fala flatouters no ultimo post sobre o projeto do gol que foi ao ar em outubro de 2016 contei as complicaçoes e atrasos que o projeto passou bem como o processo de remontagem do motor ap 1 9 turbo para minha alegria em novembro e dezembro de 2016 tive a oportunidade de lavar a alma e mudar o meu relacionamento com o projeto pra melhor graças a deus meu carro voltou a funcionar e a andar finalmente senti que estava parando de pagar iptu e passei a pagar ipva e nem tem como colocar em palavras o tesao que senti ainda na fase de acerto e amaciamento o motor ap mostrou saude de tirar o chapeu com 0 9 bar vieram 38 1 kgfm de torque a 5 400 rpm e 296 cv a 5 800 rpm pode nao parecer muito em relaçao aos 37 9 kgfm a 5 000 rpm e 276 cv a 5 400 rpm que ele tinha ate entao mas a mudança foi profunda golzinho no seu primeiro track day no autodromo de interlagos foto tiago kfouri explico antes a 5 000 rpm o motor entregava seus 37 9 kgfm e 264 cv porem a 6 800 rpm o rendimento ja havia caido para 232 cv e 24 5 kgfm fruto do cabeçote com fluxo limitado no escapamento agora nas mesmas 5 000 rotaçoes o ap esta rendendo menos 35 kgfm de força e 243 cv parece ruim mas nao e com comportamento menos cabeçudo ate essa faixa de giro consigo tracionar com muito mais facilidade em saidas de curva comprovado na pratica como explicarei mais adiante and o melhor de tudo a 6 800 rpm o motor ainda rende 265 cv e 27 kgfm ou seja o modo como o apzao agora cresce com muito mais saude ate o limite de giro nas 7 000 rpm esta um te sao [gallery columns= 2 link= file size= medium ids= 133249 133250 ] pra ser honesto ficou como eu pedi meu carro nao tem arrancada forte e a retomada em baixa rotaçao e ruim mas isso nao me importa a curva de torque ficou extremamente linear e a força aparece so la em cima em outras palavras nao ficou arisco tudo isso graças a combinaçao de turbina grande e pressao baixa que o eduardo keller meu preparador sugeriu quando escutou o comportamento que eu esperava do motor ficou uma delicia de dirigir e em altas rotaçoes o motor permanece sempre 100% aceso nas trocas de marchas [youtube id= o qzgcg4akm width= 620 height= 350 ] ah sim para aquele momento onde uma forcinha extra se faz necessaria guardei aquela carta na manga pra fritar os freios e me estabacar no final de uma reta em um autodromo o booster com o botaozinho do capeta acionado a pressao de trabalho do turbocompressor passa de 0 9 bar para 1 4 bar resultado confiram todo esse rendimento na verdade esta mudando tanto com a pressao normal quanto com booster enquanto escrevo este texto o gol encontra se na keller preparaçoes recebendo ajustes e micro upgrades embora estivesse sendo alimentado muito bem por exemplo a pressao da linha de combustivel em marcha lenta estava mais baixa do que o keller gostaria enquanto o du gosta de trabalhar com pressao inicial de 3 bar no gol estavam vindo apenas 2 2 bar o que nos levou a uma troca da valvula reguladora de pressao a nova pressao da linha de combustivel sera acompanhada de um escape direto que terminara na parte inferior do gol essa seçao livre que pretendo usar somente na pista ou seja desenvolveremos um mapa novo para essa configuraçao e o rendimento do carro certamente aumentara um pouco de quebra pedi para aumentar a pressao do booster para 1 5 bar mas vamos voltar um pouco no tempo e falar sobre a maior dificuldade que tivemos por aqui nesses ultimos dois meses carro novo vida nova alem do desempenho uma caracteristica positiva se destacou no gol quando comecei a dirigi lo no fim de outubro do ano passado a temperatura com o radiador de agua original um radiador de agua auxiliar e o radiador de oleo o hatch andava com temperatura entre 79º c e 84ºc na estrada na cidade dependendo do transito a temperatura variava de 87º c a 96º c um pouco alta mas era so pegar um pouco de vento em uma avenida que a temperatura voltava a despencar tudo estava otimo ate que uma semana antes do track day de estreia do carro 18/dez a ventoinha ainda original do motor 1 0 at de 2004 queimou a substituimos por uma outra que infelizmente nao deu conta do serviço mesmo andando constantemente em velocidades de ate 50 km/h a temperatura do sistema passou a subir ate encostar nos 100º c nao foi alem porque sempre parava o carro para evitar qualquer problema ate achei que haviam invertido a polaridade da ventoinha mas estava tudo normal na estrada a temperatura estabilizava em 96º andando a 120 km/h ou seja nada bom pra ser honesto apesar do problema tecnico dei risada de toda essa situaçao meu carro esta funcionando e tudo o que eu preciso agora e cuidar dos pequenos ajustes depois de tanto perrengue cuidar de ajustes e um tesao apesar do problema de temperatura participei do track day de apenas duas horas que rolou no autodromo de interlagos no dia 18 de dezembro de 2016 o eduardo keller e seu filho guilherme keller se dispuseram a ir ate o autodromo para coletarmos dados no data logger e cuidar da mistura ar combustivel fiz uma duzia de voltas incompletas para coletarmos todas as informaçoes que precisavamos saia na reta oposta fazia o que o du pedia e ja entrava nos boxes novamente sem completar a volta as fotos abaixo foram feitas pelo amigo tiago kfouri do site carros de colecionadores du e gui keller coletando informaçoes do data logger e minhas para ir acertando a mistura ar/combustivel do gol foto estupida de bonita que o amigo tiago kfouri tirou durante o track day radiadores e intercooler e dutos de refrigeraçao ate onde a vista alcança quando o du me liberou para andar a vontade levei minha namorada para curtir um pouco comigo sempre de olho na temperatura e claro apos uma volta e meia completa andando consideravelmente forte a temperatura de agua alcançava os 100º c e a temperatura do oleo 125º c foi o limite que impus quando chegava nesse patamar fazia duas voltas para esfriar tudo antes de parar nos boxes consegui fazer apenas uma volta rapida antes de um problema de fiaçao começar a apagar o golzinho toda vez que eu passava em zebra ainda assim com suspensao obsoleta e sem ter conseguido andar em interlagos desde janeiro de 2016 o gol e eu cravamos 2min08seg610 fomos o 22º de 60 carros com uma fucking volta e sem booster sem suspensao adequada e alto golzinho tomou canseiras nervosas nas curvas foto rafael mischesky / revista trackday desequilibrio define o comportamento do golzinho nas frenagens fortes atualmente no fim da reta dos boxes vindo a 209 km/h reais o hatch pedia delicadeza ao volante para manter se em linha reta foto mauro apor tenho certeza que eu conseguiria virar na casa de 2min06seg se eu tivesse mais dez voltas para treinar mas nao deu o tempo oficial e o que vale e eu sai do autodromo exausto embora pulasse de alegria feito mola caindo numa escada demorou cinco anos nao foi do modo perfeito mas finalmente fiz meu primeiro track day em interlagos com o gol tive acesso a um sonho que parecia que nunca iria chegar e isso e algo estonteante a pauleira na verdade foi tao grande que me toquei no fim do dia que sequer tinha ligado a gopro no meu capacete o que tenho de registro e essa filmagem feita pela minha namorada no celular dela que postei no instagram hoje o dia foi de muitos aprendizados e acertos no golzinho no video uma das voltas de teste do sistema de arrefecimento infelizmente tivemos problema com a alimentaçao do motor apos a primeira volta um pouco mais rapida 2min08seg610 o 22º de 60 carros ta otimo pro primeiro contato com o carro pela falta de experiencia na pista e por conta da suspensao defasada que eu ainda usava no motor 1 0 cinco anos de trabalho e luta pra poder escutar esse motor zunindo na reta de interlagos e e animal ver que ainda tem muito caminho e aprendizados pela frente mas que o potencial do carro e real queria agradecer de coraçao a todos mais proximos ou mais distantes que vibraram incentivaram e ajudaram da sua forma para este momento acontecer hoje nao foi como eu esperava mas foi e voltei pra casa rodando #altarpm #ats #atspneus #keller #kellerpreparacoes #acelerados #trackday #volkswagen #gol #ap #turbo um video publicado por marcio murta silva @mmurta em dez 18 2016 as 3 18 pst os ajustes de agora alem de aprimorar a alimentaçao resolver o problema do gol apagar com vibraçao e o novo escape o golzinho esta recebendo um suporte adicional para apoiar o cambio e e claro estamos dedicando total atençao ao sistema de arrefecimento trocaremos novamente a ventoinha e caixa do radiador do motor por um conjunto eficiente e que volte a regular a temperatura do sistema corretamente a partir desse ponto faremos novas modificaçoes para tornar tudo mais eficiente e o primeiro passo e fazer uma outra caixa de respiro de oleo menor sem a seçao com reservatorio de agua para o vidro que usamos atualmente que nao ocupe tanto espaço na parte traseira do radiador permitindo melhor vazao do ar que passe pela ventoinha outro passo sera colocar a guarniçao do kit guia inferior do radiador que ajudara a canalizar um pouco mais de ar para a colmeia de arrefecimento principal e a cereja do bolo sera a instalaçao de dois scoops invertidos no capo do motor para servir como extratores de ar posicionados simetricamente um ficara em cima da carcaça quente da turbina enquanto o outro ficara a tras do radiador principal espero que com essa medida a gente consiga expelir o ar quente do cofre de forma mais eficiente toda essa preocupaçao tem um motivo em especial minha meta com o gol vai muito alem de conseguir uma volta rapida canhao quero poder treinar repetidamente ate chegar o ponto de um dia sonhar nao custa nada certo conseguir fazer uma sequencia de 10 voltas com variaçoes de 2 decimos de segundo entre elas e um desafio dificilimo e vai ser animal treinar pra chegar la pra encerrar nao sei quantas pessoas aqui sabem mas eu trabalho no acelerados cuidando das midias sociais e da produçao por la por isso muita gente me pergunta se algum dia meu carro participara da volta rapida e a resposta e sim da esquerda pra direita rodrigo machado cassio cortes gerson campos e eu acompanhando o chefe rubens na stock — equipe full time ainda estou vendo como tornar isso viavel da melhor forma finalizando a questoes de temperatura do motor ainda preciso ver a suspensao do gol francamente nao rola entregar pro chefe ex piloto de f1 um carro sem suspensao bater no peito e falar viu viu e meu imagino que com essa suspensao atual alem dos reforços estruturais o hatch tem barra estabilizadora molas eibach de rua e amortecedores originais com 20% a mais de carga na dianteira e 40% na traseira alem de geometria original o gol hoje viraria 1min08seg por la muito abaixo do que ele pode meu sonho e sem pneus slick virar 1 05 no traçado do acelerados la no velo citta estou bolando planos por aqui mas vamos ver como as coisa andarao espero retornar com mais um post legal nos proximos tempos pessoal um forte abraço para todos e ate ja por marcio murta project cars #331
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