FlatOut!
Image default
FlatOut 56 Zero a 300

Uno Turbo: a história do 1º turbinado produzido em série no Brasil

Fevereiro de 1994 foi marcado pela chegada do primeiro automóvel brasileiro turbinado fabricado em série: Uno Turbo. Mecânica italiana, 1.372 cm³ de deslocamento, 118 cv a 5.750 rpm, turbina Garrett T2 a 0,8 bar, intercooler, câmbio importado com escalonamento exclusivo, discos dianteiros com as mesmas dimensões do Fiat Tempra, suspensão redimensionada e uma repaginação de design que o fez um dos carros mais cobiçados na época e hoje, um neocolecionável respeitável. Uma curiosidade:  a mecânica italiana do Uno Turbo não passava nos testes de emissões brasileiros da época… mas a Fiat encontrou uma brecha!

Hoje vocês irão conhecer os detalhes da história do Uno Turbo, com direito a uma série de documentos oficiais de época, entre fotografias de fábrica, press releases, testes de revistas e outros materiais! Também recomendamos a leitura da nossa matéria com a receita de preparação de fábrica dos Uno 1.5R, 1.6R e Turbo.

Se você ainda não assinou o canal do FlatOut, clique aqui e o faça agora mesmo! Aproveite e acione o sininho para ser notificado quando novos vídeos forem ao ar ?

Este vídeo existe graças aos crowdfunders do FlatOut: como muitos de vocês sabem, o FlatOut depende do financiamento coletivo para continuar produzindo e fazer mais e melhor. Faça uma assinatura e seja uma das pessoas que nos apoia.

Visite o Museu da Imprensa Automotiva (MIAU)!

Rua Marcelina 108, Vila Romana, São Paulo (SP)

Telefone: (11) 9 8815 7467

Fanpage do MIAU | Instagram do MIAU

 

Reposição de estoque está à caminho…

Pessoal! Nós sabemos que estamos esgotados de vários tamanhos de camisetas em nosso estoque da loja oficial do FlatOut. Nós já solicitamos a reposição de estoque, que deve chegar em três semanas. Pedimos desculpas pelo lapso. Não deixe de cadastrar seus dados no “avise-me quando chegar” nas páginas de produtos, pois atenderemos primeiro estas pessoas na fila 🙂

Quando você compra produtos na nossa loja FlatOut Official Gear, está colaborando diretamente para que o FlatOut permaneça no ar e para que a gente invista em iniciativas como o FlatOut Midnight.

As camisetas estão disponíveis nos tamanhos P, M, G, GG, G3 e G4 (se não estiver disponível, não esqueça de preencher o “avise-me quando estiver disponível” na página do produto), sendo que estas últimas possuem uma modelagem especial, mais larga.

z-gasrubberbranca-camiseta-1140x448

Camiseta Gas & Rubber: Uma arte de atitude, com pegada de disco de rock, agora na versão branca! O híbrido que todo entusiasta sonha ter na garagem. Fotografia de Juliano Barata registrada no Dodges & Cia de 2016, um belíssimo Dart preparado. Clique aqui para acessar o produto.

z-gti-camiseta-1140x448

Camiseta Gol GTI 30 anos: neste ano, o Gol GTI completa três décadas desde o lançamento – e esta é a nossa homenagem! Combinação clássica de Azul Mônaco e Cinza e uma referência à cidade-sede da fabricante. Clique aqui para acessar o produto.

z-ringmeister-camiseta-1140x448

Camiseta Ringmeister 911 GT2: para celebrar um recorde nada menos que histórico no Nürburgring Nordschleife, a camiseta Ringmeister GT2 homenageia o feito com o icônico GT2 Racing Yellow e o quadro de tempo inspirado nos números dos 919 Hybrid e 911 RSR de Le Mans. Clique aqui para acessar o produto.

carrossel-boss1988-1140x448

Camiseta Boss 1988: Taishō – um grande líder, como o general de um exército ou capitão de um time, é usado também informalmente como “chefe”, um dos apelidos do nosso tricampeão. McLaren MP4/4 de 1988, o carro de seu primeiro título na F1. Clique aqui para acessar o produto.

carrossel-camiseta-midnight-temp-1140x448

Camiseta FlatOut Midnight: sua série entusiasta favorita do YouTube, agora para vestir ? Clique aqui para acessar o produto.

carrossel-flatoutmidnight-sticker-black-1140x448

FlatOut Midnight: preço por unidade. Adesivo do FlatOut Midnight ao melhor estilo dos Tomodachi Stickers das equipes de drift e de grupos de carros de rua (crews) do Japão. Adesivo de vinil feito com especificação automotiva, para qualquer clima. 15 cm x 5,17 cm. Clique aqui para acessar o produto.

carrossel-typeslategreygt3-1140x448

Camiseta Type Slate Grey GT3: Versão tipográfica do nosso logo com sombra deslocada, ao estilo de nosso adesivo Type. Aqui, temos a cor Slate Grey, inspirada no 911S 1970 de Steve McQueen, com a tipografia em tom baseado no 8C6 Orange do GT3 RS 997. Clique aqui para acessar o produto.

carrossel-typescoobyblue-1140x448

Camiseta Type Scooby Blue: Versão tipográfica do nosso logo com sombra deslocada, ao estilo de nosso adesivo Type. Aqui, temos a cor Scooby Blue com logo amarelo, combo inspirado na equipe de WRC da Subaru nos dias de Colin McRae. Clique aqui para acessar o produto.

 

carrossel-adesivo-type-medium-1140x448

FlatOut Type (small e medium): Duas unidades por pacote. Tipografia do FlatOut em branco perolizado com efeito sombreado. Vinil com fundo transparente e corte a laser no formato do letrado. Especificação automotiva, para qualquer clima. 15,2 cm x 7,6 cm. Clique aqui para acessar o produto.

carrossel-badge-flatout-1140x448-1140x448

Badges: duas unidades por pacote. São literalmente emblemas automotivos, que são flexíveis por exigência nossa, para se conformar à superfícies curvas. Base de acabamento metalizado, tinta levemente translúcida e acabamento resinado de alto brilho: volume e profundidade são seus destaques. Clique aqui para acessar o produto.

carrossel-adesivo-troca-oleo-1140x448

Etiqueta de Troca de Óleo: quatro unidades por pacote. Uma pequena surpresa gearhead que trouxemos para vocês, uma forma sutil de você decorar o seu para-brisa e tirar aquela etiqueta com a mesma cara de sempre. Mede 5,5 cm por lado e é feito com o mesmo material e método usado pelas principais fabricantes de óleo. Clique aqui para acessar o produto.

 

FlatOut 56: lista de episódios!

Para assistir, basta clicar nos links: o player de vídeo abrirá automaticamente em uma nova aba!

EP 01: Passeio pelo Museu da Imprensa Automotiva

EP 02: A história do Uno 1.5R e 1.6R contada pelos documentos de época

EP 03: Opala picape, hatch, águia, Caravan 4P, etc: veja os Opala que a GM fez, mas nunca produziu em série

EP 04: Como o Gol GT salvou o Gol de ser um dos maiores fracassos da história da VW

EP 05: Gol GTS e GTI: da evolução da espécie à morte por um erro estratégico

EP 06: Kadett GS e GSI: a história do carro que abriu o caminho para a chegada do Astra

EP 07: Mate a curiosidade: como é o material de imprensa que os jornalistas recebem, da década de 60 até hoje?

EP 08: Civic Si: a história do carro que destruiu o império dos “esportivos de adesivo” em 2007

Matérias relacionadas

Suzuki Swift Sport chega à nova geração mais leve e com motor turbo

Dalmo Hernandes

O Range Rover Sport SVR de 550 cv, pickup Duster em testes na Europa, Nissan inaugura estúdio de design no Brasil e mais!

Leonardo Contesini

A Porsche não fez nenhum 911 GT3 RS com câmbio manual… mas esse cara fez!

Dalmo Hernandes