A restauração de um Mercedes-Benz 190E 2.3 16 Cosworth é a história do Project Cars #126

Gabriel Cappello Machado 10 julho, 2014 200
A restauração de um Mercedes-Benz 190E 2.3 16 Cosworth é a história do Project Cars #126

Olá a todos os gearheads aqui do Flatout. Meu nome é Gabriel, tenho 20 anos de idade e atualmente faço faculdade de engenharia de produção. Venho apresentar a vocês o meu Project Car #126: um Mercedes-Benz 190E 2.3 16v Cosworth que está sendo restaurada.

Mas antes, gostaria de falar um pouco sobre minha paixão por carros. Desde que me conheço por gente tenho os carros como uma das minhas principais paixões. Na escola nunca fui muito o tipo que jogava futebol, e sim o cara que ficava desenhando carros durante a aula.

Entrei no mundo de restaurações e mecânica quando eu tinha por volta dos 10 anos e fui com meu pai a Curitiba em busca de um Ford 29 para fazer um hot rod. Devido algumas imprevistos nós acabamos por nunca comprar o Ford 29 mas em compensação acabamos juntando algumas outras “velharias” com o tempo. Entre elas estão um Chevy Nova 64, um Chevy Pick-up 54 e um Willys 37. Infelizmente todos estão parados e nenhum teve sua restauração concluída até agora, embora o Nova e a pick up estejam quase prontos.

Esses carros são do meu pai, e eu queria um projeto para eu mesmo tocar e procurar tudo que fosse necessário para finalizá-lo. Foi aqui que a descoberta da existência de um certo esportivo alemão se encaixou perfeitamente.

 

Como descobri o Mercedes 190 E Cosworth

Eu não vou contar a história do Mercedes 190E Cosworth pois acredito que grande parte dos leitores do flatout já leu algumas matérias postadas aqui que apresentam muito melhor do que eu seria capaz de apresentar. Por isso vou contar como eu conheci e adquiri o meu Cosworth.

Minha história com o Mercedes começou no meio do ano passado quando vi um episódio antigo do Top Gear sobre possíveis futuros clássicos protagonizado pelo Mercedes Cosworth. Foi paixão à primeira vista, mas de início eu não imaginava que encontraria um carro daqueles no Brasil e muito menos que poderia ter um.

De qualquer maneira, apenas por curiosidade fiz uma busca rápida no Webmotors e para minha surpresa encontrei um a venda por R$50.000, valor que acabou com meu sonho na hora. Depois da minha desilusão automobilística tentei esquecer essa ideia, mas todos os dias eu me encontrava gastando meu tempo de estudo na faculdade em frente ao computador procurando mais informações sobre a “Cossie”.

Até que um dia um anúncio me chamou a atenção pelo preço. Vi as fotos do carro e descobri que a coitada estava rodando com injeção adaptada de Santana. Achei que não seria uma boa ideia e por hora deixei de lado a loucura de comprar uma Cossie.

Obviamente não consegui deixar a ideia de lado por muito tempo. Uma semana depois lá estava eu, meu pai e minha namorada olhando o carro em Praia Grande. Em uma primeira olhada o carro aparentava estar apenas mal cuidado, mas inspecionando mais a fundo reparei que havia grandes danos causados pela maresia na lataria, mas nada que me desanimasse.

Foto3

Partimos para o test-drive, e mesmo tendo que lidar com o câmbio Getrag dogleg cheio de folgas e um buraco enorme na aceleração devido à injeção adaptada, fechei negócio e marquei de retirar o carro na segunda-feira seguinte. Os dias de espera pareceram intermináveis, mas finalmente chegou a segunda e lá fui eu com um amigo meu fanático por Mercedes (que por sinal me levou para Praia Grande em outra 190E) buscar a minha própria Cosworth.

Foto1

Dirigir um carro antigo é um misto de emoção por ter comprado um carro que você desejava, alegria por dirigir o carro, raiva devido aos “pequenos” detalhes que vão aparecendo e pelo menos para mim também enjoo causado pela fumaça de um motor mal regulado e sem catalisador.

 

Um pouco dos problemas

Bom, antes mesmo de chegar em casa percebi que a adaptação da injeção de Santana não fora uma boa ideia. O motor não desenvolvia bem, e dava falta em baixa quando se pisava fundo. A suspensão estava com folgas e barulhos normais de um carro antigo, mas um barulho em questão me preocupava — uma certa pancada quando acelerava ou brecava que eu podia sentir no pé.

Foto2

Mais tarde eu percebi que o barulho vinha da fixação do crossmember traseiro que estava podre e fazia todo o conjunto de suspensão e eixo traseiro se mexer em brecadas e aceleradas mais bruscas. Acredito que esses sejam os piores problemas do carro, fora isso há alguns outros pontos de ferrugem, a pintura que teria que ser refeita e o interior que apesar de original estava em péssimo estado.

Dois dias depois de ter comprado o carro, eu retirei seus parachoques, apliques e saias laterais para ver se tinha mais alguma surpresa. Apesar de ter achado alguns novos pontos de ferrugem, não tive nenhuma surpresa. O carro estava como eu imaginava.

Foto5

Após a analise inicial bastava decidir por onde começar a restauração. Deixar a mecânica zerada e depois fazer a funilaria e tapeçaria? Começar pela funilaria para impedir o avanço da ferrugem?

Depois de pensar um pouco decidi depenar o máximo possível o carro e levá-lo para o funileiro para deixar a carroceria perfeita, e somente depois de o carro estar pintado e pronto começar a mexer na mecânica. Um dos problemas de se fazer isso é que a pintura pode acabar danificada enquanto se mexe no motor e outras partes da mecânica.

Mas como eu havia realmente depenado o carro quase que totalmente, deixando apenas a suspensão para facilitar a vida do funileiro então eu já sabia que todo o serviço de mecância seria realizado fora do carro e depois bastaria apenas encaixar as peças do quebra cabeça.

Foto11

Chegando no funileiro o carro foi totalmente desmontado para deixá-lo na lata e iniciar o processo de funilaria que será focado em manter as características originais de pintura do carro. Um detalhe interessante deste carro e que muitos não percebem é que a pintura é uma espécie de “saia e blusa” onde a pintura dos apliques laterais e parachoques é da mesma cor do carro mas em semi-brilho, quase fosco.

Nos próximos posts veremos como foi a recuperação da carroceria e todo o trabalho da mecânica. Até lá, pessoal!

Por Gabriel Cappello Machado, Project Cars #126

0pcdisclaimer2

  • DeenisV12

    Parabéns por recuperar este clássico!

    Muito linda essa Mercedes!

  • Barba

    Sa bumdinha com esse aerofólio ai PQP !

  • Raphael Zanetti

    OFF: Aussies assombrando na stock deles.

    http://www.youtube.com/watch?v=oitq1SXLLqY

    • Pé de Pano

      Ô sufocoo

    • Fabio_Galdino

      porra… não acredito que pararam de filmar a briga bem na hora da ultrapassagem pra filmar a passagem do líder pela linha de chegada….
      era só pegar uma imagem recuperada depois, oras…. mó brecha….

    • GSB

      Alonso e Vettel não curtiram…

    • Thiago CV

      O Boi vermelho tava com mais testosterona do que o macho alfa!!

      Muito bonito isso, e certamente não houve reclamação de nenhum dos pilotos! Né Vettel e Alonso!

  • Barba

    Cara, acredito que sua Mercedes de primeira olhada ainda esteja na Webmotors.
    ^^

    http://www.webmotors.com.br/comprar/mercedes-benz/190-e/2-5-sedan-16v-gasolina-4p-manual/4-portas/1986-1987/11988798

  • DeenisV12

    Vou contar meu relato pessoal, hoje estava no transito com minha neozinha e vejo minha ex alfa passar bem na minha frente com aquele ronco lindo, saiu até lágrimas do meu olho, de emoção e de ardência daquele pouquinho do óleo queimado haha

  • felipereira

    “Na escola nunca fui muito o tipo que jogava futebol, e sim o cara que ficava desenhando carros durante a aula.”
    http://1-media-cdn.foolz.us/ffuuka/board/jp/image/1345/57/1345572405869.png

    Achava que nenhuma 190e tinha vindo para o Brasil! bacana demais o projeto!

    • Lucas Timm

      Na verdade somos/eramos poucos. 😛

    • Acadorim

      Identificação cara. Apenas identificação.

    • HighwayStar_84

      Estou nesse grupo hehehehehe!!!

      Sorte que zerou a vida tão rápido!

      Boa sorte no projeto!

    • einszweidrei

      190E há em grande quantidade no Brasil …. bem, não exatamente como na europa, mas eu ja vi umas 5 diferentes na minha cidade. Raro mesmo no Brasil só a 190D e as cosworth.

      • felipereira

        Eu nunca vi sequer uma 190e! Somente as Cosworth vem com cambio manual né?

        • einszweidrei

          Todas vinham com câmbio manual, automático era opcional.

    • E eu que até hoje não sei nem desenhar, ficava no fut mesmo 😐

  • Nicolas Pancheski

    raridade… parabens

    a proposito: YOU LUCKY BASTARD!!!!!!

  • Rafhael Carneiro

    Das series C essa é a que mais me agrada!

    Parabéns, modelo lindo!

  • KronosRR

    Cara, que sonho sobre rodas! Tenha toda a certeza do mundo que quando você completar esse projeto vai compensar todo e$forço! Hahahaha. Parabéns, de verdade, esse carro é um sonho.

  • Elton Cesar Malfatti

    Ta aí um sonho de consumo meu. Belíssimo projeto Gabriel, aguardo a continuação do mesmo ansiosamente.

  • mlpilla

    Puseram uma injeção de Santana no coitado? O Senna deve ter se retorcido na cova.

    • filipe santos

      Torcido… Retorcido… e estalado os ossos todos com isso!

      Mas e aquela velha historia nacional… o importante e o carro andando nao importando como….. rsrs..

      Certa vez na aula de mecanica, o meu professor falou q colocou a clara do ovo num radiador de uma F1000 pq estava vazando ate chegar no destino…
      Ou dos velhos relatos do meu avo, que com pequenos pedaços de arame, concertava-se o Fusca inteiro!

      • Lucas Oliveira

        meu pai é mecanico então imagina as historias que já ouvi, como uma caravan que queimava um oleo da porra e que ele teve que usar oleo de cozinha pra poder sair do meio do mato que tava o carro ahuahuah eu mesmo já passei por varis junto, como imendar tampa de distribuidor que rachou ou mangueiras que estouraram..

        • filipe santos

          Esse do oleo de cozinha ja vi nao foi uma vez nao… foram varias ! uahuahauhauha ja colocaram um 147 para rodar com oleo de peroba kkkkkkkkkkkkkkkkkk… hoje em dia e cada vez mais dificil vc tentar fazer algo se tornar ao menos andavel kkkkkkkkkkkkk…

        • Nicolas Pancheski

          oleo de cozinha como combuustivel ou lubrificante?

          • Lucas Oliveira

            lubrificante hehe
            ele me disse que nem sabe como conseguiu chegar d tão ruim que tava o motor, na hora de ir não tinha nada perto e teve que improvisar..

      • Diego

        Mas essa de ovo no radiador é muuuuuuuito mais comum do que você pensa. Qualquer jipeiro anda com ovos no carro.
        Naquele programa da discovery que o cara tem um jipiho vermelho ele faz isso também.

        • filipe santos

          Pois e na epoca q fiz o curso eu tinha 16 anos… nem sonhava em qe a ” mecanica natural ” poderia ajudar em muitos momentos! 😉

          Mas e akela coisa… ” Fica no prego qme quer! “

        • Pé de Pano

          Tem o vídeo man?

      • Leonardo Mendes

        Essa do ovo é clássica, bem como colocar sorvete na bobina pra esfriar ou meter chiclete na tampa do distribuidor em caso de rachadura.
        Agora a mais McGyver que eu já vi era usar luva cirúrgica pra encapar distribuidor de Fusca… puta que pariu, eu cheguei a comprar uma pra colocar no meu buggy mas meu pai já havia comprado uma capa própria e eu deixei pra lá.

        A do arame no Fusca pegou fama por causa do bendito cabo do acelerador que quebra até se olhar feio… hoje já tem no mercado um cabo mais resistente e encapado com silicone.

        • Diego

          Igual a fama do barbante que passa por dentro do carro e acelera na mão.
          Essa é outra que todo mundo já louviu.

          • Leonardo Mendes

            Essa do barbante apareceu no remake de Footloose, bem no começo do filme…. o carinha saindo a toda com o Fusca e puxando a corda pra acelerar.

      • Thiago Santana

        Nos já colocamos álcool de cozinha em uma saveiro para que ela chegasse ao destino

        • Thiago Santana

          O destino era o posto

    • felipereira

      Eu acho que foi pelo contrario, provavelmente sem essa gambiarra o carro estaria apodrecendo em um galpão, ou já tivesse virado entulho…

    • Guest

      vcs e esse purismo tosco

      cara, se está funcionando perfeitamente, qual o problema? é só a injeção!!!!!!!!! não mudou a essência do carro, aposto! é só uma programaçao ‘-‘

      MUITO MELHOR ISSO Q APODRECENDO!

      • mlpilla

        E como se chama não respeitar a opinião dos outros?
        Para quem perdeu o original,

        lightness RS

        vcs e esse purismo BABACA…
        cara, se está funcionando perfeitamente, qual o problema? é só a injeção!!!!!!!!! não mudou a essência do carro, aposto! é só uma programaçao ‘-‘
        MUITO MELHOR ISSO Q APODRECENDO!

      • Alvaretts

        Perfeitamente?
        Leu o texto?

  • filipe santos

    Parabens cara! Nao e todo dia qe se ver uma Cross passeando aki na Bananalândia!

    [ OFF TOPIC : Alguem tem noticia do VORAX? :( ]

  • Zerou a vida…
    Se fosse eu tacaria um adesivo senna na lateral… rs

    http://photos.evo.co.uk/images/front_picture_library_UK/dir_1151/car_photo_575638_25.jpg

  • Racelogic

    Mais um projeto show de bola, acompanhando!

  • Fabiano Tadeu

    Moro na Baixada Santista e já tinha visto essa 190E rodando, ainda bem que está em boas mãos agora, parabéns e acompanhando!

  • Elder Júnio

    Project Car de responsa… Dê a esse carro o tratamento que merece….
    Parabéns e sorte…

  • Nunesx

    Sou muito fã desse carro, pretendo comprar uma pra mim no futuro!!

    • Diego

      Compra já, porque os preços só estão subindo.

  • Rafael B.

    Você tem muita sorte,também tenho 20 anos e meus pais me crucificam/não dão um centavo pro conserto do meu carro que é alguns anos mais novo que o seu,
    Meus parabéns
    Esse build eu quero acompanhar em primeira mão hehe

    • felipereira

      E porque eles te dariam dinheiro pra arrumar o seu carro? Ahuehuahue comprou carro antigo já sabendo dos gastos né hehe

      • Rafael B.

        Não é antigo não rs,é um golf 04/05
        E o dinheiro em questão é 200,00 pra abrir a caixa de direção rs,e o benz é consideravelmente mais caro,mais caro de manter e mais caro pra consertar,por isso a sorte haha,o problema em questão foi eu ter recusado um golf 4,5 quando compramos o meu atual e um honda mais novo algum tempo depois,a partir de então praticamente me deserdaram hahaha
        É o preço de se andar com um carro que eu quero,mas como eu disse,é uma questão de sorte,eu estaria morando na rua se quisesse um benz pra restaurar rsrs

        • Jr_Jr

          Não querendo ser chato e tal, mas já sendo, se você não tem R$200,00 para um conserto qualquer não deveria ter um Golf.
          Na sua idade eu tinha um Gol bola mais pelado impossível, sempre em dia, tudo dentro de minhas possibilidades e personalizado ao meu gosto. Hoje tenho um Golf, mantido a pão de ló, com manutenção rigorosamente em dia, somente com peças originais, seguro etc.
          Não se transforme num daqueles caras que dão o passo maior que a perna, pense que você pode destruir um belo carro.
          Não quero que se ofenda, apenas pense no que falei. E boa sorte com seu Golf.

          • Rafael B.

            O meu ta sempre em dia também,tenho ele a dois anos,sempre tive grana pra manter,preventivas sempre em dia,mecanica sempre em ordem,sempre procurei colocar as melhores peças (o que as vezes não significa ser original),só esse ano que entrou meio complicado e eu to penando um pouco,no mais,sempre foi tratado a pão de ló, eu não tenho interesse em vende-lo,pelo menos pra mim ele é o carro que eu não consigo enjoar,eu prefiro comprar o carro que eu gosto e passar 10 anos com ele mesmo que haja essas desventuras ao longo do caminho,do que trocar de 6 em 6 meses

          • filipe santos

            eu falei isso uma vez… e vendi o carro :(

            Era um Mit Lancer 97/97 todo original… para mim, nao existia outro carro mais lindo que ele! Ele era perfeito… me ouvia, me atendia quando queria… mas o inconveniente do meu destino me fez vender o carro… hoje nao posso ver um que eu aperto o peito e peço a Deus um deste de volta! ( Ou um Subaru :) )

          • Rafael B.

            É por isso que eu prefiro passar aperto por um ou dois meses do que vender,sei que vou me arrepender amargamente se ele for embora

          • Jr_Jr

            Vender seria uma opção se não pudesse mantê-lo, isso que eu disse.
            Perceba que, em seu primeiro comentário (que posteriormente complementou) deu a entender que um conserto de R$200 lhe trazia dificuldade, o que pensei ser sua realidade. Logo, não poderia manter um Golf. Mas diante de sua complementação e demais comentários, também acho que você deve ficar com ele e continuar cuidando.
            Em se tratando de prazer ao dirigir o Golf é sem dúvidas uma referência.

    • Fabio_Galdino

      cara não fique ofendido, mas seus pais não lhe dando dinheiro pro conserto do carro estão lhe ensinando algumas lições da vida. Vc com certeza vai dar muito valor ao seu dinheiro e a seu carro… pode estar certo disso.

      Eles estão fazendo certo…..

      • Rafael B.

        Então…a respeito disso,eu sempre dei valor ao dinheiro,até porque o post em si não foi reclamação,sempre dei conta,só esse ano que entrou financeiramente complicado,eles não querem bem dar uma lição de moral pra dar valor ao dinheiro,rola um certo ressentimento porque me ofereceram um honda mais novo e eu recusei porque bateu uma tristeza ao saber que teria que me desfazer do meu golf,enfim,coisa de quem gosta realmente do carro que dirige rs,ai não importa se for 10 ou 200,00,mesmo que emprestado,eles vão recusar

        • Fabio_Galdino

          desculpa se te interpretei mal…. pelo jeito seus velhos estão com birra… kkkkkk…. eles devem estar pensando: bem feito, não quis o carro que oferecemos então vai ter que pastar…
          logo, logo passa….. uma dica que te dou é: apela pro lado da mãe, elas tem coração mais mole com os filhos homens….
          explica pra ela que vc gosta do carro e talz… faz um charme e já era… !!!! rsrsrs…..

          • Rafael B.

            Dos dois quem pega no pé de verdade é a mãe,ja teve 5 hondas não se conforma de eu ter deixado passar hahaha

          • Fabio_Galdino

            leva ela pra dar uma volta e convence ela do contrário…. kkkkkkk

          • Rafael B.

            Volta e meia ela é obrigada a pegar carona comigo,e o que eu escuto é sobre como um gol/fiat uno/up!/palio/fiesta/insiraseupopularaqui são carros com o mesmo preço que o meu e são mais novos e não sugam tanto dinheiro hahahaha

          • Fabio_Galdino

            no começo do ano eu tive que comprar um carro, comecei a colocar as coisas na ponta do lápis e decidi por um usado da década de 90. Conversei com minha esposa e ela queria um carro pequeno, tipo celta, golzinho. Já eu gosto de barcas confortáveis.
            Resolvi que ia comprar (e comprei) um Escort Zetec 99, levei a patroa pra andar e ela começou a reclamar que era velho… que isso… e que aquilo. Hoje em dia ela não abre mão do conforto dos bancos e do espaço interno, até consegui evangelizá-la pra não mais comprar carro 0km. Hoje em dia ela quer fazer a loucura de pegar um fusion 2009/2010 (acho que criei um monstro… kkkkk).
            Escrevi isso pra dizer pra que vc tenha calma que ela vai dar o braço a torcer….

    • Diego

      Minha mãe olha para o meu carro, principalmente quando ele esta desmontado na garagem (o que ocorre com frequência) e fala “hunpf, onde vai com esse carro velho. Compra um golzinho zero que não vai ter no que mexer”.

      • Rafael B.

        Basicamente o que acontece aqui,só que o infarto começa quando eles veem o carro sem parachoque hahaha

  • Lucas Timm

    Boa sorte manolo!

    (E POR FAVOR, comé que me botaram uma injeção de SANTANA numa 190e Cosworth? :/)

    • Igor

      Antes de tudo o importante é funcionar, não precisa ter uma MoTec, só que ficou mal adaptado.
      Uma FuelTech já resolveria.

      • Lucas Oliveira

        as duas podem ser bosch ué hauahuah
        os primerão vinham de le jetronic, o cossie acho que é ke jetronic…

  • jose_sherman

    Ô carro lindo… sá sinhora!

  • Daniel Peixoto

    lindo carro, parabéns.
    Mas no meu caso, eu tiraria toda a pintura, enferrujaria toda a lataria e punha uma roda BBS 19″ com cambagem negativa

    foda-se hauhauhauhauahu

    • Raphael Zanetti

      Manolo feelings.

    • Alexandre

      Pra isso você pega uma merc comum, isso é uma cosworth brother

      • Daniel Peixoto

        nisso você tem toda a razão
        mas eu colocaria todo o bodykit do cossie

    • Pé de Pano

      Não esqueça do dadinho no retrovisor interno

      • Daniel Peixoto

        no meu caso seria black Aces

  • Guilherme Netto

    eu também estou no project cars com a minha engesa. cheguei a ver teu carro, antes de você, na praia grande mas me faltou coragem. achei outra essa semana, parece impecável por 55k. em diadema. já tive algumas mercedes “velhas” (meu carro do dia-a-dia é uma ML com 190.000km), comprei o software de concessionária da MB, tenho leitor de injeção em casa, não sei se tenho a Cossy lá no software da meca, mas as 190e antigas com certeza. no que precisar de ajuda, pode me pentelhar. boa sorte irmão, é nóis com as mecas…

    • irv_tec
      • Guilherme Netto

        Ela mesma. Mandei oferta nela, aguardando resposta.

        Sobre a ML… Não tenha medo. Ela foi feita nos EUA. Peças baratas no ebay. Suspensão dela compartilha buchas com o Mercedes 608. Concessionária me pediu 2145,00 reais, fui numa loja de caminhões e comprei o mesmo jogo por 65,00. A única coisa que dói na ML é usar duas velas por cilindro, ou seja, 12 velas iridium ferem o meu fim de mês, mas dura muito tempo. No mais, pentelhacoes básicas de Mercedes, como só poder usar lubrificantes e fluídos da pentosin. Essa ML é minha quarta meca, como todas: cuide antes que seja necessário ou vai custar muito mais caro.

    • Lucas Romeiro

      Vc podia postar umas fotos da ML e falar sobre a manutenção. Ontem mesmo eu vi, da primeira geração, e pensei, “nossa, que nave”. Abraço.

  • Parabéns pelo Merc.
    Mas meu coração é alemão: EA-111 1.6 do SpaceFox atual ou TFSI 1.4 do sonho Audi A3.

    [Off Topic] Dúvida…
    Falando nos Teutos, Vale a pena encarar um Audi A3 98 como project car?
    [/off topic]

    • Jr_Jr

      Por um pouco mais R$ ou mais tempo de pesquisa eu pegaria um acima de 2001 – pelo menos – pois já são nacionais e considero o levíssimo facelift de bom gosto. Os importados costumam não ter peças e estas serem caras.
      Mas, se você pretende encarar um PC, dinheiro não deve ser problema, então manda bala!!

  • Raphael Zanetti

    Isso vai te ajudar demais. Tem um programa inglês chamado Weelers Dealers. Os caras compram, consertam e revendem, mostrando todo o passo a passo. E adivinha que carro eles restauraram? Sim, uma Cossy igualzinha à sua.

    Divirta-se, e muito, com estes 45 minutos de overdose sobre seu carro, em detalhes que você raramente vai ver a não ser que coloque a mão na massa, literalmente. Dê muita atenção à suspensão traseira.

    http://www.youtube.com/watch?v=_aucrdPTfo4

    Abraços!

    • Rafa2810

      Esse programa é FODA…esse dais eles restauraram um Porsche Boxster…ficou um tesão!!!!!!

      Ps: Só nunca sei que horas passa…de vez em nunca dou a sorte de pegar a reprise!

      • Hugo94

        Como chama mesmo ? Joias Raras ?

        • Jarbas Anderson

          Joias sobre rodas

      • SuzukaDriver90

        hahahahaha eu também nunca sei o horário!

    • Barba

      É esse que eles mostram orçamento e tudo ? Que compram mó baratinho e vendem um pouco mais caro e arrumado depois ?

      • Raphael Zanetti

        O próprio! Gosto bem mais dele do que do Top Gear, odeio o Jeremy. rs

        • Hugo94

          È um programa muito,mas que pena so esta passando repetido.

      • Hugo94

        Sim,é único programa que eu gosto,eles compram carro com preço menor e restaura coisa simples e começa vender o carro que foi restaurado,me lembro um pouco um Porsche Boxster S ano 2000 que custou por 1.000 Libras,daí vendeu por 6.280 Libras restaurado.

        • Barba

          puts, lembro de meia duzia de carro a esse preço também, ai trocam óleo, suspa, poe um friso aqui um outro acolá e ja era, 100% de aumento ainda a preço justo

    • Gabriel Machado

      Putz, muito bom! Tava procurando o episódio completo e por incrível que pareça não conseguia achar ahahahhaah

  • cisma

    Vá em frente amigo, tenho uma Cossie 86. Amo esse carro e não pretendo vender nunca. Vale todo esforço. Quero ver seu carro em 2-3 anos com placa preta. grande abs

  • Pé de Pano

    Mas que joia! Jamais imaginava que tivesse um 190E cosworth no BR! Gostei!

    PS: porque o teu carro não tem o limpador de farol?

  • Yelssek

    Vc tem o meu respeito!

  • Fabricio Yamazawa

    Caramba, eu fui vê-la também lá na Praia Grande e me assustei com a adaptação da injeção! Aí a grana já tava curta e pra arrumar eu ainda fiz conta em marcos alemães e degringolou tudo. Boa sorte e prabéns!

  • Leandro Amorim Corrêa

    Parabens pela máquina! Quem dera ter 20 anos e já poder tocar pra frente um projeto como esse, com um legitimo mito alemão.

  • Leandro Amorim Corrêa

    OBS: OFF Topic…
    O video mostrado mostra um Corrado VR6… um carro no qual eu gostaria muito de ter ainda! Por acaso alguem ai tem informação de um desses com cambio manual a venda? Vlw

    • Kleber Amorim

      Um ano atrás mais ou menos tinha um preto pra vender no mercado livre e o preço nem era tão caro , deve ser por isso que vendeu rápido .
      Achei esse aqui:http://www.webmotors.com.br/comprar/volkswagen/corrado/2-0-turbo-8v-gasolina-2p-manual/2-portas/1991/12046145
      Só que é 2.0 e pelo preço nem valeria a pena comprar pra fazer um swap , o vr6 que eu tinha visto custava menos que esse 2.0 ai .

      • Leandro Amorim Corrêa

        Podes crer.
        Se esse Corrado G60 não tivesse tao caro (estivesse na faixa dos R$25k daria atepra se pensar em fazer um swap usando um passat Vr6

  • E. Bruno

    Veja essa Cossie preta de um episódio do Wheeler Dealers. Um espetáculo! Pode servir como inspiração…

    https://www.youtube.com/watch?v=uCM1s05zu8M

  • Bruno Alves

    Essa Dama é meu sonho de consumo.. sou apaixonado nesse carro.. desde a primeira vez que vi a versão DTM dela… Mas enfim, parabéns pelo carro e boa sorte na restauração e que a deixe como ela merece ser tratada.

  • Rafa2810

    Injeção de Santana já é sacrilégio! Ainda bem que a mercedinha caiu em boas mãos Gearheads…Uma fueltech já daria outra saúde ao coraçãozinho dela!

  • Daniel Garcia

    Parabéns pela escolha, pelo gosto, enfim. 190E eu já acho um clássico, referência, um modelo que merece todas as salvas de palmas por ser o que é.

  • Luciano

    Se alguém precisar de peças tenho uma sucata que agora estou vendendo em peças. http://veiculo.mercadolivre.com.br/MLB-567191363-sucata-mercedes-bens-190-e-1986-_JM

    • Pé de Pano

      Cacete, o interior da bixa :O

      • Dieki

        o interior está perfeito!

    • Dieki

      o carro foi dado baixa?

      • Luciano

        Sim está com baixa.

        • Nicolas Pancheski

          kct mas esta em boas condiçoes e preço justo mas é possivel ainda reverter a baixa de alguma forma [criminal mode= on]…

          • Marcelo Toyofuku

            Esquece falei besteira…

          • Nicolas Pancheski

            what…

    • lightness RS

      cara como um carro assim foi dado baixa, que mal lhe pergunte?

      está super inteiro, pelo menos aparentemente

  • Jwoll

    felicidades com o carro!

    é um sonho esse cosworth!

  • Ricardo Dos Santos Kodaira

    Um verdadeiro clássico europeu, quando era criança tinha um daqueles modelos de uma edição especial do TIC-TAC da versão DTM do seu carro, muito lindo, na verdade ainda tenho, mas tenho que procurar no meio das tralhas… Belo projeto o seu e nos atualize com o andar da carruagem ae.

  • Dieki

    Doooido o cara achou uma MB Cosworth!!!!! ganhou na megasena!

    Muito boa sorte na sua empreitada, dos sonhos!

    • Gabriel Machado

      Quem me dera ganhar na mega-sena mesmo para terminar o carro em um mês ahahahhaha.. Depois ainda pegava 1/3 do que sobrar pra doar para outros que tem umas dor de cabeça dessa pra terminar também ahahahahah

  • Rodrigo Sublime

    Só me faça um favor… não mantenha essas rodas medonhas… rsrs

    Gabriel teu Pai trabalha na Mercedes- Benz?

    • Gabriel Machado

      Pode deixar que a cossio vai receber as rodas originais que ela merece ahhahahah… E não, não trabalha porque? ahahhaha

  • Marcos Amorim

    Se a injeção original for uma K-Jetronik, com distribuidor de combustível, eu entendo terem colocado uma AVB ou AVP. E acho que uma boa opção seria manter essa base e trocar o módulo por um programável, porque acho que o sistema original só importando usado.

    • Gabriel Machado

      A original é uma KE-jetronic, a versão mais “eletronica” da k-jetronic ahahahha… Mas já peguei bastante literatura na internet, e o funcionamento até que é simples, e por sorte o carro veio com o sistema de injeçao original. Já comprei kits de reparo, e reparei tudo além de ter comprados injetores novos da Bosch e na sorte ter achado uma ECU igual a minha a venda na malasyia que eu também comprei só por garantia pois acredito que o que aconteceu na minha foi a queima do ECU e por isso foi adaptado outra injeçao.

  • Leonardo Mendes

    Mais um para a série Project Cars – Hugo De León Edition… pegar uma Mercedes-Benz dessas e encarar um projeto desses não é pra qualquer um.

  • XRS250

    Parabéns pela Mercedes-Benz achei ela bem legal e que pena que colocaram uma injeção de Santana, agora se dar resultado bom beleza, agora se não der é só mais uma gambiarra.

  • Fabiano

    Shooooooooow!!! Parabéns pelo projeto Gabriel!!

  • Gustavo Noronha Salles

    Amigo, você já pensou na possibilidade de preparar esse motor, porém sem alterar a aparência externa dele? Por exemplo: você poderia tentar aumentar a cilindrada, preparar levemente o cabeçote e os dutos da admissão e escape, fazer acerto na injeção, etc. Tudo isso preservando uma aparência e um ronco original do veículo. Essas modificações com certeza não vão denunciar que o carro tem uns cavalinhos a mais e você terá um carro mais esperto do que já é originalmente.

    • Guilherme Netto

      A cossy já tem o cabeçote preparado pela cosworth, o apelido dela vem disso. Pula dos 112-116cv originais para 180cv. A cosworth alargou os cilindros, reduziu o curso, baixou cabeçote e colocou mais 8v (a original são duas válvulas por cilindro, essa é 16v) e tacou na rua, por isso é um motor muito mais girador e veloz que a 190e original. Então, o que ela aceita de preparação é no escape, admissão, a ohlins tem um kit de suspa esportiva pra ela… O que me deu medo em comprar esse carro no ano passado foi o antigo imbecil, digo, o antigo dono ter mexido no motor. Mexa em qualquer outra coisa, mas esse cabeçote da cosworth pra conseguir um novo, vai custar mais que o carro.

  • Lucas dos Santos

    Mercedes 190E? Coincidência?

    http://www.youtube.com/watch?v=vf6lt-M7OBM

    • Lucas Rodrigues

      Pensei a mesma coisa quando abri o youtube heuaeuaheau

    • Guest

      Caramba, esse é um 2.6 L6, não tinha visto essa configuração antes :O

  • Acadorim

    Cara, esse carro é nada menos que um ícone. Fica fácil dentro dos top 10 na minha garagem dos sonhos, do ladinho da M3 E30 (como não lembrar de uma uma ao falar da outra).

    Parabéns.

  • Lucas Romeiro

    Ahh, dava pra ter feito um com um Monza…kkkk…brincadeira, carro muito show, admiro que resolve restaurar um importado não tão antigo, pode ser uma restauração muito difícil pois ainda têm bastante eletrônica, que não era tão simplificada como hoje. Parabéns!!!

  • Adilson Pedro Scheid

    QUE LEGAL! UMA 190 COSWORTH! cara, eu tb vi esse documentário do Top Gear, sabia que alguns carros poderiam existir por aqui, mas a merça eu tb nem imaginava! que legal! é mais um PC que vai ser muito bacana acompanhar!

  • VanKindenser

    Junto a Alfa V6 de ontem, um dos projetos que provavelmente sairão mais caros no PC. Parabéns pela escolha e pelo carro amigo! Aguardando novas postagens!

  • Fernando Oliveira Lopes

    Velho uma dica importante: quando for comprar peças de suspensão leve as velhas como amostra nos autopeças e diga que não sabe pra que carro é, mas um amigo lhe pediu pra ver. Carros alemães tem muita peças intercambiáveis com outros carros alemães.

  • Marcelo Toyofuku

    Eu acho que eu vi a sua MB há um bom tempo atrás no ML era a igual a sua as rodas e o detalhe no paralamas dianteiro do lado do motorista é essa aí mesmo?

    • Gabriel Machado

      É essa mesmo Marcelo! O detalhe do para-lama dianteiro é que na verdade uma peça que o antigo dono havia perdido e mandou fazer em fibra de vidro. Por sorte já encontrei e comprei outra peça original no ebay para substituir essa ai ahahah

  • Victor Schildknecht

    EU a deixaria EXATAMENTE deste jeito, sem mais:
    190E EvoII
    http://sociedadeautomotiva.files.wordpress.com/2013/01/mb_190e_2-5_evolution_2_2.jpg

    • GSB

      Um dos aerofólios mais pornôs que já vi, e digo o mesmo para o stance

      http://hooniverse.com/wp-content/uploads/2013/05/MG_7659-Edit.jpg

      • Victor Schildknecht

        Exatamente! De qualquer ângulo, é uma coisa tão pornográfica que tive que desativar os filtros do Google para achá-la.

    • Paulo Freire

      Muito escandalosa, essa do post é mais bonita por ser “mais Merc”.

    • Diogo van Lima

      Essa foi tãããããão pornô que dps q fechar a pagina vou ter q apagar o historico pra minha mãe não ver.. PQP Q COISA LINDA!!!

    • Barba
  • Luiz

    1º: caraaaaamba, vc também tem 20 anos e tem uma Cosworth? Meus parabéns, vc pode viver o sonho de muitos de nós, gearheads. Desejo toda a sorte do mundo no projeto e estou ansioso para ver o resultado. 2º: como uma pessoa em sã consciência deixa uma E190 COSWORTH chegar a esse estado?????? Doi o coração

  • thelucs

    “Na escola nunca fui muito o tipo que jogava futebol, e sim o cara que ficava desenhando carros durante a aula.”

    cabou de me descrever haha

  • Guest

    Parabéns do fundo do coração pelo seu project cars!! Já muitas Mercedes caindo aos pedaços e isso sempre me parte o coração ;_;

    Meu pai tem uma Mercedes, e eu sei como é díficel juntar as peças necessárias e manter ela em perfeito estado, mesmo estando relativamente íntegra.

    Olha ela ai =)

    • DAE PIA

      • einszweidrei

        flizeera

    • Paulo Freire

      Fica para os bisnetos… Os SEUS bisnetos, essas coisas não se acabam.

  • Guest

    Parabéns do fundo do coração pelo seu project cars!! Fico muito feliz que você está resgatando um 190E cosworth. Já vi muitas Mercedes atiradas, caindo aos pedaços e isso sempre me parte o coração ;__;

    Meu pai também tem uma Mercedes, e eu sei como é díficel juntar as peças necessárias e manter ela em boas condições.

    Olha ela ai =)

  • Marcelo Pininfarina

    Agora sim eu respeito!!! Sem sombra de dúvidas, o melhor project cars até agora.

  • Julio Cezário

    Que espetáculo, um ícone do automobilismo!
    Apesar do estado que ele se encontrava, e com todos os problemas, quando tudo estiver resolvido e pronto, a sensação de recompensa será imensurável e valerá cada centavo. Muito boa sorte irmão!

  • mlpilla

    Mais alguém com comentários sumindo no Disqus?

  • Maximilian Bretschneider

    Invejinha, eu queria muito uma dessas também!

  • Lucas Gusi

    Uau! Sucesso. Esse carro merece um dono “dos bons”! Parabéns.

  • Filipe

    Esse carro é badass, apenas precisava de um bom dono e com certeza achou. Boa sorte na restauração.

  • Daniel Pita

    Show de bola! Esse carro é um mito! Vai dar trabalho colocar ele em ordem novamente, mas vale muito a pena.

  • Dudu Luqueze

    Parabéns.
    Cheguei a ver esse carro.
    E umas outras 2.3
    Mas acabei cedendo e comprando um W114
    Esse carro é muito bacana.
    As vezes um problema na suspensão traseira ou injeção podem atrapalhar.
    Pode ser que ache algo no ML e com certeza no ebay
    Qualquer coisa sobre MB, pode perguntar.
    Aproveite, parabéns!
    Abraço!

  • RodrigoSM

    Cara desculpa a pergunta, mas quanto vc pagou na máquina?

    • Gabriel Machado

      Cara, paguei caro pelo carro que era. Mas é aquele negócio. Um carro um pouco melhor que esse tava 30 mil a mais, dinheiro que eu não tinha para desembolsar de uma vez então foi essa mesmo e vou curtindo a restauração sabendo que no final vou gastar mais do que se eu comprasse uma cossie um pouco melhor, mas além de gastar parcelado, no final vou ter um carro zerado. Um carro um pouco melhor (tá, bem melhor mas com bastante detalhe ahahha) que essa tava saindo por volta de R$50000 então faça as contas ai ahahahha

  • ovelho306

    eu fico pensando… c vai lá ver a MERCEDINHA…
    abre daqui olha dali e derrepente…
    OLHA A INJEÇÃO DO SANTANA!!

  • Raphael Medeiros

    Cada projeto mais sensacional que o outro…

  • Alvaretts

    E essa roda amigo? Alguma chance de trocar por aquelas chapadonas da mercedes?

    • Gabriel Machado

      No futuro vou colocar as originais da propria 190E 2.3 16v.
      Acabei não citando no projeto o principal, meu intuito é deixar o carro 100% original ahahahah

      • Alvaretts

        You sir, have my full and complete respect!

  • Danillo

    Vai em frente! Pensei muito nesse carro quando anunciado, mas acabei optando por um w116 280 SE. Os Mercedes são apaixonantes.

  • Rodrigo Alves

    Depois da Alfa 155 V6 achada em Praia Grande, essa Cossie também achada por lá…hehe’ Já sei onde caçar alguns carrinhos legais kkk’ e ainda moro á 10 minutos da PG…hehe’
    Infelizmente, carros da Baixada Santista, e principalmente na PG e litoral sul, tem uma forte tendência a ferrugem. Mas parabéns pelo achado, e que venha a segunda parte….hehe’

    • Gabriel Machado

      é Rodrigo, infelizmente a maresia não perdoa mesmo. Eu ainda dei sorte que o antigo dono encheu as portas e assoalho do carro com graxa para parar a ferrugem. Isso salvou muito o carro, mas não deixou o funileiro nem um pouco feliz tirando a graxa do carro ahahahah

  • Ivan Herrmann Cini

    Essa não é a mesma Mercedes que o Senna correu em Nurburgring?

    • Barba

      E ganhou, sim é

      • Ivan Herrmann Cini

        PQP esse carro é lindo de mais e ainda tem uma boa lembrança para nós brasileiros

        • Gabriel Machado

          Realmente esse carro tem uma baita de uma história tanto para o Brasil como para o resto do mundo!

  • Maxwell Pereira

    É esse modelo que a mercedes fez aquele teste, com vários carros andando em alta velocidade em pista particular, só realizando as manutenções preventivas etc, por alguns dias (dia e noite), direto? Lembro que o modelo usado é muito semelhante a esse, mas não lembro se é exatamente esse, só sei que foi um teste muito top, carro resistente demais.

    Enfim, que comece a saga, seguindo ansiosamente. hehe, boa sorte ae..
    abrass

    • Gabriel Machado

      Esse mesmo Maxwell, tinha apenas algumas poucas mudanças, mas segundo diz uma lenda urbana, as primeiras versões da cossie ainda com o limpador de para brisa para o lado direito (olhando o carro por trás) sairam com o mesmo motor que foi usado no teste em nardo, motor esse que possui uma taxa de compressão um pouco maior e pistões forjados. O teste foi realizado no circutio de testes de Nardo que é tipo uma reta infinita devido a inclinação nas curvas praticamente anular a necessidade de virar o volante. Eles correrem com 3 carros por 50000 km parando apenas para abastecer e fazer as revisões necessárias para cada quilometragem que o carro atingia. Detalhe que as revisões eram feitos quase na velocidade de um pitstop ahahahah. No final a média de velocidade nos 50000 km foi de impressionantes 240km/h e apenas um carro não terminou porque se não me engano o braço do distribuidor quebrou e não era permitido a troca desta peça.

      • Maxwell Pereira

        Esse mesmo, gosto demais de coisas duráveis, quando vi esse teste nem preciso comentar o quão impressionado eu fiquei né, hehe mercedes é foda demais. Esperando o desenvolver da restauração agora. valeu.

  • Akira

    PD em que facul? Se for da FEI tem q levar ela pra ums passeios lá em!

    • Gabriel Machado

      Akira, faço no mackenzie ahahahahahahhaha Mas minha namorada faz materiais ai na FEI. Quando tiver pronta eu dou uma passada por ai pra pegar a namorada ahahahah.

      • Akira

        AEEEEWW!! Hahah.

  • Arthur Alves

    Ola, gostei muito do projeito, realmente é um belo carro e tenho certeza que se der tudo certo, ficará perfeito, reparei que o carro está com rodas diferentes das originais, tenho essas mesmas rodas no meu carro, porem não sei qual o modelo dela, apenas a marca, Binno. Gostaria de saber se você sabe me informar qualé o modelo dessa roda.

    • Gabriel Machado

      Olá Arthur, eu também não faço ideia do modelo das rodas, mas tenho interesse em descobrir. Apesar de não combinar nem um pouco com a mercedes acho que com uma bela reformada com certeza ficaria legal em alguns outros carros.

  • Eurípedes Marley

    Tem uma em Florianopolis que eu vi um tempo atras, um monte de coisa jumpeada, injeção de palio, gambiarra pra todo lado. Da pena de ver :(

    Parabéns pela barca cara, acho sensacional esse carro, o conjunto é perfeito!

    Seguimos acompanhando!

    • Gabriel Machado

      É Eurípedes, infelizmente pela dificuldade de achar informações técnicas sobre esse carro sem manjar um pouco de outros indiomas alguns mecânicos partem para o caminho mais “fácil” que acaba sendo o mais caro a longo prazo =/

  • Elton Ogg

    È isso mesmo? Você tem 20 anos achou, comprou e esta reformando uma Cossi?
    Cara, finalizou o Universo e Chuck Norris avisou que não aparece no Brasil por medo.
    Ganhou meu respeito (e do Chuck)

    • Bruno

      Pensei a mesma coisa!

  • ThiagoVerdona

    Morte a essas rodas horríveis, jaaaaaaa!!!!!!!!

  • Ariel Ramos

    Lindo carro…

  • Bruno

    Ahh a engenharia alemã! Não é só no futebol que eles são muito melhores que nós, hahah, parabéns pelo carro, acompanhando.

    • Gabriel Machado

      Realmente, depois da vitória da Alemanha na copa fiquei mais feliz ainda de ter comprado a cossie. O pessoal na alemanha quando quer fazer direito vai e faz mesmo ahahha

  • Phenx

    Que coisa mais linda!

    • Gabriel Machado

      Valeu Phenx! Espero que quando estiver pronto fique mais linda ainda!

  • Marcus Vinicius

    Se tem uma Mercedes que me atrai é essa!!!! O carro é simplesmente top. Teve um sábado à noite que vi uma dourada (em BH). Quando vi não acreditei. Depois que a ficha caiu fui ”atras” dela, que pra minha sorte tinha trafego e sinais. Até curva de lado o cara fez !!!!! Lindo carro, linda sinfonia. Top.

    • Gabriel Machado

      Realmente é um carro maravilhoso, e por incrível que parece eu nunca havia visto uma ao vivo antes de comprar a minha hahahahah Me apaixonei apenas vendo os videos do youtube ahahhaha

  • Gabriel Machado

    Pô, valeu pessoal! Não imaginei que ia ter tantos comentários ahahhahah Fiquei 4 dias longe da internet e quando voltei fiquei impressionado com os 175 comentários. Infelizmente não dá para responder a todos de uma hora para a outra, mas vou tentar ir respondendo as dúvidas do pessoal pouco a pouco ahahhaha Quem quiser mandar email com dúvidas ou até mesmo perguntando alguma curiosidade sobre o projeto pode mandar email para [email protected] também

  • Caio

    Top demais a 190E, sem dúvida uma das Mecas mais dahoras que existiram…

  • Eduardo Yamane

    Parabéns por ressucitar este clássico. Fico imaginando como estes carros incríveis vão parar em mãos de gente comum, que na hora do problema fazem várias gambiarras.

  • Leandro Pimenta

    muito legal! Resgatou um carrinho que merecia…

  • Thiago Rocha

    Cara, eu tenho uma também e creio que você participa do Portal Mercedes, se precisar de alguma ajuda ou dúvida, só chamar! As 2.3 16 foram feitas em duas cores apenas, Blue Black Metallic e Smoke Silver. A minha é smoke silver. Se não me engano, desceram menos de 30 para o Brasil e hoje deve haver bem menos. Coloquei as rodas da Evo na minha, depois tente achar um jogo destes, aro 16″. Abraço!

  • carlos apezzatto

    Gabriel, parabéns pela aquisição.Tenho uma 1985, com bancos em tecido xadrez, que adquiri em 1992. No próximo ano ele receberá a “placa preta”.´Se você precisar de um ótimo mecânico especializado nesse veículo, procure o Sr. Marcelo Canto, na Mecânica Canto, bairro Santa Cecília, na Rua Cruzeiro 911, fone (11) 3392-7412. Boa sorte e capriche.