A revista semanal dos entusiastas | jorn. resp. MTB 0088750/SP
FlatOut!
Image default
FlatOut 56 Zero a 300

Uno Turbo: a história do 1º turbinado produzido em série no Brasil

Fevereiro de 1994 foi marcado pela chegada do primeiro automóvel brasileiro turbinado fabricado em série: Uno Turbo. Mecânica italiana, 1.372 cm³ de deslocamento, 118 cv a 5.750 rpm, turbina Garrett T2 a 0,8 bar, intercooler, câmbio importado com escalonamento exclusivo, discos dianteiros com as mesmas dimensões do Fiat Tempra, suspensão redimensionada e uma repaginação de design que o fez um dos carros mais cobiçados na época e hoje, um neocolecionável respeitável. Uma curiosidade:  a mecânica italiana do Uno Turbo não passava nos testes de emissões brasileiros da época… mas a Fiat encontrou uma brecha!

Hoje vocês irão conhecer os detalhes da história do Uno Turbo, com direito a uma série de documentos oficiais de época, entre fotografias de fábrica, press releases, testes de revistas e outros materiais! Também recomendamos a leitura da nossa matéria com a receita de preparação de fábrica dos Uno 1.5R, 1.6R e Turbo.

Se você ainda não assinou o canal do FlatOut, clique aqui e o faça agora mesmo! Aproveite e acione o sininho para ser notificado quando novos vídeos forem ao ar ?

Este vídeo existe graças aos crowdfunders do FlatOut: como muitos de vocês sabem, o FlatOut depende do financiamento coletivo para continuar produzindo e fazer mais e melhor. Faça uma assinatura e seja uma das pessoas que nos apoia.

Visite o Museu da Imprensa Automotiva (MIAU)!

Rua Marcelina 108, Vila Romana, São Paulo (SP)

Telefone: (11) 9 8815 7467

Fanpage do MIAU | Instagram do MIAU

 

Reposição de estoque está à caminho…

Pessoal! Nós sabemos que estamos esgotados de vários tamanhos de camisetas em nosso estoque da loja oficial do FlatOut. Nós já solicitamos a reposição de estoque, que deve chegar em três semanas. Pedimos desculpas pelo lapso. Não deixe de cadastrar seus dados no “avise-me quando chegar” nas páginas de produtos, pois atenderemos primeiro estas pessoas na fila 🙂

Quando você compra produtos na nossa loja FlatOut Official Gear, está colaborando diretamente para que o FlatOut permaneça no ar e para que a gente invista em iniciativas como o FlatOut Midnight.

As camisetas estão disponíveis nos tamanhos P, M, G, GG, G3 e G4 (se não estiver disponível, não esqueça de preencher o “avise-me quando estiver disponível” na página do produto), sendo que estas últimas possuem uma modelagem especial, mais larga.

z-gasrubberbranca-camiseta-1140x448

Camiseta Gas & Rubber: Uma arte de atitude, com pegada de disco de rock, agora na versão branca! O híbrido que todo entusiasta sonha ter na garagem. Fotografia de Juliano Barata registrada no Dodges & Cia de 2016, um belíssimo Dart preparado. Clique aqui para acessar o produto.

z-gti-camiseta-1140x448

Camiseta Gol GTI 30 anos: neste ano, o Gol GTI completa três décadas desde o lançamento – e esta é a nossa homenagem! Combinação clássica de Azul Mônaco e Cinza e uma referência à cidade-sede da fabricante. Clique aqui para acessar o produto.

z-ringmeister-camiseta-1140x448

Camiseta Ringmeister 911 GT2: para celebrar um recorde nada menos que histórico no Nürburgring Nordschleife, a camiseta Ringmeister GT2 homenageia o feito com o icônico GT2 Racing Yellow e o quadro de tempo inspirado nos números dos 919 Hybrid e 911 RSR de Le Mans. Clique aqui para acessar o produto.

carrossel-boss1988-1140x448

Camiseta Boss 1988: Taishō – um grande líder, como o general de um exército ou capitão de um time, é usado também informalmente como “chefe”, um dos apelidos do nosso tricampeão. McLaren MP4/4 de 1988, o carro de seu primeiro título na F1. Clique aqui para acessar o produto.

carrossel-camiseta-midnight-temp-1140x448

Camiseta FlatOut Midnight: sua série entusiasta favorita do YouTube, agora para vestir ? Clique aqui para acessar o produto.

carrossel-flatoutmidnight-sticker-black-1140x448

FlatOut Midnight: preço por unidade. Adesivo do FlatOut Midnight ao melhor estilo dos Tomodachi Stickers das equipes de drift e de grupos de carros de rua (crews) do Japão. Adesivo de vinil feito com especificação automotiva, para qualquer clima. 15 cm x 5,17 cm. Clique aqui para acessar o produto.

carrossel-typeslategreygt3-1140x448

Camiseta Type Slate Grey GT3: Versão tipográfica do nosso logo com sombra deslocada, ao estilo de nosso adesivo Type. Aqui, temos a cor Slate Grey, inspirada no 911S 1970 de Steve McQueen, com a tipografia em tom baseado no 8C6 Orange do GT3 RS 997. Clique aqui para acessar o produto.

carrossel-typescoobyblue-1140x448

Camiseta Type Scooby Blue: Versão tipográfica do nosso logo com sombra deslocada, ao estilo de nosso adesivo Type. Aqui, temos a cor Scooby Blue com logo amarelo, combo inspirado na equipe de WRC da Subaru nos dias de Colin McRae. Clique aqui para acessar o produto.

 

carrossel-adesivo-type-medium-1140x448

FlatOut Type (small e medium): Duas unidades por pacote. Tipografia do FlatOut em branco perolizado com efeito sombreado. Vinil com fundo transparente e corte a laser no formato do letrado. Especificação automotiva, para qualquer clima. 15,2 cm x 7,6 cm. Clique aqui para acessar o produto.

carrossel-badge-flatout-1140x448-1140x448

Badges: duas unidades por pacote. São literalmente emblemas automotivos, que são flexíveis por exigência nossa, para se conformar à superfícies curvas. Base de acabamento metalizado, tinta levemente translúcida e acabamento resinado de alto brilho: volume e profundidade são seus destaques. Clique aqui para acessar o produto.

carrossel-adesivo-troca-oleo-1140x448

Etiqueta de Troca de Óleo: quatro unidades por pacote. Uma pequena surpresa gearhead que trouxemos para vocês, uma forma sutil de você decorar o seu para-brisa e tirar aquela etiqueta com a mesma cara de sempre. Mede 5,5 cm por lado e é feito com o mesmo material e método usado pelas principais fabricantes de óleo. Clique aqui para acessar o produto.

 

FlatOut 56: lista de episódios!

Para assistir, basta clicar nos links: o player de vídeo abrirá automaticamente em uma nova aba!

EP 01: Passeio pelo Museu da Imprensa Automotiva

EP 02: A história do Uno 1.5R e 1.6R contada pelos documentos de época

EP 03: Opala picape, hatch, águia, Caravan 4P, etc: veja os Opala que a GM fez, mas nunca produziu em série

EP 04: Como o Gol GT salvou o Gol de ser um dos maiores fracassos da história da VW

EP 05: Gol GTS e GTI: da evolução da espécie à morte por um erro estratégico

EP 06: Kadett GS e GSI: a história do carro que abriu o caminho para a chegada do Astra

EP 07: Mate a curiosidade: como é o material de imprensa que os jornalistas recebem, da década de 60 até hoje?

EP 08: Civic Si: a história do carro que destruiu o império dos “esportivos de adesivo” em 2007

Matérias relacionadas

Chevrolet Onix ganha nova nota no Latin NCAP, nova lei institui plano de segurança no trânsito, Alfa Romeo poderá lançar rival para Porsche 911 e mais!

Leonardo Contesini

Peugeot 2008 terá versão GTI, Bugatti Chiron pode se tornar híbrido, novos detalhes sobre The Grand Tour e mais!

Leonardo Contesini

Novo programa de Clarkson terá comparativo com LaFerrari, P1 e 918 Spyder, Uber será regulamentado em SP, Mitsubishi lança L200 em parceria com KTM e mais!

Leonardo Contesini