A revista semanal dos entusiastas | jorn. resp. MTB 0088750/SP
FlatOut!
Image default
Project Cars Project Cars #167

Revitalizando o V8 e preparando um interior novo para minha Dodge Ram 1500, o PC#167

Tudo certo, pessoal? No primeiro post do Project Cars #167, vocês conheceram a história da minha Dodge Ram 1500 V8 e os primeiros passos da restauração, que envolveram a pintura, e reparos na carroceria e no chassi. Após atingirmos o resultado esperado, levamos a picape para casa novamente onde iniciamos sua remontagem e o acabamento interno.

 

Motor e Cofre

IMG_4809

Em paralelo ao trabalho de funilaria iniciamos os trabalhos no motor. No projeto inicial, essa era uma da partes onde eu mais gostaria de ter inovado. A minha vontade era ter importado uma mecânica V10 do Viper completa porém fui mais conservador devido aos altos custos do projeto. Optamos por refazer todo o motor original dela, um V8 de 5,2 litros (famoso 318) da série Magnum, com injeção eletrônica original. Esse é o mesmo motor que equipa as Dakota R/T que foram fabricadas no Brasil.

543856_10151240514649818_1833889952_n

Fizemos a desmontagem do motor e refizemos ele do zero, trazendo quase todos os componentes para a parte mecânica dos EUA. Entre eles trouxemos um jogo de pistões grafitados e bomba de óleo Federal Mogul, bronzinas Clevitte, coxins do motor, filtro de ar K&N, radiador, vasos de expansão, reservatório de água do limpador de parabrisa, reservatório de fluido de freio jogo de juntas completo entre outros componentes, todos gringos.

480391_312778535468791_100002099412878_721161_376858228_n

A parte estética do motor foi feita praticamente toda por nós, como a pintura do bloco na cor laranja original dos motores HEMI, aplicação de cromo nas tampas de cabeçotes, cárter, ventoinha, polias, coletor de escape, suporte do motor, pintura do coletor de admissão e outros suportes, fabricação de defletores de inox visando ocultar chicotes elétricos e outras mangueiras, troca de mangueiras de borracha por mangueiras de malha de aço, fabricação de caixas em inox para acomodar a para bateria e a caixa de fusíveis.

538544_330985436981434_1541705220_n

Optamos por pintar o cofre do motor de Preto Cadillac para dar um contraste com a pintura externa e com os cromos do motor. Foi feito um trabalho detalhado de relocação do chicote do motor e demais cabos elétricos de modo aficarem ocultos. Desenvolvemos algumas peças sob medidas para esconder alguns elementos que poluíam visualmente o cofre.

Desenvolvemos um escapamento em aço inoxidável de 2,5 polegadas com saída dupla rente ao parachoque traseiro, com um abafador de baixa restrição. Dessa forma conseguimos o ronco de V8 inconfundível, sem perder o conforto.

IMG_4293

Para finalizarmos as alterações mecânicas, compramos um kit Nitro NOS com Fogger de 75hp para temperar o desempenho e ajudar a vencer as suas quase duas toneladas da picape.

IMG_4809

 

Interior

IMG_5006

Originalmente o interior dessa pick-up seguia o padrão cinza, tanto para teto, painel, carpete, couro do banco etc. Apesar de bonito, não combinaria com a nova proposta que tínhamos para o carro. Depois que pesquisar muito na internet, optamos por alterar a cor do interior para cor preta. Sempre buscando maneira de fazermos nós mesmos os trabalhos, aprendemos a trabalhar com tapeçaria somente para executar esse trabalho. Iniciamos o trabalho escolha do os tecidos para uso automotivo na cor e textura que queríamos, assim como as colas em spray, entre outras ferramentas que seriam necessárias para tal trabalho.

Iniciamos pelas laterais traseira da cabine, onde após algumas tentativas, conseguimos revestir com tecido de forma muito satisfatória. Confiantes com esse resultado, prosseguimos para as demais peças como coluna A e B e forro do teto.

IMG_2297IMG_2295

Passada essa etapa iniciamos o revestimento do painel traseiro da cabine que seria revestido com couro sintético preto. Deu trabalho mas da mesma forma tivemos sucesso.

IMG_3799

Confiantes nos resultados, partimos para a etapa mais difícil que seria a personalização do painel. O projeto era revesti-lo em couro porém devido às várias curvas, vimos que teríamos muita dificuldade em conseguir um bom acabamento. Optamos por pintar a parte inferior do painel de cinza escuro e revestir a parte superior com couro sintético. A parte da pintura foi tranquilo porém o courvin deu muito trabalho. Era necessário conciliar a colagem com um soprador térmico para conformar as curvas da peça, oque dificultava bastante o trabalho, pois isso acelerava a secagem da cola. No final, o resultado ficou muito bom. Desenvolvemos peças usinadas em alumínio e pintadas em preto para as saídas de ar do painel. Para a moldura do painel  optamos pelo preto metálico. Para finalizar a parte do painel, desenvolvemos um console central em madeira para dividir a cabine e servir como compartimento para acondicionar os módulos de potência do sistema de som/TV e também um suporte para o porta copos.

IMG_4530

Em paralelo ao painel, fizemos as laterais das portas seguindo o mesmo padrão de acabamento do painel, pintando um cinza escuro.

IMG_5020

Os bancos foram retirados e tiveram seu couro trocado por um couro preto com costura laranja, com direito ao símbolo da RAM bordado em laranja. O mesmo couro foi usado no revestimento do console central e de parte das laterais. Todos os detalhes foram pensados incluindo a substituição do cinto de segurança por um na cor preta personalizado com as costuras laranja.

 

Revestimento acústico

IMG_0803IMG_0802

Antes da montagem do interior, fizemos todo o revestimento da cabine com uma manta termo asfáltica, visando melhorar o isolamento acústico do interior. Revestimos tanto o piso quanto o interior das portas e painel traseiro. Finalizamos com a montagem de um carpete preto importado  específico para esse modelo da RAM.

 

Sistema de som

IMG_0839IMG_4528

Uma característica da minha casa é que tem música tocando desde o momento que acordamos no sábado até o fim do domingo. Queríamos um sistema de som nesse carro que fosse discreto e de qualidade para ouvirmos os sons que aprendi a gostar com meu velho, como Bee Gees, Queen, Eros Ramazotti até os atuais sertanejos universitários para descontrair.

IMG_5009

Optei por uma central Pionner com tela retrátil e DVD, um módulo amplificador para os canais estéreo, caixas de som 6×9″ nas portas dianteiras, um kit duas vias de 4 polegadas na coluna traseira — respeitando as medidas originais do veículo. As caixas de som escolhidas foram JBL. Todo o sistema foi instalado por mim incluindo a câmera de ré, cabeamentos etc. Após a finalização, percebi que ainda preciso melhorar os sons graves. Estou estudando a possibilidade de se instalar um subwoofer de 8″ já com caixa amplificada do tipo slim embaixo do banco.

Por Alex Veigantt, Project Cars #167

0pcdisclaimer2

Matérias relacionadas

Ford Ka Turbo: começa a preparação do Project Cars #357

Leonardo Contesini

Project Cars #58: colocando a tração nas rodas certas no Mazda 626

Leonardo Contesini

Gol GTS, a história do Project Cars 88: desistir, jamais

Juliano Barata