagio de um ano na general motors visando e claro uma efetivaçao caso seja de meu merecimento ta mas e o tcc amigos voces nao sabem o quanto fiquei sem dormir me perguntando isso e vendo amigos e familiares tocarem no assunto eu tinha tudo comprado e planejado para realizar outro sonho que era o tcc no meu carro porem precisava estar em santa maria para usar todo o suporte do gpmot entrei em contato o professor que me orientaria e ouvi o que ja esperava mas custava acreditar eu precisava escolher entre o estagio na gm e meu tcc no astra foi horrivel ter que colocar os dois sonhos de uma vida toda na mesa e escolher apenas um so conversei muito com professores tentei outras ideias de tcc ouvi gente que sugeria o tcc e outros o estagio e apos dias consegui encontrar um novo orientador e agora meu tcc sera na area de gestao da qualidade a mesma em que vou estagiar na gm conseguindo juntar as duas coisas mas deixando um sonho que vinha sendo amadurecido por anos de lado bom ao menos parcialmente sei que muita gente deve estar agora se perguntando o que muitos ja me perguntaram ta entao nao vai fazer o tcc no astra mas e tudo que comprou la o que vai fazer com a mega vai usar alguma peça nele ou vender tudo com isso chego na parte tres dois post para explicar que toda a parte de gerenciamento megasquirt egt condicionador da aem nao sera vendida e sim sera utilizada futuramente em outro projeto no inicio meu plano era ainda instalar tudo no astra daqui alguns meses mas logo vao entender o motivo em que mudei de ideia na parte 3 tambem vou contar tudo que aconteceu com o carro desde que voltei para o brasil e tudo que instalei nele entao vamos la o reencontro quando cheguei em sao borja pela primeira vez em 16 meses minha familia foi me buscar na rodoviaria no nosso amado omega 4 1 o pc 270 e na s10 vortec de um amigo que aparece no post 4 do pc 270 para levar minhas malas leia se varios kgs de peças e discos de vinil logo que cheguei em casa estava na sala retirando os presentes quando escuto o pai me chamar chego na garagem e estava la o astra limpo de tanque cheio com um deep purple bem alto no som recebi a chave do pai e agora o astra era finalmente o meu carro e de cara dei umas 20 voltas ao redor dele vendo o quao lindo estava com as molas da eibach quase chorei antes mesmo de sair curtir o carro eu queria era instalar meu volante novo afinal eu olhava pra ele desde 2014 nos eua esperando esse momento o problema e que o cubo que comprei de astra na internet que ja estava me esperando em sao borja tinha uma furaçao com distancia entre centros menor que a do volante e agora sera que vou achar outro cubo que case com meu volante dos eua aqui em sao borja e achei por r$ 100 comprei um cubo muito melhor acabado que casou perfeito no meu volante e com isso peguei minhas ferramentas e finalmente coloquei o volante em seu devido lugar o resultado superou todas as minhas expectativas o volante da nrg e muito bem acabado o material nao mancha as maos nem em um calor extremo e ele e muito agradavel ao toque alem e claro de dar um aspecto esportivo bem como eu quero no estilo rally classico o proximo item que instalei foram as pedaleiras da momo porem foi num final de tarde e nao consegui nenhuma foto boa delas estes dias foram uma experiencia unica em minha vida pois eu abria uma mala gigante e olhava para aquela monte de plastico bolha e peças pensando o que vou instalar hoje chegou entao a vez da fita de borracha ou saia ou spoiler all fit no para choque dianteiro essa foi sem duvida o maior tiro certo que dei nos eua pois quase todo mundo que me ouvia falar nela fazia cara feia ou achava que ficaria xunado hoje eu me arrependo de nao ter comprado mais unidades para usar em projetos futuros tamanha a qualidade do material nao e a toa que ela e classificada como a melhor da categoria sei que nessas fotos nao deu pra ver muito bem mas estou seguindo a ordem cronologica e em outras dara para ver melhor tambem sei que faixas laterais estavam descascadas e as maçanetas desbotadas mas tudo foi resolvido mais tarde agora era hora de instalar o muffler de inox e mudar o visual da traseira e o ronco do carro quero deixar claro que o escapamento dimensionado ainda sera instalado junto do muffler central da magnaflow porem estou precisando dos dados de abertura e fechamento das valvulas para finalizar as medidas e nao estou encontrando os valores exatos se alguem mediu um comando do astra 1 8 por favor se manifeste hehe e caso nao consiga terei que medir mais para a frente voltando ao muffler foi usado um escapamento velho de astra para retirar todos os suportes nao o meu que e original da gm ainda e manter o posicionamento original dos fixadores mais uma vez o resultado foi perfeito e o som mais ainda pois no uso normal ele mantem um tom muito agradavel mas enche em rotaçoes altas com motor carregado um som lindo ah ja ia esquecendo em viagens coloco a restriçao que veio junto do muffler e o som volta a ser quase mais baixo e so abre um pouco em aceleraçoes mantendo a viagem silenciosa e sem chamar atençao gostaram agora sim a traseira baixa recebeu um escapamento decente nessa foto da para ver as maçanetas e saias laterais ja pintadas e mais arvores claro em um domingo no inicio de janeiro fui ate a autoshow para desmontar limpar e pintar aquela caixa que fica antes do para brisa que nao lembro o nome e os limpadores levei minha vitrola e passei a tarde escutando os meus discos que havia ganhado de minha namorada obrigado paola o unico problema era parar o serviço para limpar as maos e trocar o lado dos discos com todo cuidado na vitrola afinal nao e todo dia que ganhamos 5 titulos de tamanha qualidade live in london e perfect strangers do deep purple obscured by clouds do pink floyd a farewell to kings do rush e hair of the dog do nazareth so para quem teve curiosidade de saber bom voltando a limpeza foi grande a surpresa ao ver o que tinha escondido no meu carro tao limpo [gallery columns= 4 link= file ids= 95962 95961 95958 95965 ] algo me diz que isso nunca foi limpo e incrivel como o tempo o sol castigaram as peças que eu ia pintar ao menos algo nesse estado fica claramente bem melhor apos um trato desses pena que a tinta acabou e nao deu pra fazer o acabamento que queria mas ja melhorou muito a proxima coisa que fiz no carro foi bem simples porem aos meus olhos melhorou muito o visual do carro pintei as rodas 15x6 dele de preto fosco pois a pintura em preto brilhante ja estava velha o resultado ao meu ver ficou bem melhor tambem fiz um polimento a mao e limpei todo o interior do carro cuidadosamente mas infelizmente os bancos ainda tem marcas do antigo dono nao o meu pai e claro mas preferi nao desmontar para limpar tendo em vista que em breve quero fazer o interior dele com novo tecido sim aquilo e uma c63 amg e sim em sao borja a titulo de comparaçao aqui vai algumas fotos dele ja polido mas com as rodas ainda em preto brilhante e depois com a tinta fosca [gallery columns= 4 link= file ids= 95908 95907 95902 95898 ] a proxima etapa agora era melhorar a aparencia do cofre do motor antes de tudo retirei o filtro de ar esportivo de duplo fluxo que estava instalado e em vez de instalar o filtro do honda s2000 eu preferi comprar um modelo original pois iria viajar e decidi deixar o conico apenas para eventos especias alem de que o filtro e gigante e terei que bolar uma tomada de ar frio boa para nao ter algo que baixe a eficiencia do motor apenas por beleza voltando ao cofre pintei a caixa do filtro de ar de preto fosco e coloquei um adesivo da all fit apenas para melhor a aparencia mas o que deixou o cofre levemente mais atrativo foi a instalaçao do oil catch can de aluminio ou reservatorio do suspiro de oleo que comprei nos eua super bem acabado e barato o item superou minhas expectativas alem de capturar e condensar o oleo da ventilaçao positiva do carter nao deixando que este volte ao motor para ser queimado e assim aumente as emissoes ok em um carro de rua aspirado isso e minimo mas a beleza da peça e sua funcionalidade valeram muito o investimento para fechar instalei um filtro para o suspiro da tampa de valvulas da k&n que nao por acaso combina com o oil catch can os proximos passos serao um trato na tampa de valvulas e reservatorios coletor dimensionado e futuramente uma barra anti torçao entre as torres tambem em vermelho outro item tao belo como funcional tempo depois era hora da dar mais um toque racer ao escritorio entao instalei o voltimetro americano da sunpro no canto superior esquerdo do painel uma coisa que foi muito boa e que a tonalidade de sua iluminaçao e exatamente a mesma dos mostradores originais melhorando e muito o aspecto noturno do interior para fechar as modificaçoes uma peça que certamente vai causar muitas reaçoes diferentes imagina aqui em sao borja instalei em uma posiçao ainda temporaria o par de milhas da hella que comprei nos eua sei que muita gente estranha quando ve mas a unica pessoa que eu sempre espero gostar de algo no meu carro e meu pai e quando instalei ele veio deu uma olhada e disse eii ficou locao [gallery columns= 4 link= file ids= 95911 95925 95926 95900 ] perfeito era essa a reaçao que eu queria modificaçoes feitas bom por enquanto era hora de pensar no futuro os proximos upgrades que pretendo fazer sao um jogo de rodas classico medida 15x7 ja escolhido as rodas que comprei sao 5x110 e vai dar bastante trabalho e investimento para trocar a furaçao entao decidi nao usa las agora um trabalho de tapeçaria caprichado no interior nada de couro um sistema de som de melhor qualidade e por fim o ja falado escapamento dimensionado quem sabe o trabalho no fluxo do cabeçote e coletor de admissao de plastico isso e pra outra hora para finalizar vou comentar sobre a manutençao que fiz no carro desde que cheguei uma geral no sistema de arrefecimento como troca da tubulaçao valvula termostatica e bomba de agua foi feita tambem troquei as pastilhas de freio por um jogo da fras le pois uma das pastilhas inacreditavelmente descolou sabado a noite com o carro parado e carregado para viagem dentro da lavagem se isso tivesse ocorrido minutos depois eu provavelmente estragaria o disco de freio ficaria na estrada e teria um problema gigante pela falta de area para celular na br 287 mas como isso aconteceu la dentro preparei o carro e marquei com o nosso mecanico trocar na segunda de manha cedo eu nao tinha a chave pra isso agora da pra ver melhor a all fit obs eu ainda nao tinha instalado os hella outra coisa feita foi a compra de uma sonda lambda nova chega doer olhar a minha lsu 4 9 e nao poder usar limpeza dos bicos injetores e trocas nos reparos resultado disso peguei a estrada carregado com direito a mesa e cadeira de escritorio malas e uma tv 21 de tubo com ar condicionado ligado mantendo uma velocidade entre 85 e 105 km/h sempre que possivel foram 25 litros de etanol em 300 km rodados isso da uma media de 12 km/l na estrada em um carro a etanol carregado com ar ligado e motor com 215 mil km rodados no total agora voces entendem o motivo que decidi nao usar minha ecu nele ne chega ser um crime alterar um motor tao bom por isso todas as peças do gerenciamento ficarao guardadas ate um novo projeto aparecer quem sabe um opala 6cil com cabeçote de omega e injeçao sequencial e uma boa mas tudo depende do meu futuro profissional como o astra chegou ate o project cars por conta do tcc sera mais justo encerrar aqui suas postagens mas espero em um futuro proximo voltar ate voces com outro projeto que esse terceiro project cars chegue logo pois ja estou com saudade de escrever sobre carros grande abraço e ate a proxima bonus track aqui vao alguns videos gravados com celulares para mostrar um pouco melhor o ronco do carro sei que o tom nao ficou exatamente igual ao real mas ja e algo [youtube id= a5 g5whkoo8 width= 620 height= 350 ] [youtube id= 1yc4f5koih0 width= 620 height= 350 ] [youtube id= 57zahqipjqs width= 620 height= 350 ] o som ficou quase tao legal quando a este dodge cherger general lee que vi no new hampshire motor speedway durante a etapa sylvania 300 da nascar sim eu estou sendo ironico [youtube id= 0 ybgrn1vzc width= 620 height= 350 ] por marcos rainier de sa project cars #270 uma mensagem do flatout marcos parabens pelo seu segundo project car concluido aqui no flatout seu projeto mostra que voce nao precisa de ideias mirabolantes nem mudanças radicais para conseguir deixar um carro ainda mais legal e gostoso de dirigir por ai mais uma vez parabens pela conclusao — especialmente nesses tempos dificeis que estamos passando abraço
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