ola pessoal ja faz algum tempo que eu vinha adiando a escrita deste post entao gostaria de pedir a compreensao de voces pois estou terminando o ensino medio e fazendo um curso tecnico em manutençao automotiva por isso ando sem tempo neste post vou contar e falar sobre algumas modificaçoes esteticas que fiz sem seguir um estilo ou padrao e sim seguindo o meu gosto conto com a opiniao de voces e complicado seguir uma sequencia nos posts do tipo suspensao freios motor estetica e afins porque o carro nao passou por uma restauraçao ou algo parecido logo nunca foi necessario seguir uma lista para que o carro funcionasse em perfeitas condiçoes as alteraçoes que venho fazendo no maestro apelido do meu fusca nao seguem uma ordem e nao posso dizer que estao encerradas confuso nao vou explicar por exemplo estao faltando detalhes no lado externo interno a parte de suspensao freios e motor mas eles so serao feitos conforme a necessidade — e o bolso quando decidi mudar o interior do maestro optei por buscar caracteristicas de outros carros — porque convenhamos o interior de qualquer fusca original por mais bacana e espartano que seja fica longe de ser algo esportivo ou que apele pelo prazer ao dirigir a menos que voce nao goste de acelerar o que definitivamente nao e o meu caso falando agora de interior e dando uma primeira olhada para ele com segundas intençoes pude notar que originalmente os engates das marchas eram demasiadamente longos e as trocas nao eram feitas de forma intuitiva e isso me incomodava de tal forma que logo fui atras de uma soluçao para isso nesse meio tempo fui ao meu primeiro encontro de fuscas a 9º ediçao do fuscaxias que acontece todo final de ano aqui na minha cidade la deparei com a alavanca de engates rapidos modelo trigger gatilho da americana empi logo que a vi gostei do seu visual procurei entao o dono do carro que estava instalada a alavanca e pedi para que eu pudesse ver de perto imaginem foi a amor a primeira vista engates curtos visual matador e pra fechar o pacote era plug and play convenci meu pai de que a alavanca era realmente boa e entao fui a procura de alguma loja que a vendesse a instalaçao foi realmente plug and play; precisando apenas um pequeno corte no carpete que reveste o tunel do carro nossa trocar as marchas do pequeno volks agora se tornou uma alegria e diferente de tudo que ja dirigi ja fazem quase 2 anos que estou usando e so agora que descobri que ainda e possivel fazer pequenos ajustes movendo a base da alavanca para os lados ou para cima e para baixo ate que voce ache a melhor posiçao para o melhor engate no meu caso ela ainda esta ajustada para que a troca de segunda para terceira e de terceira para quarta sejam praticamente feitas em um movimento so para cima terceira para baixo a quarta mas com essa regulagem a reduçao de terceira para segunda necessita um pouco de atençao irei buscar a melhor regulagem o quanto antes dai partimos para o painel fui a busca de um volante o original era enorme estava gasto e nao seguia a proposta do carro seguindo o padrao dos anos 1980 e 1990 cheguei a pensar no volante quatro bolas encontrado no passat pointer e nos gol gts e gti mas nao casaria com carro volante de saveiro surf entao totalmente fora a meu ver esse volante nao combina com os volkswagen antigos estava decidido queria algo que fosse oldschool mesmo olhei muitos fusca por ai e nao achei nada simples e objetivo que seguisse a proposta do maestro pensei tambem nos volantes de porsche mas estaria entrando no estilo germanlook e entao eu teria que seguir uma tendencia no resto do carro para nao ficar algo do tipo wannabe certo dia depois de tentar muitas vezes entrar em contato com a sparco encontrei a lotse que fabrica volantes no site da marca gostei do modelo 70 gt de 335 mm o atendimento foi bom e duas semanas depois ja estava com ele em maos a instalaçao foi facil vale lembrar que junto com esse volante pude conciliar duas coisas a utilizaçao do cubo com o acabamento sanfonado um detalhe que eu sempre gostei e o modelo do volante concavo perfeito com o volante no lugar percebi que ele ficava muito proximo de mim e por isso meus braços ficavam excessivamente flexionados limitando meus movimentos a soluçao foi facil cortamos o cubo ate que a nova altura fosse ideal para dirigir proximo passo foi a compra de tapetes novos pois os originais ja estavam rasgados e gastos pelo uso encontrei aqueles de carpete com o logo vw e logo arrematei pessima escolha porque por mais que eles tivessem velcro para a fixaçao os tapetes escorregavam e acumulavam muita sujeira entre as fibras sendo quase impossivel remover toda a sujeira mesmo aspirando entao aqui foi a minha primeira liçao com relaçao a qualquer modificaçao em carros antes de fazer ou comprar algo pesquise bem e ouça a opiniao de quem ja fez algo parecido nao ficou bom entao fui atras dos bons e conhecidos tapetes borcol que eram semelhantes aos originais porem eram bem acabados e deixaram o interior com cheiro interessante otimo começamos entao a pensar no painel chegamos a trocar os instrumentos originais por outros com fundo branco no fim ficou uma manolice pensamos tambem em adaptar o quadro de instrumentos dos porsche 914 mas comecei a pesquisar pela internet e notei que muitos fuscas itamar estao usando estes instrumentos e por mais bonito que eles sejam eu voltaria na ideia do germanlook ou um fusca porsche algo que eu nao quero isso sem contar que outras modificaçoes no exterior ja estavam feitas bom desistimos da ideia num sabado de manha eu e meu pai fomos ate uma autopeça aqui da cidade e quando ja estavamos praticamente saindo da loja apos comprarmos algumas peças pra a manutençao preventiva olhei para o fundo de uma estante e vi bem de longe um velocimetro de um alfa romeo a curiosidade foi maior do que eu pedi para olhar e acreditem ele era novo nunca antes usado nao perguntem como mas havia dois problemas o primeiro que nao tinha o tacometro para fechar o par e segundo o vendedor pedia 500 verdinhas pela peça quinhentas estava perto da data do meu aniversario e fiquei com aquele velocimetro na cabeça pesquisei por todos os cantos da internet e nao encontrei ninguem que tivesse tentado instalar aquele velocimetro em um fusca a unica coisa que encontrei foi uma historia da gorete do rafa4fun os amantes de fusca ja devem saber de qual estou falando poucos dias antes do meu aniversario meu pai chegou com a peça em casa e pra melhorar ainda mais o presente veio com o tacometro junto que na verdade estava escondido no deposito da loja tambem novo entao começamos a projetar o molde para o novo painel para fechar o painel precisavamos acertar mais alguns detalhes fundamentais como um radio que nao destoasse com o resto do painel um console central que alojasse tres mostradores e tudo isso precisava parecer original de fabrica sem parecer algo feito de qualquer jeito e claro ja tinha o radio em mente e que casaria perfeitamente com o novo painel um radio original volkswagen encontrados nos volks mais atuais o console central tambem foi desenvolvido pelo meu pai assistam o video e os mostradores precisavam ser algo que ficasse parecido com os instrumentos do alfa so encontrei mostradores com uma proposta mais atual e os unicos mais antigos que encontrei foram os da marca cronomac que seguem a linha dos fuscas mais classicos logo tambem nao combinavam no dia que fui buscar o maestro da instalaçao do novo som encontrei um puma de um dos donos da cavion oficina que fez toda a instalaçao e no painel do puma encontrei 3 mostradores originais da marca que me chamaram atençao e que casariam bem com o novo console de la sai decidido e fui a busca dos tais mostradores algum tempo de pesquisa na internet e encontrei marcador de combustivel pressao do oleo e temperatura do oleo todos do puma fechamos o painel e agora estamos a procura de dois bancos da marca recaro geralmente encontrados nos vw dos anos 80 e 90 o carro vai ficar com um toque anos 90 com estes bancos por isso estou procurando pelo padrao xadrez em tons de cinza que sao encontrados no gol gts ano 1991 aqui peço a ajuda de voces para encontrar estes dois caras que sao geralmente encontrados em estado deploravel estou ciente de que talvez seja necessaria uma possivel restauraçao mas prefiro começar com algo integro de estrutura conto com o apoio de voces [youtube id= y4c5fgf_3aw width= 620 height= 350 ] e para fechar o interior tenho em mente fazer o fusca um 2+2 usando como ideia principal a parte de tras dos singer voces devem estar achando que sou louco pois falei o tempo todo em nao usar a porsche como ideia mas a parte de tras dos porsche nao usa nenhum logo nem nada a ideia e retirar o banco traseiro aumentar a altura do tunel de forma gradual em fibra de vidro este tunel pintado na cor do carro entao fazer dois acentos falsos usando o mesmo padrao dos bancos dianteiro e pra fechar o pacote instalar uma barra funcional que atravesse o chiqueirinho e seja usada como suporte para colocar os cintos de segurança que no fim serao decorativos para voces terem uma ideia vou deixar uma foto abaixo do interior dos singer agradeço mais uma vez a oportunidade de poder contar essa historia a voces e ao mesmo quando bate aquela vontade de largar tudo venho aqui e leio mais um post dos project cars e encontro o que preciso pra continuar um abraço a voces meus amigos gearheads por joao victor manfro project cars #86
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