ola a todos estou de volta para contar os detalhes da montagem do meu carro que acabou enrolada por uma uma sucessao de erros meus primeiro meu preparador tinha perdido o ponto onde era a oficina e me pediu para deixar o carro em outra oficina onde ele montaria o carro nao sei quando eu achei que isso ia funcionar levei o carro no começo de dezembro — e voces sabem o ano acaba em dezembro e so volta depois do carnaval durante esse tempo nada acontece segundo eu ainda nao tinha comprado todas as peças necessarias para a montagem paramos o carro e começamos a desmontar para ver se o kit de intercooler da obx plug and play ia servir logico que nao serviu esse negocio de plug and play e somente mais uma lenda em paralelo o outro motor que comprei foi para a retifica para fazer limpeza e abertura do bloco para receber os pistoes je 85 5mm com taxa de 9 1 pistoes originais do zetec sao 85mm comprei 50 para poder fazer o corte no bloco e a folga correta entao chegamos ao meio de dezembro e tudo parou quando as coisas começaram a voltar no ritmo ja era meio de janeiro toda vez que eu ligava para o preparador ele dizia que ainda estava mexendo no carro quando eu tinha tempo e ia ver o carro ele estava do mesmo jeito que da ultima vez veio o carnaval festas viagens quando tudo voltou no ritmo adivinhem so ja era março o carro ja tinha quatro meses na oficina e o projeto nao tinha dado um passo a frente depois de muito tempo o bloco ficou pronto vamos fechar o motor quando fomos colocar os parafusos arp parafusos forjados dos mancais eles eram curtos demais sentei na frente do pc e fui pesquisar descobri que os motores com tampa prata como este que comprei do mondeo e os de tampa preta original do focus tem os mancais diferentes e por isso nao sao intercambiaveis o projeto que ja nao tinha dando nenhum passo a frente começou dando um para tras soluçao desmontar meu motor mandar para retifica para refazer tudo de novo para poder usar os parafusos arp nisso chegou o mes de abril fiz uma prova para um concurso e fui aprovado mas isso implicaria em ficar um ano morando no rio de janeiro como fazia menos de um ano que minha mae tinha falecido e eu nao estava feliz no meu atual emprego resolvi chutar o balde fazer as malas e ir embora e o carro bom toda as peças deles foram jogadas no porta malas e ele foi abandonado na oficina depois de um ano voltei para fortaleza com a missao de montar meu carro fui ate onde ele tinha sido deixado e nao existia mais oficina la apos umas ligaçoes descobri que a oficina tinha mudado de local peguei o endereço e fui ao resgate quando cheguei era um dia chuvoso encontrei o carro abandonado nos fundos da oficina em meio a varios outros projetos inacabados empurra carro daqui puxa dali ate que ele sai quando vi de perto deu uma dor no coraçao quando eu abri o capo pensei nunca mais vai prestar e sou meio pessimista e la fomos nos para a terceira oficina e um ano e cinco meses de montagem nesse tempo tudo o que foi feito foi bloco de focus com pistoes je 85 5mm com aneis total seal e pinos e travas je bielas eagle h beam com parafusos arp e parafusos de mancal arp o cabeçote e um de tampa prata com valvulas de inox ford racing molas e pratos crower comandos comp cams estagio 3 polias regulaveis cfm e parafusos arp fui apresentado ao novo preparador e a nova oficina acertamos que a parte de motor e cabeçote estava pronta faltava so montar todo o resto ja na casa nova fazendo uma limpeza para podermos começar os trabalhos apos a limpeza fizemos um levantamento das peças que tinham e do que precisava comprar foi quando comecei a perceber que algumas coisas nao estavam la como o motor o semi eixo completo do lado direito todos os parafusos da dianteira do carro que estava desmontada e varias outra coisas pequenas o sangue ferveu de raiva comecei a ligar para os responsaveis e brigar falar muito palavroes e fazer acusaçoes resumo da historia perdi um amigo e varias peças a soluçao foi aceitar o prejuizo e seguir em frente dali continuamos a montagem a linha de combustivel foi toda feita com conexoes ftx e mangueiras com trama de aço de 8 e 10mm essas conexoes sao lindas e dao um visual irado mas de antemao aviso que dao um mega trabalho para montar e desmontar sem estragar meu proximo carro nao terao elas os meses passaram e o carro foi sendo montado devagar mais foi preparar um ford nao e nada facil num mundo onde so existe ap tudo e mais complicado tudo nunca foi feito mas meu novo preparador foi mega empenhado para fazer o carro nascer nesse tempo eu ia pouco na oficina estava meio desanimado com o carro entao ele sempre tentava me deixar atualizado sempre mandando fotos do progresso da montagem aqui as coisas ja estavam indo para o lugar carro estava no rumo o coletor de oito bicos — sendo quatro de 170lbs bosch mais quatro de 90lbs delphi tbi de 75mm e dosador aeromotive pressurizaçao em aluminio da obx em 2 5’’ com valvula de alivio tial e intercooler obx coletor de escape obx ramhorn correia dentada gates racing completaram o pacote o reservatorio de respiro de oleo veio de um gol e por incrivel que pareça casou perfeito com as curvas da caixa de roda do carro no andar da montagem enfrentamos varios problemas eletricos dos mais inusitados possiveis na oficina a gente falava que meu carro tinha uma maldiçao tudo que poderia dar errado dava e o que nao poderia dava tambem o carro usava uma bomba de combustivel da obx quando fomos funcionar o carro nao tinha pressao de combustivel ela funcionava normalmente mas nao dava pressao fizemos de tudo ate que resolvemos desmontar a bomba e vimos que dentro dela tinha vindo invertido o positivo do negativo — ou seja ela estava sugando ao inves de mandar combustivel lembra que eu falei que plug and play e lenda quem e fordeiro sabe dizem que o cabeçote tampa prata que foi o que eu preparei inteiro cabe no bloco do tampa preta realmente cabe mas a posiçao dos esticadores e diferente tivemos que adaptar um esticador e deu bastante trabalho tambem tivemos problemas com sinal de rotaçao no carro como eu usei embreagem multidisco o sensor de rotaçao original nao cabia mais na capa seca tivemos que adaptar uma roda fonica externa na polia do virabrequim igual nos ap entao pegamos minha polia do vira da cfm adaptamos um cremalheira de corsa e fizemos um suporte para o sensor do ap ele novamente depois de muito sofrer conseguimos regular e o carro finalmente funcionou [youtube id= hu6j05fq9ni width= 620 height= 350 ] depois de tanto tempo foi muito bom ver ele vivo novamente foi tanta a felicidade na oficina depois de tantos problemas que teve ate festa e voces perguntam e essas rodas entao apareceu uma oportunidade e acabei pegando essas rodas sao zetta te37 17x8 offset 36 nunca achei que ia caber pelo offset e pela tala — o offset para focus e no minimo 42 se for menor que isso ja fica para fora mas elas casaram perfeitamente com o carro lembram que eu disse que tinha sido aprovado em um concurso chegou a hora da parte pratica do curso ja era novembro quase dois anos de projeto e eu estava indo embora novamente para passar os proximos cem dias embarcado em um navio prestando serviço para petrobras fui embora com a promessa de que voltaria e o carro estaria pronto chegamos em dezembro atravessamos a linha de dois anos de projeto pertinho do natal e adivinha qual presente que meu preparador me deu via e mail jp temos uma problema sua turbina quebrou dei uma pesquisada e descobri que sua garrett e chinesa tem os rolamentos de plastico ligando o carro eles se quebraram e quase perdemos seu motor precisamos de uma turbina nova como comprar uma turbina estando no meio do mar e com um telefone via satelite que mal funcionava em meio as festas de final de ano felizmente meu preparador nao desistiu e com ajuda da familia na primeira semana de janeiro ja estava na oficina a nova turbina uma garrett 3076r — e sim original e com certificado um dia na minha folga abri o facebook e vi que fui marcado em uma publicaçao do meu preparador cliquei e vi o seguinte [youtube id= xw8zzwmroae width= 620 height= 350 ] voces nao imaginam minha felicidade mas ainda faltavam uns 30 dias para eu voltar que pareceram uma eternidade acho que vi esse video umas 100 vezes quando estava la como o carro estava parado fazia mais de dois anos eu sabia que ia ter problemas com a suspensao entao sempre estava atras de algo antes de embarcar tinha encomendando um coilovers kw v3 ja tinha esquecido ate meu irmao me enviar uma foto e dizer olha o que chegou para voce ja pedi para ele deixar na oficina para ser instalado ate que chegou o dia tao esperado eu voltei para casa adivinhem qual a primeira coisa que eu fui fazer ver minha namorada ne estava 100 dias longe de casa mas no dia seguinte ja tava na oficina as sete da matina o preparador falou de cara carro pronto marca o dino vamos para os acertos na epoca havia somente um dinamometro em fortaleza e ele era justamente do meu primeiro preparador liguei marquei para o dia seguinte quer olhar a foto com atençao vera no interior uma coisa diferente montei um jogo de bancos sparco chrono road com cintos de quatro pontos da sparco ja com tudo montadinho no lugar bom vamos a ficha tecnica do carro com tudo que tem nele ate o momento bloco de focus 2 0 com pistoes je 85 5mm taxa 9 1 travas e pinos je e segmentos total seal bielas eagle h beam com parafuso arp parafusos arp de mancal bomba de oleo cfm high volume bomba de agua ford racing cabeçote tucho hidraulico retrabalhado com comando comp cams estagio 3 valvulas de inox ford racing molas e pratos crower e polias regulaveis cfm bases do motor superiores e inferiores steeda em aluminio e pu coletor de escape obx ramhorn turbina garrett 3076r downpipe 3’’ obx pressurizaçao obx em aluminio de 2 5’’ intercooler obx valvula wastegate tial 38mm valvula de alivio tial coletor de admissao plenum com oito bicos sendo quatro de 170lbs e quatro de 90lbs tbi 75mm linha de combustivel com conexoes ftx mangueiras com trama de aço dosador aeromotive bomba de combustivel obx filtro lavavel obx bobina msd com cabos de vela cfm e velas iridium grau 9 fueltech ft400 com sparkpro 2 e peakhold 4ª sensor de pressao de oleo ps10b sensor de temperatura da agua ps10b booster controller fueltech cambio mtx 75 original embreagem ceramic power multidisco suspensao kw v3 todas as buchas da suspensao sao da prothane em pu em conversa com meu preparador a gente ja tinha notado que meu motor era meio pesado mas a gente achava que era caracteristica dele ja que todos os parametros do motor estavam normais amarramos no dino e começando acelerar mas a pressao de turbo nao baixava de 3 bar e o dia ja estava acabando a soluçao era mudar a mola da valvula wastegate no dia seguinte fui logo cedo atras da mola e voltamos para os testes ja com a mola instalada e a pressao de turbo dando 0 7bar acelerando o carro no dino ele começou a pesar de terceira marcha e a gente nao entendia por que achamos que o dino que estava pesando e com isso o carro pesava resolvemos tirar ele de cima do rolo e dar uma volta na rua para ver se o problema era com ele mesmo [youtube id= m8vblyc_dtk width= 620 height= 350 ] apos a volta o carro perdeu pressao de oleo e começou a falhar chamamos o reboque e fomos para a oficina de novo no dia seguinte cheguei la e topei com essa cena era fevereiro semana de carnaval fui me divertir e tentar esquecer essa desgraça depois eu volto e conto o que aconteceu ate o proximo post por joao paulo falcao project cars #265
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