Edição diária: 20/06/2019
FlatOut!
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Melhor da Semana

Salão do Automóvel, o Hyundai HB20 de corrida, detalhes do Mercedes-AMG One e as novidades da semana no FlatOut e no YouTube do FlatOut

Passou a semana acompanhando as notícias políticas na internet? Trabalhou tanto que acabou dormindo no sofá e nem teve tempo de ler as notícias da semana do seu site favorito? Pois aqui está nosso resumo com tudo o que rolou de mais importante na semana para você não ficar destracionando por aí.

Nesta semana, tivemos uma programação especial devido ao Salão do Automóvel, que começou na terça-feira (6) para os jornalistas e ainda está em pleno vapor para o público.

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Porsche 911 GT2 RS volta a ser o carro mais rápido em Nürburgring

Em julho a Lamborghini recuperou o recorde de volta em Nürburgring Nordschleife com um tempo de 6:44,97 – quase 2,5 segundos a menos que o 911 GT2 RS, o recordista anterior. Como o 911 GT2 RS é o modelo mais radical da Porsche e ele só terá upgrades na próxima geração, é seguro afirmar que a Lamborghini irá segurar este recorde pelo menos até o lançamento do sucessor do atual GT2 RS. Para não ficar por baixo, contudo, a Porsche aproveitou sua parceria com a equipe/preparadora Manthey Racing, e preparou um 911 GT2 RS ainda mais radical, que foi a Nürburgring Nordschleife e completou a volta em 6:40,33.

As modificações incluíram um sistema de injeção de água, novas pastilhas de freio e linhas hidráulicas de aço inoxidável, uma nova asa traseira e dive planes no para-choques dianteiro. Com isso ele conseguiu reduzir seu tempo em 7 segundos e se tornou o esportivo mais rápido em Nürburgring. Apesar do feito, por não ser um modelo original de fábrica, ele não é considerado o detentor do recorde, uma vez que sua preparação é um pacote aftermarket — como também acontece com o Lanzante McLaren P1 GTR LM, outro modelo que completou a volta na casa dos 6:40-6:50.

Considerando que o GT2 RS da Manthey Racing não teve modificações na potência e torque — apenas aprimoramentos aerodinâmicos e otimizações da operação do motor — podemos ter uma ideia do potencial da próxima geração do GT2 RS em Nür. Ou alguém duvida que é apenas uma questão de tempo para a Porsche recuperar o recorde?

 

Chevrolet Camaro SS de volta ao Brasil

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Depois que o Mustang assumiu o posto de esportivo mais vendido no País, a Chevrolet finalmente se mexeu e trouxe o Camaro SS reestilizado, apresentado no Salão do Automóvel. Ele será vendido como cupê ou conversível, e continua usando o V8 de 6,2 litros e 461 cv, porém nesta segunda fase da geração o câmbio automático de oito marchas foi substituído pela caixa de dez marchas desenvolvida em parceria com a Ford (e, por isso, compartilhada com o Mustang) lançada no ano passado.

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O pacote de equipamentos e acessórios também continua o mesmo oferecido atualmente, o 2SS, que inclui suspensão adaptativa Magnetic Ride, teto solar, bancos de couro com maior suporte para o corpo, launch control, sistema de arrefecimento de maior capacidade, radiador de óleo do motor e do diferencial, freios Brembo, diferencial com relação 3,73:1 com deslizamento limitado, head-up display e assistente de estacionamento com câmera no retrovisor interno, além do sistema multimídia My Link. Os preços continuam partindo de R$ 315.000 para o cupê e R$ 350.000 para o conversível. Veja a galeria completa neste post.

 

Ford Edge ST chega com 340 cv por R$ 300.000

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A Ford lançou na Salão do Automóvel seu primeiro modelo da linha ST no Brasil, o Edge ST. O SUV usa um  V6 Ecoboost de 2,7 litros, 340 cv e 54,3 kgfm combinado ao câmbio automático de oito marchas, e distribui a força para as quatro rodas por demanda.

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Para merecer o badge ST ele precisou de uma suspensão recalibrada, bancos esportivos revestidos com couro e camurça sintética, e com a marca ST bordada no encosto, e maior suporte para o corpo, além de um modo Sport que altera o peso da direção e o mapeamento do acelerador e câmbio. As rodas medem 21 polegadas e são exclusivas do modelo, calçando pneus 265/40. O modelo já pode ser encomendado em pré-venda por R$ 299.000, com entrada de R$ 30.000 e saldo a partir de janeiro, quando o modelo for entregue. Veja mais fotos aqui.

 

Volkswagen Polo e Virtus ganham versão GTS

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Por enquanto a dupla é apenas um conceito, mas a Volkswagen já confirmou que irá produzir Polo e Virtus GTS em 2019, ambos com o motor 1.4 TSI e câmbio automático de seis marchas.  Os dois foram apresentados com para-choques, rodas e decoração do Polo GTI europeu, mas a Volkswagen não deixou claro se eles chegarão com esse visual ou se serão simplificados.

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Também não há data para o lançamento nem menção a preços, mas considerando que Polo o GTS deverá ser o topo da linha — especialmente pela motorização mais potente — ele deverá custar entre R$ 80.000 e R$ 85.000, enquanto o Virtus deve custar entre R$ 85.000 e R$90.000. Veja mais detalhes e fotos aqui.

 

Porsche anuncia novo Macan 2019 e a chegada do 911 GT3 RS

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No Salão do Automóvel a Porsche anunciou dois lançamentos no Brasil. A linha 2019 do Macan e o 911 GT3 RS. O Macan ganhou uma dianteira mais robusta, com formas mais retilíneas e agressivas. A traseira recebeu a nova identidade visual da Porsche, com as duas lanternas conectadas por uma faixa iluminada e novos elementos internos.

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O interior também foi ligeiramente remodelado – as saídas de ar foram reposicionadas e a tela do sistema multimídia tem uma tela de 10,9” – antes eram 7”. Além disso, o Macan passa a oferecer o pacote Sport Chrono, que permite optar por quatro modos de condução, e para-brisa com aquecimento. No mais, esta primeira reestilização do Macan foi uma atualização incremental, sem grandes revoluções. A Porsche diz que o chassi foi melhorado em busca de um comportamento mais neutro, porém não detalhou quais foram os ajustes finos realizados.

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O conjunto mecânico inicial na versão de entrada consiste em um quatro-cilindros turbo de dois litros e 252 cv, um aumento 4 cv em relação ao modelo anterior, acoplado a uma caixa PDK de dupla embreagem e sete marchas. A Porsche ainda não se pronunciou a respeito das versões S, GTS e Turbo, mas o V6 de 3,6 litros deverá ser substituído por dois novos motores com seis cilindros em V: o S e o GTS usarão o V6 de três litros do grupo VW, com 335 cv na versão S e 375 cv na versão GTS. Já o Macan Turbo usará o novo V6 2.9, compartilhado com o Panamera e o Cayenne, e terá cerca de 20 cv a mais que o 3.6, chegando aos 415 cv no Turbo e a 460 cv no Turbo S. O Macan 2019 parte de R$ 329.000 de acordo com a Porsche, e deverá começar a ser entregue no primeiro semestre do ano que vem.

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O GT3 RS 2018  trouxe novos elementos aerodinâmicos na forma de um spoiler dianteiro mais pronunciado e asa traseira redesenhada, além de entradas de ar maiores no para-choque e saias laterais mais generosas. O capô, feito de fibra de carbono, tem dutos NACA que ajudam a direcionar ar frio para os freios sem prejudicar a eficiência aerodinâmica.

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Os freios usam discos de ferro fundido de 380 mm nas quatro rodas, mas existe a opção por discos de carbono-cerâmica de 410 mm na frente e 390 mm atrás – que segundo a Porsche, pesam a metade dos discos de metal. As pinças são de seis pistões na dianteira e quatro pistões na traseira. Já a suspensão utiliza amortecedores ajustáveis ativos (PASM) e molas auxiliares na dianteira e na traseira. O conjunto possui amplo ajuste de geometria, incluindo ângulos de cambagem e cáster, barras estabilizadora e altura em relação ao solo. Custando a partir de R$ 1.242.000, o 911 GT3 RS também traz de série suportes do motor ativos, esterçamento das rodas traseiras e diferencial traseiro com blocante. Veja mais fotos e detalhes aqui.

 

Nova geração do Jimny chega ao Brasil em 2019

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Um dos lançamentos mais aguardados do Salão foi a nova geração do Suzuki Jimny. Ela chega ao Brasil em 2019 ainda importada do Japão, e irá compartilhar as concessionárias com a atual geração. Equipado com o motor 1.5 aspirado de 108 cv, ele pode ser equipado com câmbio manual de cinco marchas ou automático de quatro marchas, ambos com caixa de transferência com tração 4×4 normal e reduzida, acionadas por uma alavanca extra.

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A Suzuki ainda não fala em valores exatos, mas citou que ele custará cerca de 20% mais caro que a atual geração. Considerando que ela parte de R$ 68.000, o novo Jimny Sierra (como ele será batizado por aqui) deverá partir de R$ 80.000. Veja mais detalhes aqui.

 

Rota 2030 regulamentado

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O presidente Michel Temer assinou na quinta-feira (8) o decreto que regulamenta o Rota 2030, o novo programa de incentivos à indústria automobilística brasileira. O decreto foi assinado apenas sete minutos após sua aprovação no Senado, na abertura do Salão do Automóvel em São Paulo.

O programa prevê uma série de regras para otimizar o consumo de combustível, a segurança e emissões dos automóveis fabricados no Brasil, bem como isenções fiscais e descontos tributários caso realizem investimentos em pesquisa e desenvolvimento no País. Entre as medidas, estão a concessão de R$ 1,5 bilhão de créditos tributários à indústria por ano caso haja um investimento de, pelo menos, R$ 5 bilhões ao ano.

 

YouTube do FlatOut

A novidade da semana no YouTube do FlatOut vem direto do Salão do Automóvel: um vídeo com todos os detalhes técnicos dos novos Polo e Virtus GTS — todos mesmo, daquele jeito que você já está acostumado a ver por aqui.

 

Especiais do FlatOut

Apesar do foco no Salão do Automóvel tivemos um tempo para outros temas também. Nesta semana falamos do Chevette britânico equipado com um motor C20XE de 280 cv capaz de girar 8.000 vezes por minuto:

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Leia aqui.

Contamos a história do Tucker Torpedo brasileiro, que chegou ao país nos anos 1940 e teve uma trajetória tão controversa quanto trágica e improvável, mas resistiu a tudo e hoje encontra-se no Museu Paulista de Antiguidades Mecânicas em Caçapava/SP.

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Leia aqui.

E também contamos a história do Howmet TX, o único protótipo com motor turbojato aeronáutico a vencer uma corrida:

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Leia aqui.

 

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… a todos os detalhes do Mercedes-AMG One em um ensaio exclusivo no Salão do Automóvel…

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Leia aqui.

… e também todos os detalhes técnicos e especificações do HB20 Motorsport, a categoria monomarca que a Hyundai está lançando no Brasil:

HB20Motorsport

Leia aqui.

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