A revista semanal dos entusiastas | jorn. resp. MTB 0088750/SP
FlatOut!
Image default
Car Culture Games Pergunta do dia

Quais são os circuitos mais legais que só existem nos games?

Simuladores são incríveis por possibilitarem uma experiência altamente realista do que é conduzir um carro de corrida em um circuito de verdade – existem até cockpits com movimento para simular ao máximo as ações da física que agem sobre o carro e sobre o seu corpo. Mas é inegável que parte da graça dos games também está na possibilidade de se pilotar em lugares que não existem. Qual é sua pista favorita que só existe no mundo dos games?

É difícil não citar Gran Turismo. O semi-simulador (ou “arcade refinado”) é conhecido por sua vasta seleção de carros. Se, hoje em dia, GT6 te permite o sonho de acelerar um BMW M3 CSL E46 no Nürburgring Nordschleife, os três primeiros títulos da franquia dispunham quase exclusivamente de pistas fictícias – até Gran Turismo 3: A-Spec, o único circuito real disponível era Laguna Seca, na Califórnia. E só.

Prepare-se para a nostalgia

E é justamente um dos circuitos de Gran Turismo a nossa sugestão. Special Stage Route 5 quer dizer alguma coisa para você?

O circuito urbano noturno presente desde o primeiro Gran Turismo, lá de 1997, é completamente inspirado nas ruas e auto-estradas japonesas. O clima de Wangan Midnight, especialmente quando você passa pelo túnel iluminado logo no início – de preferência, com um Nissan 240Z ou um Mazda RX-7, claro.

Special Stage Route 5 em GT3

Ao longo dos anos, os circuito praticamente não sofreu alterações no trajeto, mas o visual foi sendo modificado. A partir de Gran Turismo 5, a paisagem foi remodelada, perdendo elementos visuais típicos dos autódromos, como placas de sinalização e zebras, e adquirindo um aspecto mais urbano e realista. Algumas curvas, contudo, foram ligeiramente redesenhadas, exigindo mais habilidade na pilotagem. No vídeo abaixo dá para ver o que mudou de Gran Turismo Gran Turismo 6.

O fato de ser a única pista noturna de GT nos primeiros jogos, somada à sua semelhança com as ruas japonesas, fazem de Special Stage Route 5 uma das pistas mais populares entre os fãs.

Mas a gente não quer que você se limite a circuitos realistas – afinal, queremos saber sobre circuitos que só existem nos games. Pode soltar a imaginação e apelar para suas lembranças mais queridas da infância. Por exemplo, da época em que você reunia seus amigos em casa para jogar Mario Kart.

Não importa se era um Super Nintendo, um 64, um GameCube: a receita de Mario Kart sempre foi a mesma – os personagens da franquia de games de plataforma mais famosos do mundo disputando corridas de kart em pistas inspiradas nos cenários dos jogos. E a mais famosa delas certamente é a Rainbow Road.

Normalmente localizada no espaço, a colorida Rainbow Road sempre é a última pista da Special Cup e, naturalmente, a mais desafiadora delas – o circuito é suspenso no espaço sideral e quase não existe proteção lateral, fazendo com que os competidores corram o risco de cair para o vazio.

Como era de se esperar, à medida que os consoles da Nintendo evoluíram, a Rainbow Road também foi sendo melhorada. Com gráficos tridimensionais e máquinas mais poderosas, foram incorporados loopings, saltos e detalhes nos cenários. Atualmente, uma volta na Rainbow Road de Mario Kart 8, para Wii U, é quase uma exibição de acrobacia!

E dá para pilotar motos em Mario Kart. As coisas mudaram mesmo…

Apresentadas as sugestões, queremos saber: quais são seus circuitos favoritos que só existem nos games?

Matérias relacionadas

Quais são os carros que estão prestes a subir de preço e se tornar “novos clássicos”?

Dalmo Hernandes

Qual foi o momento mais marcante da história do GP do Brasil?

Dalmo Hernandes

A evolução do Batmóvel dos filmes e da TV ao longo das décadas

Dalmo Hernandes