Thais Roland resolve os problemas no cabeçote do seu Ford Maverick

Leonardo Contesini 2 janeiro, 2014 113
Thais Roland resolve os problemas no cabeçote do seu Ford Maverick

Se você acompanha o Flatout desde o comecinho do site, lá no final de dezembro, deve lembrar da história de Thais Roland. Ela é a dona de um Maverick chamado Damien, e cuida da manutenção do seu carro com as próprias mãos.

Em seu canal do YouTube, Thais compartilha os vídeos que grava durante as manutenções e serviços de recuperação mecânica do possante. Desta vez, ela encontrou água misturada no óleo do carter, o que pode ser consequência da queima da junta do cabeçote. Lembra que no post anterior ela falou algo sobre superaquecimento do motor? Ele é um fator de risco para fritar as juntas, e pode ter sido exatamente o que aconteceu com o 2.3 do Maverick.

No vídeo, ela mostra em detalhes a mistura que não deveria ter acontecido, e o estado final da junta e dos pistões. É uma boa oportunidade para ver em detalhes esse tipo de diagnóstico/reparo, caso você ainda não tenha muita intimidade com as entranhas dos motores:

  • vitor

    Ela não é feia não hein

    • Thais Roland

      hahaha. valew

      • vitor

        Gzuis…

        • Thais Roland

          :)

  • GSB

    Essa lida melhor com um carro do que muito marmanjo metido à “mexânico” hahaha =P

    • Thais Roland

      hahaha

  • Guilherme De Mello Assis

    A Thaís só me dá orgulho! 😛

    Tô bem de amigos

    • Thais Roland

      😀 obrigada, seu lindo!

  • Marcos Amorim

    Água no óleo e combustível descendo para o cárter, dois grandes pesadelos de quem tem carro turbo. É ver isso e ter quase certeza que lá se foi uma canaleta.

    • Lira

      Nem precisa ser turbo, às vezes. Meu pai teve um Santana 1.8 a alcool que o combustível foi parar no cárter uma vez. O óleo virou leite, de tão branco que ficou. Mas depois disso foi feita uma geral no motor e nunca mais deu problema 😀

    • Thais Roland

      Os modelos mais novos ja sairam com retentor. o meu é 75, ainda é gaxeta.

  • Diego

    o motor em geral dela precisa de uma retifica, a coisa tá feia hein.

    • Thais Roland

      Não precisa não. o cabeçote é “novo” a retífica já foi feita e o aquecimento não foi suficiente pra empenar nada. Ele ta deboa

  • Mr. Dammit

    Ela manja mais de carro que eu!

    • Thais Roland

      hahaha. to aprendendo

  • German power

    Acho que só o Batistinha dá um jeito nesse maveco aí.

    • Dupas

      Tá mais pro Foose, viu… Hahahaha

    • Thais Roland

      Qualquer pessoa pode fazer qualquer coisa desde que esteja disposta. Pode ser que eu demore absurdamente mais do que ele pra fazer o carro, mas não tem essa de “só fulano resolve isso”.

  • Bruno Teodoro Pinheiro

    O canal que a Thais participa tem excelente conteúdo. E a moça, claro, muito bela! (com todo respeito!), ela manja mais que eu de carro!

    • Thais Roland

      Obrigada :)

  • Acyr Jose

    sera q depois do aperto dado na retifica, não teria que ter sido feito um reaperto certo tempo depois?

    • Thais Roland

      Não precisa ser “um tempo depois”. dá pra fazer o reaperto logo em seguida. Agora vou tirar o motor pra resolver o vazamento de óleo, mas depois que ele voltar pro lugar já vamos providenciar o reaperto.

  • GT40

    Faz parte… Uma junta nova, torque e sequência de aperto correto para o 2.3 e já é uma dor de cabeça a menos. Sucesso.

    • Thais Roland

      já está feito. :)

  • PedroTelles

    Ta aí um bom carro para o V10 do Viper!

    • Angelo_Jr

      Para Damien,
      Um coração que funciona bem.
      Para Thaís,
      Um carro que não vaza óleo, pra ela ser feliz.
      E para mim,
      que eu arranje grana, pra abrir meu botequim

      =)

      • Thais Roland

        que fofo! um poema! :)

  • Rogerio Borba

    logo,logo esse maveco tá inteiro de novo

    • Thais Roland

      tomara

  • _flips

    não sabia que rolava maverick 4 em linha.

    • Marcos Amorim

      Melhor que o seis cilindros, diga-se de passagem. E esse motor foi evoluindo e basicamente é o que encontramos nas Ranger Sport 2.3, apesar de que casaria perfeitamente mesmo era com o Corcel II GT ou com o Del Rey.
      Detalhe que o 2.3 OHC é muito bom para preparações sobrealimentadas, algo que os gringos sabem desde os anos 70.

      • carlosvr6

        Não mesmo. A Ranger Sport usa um Duratec 2.3 16v (depois aumentado para 2.5), motor esse de origem Mazda, nada a ver com o 2.3 do maverick.

        • RSN

          Mesmo do fusion 2.3 com 162cv mas na Ranger recalibrado pra um pouco mais de forca em baixa.

          • XRS250

            Opa! vamos a correção a Ranger 2.3 de 1997 a 1998 usava o motor do Maverick que virou 2.5 em 1998, e desde 200 1 ela usava o Duratec 2.3 de origem Mazda que também virou 2.5 ano passado.

          • Marcos Amorim

            Esse que sempre confundo, o Duratec mais novo com o 2.3 do fim dos anos 90. Deve ser a convivência com essas Ranger mais antigas.

          • XRS250

            Sim sem duvida. a Ranger 2.3 de 1997 a 1998 usava o 2.3 do Maverick com injeção eletrônica multiponto e 8 velas por cilindro, a partir de 2001 ela passou a usar o Duratec 2.316V de origem Mazda.

          • Tobias BP

            É isso ai, inclusive o meu Maverick usa o motor 2.5 de 8 velas de uma ranger 98, e que serviu perfeitamente no cofre como o original.

          • XRS250

            Esse é o seu Maverick da foto? se for ele está bem bonito e bem legal e ele está com o 2.5 da Ranger 1998? que legal parabéns pelo Maverick

          • Tobias BP

            Na verdade esse da foto não é o meu, mas ele é branco com as faixas do GT e com as rodas gaúchinhas. Não coloquei o meu pq ele ainda não ta bonito igual…

          • XRS250

            Que pena. mas um dia você chega lá e que deus lhe abençoe. amém.

      • AlexandreZamariolli

        Bom mesmo. Tanto que uma versão turboalimentada dele foi usada no Mustang SVO (o “Escortão”) de 1984-86.

      • Thais Roland

        issae!

    • LucasMoraisdaSilva

      Sim, e por incrível que pareça, são bem comuns de achar, mais até do que os mavericks equipados com o 6 em linha do AeroWillys!!

    • Leonardo Brito

      Um amigo do tempo de faculdade de Administração tinha um 4 cilindros vermelho… era bem gostoso de guiar a o motor puxava bem o peso do carro.

      • Thais Roland

        O carro é muito forte, Leonardo. é mesmo uma delicia guiar tanto torque. :)

  • Passat 95 VR6

    Essa é pra casar!

  • Arts_Maverick

    Com o cuidado que ela está tendo, logo logo este Maverick vai estar fazendo todos torcerem o pescoço para acompanhar ele passando!
    Boa sorte, Thais!
    Uma dica para este motor 2.3 que não custa passar (mas que a Thais já deve saber): é bom trocar as linhas de combustível que vão para o carburador se elas estiverem um pouco velhas (na verdade o ideal é de ano em ano por precaução). Como o carburador fica logo acima do distribuidor, qualquer vasamento, por pequeno que seja, pode virar um desastre, já que combustível e corrente elétrica (do distribuidor) não costumam se dar muito bem… Os resultados costumam ser “quentes” demais!

    • Marcos Amorim

      As Kombis antigas que o digam, com o filtro de combustível sobre o distribuidor.

    • Matheus Almeida
      • Fábio Freitas

        cacilda

      • Thais Roland

        puotz. :/

      • Arts_Maverick

        Triste… Nós esforçamos tanto pra deixar nossas máquinas tinindo e aí acontece isso. Este parece que estava caprichado.

    • Thais Roland

      A galera já para pra olhar o Damien passando do jeito que ele tá.. imagina quando começar a ficar com a lata bonita! :)

      Trocar as linhas de combustível foi a primeira coisa que fiz, até porque o carro chegou pra mim com um galaozinho de 3 litros enfiado no motor pra mandar gasolina pro carbura porque nao puxava mais combustível do tanque. hahaha. (isso é sério, não é zuera minha não!)

      • Arts_Maverick

        Minha nossa senhora! Kkkkkkkkkkkkkkkkkkk
        Você é realmente corajosa! Imagino como estava a instalação… Bem, ainda bem que vc trocou a linha, se em bom estado pode ser perigosa, imagino com um garrafão acoplado… kkkkkkkkkkkk
        Se bem que uma vez, há muuuuuito tempo atrás, fiz algo parecido com um colega de faculdade que tinha um Charger para testar o consumo. Rodamos segurando uma garrafa de ponta cabeça até o motor apagar. Super “inteligente, responsável e seguro”! KKKKKKKKKKKKKKKKKKK

        • Thais Roland

          Hahahahahhaha. Ah, gente… o que seria da vida sem essas ideias “geniais”? :) Ainda mais com nossos velhinhos, é o que dá a graça…. 😉

          • Arts_Maverick

            Sem dúvida! Kkkkkkkkkkk

  • ArtMacGyver

    Aqueles “mexãnicos” que dizem que o braço é torquímetro, chega dar nojo. Melhor coisa à fazer é mexer no próprio carro, claro que nem sempre da pra fujir daquele trabalho mal feito que o antigo dono mandou fazer…

    • Thais Roland

      exatamente!

  • Thiago CV

    Ela tem um jeito tão bonito né!? Encantado com ela. Tomara que outras garotas se inspirem nela vendo esses vídeos e percebendo que a beleza não está só numa mão com unhas pintadas, mas tbm cheias de graxa!

    Que mulher! xD

    • KzR

      Dica: não vá se animando com a possibilidade. Espere sentado! rsrs

      • Thiago CV

        É! Eu to ciente.. :S

        • Thais Roland

          hahaha

  • motta

    casa comigo Thais!

  • Glaukin

    Sendo meio leigo nesse assunto, eis que pergunto: esse dano não pode acabar comprometendo o reservatório de óleo? Com água misturada deve dar uma dor de cabeça das grandes.

    • Fagner Moura

      Água no óleo é terrivel, sei bem o que é. Se rodar muito assim, como comentei para outro colega, o óleo esquenta e acaba misturando com a água, virando um líquido marrom parecendo um toddynho. Pior é que dessa maneira pra riscar bronzinas e virabrequim é um pulo. Quando aconteceu isso comigo o mecânico retificou o cabeçote mas não verificou a parte de baixo do motor, aí montou e o carro rodava legal. Porém quando o carro esquentava ele queimava óleo (riscou os cilindros e os anéis não vedavam) e se desligasse, para ligar quente era um parto, pois o motor ficava pesado devido as bronzinas e virabrequim riscados.

      Como o carro era velho e de baixo valor, vendi nesse estado e o novo dono fez a retífica completa.

  • Quando vai por um #6boca?

    • Mr. Dammit

      LOL

      • XRS250

        KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK.

    • Leonardomax01
    • Matheus Almeida

      Esse seis bocas é ideal para fritar pneus, batatas…. Apesar de econômicos, não sou fã de motores a gás kkk

    • Bispo

      De fábrica movido a gás…kkk

    • Djalma Junior

      LOL
      Faz quantos km/m³? fiquei interessado nesse 6 bocas kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    • Thais Roland

      hahahahahhahahhhahahahhahahhahhahahha

  • Leonardo Brito

    Nada a ver com o assunto do post, mas…

    … quando vão começar a fazer uniformes desse tipo específicos pra mulheres?
    Tudo bem, alguns vão alegar “qual a proporção de mulheres mecânicas em relação aos homens?” e tal e coisa, mas tem mercado pra isso, pequeno mas tem.

    • Thais Roland

      Bróder.. eu ia gostar, viu! Esse que eu uso não é nada confortável pra trabalhar. Fora que é quente pra caramba! Dá vontade de chorar nesse calor infernal!

  • KzR

    Pergunta tola: o que acontece com o motor caso o deixe operar com a junta do cabeçote queimada?

    • Angelo_Jr

      começa a dar problema de vedação, o óleo começa a escapar, e aí é aquela reação em cadeia que destrói o motor.

      • KzR

        Obrigado pela resposta, Angelo.
        Estava suspeitando que poderia ser isso…

    • Fagner Moura

      Exatamente o que o colega falou e adicionando mais um pouco: como não há vedação, a água pode contaminar o óleo ou vice-versa. As duas situações já ocorreram comigo e posso lhe falar de experiência própria, pior é quando a água contamina o óleo. O óleo esquenta, mistura com a água e vira um “toddynho”, riscando bronzinamento e virabrequim, que foi o que ocorreu comigo, pois estava na estrada e cometi a besteira de não parar; já o óleo na água você irá notar o óleo contaminando ela, dessa maneira dá pra aguentar um pouco mais até o reparo.

    • Thais Roland

      A galera respondeu mais rápido que eu. :)

  • Nacholoser

    Gente! É impressão minha ou ela fica mais sexy com o macacão sujo de graxa?
    E não to sendo sexista! ser bonita não é pecado. Tá ai a Alfa Giulietta que não me deixa mentir…

    • Thais Roland

      heuaheuaheuaheuaheuhauehauheuaheuaheuhaueh. Meu deus! Esse uniforme é a coisa MENOS sexy desse mundo, meu anjo!

  • XRS250

    Considerando que ela é uma mulher com mais de 30 anos. ela é muito bonita. agora vamos ao fato:
    1 Estou na torcida que o Maverick melhore.
    2Esse motor 2.3 da família Georgia OHC 2.3 é um velho conhecido no exterior(Argentina e EUA principalmente)
    3Resolveu o problema do cabeçote. agora vamos resolver o vazamento de óleo como vai ficar.
    4Parabéns, uma mulher mecânica tem o meu respeito.

    • Thais Roland

      Obrigada! :)

      • XRS250

        De nada.

  • Fagner Moura

    Lembrei dela hoje, passei na frente de uma oficina e um 4 cilindros branco bem conhecido aqui na cidade tava lá, de cara pra cima…

    • Thais Roland

      😀

  • Sinatra

    Thais,
    Estes problemas acabam assim que um 302 sentar nesse cofre aí, hehehe

    • Thais Roland

      Hahaha. Quero o Damien original. Um dia, se eu tiver condições, quero um V8, mas vai ser um Charger R/T. :)

  • German power

    alguém pode me dizer qual carro é aquele laranja que aparece no inicio do vídeo?

    • Marcos Amorim

      Estou me perguntando a mesma coisa desde o início do vídeo. A frente lembra um pouco o Short, aquele esportivo esquisito que foi feito uns anos atrás, mas mesmo assim não sei se é ele ou não.

    • CorsarioViajante

      Também fiquei me perguntando isso….

    • Thais Roland

      É um de tomaso. :)

  • AstolphoGM6

    Depois vejo o vídeo… no trabalho é complicado, mas uma coisa que rachei lendo os comentários, a Galera fala da moça como se ela fosse um Alienígena, e alguns comentam como se ela estivesse nua mexendo no carro! hauhauahau Ta loco, sei que não é o habitual, mas não vejo nada demais em uma mulher mexer no próprio carro, todo ser humano é capaz! Não estou desmerecendo o conhecimento ou habilidade dela, isso eu admiro em qualquer pessoa, independente do sexo, cor, credo ou classe social…

    • Thais Roland

      hahahaha. valew, cara.. tbm acho engraçado. :)

      • AstolphoGM6

        Ainda bem q vc leva na boa, pq Puta Merda! kkkkkk

  • CorsarioViajante

    Muito bacana, ela explica bem, para quem como eu não tem muita noção de como são as coisas na vida real dá para ter uma boa idéia… Fico no aguardo do próximo vídeo!

    • Thais Roland

      :)

  • Tobias BP

    Muito bacana os videos dela. Agora resolvendo o problema da junta e do vazamento e ela continuar cuidando igual, vai longe pra dar alguma dor de cabeça de novo…pena que o meu 2.3 não esteja mais comigo porque ele ja passou dos 300mil km e o meu pai vendeu.

    • Thais Roland

      Cara, eu cuido desse carro melhor do que de mim. :)

      • Tobias BP

        Não duvido… eu só igual kkk

        • Thais Roland

          :) o amor é assim mesmo. hehehe

  • Guilherme Henrique Carlos

    Thais Roland, a musa do FlatOut…

    • Thais Roland

      hahaha. nem de longe!

      • Guilherme Henrique Carlos

        Sim! HAHAHA… Vc já deve saber que tem um indivíduo aqui que tem a deusa dele (Ferrari F40) e o Deus dele (Deus Enzo Ferrari)… Como eu sou um pouco menos “viajão”, uma musa do FlatOut pra mim já está de bom tamanho…

        • Thais Roland

          hahahahha. muito gentil.. obrigada. :) fiquei meio envergonhada, mas lisonjeada. :)

          • Guilherme Henrique Carlos

            Só não podemos deixar ele saber (Braaaaaaulio, tenho a Thais como musa e não uma Ferrari F40 como musa/Deusa)! HAHA 😉
            Já mexeu em algum carro alemão que te deixou “surpresa” de alguma forma?

          • Thais Roland

            hahahahhahahahhahahha. vcs são o máximo. :)

  • naoseioquecolocar

    tá, legal, a menina faz tudo sozinho, mas…. ela não é linda por isso, e tampouco atraente, ela fala igual a uma demente!!

  • Sidious_Darth

    Quando minha afilhada tiver idade o meu presente para ela será um kit completo de ferramentas para iniciantes. semana passada ela adorou a serra tico tico e ria quando eu ligava a máquina….rs

    • Thais Roland

      Boa garota! Tá no caminho certo! :)

  • WagnerSCS

    Voz bonita e muito talento você tem, Thais.
    Muito sucesso pra você!

    • Thais Roland

      hahaha. obrigada. :)