meu e camilo fontana moro em curitiba e sou formado em design de produto mas nao segui carreira na area em vez disso continuei a trabalhar com carros em uma revendedora de automoveis com meu pai aos fins de semana viro fotografo de carros corridas e encontros de antigos e clubes as imagens sao publicadas no site curitiba racing pagina que mantenho em parceria com um amigo desde 2006 e ja teve colaboraçoes com o jalopnik e o flatout o problem a paixao por carros começou cedo como todo mundo que sofre desse mal a familia nunca incentivou porque a coisa ja era complicada precisava era de freio passeio por aquelas coisas que acontecem com todo gearhead saber nomes dos carros quando nem se sabe falar direito brincadeiras adaptadas ao mundo automotivo ler quatro rodas durante a alfabetizaçao etc mais tarde lendo e relendo muitas revistas fui conhecendo os modelos antigos e me interessando pelo antigomobilismo por sorte peguei a fase baixa dele porem com 14 anos so e possivel ver as coisas acontecendo todos aqueles carros dos sonhos como sp2 karmann ghia maverick dodge galaxie e opala sendo vendidos a preço de banana aquilo me comovia nao e possivel que ninguem visse o valor daqueles carros por trabalhar com carros a vida toda e fazer os testes para o site ja nem sei quantos carros dirigi entre eles um fusca 1952 acho que foi o mais antigo um corsa wind 1998 o que mais dirigi uma ferrari 360 o mais emblematico o jaguar f type o mais caro e por fim o lada laika o mais mais de todos mais bizarro mais feio mais barato hoje minha garagem dos horrores e composta por tres lada — dois 2105 1991 e 1993 e uma perua 2104 1991 entre outros cinco modelos meu projeto e restaurar dois dos lada eles sao modelos que precisam de alguma atençao alem disso com sete carros pouco dinheiro e pouco tempo tudo se torna um jogo de encaixe — algumas pedras ja cairam e uma peça trava outra voce fica esperando aquela peça especial para eliminar a barra toda por isso decidi batizar o projeto de tetris aquele jogo russo de encaixar peças que foi criado em 1984 ano em que nasci o cronograma para os lada e estar rodando de alguma forma ate a copa pois a russia joga em curitiba e afinal estamos na capital da russia brasileira como dizem pela internet alguma coisa foi iniciada mas na ordem errada o que atrapalha muito as coisas pois acabei com tres carros desmontados dentro de casa por meses imaginem a alegria da familia dica nº1 nao desmonte um carro se voce nao pretende monta lo de volta em breve e nunca desmonte tres carros ao mesmo tempo a historia com os lada começou quando eu tinha uns 10 anos e via alguns desses carros na rua e acabava fazendo piada e tudo mais que todo mundo faz com os lada em 1999 pedi para meu pai ver um lada desses que eu via todos os dias quando passava de onibus ao chegar fiquei surpreso por encontrar o carro aberto na rua em uma regiao nada segura pedi para meu pai perguntar se o carro estava a venda um lada sempre esta a venda ele respondeu e de fato estava mas nao fomos alem da pergunta comecei a gostar dos caixotinhos mas nunca mais encontrei um bacana nem busquei em anuncios ate que vi um desses em um encontro de antigos era azul ano 1995 fiquei muito tempo paralisado vendo o carro nao vi por dentro nao me aproximei o carro estava a venda e eu nao queria cair em tentaçao na outra semana o 2105 nao estava mais la e nao consegui mais o contato dica nº 2 nao compre um carro sem ver outros e importante ter referencias passado mais um tempo numa saida fotografica parei atras de um lada alinhado e deixei o meu contato o retorno veio quase um ano depois quando ja tinha vendido meu gol bx 1983 e encontrado um voyage ls 1981 nao deu pro lada — fiquei com o voyage seis meses depois com algum dinheiro na mao fui atras do lada e dessa vez o negocio foi fechado dica nº 3 nao deixe seu carro no tempo nem muito tempo parado o carro nao era ruim mas precisava de atençao revisao de suspensao refrigeraçao fluidos um trato no interior na lataria mas eu estava contente a familia nem tanto como ele estava dando uns apagoes e o pessoal nao gostava dele aqui em casa emprestei uma vaga a ceu aberto por uns dias ate achar um jeito no fim ele ficou dois anos la o projeto a ideia inicial desse 2105 era andar e mexer aos poucos no que fosse achando necessario rodas suspensao motor e interior um pequeno hot rod para me tirar da neurose da restauraçao algumas oportunidades foram surgindo e alguns detalhes se tornaram inviaveis mas ainda e o foco nesse carro nao pretendo me apegar aos detalhes originais mas como gosto muito de algum desses detalhes as mudanças serao minimas inicialmente farei uma revisao completa refrigeraçao e suspensao o que me fez ficar parado esse tempo suspensao ajustes na altura molas e amortecedores rodas e pneus de acordo como a mexida interior personalizado e motor injeçao eletronica ainda tenho que contar algumas historias ate a compra da perua 2104 mas essa sera o mais original possivel entao meus amigos talvez esse seja o mais humilde dos projetos mas e de coraçao tenho todos os motivos para nao investir e nao terminar os russos financeiramente e a fundo perdido mas cada vez que eu vejo a cara deles meio zoadas e verdade na garagem eu fico feliz por que vejo onde e possivel chegar e isso me anima — e desanima ao mesmo tempo no proximo post vou contar o que ja foi feito nos ladas e a ordem dos cronogramas espero que ate la algum carro seja vendido e entre um bom dinheiro para continuar os projetos ate la por camilo fontana project cars #56
SEJA UM MEMBRO DA
FAMÍLIA FLATOUT!

Ao ser um assinante, você ganha acesso irrestrito a um conteúdo verdadeiro e aprofundado. Nada de jornalismo genérico e sensacionalista. Vale a pena? Clique aqui e confira os testemunhos dos assinantes, amostras livres e os benefícios extras que você poderá desfrutar ao ser um FlatOuter!
PARA LER MAIS, CADASTRE-SE OU ASSINE O FLATOUT E TENHA ACESSO LIVRE A TODO CONTEÚDO DO SITE!
JÁ POSSUI CADASTRO OU É ASSINANTE DO FLATOUT?
Este é um conteúdo restrito: pode ser uma matéria só para assinantes, pode ser porque você já atingiu o limite de matérias gratuitas neste mês.