FlatOut!
Image default
Carros Antigos Projetos Gringos

Smokey and the Bandit: o Pontiac Trans Am do próprio Burt Reynolds vai a leilão!

“Agarre-me se Puderes” (Smokey and the Bandit, 1977) é um verdadeiro clássico do cinema e um dos favoritos entre os entusiastas graças ao Pontiac Trans Am usado pelo protagonista Bandit, interpretado pelo bigodudo Burt Reynolds. Agora, um Pontiac 1978 que é uma réplica do carro do filme e pertenceu ao próprio Burt será leiloada no mês que vem — ao lado de vários outros muscle cars de uma coleção que você talvez já conheça…

Não faz muito tempo que falamos aqui mo FlatOut sobre a coleção do americano Tim Welldon que, apesar de ser focada nos carros da Mopar, também conta com representantes lendários de outras marcas. Desde 2010 a coleção também é exposta regularmente no Wellborn Muscle Car Museum, em Alexander City, estado do Alabama — em um espaço de 1.800 m² que já foi uma concessionária General Motors.

Nos últimos quatro anos os cerca de 70 carros revezaram o espaço e atraíram milhares de visitantes todos os meses — mas isto vai mudar em breve. Não se preocupe, pois o Wellborn não pretende encerrar as atividades do museu tão cedo — em vez disso, ele vai vender 25 dos carros em um leilão no mês que vem, pela Mecum Auctions. Para quê? Dar espaço para outros carros, ora essa!

A explicação de Welldon é simples: “Se você tem alguns carros legais, as pessoas vão vê-los uma vez, talvez duas”, ele contou ao Yahoo! Autos. “Por isso é muito importante ter os recursos para manter a coleção interessante por muitos e muitos anos”. Se, para comprar novas preciosidades sobre rodas, ele tiver que se desfazer de algumas preciosidades antigas, que seja!

transam (2)

Sem dúvida o carro mais ilustre a cruzar o salão de leilões em Kissimee, na Flórida, entre os dias 16 e 25 de janeiro, será o Trans Am 1978 de Burt Reynolds. No filme, o personagem interpretado por ele usa um carro parecido (mas fabricado em 1977) para desviar a atenção da polícia enquanto seu amigo Snowman dirigia um caminhão com 400 caixas de cerveja contrabandeada por 2.900 km, do Texas à Georgia.

Descolado, bem humorado e irreverente, Bandit se tornou um símbolo do “macho americano” e o Trans Am preto com detalhes dourados virou objeto de culto — ajudou o fato de o modelo da Pontiac, baseado no Camaro, ser um dos últimos muscle cars de verdade que haviam sobrado no fim daquela década. A imagem de Burt Reynolds de camisa, chapéu, bigode e um sorriso estampado no rosto ficou para sempre associada àquele carro, e o ator nunca fez questão de desassociar-se dela.

transam (5)

Tanto que, em 2007, o ator se juntou a um canal de TV para criar uma réplica do carro usado no filme e documentar todo o processo. O resultado é esta beleza que aparece nas fotos — e o vídeo abaixo dá uma ideia de como tudo foi feito.

O carro recebeu uma restauração completa e algumas modificações estéticas e mecânicas — para ficar com a cara do carro de Bandit, mas com um padrão de desempenho mais moderno. Desse modo, o carro — equipado com o clássico V8 Pontiac de 6,6 litros e 200 cv, acoplado a uma caixa automática de três velocidades — recebeu barras estabilizadoras mais grossas, direção com relação mais direta, pneus radiais Goodyear com letras brancas e rodas de alumínio polido com desenho “Snowflake” (não confundir com as rodas VW conhecidas pelo mesmo nome).

transam (3)

Além disso, o carro recebeu um teto targa de vidro, CD-player, direção assistida, ar-condicionado  e freios a disco na dianteira. Por fim, o interior tem a cara do Bandit bordada em dourado nos encostos de cabeça. Para a venda, o carro também acompanha uma cópia dos documentos em nome de Burt Reynolds e a placa personalizada “BANDT22”.

transam (1)

Será, sem dúvida, uma oportunidade única para conseguir algo bem perto de um autêntico carro de cinema, mas não é a única coisa legal da coleção do Museu Wellborn que estará no leilão: que tal um Dodge Charger Daytona 1969, com direito a um Hemi 426 de 430 cv e apenas 6.000 milhas (menos de 10 mil km) no hodômetro, estimado em mais de US$ 1 milhão?

transam (14)

Se seu negócio são os pesos-pesados, porém, é possível levar para casa um dos seis caminhões usados para transportar o Shelby Cobra durante o período em que o carro disputou as 24 Horas de Le Mans na década de 1960 — se você tem um carro de corrida, não conseguimos pensar em uma forma melhor de transportá-lo.

transam (13)

Fora estes, são mais 22 veículos da coleção do Museu Wellborn entre os 3.000 que serão leiloados durante os dez dias de evento — quem sabe que outras preciosidades estarão escondidas ali?

Matérias relacionadas

R$ 77.100: é isso que você precisa para ser James Bond por um fim de semana

Leonardo Contesini

Adivinhe o que acontece quando você coloca o motor do BMW M3 girando 11.000 rpm em um “Chevette” ?

Dalmo Hernandes

Bianco S: o esportivo com mecânica Volkswagen e cara de protótipo de corrida que brigou com o Puma

Dalmo Hernandes