e ai flatouters estou de volta com a segunda parte da historia do meu gol de track day conforme expliquei no primeiro post meu projeto contou com uma interrupçao inesperada quando tive que devolver o carro que havia ganhado mas dei a volta por cima e um ano depois comprei o gol td ii para continuar construindo o carro dos meus sonhos como meu procedimento padrao fiz uma extensa revisao no hatch que acabava de chegar em casa antes de começa a iniciar as modificaçoes mais profundas confirmei que o golzinho estava bem de estrutura mas estava em estado precario de manutençao acabei fazendo uma revisao completa para rodar com segurança troquei a suspensao oleo do motor todos os filtros solicitei a instalaçao de uma barra estabilizadora troquei e guardei os pneus remold pelos achilles atr sport 195/50 r 15 e tratei de me divertir ja estava na hora gol no seu primeiro passeio a noite voltei a participar do hot lap limeira para tirar a ferrugem e em uma das ocasioes chamei os amigos guilherme ranzoni e leo ceregatti para disputarmos a competiçao no golzinho nesse dia cada um fez algumas voltas com os pneus 175/70 r15 remold e na sequencia equipamos o golzinho com as mesmas rodas 13 com slicks que o leo ceregatti utiliza no voyage pangare golzinho com o numero 26 ranzoni 13 eu murta e 01 ceregatti foto dani miquiluchi reunir os amigos para um dia na pista e algo que dispensa comentarios foto dani miquiluchi ao fim de cada volta com os pneus 175/50 r13 balatos eu provocava uma saidinha de traseira na curva 1 do hot lap limeira foto eduardo bavaresco nesse dia por sinal com os pneus remold o melhor tempo no gol foi do leo ceregatti 1min13seg440 seguido pelo ranzoni com 1min13seg483 e por mim com 1min13seg526 diferença inferior a 1 decimo de segundo com os pneus slick os tempos literalmente despencaram o leo ceregatti registrou 1min07seg909 na sua melhor volta eu fiquei com 1min08seg904 e o ranzoni depois de uma briga com a caixa de marchas e duas discussoes com sao pedro — que abriu as torneiras celestiais nas duas ultimas vezes que entrou na pista — registrou 1min10seg278 como melhor marca o fato e que passamos o dia inteiro sentando a lenha e nos divertindo com todo o pessoal da pista gol com os pneus slick de aro 13 do voyage pangare a realidade e que a felicidade esta na nossa cabeça a gente opta por se divertir ou nao com o que tem retardado que sou me diverti muito como motor 1 0 no hot lap limeira e tenho certeza que nao teria sido diferente se tivesse conseguido participar de algum pro solo ou track day com o carro nessa configuraçao enfim upgrades o primeiro pacote de melhorias do gol veio em periodo de aproximadamente tres meses na ats pneus empresa que cuida dos pneus dos meus carros aqui em sao paulo adquiri um jogo de yokohama advan neova r 195/50 um dos se nao o melhor pneu que conheço para rua disponivel em aro 15 e os instalei nas scorro s 215 que tinha guardadas em casa e reservei esse conjunto somente para as pistas tambem foi na ats pneus onde comprei e instalaram um jogo de molas eibach pro kit o mesmo conjunto aplicado no golf mk ii no hatch nesse processo tambem troquei os farois simples do golzinho pelo conjunto da fase ii do gol g3 com mascara negra e o visual do carro melhorou muito molas eibach pro kit deixaram o gol notavelmente mais rigido melhorando as respostas na direçao nao podia chamar de suspensao preparada mas ja era um começo o vw nao ficou muito baixo com as molas esportivas e o adesivo do flat out deve ter acrescentado uns 6 cv no motor 1 0 =p na sequencia encomendei a instalaçao do sistema de freios do golzinho na fukuda motor center na dianteira entraram pinças wilwood forged dynalite com pastilhas bp 20 da propria wilwood cuja aplicaçao e para pista/rua que mordem os discos ventilados de chevrolet vectra 280mm x 25mm na furaçao 4x100 na traseira foi instalado o kit com discos solidos de 278 mm do gol gti cujos discos originais foram substituidos pelos da extinta linha high performance da fremax no meio do caminho perto da alavanca de cambio foi instalada uma valvula reguladora de pressao do sistema de freio traseiro e toda a tubulaçao de borracha foi substituida por aeroquip os freios ficaram do alem sempre levando em conta que estamos falando de um gol desenvolver esse sistema me custou muito mais caro do que eu imaginava mas o resultado ficou igualmente satisfatorio e um acaso foi o fato de ter mantido o servo freio e cilindro mestre originais do 1 0 com os freios originais o cilindro mestre movimentava fluido para acionar apenas dois pistoes um por pinça dianteira e dois burrinhos um para cada tambor traseiro com a nova configuraçao o mesmo cilindro mestre passou a pressionar fluido para nada menos que doze pistoes de freio quatro de cada pinça dianteira e dois em cada pinça traseira imaginava que o curso do pedal aumentaria muito e que a precisao iria para as cucuias com essa nova configuraçao mas a realidade foi outra [youtube id= dt2x5b0tydi width= 620 height= 350 ] talvez por conta da eficiencia das pastilhas ou mesmo da propria area de pressao gerada pela maior quantidade de pistoes o pedal de freio tornou se mais sensivel no inicio do curso mas manteve excelente altura e progressividade os freios estao tao bons na real que ainda nao tive a oportunidade de usufruir de toda a capacidade do sistema visto que ainda nao consegui desenvolver uma suspensao adequada as frenagens mais fortes fazem a dianteira afundar e deixam a traseira extremamente desequilibrada dutos de borracha foram substituidos por aeroquip valvula reguladora de pressao do freio traseiro torna se util quando os freios esquentam e o curso do pedal se altera; e possivel reduzir a pressao para os freios traseiros evitando travamento indesejado os mais atentos ja conseguiam notar a diferença no tamanho dos discos dianteiros e a inclusao de discos no eixo traseiro pinça ficou pertissimo da roda 15 foi por pouco falando em suspensao alem das eibach e barra estabilizadora nesse periodo o golzinho foi encostado na konigame sao paulo onde recebeu 40% a mais de carga nos amortecedores traseiros e 20% nos dianteiros alem de nova geometria ligeiramente mais agressiva em cambagem e caster a atualizaçao melhorou o comportamento do hatch mas nada de outra dimensao fato que nao veio como surpresa visto que isso ja havia sido conversado com o pessoal da konigame decidi nao ficar atualizando a configuraçao porque sabia que quando instalasse o motor 1 9 turbo teria que começar o desenvolvimento do sistema do zero novamente e gastar tudo novamente e para completar o pacote da insanidade depenei o golzinho a coisa começava a ficar mais hard core apesar do motor 1 0 a partir desse ponto ogolzinho passou a andar com o interior depenado de olho no hot lap limeira com essa nova configuraçao decidi dedicar meus esforços para bater o recorde da categoria 1 0 no hot lap limeira obtido pelo meu arqui rival amigo guilherme ranzoni com seu celta vhc e equipado com molas h&r toyo r888 195/55 r15 e filtro de ar esportivo o ranzoni havia registrado 1min06seg873 na terceira ediçao do evento nesse dia eu havia virado 1min06seg898 com o carro dele tinha um tempo em mente para bater embora tivesse ciencia de o celtinha tem caixa de direçao mais direta algo que facilita muito em um circuito travado do hot lap e suspensao original melhor acertada que a do gol 1 0 tambem contava a favor do celtinha o rendimento maximo e o lugar da faixa util gerava 78 cv a 6 400 rpm e 9 7 kgfm de torque a 5 200 rpm ou seja estamos falando de um motor que trabalha em alta rpm fato garantido pelo cambio de relaçoes curtas do gm o diferencial desse carro e 4 87 1 a segunda marcha e 2 35 1 e a terceira e 1 48 1 essas sao as duas marchas que usamos no hll o at 1 0 do golzinho rendia apenas 61 cv a 5 000 rpm enquanto o torque maximo vem em baixos 3 500 rpm longe da faixa de rotaçao que usamos nessa pista para piorar o cambio do 1 0 at a alcool e mais longo que o do celta vhc e 4 77 1 de diferencial a segunda e 2 11 1 e a terceira e 1 28 1 precisava encontrar muito mais potencia e torque no meu carro se quisesse o recorde espirito de gente competitiva e uma m*%$# com o auxilio e orientaçao do amigo rodrigo passos e tambem do dinamometro e know how do acacio da akira preparaçoes em sao paulo iniciei um processo caseiro para tentar extrair mais desempenho do diminuto motor vw tudo foi registrado e resumido em video [youtube id= w_30sdhkyws width= 620 height= 350 ] nao teve milagre fuçei fuçei mas pouca coisa melhorou em cima do original provavelmente em funçao do comando cabeçote e central eletronica travados para oferecer economia nao rendimento considerando os classicos 20% de perda de rendimento no cambio estamos falando de 60 8 cv maaaanco mas 10 8 kgfm de torque maximo apos todas as modificaçoes na teoria esse recorde era impossivel mas eu tinha que ver na pratica cheguei por sinal a realizar um teste com 6% de nitrometano no volume do etanol no gol para ver o que viria de rendimento sabia dos riscos mas decidi arriscar sem medo de ser feliz o resultado foi uma mistura pobre ao ponto do motor falhar nervosamente abortei o teste e a aceleraçao na hora ciente do risco de derreter o que ainda existia do 1 0 at a mistura de nitrometano empobreceu alem do aceitavel mas por sorte e o minimo de noçao o motor at ficou a salvo apesar do teste que nao deu certo a felicidade de poder pular da teoria para a pratica prevalece quando consegui retornar ao hot lap limeira e tentar o recorde na vigesima quarta ediçao do evento topei com um dia inteiro de chuva e a pista secou no fim do dia acabei conquistando a quinta colocaçao entre os quinze participantes do dia aqui vao por sinal dois videos do dia [youtube id= 9_uigwpxfs4 width= 620 height= 350 ] [youtube id= ztpss37mb4 width= 620 height= 350 ] uepah escorregou antes de retornar para o hll encostei o gol na fukuda motor center novamente por mais um mes para instalar o par de sparco evo iii e tambem o volante com cubo rapido itens que havia comprado ha tempos e estava esperando o momento adequado para instalar pode parecer bobagem mas em um circuito travado como o do kartodromo de limeira os bancos conchas fazem uma diferença brutal na tocada somente pelo apoio do corpo e o visual nem preciso comentar conseguimos deixar o carro pronto para a 25ª ediçao do hll e fui para a pista foi um dia tao estressante que seque lembrei de ligar as cameras pra filmar passei o dia tentando acertar a pressao dos pneus com a temperatura do asfalto sempre contando com o auxilio e excelente boa vontade do joao alberto que relatou o projeto de seu sensacional ford focus por aqui naquele ponto eu ja tinha parado de me divertir e estava focado em aprimorar de qualquer forma foi na volta em que eu falei fodaseesspoha vou e me divertir que veio o melhor tempo do golzinho 1min06seg907 gritei de alegria abracei gente que nao conheço dei uns tapinhas no capo do gol andei sem direçao pra um lado e pro outro como uma barata tonta pedi para verificarem o tempo tres vezes… fiquei em alfa totalmente realizado nao bati o recorde do meu amigo por 11 centesimos de segundo mas tive a certeza de que naquele ponto e com aquela configuraçao eu nao conseguiria fazer mais nada para baixar o tempo se o gol estava dando 100% de sua capacidade nao sei sei que eu havia extrapolado todos os meus limites e no fim das contas e isso que importa voltei para casa realizado e exausto poucos tempo se passou desse hll ate que a junta de cabeçote do motor at abriu o bico provavelmente por conta do teste com o nitrometano so que ao inves de ajeitar o 1 0 at pensei porque nao aproveitar a infeliz situaçao e partir par o motor 1 8 turbo a continuaçao dessa historia mando no meu proximo post por marcio murta project cars #331
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