Acertando os primeiros detalhes do Fiesta Sport Duratec de Tomás Andrade

Tomás Andrade 29 julho, 2014 122
Acertando os primeiros detalhes do Fiesta Sport Duratec de Tomás Andrade

Como havia contado no primeiro post, encontrei um body kit do Fiesta Zetec-S na Inglaterra e o arrematei. Como o Fiesta era meu único carro, continuei usando-o no dia-a-dia até que certa noite fui fechado por um Peugeot 207 em uma curva e ao desviar para impedir a batida, acabei subindo a guia da calçada. Resultado: pneu rasgado, bandeja trincada, amortecedor entortado e roda ralada.

Trágico, não? Nem tanto. Por coincidência os novos amortecedores da Fênix que eu havia encomendado chegariam no dia seguinte junto com as molas Fórmula. Então aproveitei o estrago e a mudança na suspensão para também fazer um upgrade nos freios. Muita gente me recomendou usar os freios do EcoSport 1.6, mas eu queria algo mais forte. Então, por recomendação da BMA Performance acabei comprando um par de discos do EcoSport 2.0 (que têm quatro furos como o Fiesta) e as pinças do Focus 2.0 Mk2, que também cedeu os tambores traseiros. Também insatalei uma tubulação de inox da Aeroquip, por onde circula o fluido Pentosin Racing Dot 4.

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Legal. Agora podem me fechar de novo que o carro vai segurar.

Semanas mais tarde foi a vez do body kit. O vendedor, muito bacana, mandou como cortesia uma moldura de acabamento do painel (que não serve para nada no Brasil, pois foi tirada de um carro com o volante na direita), as soleiras de inox com o nome “Zetec-S”, o painel original com fundo branco, escala em MPH e Km/h e computador de bordo. Consegui até mais do que imaginava.

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Instalei apenas os para-choques, grade e faróis de neblina. Como a pintura do carro estava um pouco queimada, acabei pintando praticamente o carro todo, assim o prata ficou bem uniforme e sem variações de tonalidade, algo comum quando se pinta apenas uma parte do carro.

Quanto ao painel, ele infelizmente usa um chicote diferente do nosso, e por isso ainda estou atrás de alguém com paciência para decifrar os fios e sinais para instalá-lo corretamente.

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Como era meu carro de uso diário, também instalei um sistema multimídia Pioneer AVH-2500BT integrado ao meu iPhone, com direito a espelhamento de tela. Também comprei um conector OBD2 wi-fi e transformei meu smartphone em um computador de bordo e diagnóstico. Praticamente todos os parâmetros processados pela ECU são exibidos em uma tela no painel. Veja só como ficou:

Se você gostou, o nome do aplicativo é DashCommand, e ele custa US$ 9,99 na Appstore da Apple.

Atualmente uso o Fiesta somente duas vezes por semana mas esse dois dias foram necessários para que o pior acontecesse. Em uma sexta-feira, saindo do trabalho, uma moto ultrapassou uma fila de carros no sentido contrário na contra-mão e bateu de frente com o Fiesta. Eu estava parado pois havia dado a vez a um outro motorista. Os freios novos nem tiveram a chance de me ajudar. Como resultado, meu para-choque foi cortado, o farol quebrou, assim como a lente do farol de neblina trazido da Inglaterra.

Assim descobri uma dica valiosa para quem quer rodar com um carro exclusivo: tenha peças sobressalentes em casa. Tenha tudo em dobro, ou mais, se puder. No mesmo dia do acidente procurei todas as peças possíveis para ele. Encontrei uma grade e borrachões do para-choque dianteiro (já tenho um para-choque guardado sem eles). Os faróis de neblina são raros aqui no Brasil. Praticamente impossíveis de achar pois só venderam 1.000 Fiesta Sport — a grade é relativamente fácil pois saiu na Courier Sport, mas ela usava para-choques comuns. Também por causa do nosso trânsito louco desisti de pintar os retrovisores. Na Europa ele também saiu com retrovisores pretos além dos pintados, então decidi deixar como está em vez de pintar e correr o risco de algum louco estragar tudo de novo.

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Voltei a entrar em contato com o vendedor do Reino Unido e passei uma lista de peças. Chegaram nesta última semana e agora já tenho um jogo de faróis de neblina extra, quatro lentes, tampas dos parafusos das saias laterais (que roubam no Brasil), e um para-choque dianteiro completo com grade.

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Os próximos passos são a instalação do painel gringo — que deve sair nas próximas semanas —, a troca da caixa de direção original, pela hidráulica, mas sem assistência, para conseguir uma relação mais direta, e finalmente o motor.

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Inicialmente eu pensava em um Duratec 2.0 original, sem preparação, que certamente chegaria aos 150 ou 160 cv com uma injeção aftermarket e um escape com maior fluxo, mas pode ser que eu acabe usando um 2.3 do Fusion com admissão Cosworth tipo essa aí de cima. Ainda não sei exatamente. Tenho alguns meses pra pensar e aceito sugestões. No próximo post conto mais. Abraços e até lá!

Por Tomás Andrade, Project Cars #41

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  • RaphaelXocaravan19784100

    2.3 do fusion! taca-lhe pau

    • Caio Figueiredo

      meu coração parou. Adoro aquele motor, pena so aparecer por aqui num carro automatico e pesado. baixava o vidro no fusion para tentar ouvir o ronco, que não era feio (só silencioso). Sonho de consumo um focus st made in brazil com uma versão mais agressiva desse motor…

  • Rodrigo Passos

    Show Tomas! Parabéns, eu também estou esperando algumas peças vindas da terra da rainha. Obrigado pela dica de compra dos sobressalentes. Kkkkkkkk

  • David Diniz

    Dica de ouro: Instale um Kit de Freios ABS nele para ajudar e muito nessas frenagens de emergência. Sobre o motor iria de 2.0 mesmo.

  • Diogo Rengel Santos

    Véi, não esqueça de benzer teu PC, porque dois acidentes num post só – e que não foram por sua culpa é muita zica…..

  • Claudio Bieging

    Eu vi seu Fiesta aqui em Blumenau, eu estava saindo do McDonalds e vc passando em frente ao terminal da proeb. Isso faz tempo.
    No mais… Seu fiesta esta ficando showw, bem exclusivo. Boa sorte no projeto.

  • Guest

    Belo Project !! tenho um Fiesta Street mk5 também, o terceiro lá de casa e um dos 5 da família, sem contar mais 3 que rodam com parentes. O Teu tá lindo demais, faria exatamente o mesmo com o meu.. Parabéns!

  • Denys Rafael Dalmolim

    Meu top seu carro! curti pra caralho a parte do pareamento com o celular e tal e gostaria do link onde você comprou esse leitor ODBII e queria saber se eles tem com adaptador para a pinagem da bmw…

    Você é tão azarado quanto eu… 2 cabeçotes quebrados em menos de 1 ano… :/

  • Antonio Carlos Oliveira

    Em 2009 a Ford vendeu motores duratec ficaria top fico mais fácil de encontrar também

  • Guest

    Belo Project !! tenho um Fiesta Street mk5 também, o terceiro lá de casa e um dos 5 da família, sem contar mais 3 que rodam com parentes. O Teu tá lindo demais, faria exatamente o mesmo com o meu.. Parabéns!!

    • Leandro Morais

      Caramba… Achou na caixa do cereal e deu para a família toda? KKKKKKKK

  • FerSaccon

    Reiterando o conselho dos outros, também iria de Duratec. Mais fácil de encontrar peças para fazer a adaptação, a diferença de cavalaria não é tanta 145/162 além de achar o Duratec um motor mais bonito quando instalado no cofre. Ambos usam corrente de acionamento. Lindo seu carro. É daqueles que não dá vontade de trocar para pegar um mais novo.

  • Renato Souza

    A LENDA Arved!
    Esse sim poderá te ajudar com o Chicote do Painel

    • msouza91

      O problema é que o Arved parece que só mexe com VW

  • PortnoyLima

    Cossie!!!!

    Nothing better than a fast Ford!!!

  • Thiago Morais

    Po cara, benze o fiestinha, que azar eim =
    Cara sempre quis umas peças gringas que tem pro meu carro lá fora, mas tenho o seguinte receio, os correios são truculentos, o pc chegou inteiro? foi taxado com valor alto?
    Abs e ta ficando legal o fiestinha.

  • Leandro Morais

    Fala Tomás,

    Muito legal o seu projeto cara, parabéns! Espero que tenha mais sorte no trânsito, afinal pessoas como nós que amam os carros merecem isso!

    Gostaria de tirar uma dúvida com você…

    Atualmente eu tenho um Polo 1.6 2008/09 e mais para frente estava pensando em adquirir um Polo GT 2.0. E para esse futuro Polo gostaria de, além de outras coisas, colocar os parachoques do Polo Cup europeu.

    Como foi a importação do seu parachoque? Se possível, gostaria de informações como: a) Tempo de entrega; b) Pagamento de impostos; c) Local de compra (eBay?).

    Segue uma foto do Polo Cup para aqueles que ainda não conhecem (acho que poucos).

    • Guest

      Foto:

    • Tomás Contesini Andrade

      A importação foi complicada e me fez quase desistir, muitas pessoas quando acessam o site se deparam com o preço baixo mas esquecem que a moeda da Inglaterra é libra, logo qualquer 200 libras vira 760 reais sem contar o 6,8% de IOF do cartão, tive também com a fiscalização brasileira, o parachoque entrou no Brasil e voltou para a origem, paguei novo frete, quando entrou pela segunda vez queriam me cobrar R$4000,00 de imposto, depois de muitos documentos e ajuda do inglês (coisa rara, pois são muito mal humorados) resolvi. O preço não ficou tão barato quanto as pessoas acham, pois além do produto você paga frete + IOF + impostos sobre produto + frete, quando importar algo, calcule 100% em cima de imposto. Comprei através do ebay. Demorou cerca de 3 meses.

      • Marcos Amorim

        Isso só aumenta a tristeza de ter que importar umas peças para o carro do meu pai… Mas mesmo assim, melhor US$350,00 + frete + imposto + alguns outros impostos em um amortecedor que mais de R$ 2.500,00 (com desconto) na concessionária.

        • Tomás Contesini Andrade

          350 dolares + frete que deve sair por 150 dolares (devido ao peso) + 6,8% IOF + 100% de imposto praticamente.

          • Franklin Weise

            No fim das contas, praticamente o mesmo preço daqui…

        • Leandro Morais

          É foda isso Marcos!

          Morri de raiva uma vez quando fui em uma daquelas AutoParts na Florida e logo na entrada tinha uma toda cromada aro 20 por 99 dólares cada… É brincadeira? Vontade de colocar debaixo do braço e foda-se!

          • Marcos Amorim

            Eu vou importar, só estou separando o que vale a pena ainda comprar por aqui. Andei falando com o povo da receita e dos correios e o imposto de importação é de 60% mesmo até US$ 3.000,00, já valor dos produtos e o frete. Mas tem que vir tudo bem discriminado, com valores das peças e do frete.

            E sobre as rodas, arrumava umas malas gigantes e colocava dentro, só de raiva.

        • felipereira

          caralho, que carro é esse?

      • Leandro Morais

        Obrigado Tomás! Com o tempo vou pesquisando mais coisas sobre importação de peças, principalmente as maiores, e vou postando em comentários aqui no Flatout! 😀

        Estamos aguardando mais notícias desse Fiesta mítico!

  • Coffinator

    Sentou o braço no motoqueiro maldito? O animal pelo menos pagou o estrago?

    • Tomás Contesini Andrade

      era conhecido meu, e tava indo pro presidio dormir, tava atrasado! pensa….

      • Marcos Amorim

        No fim todo mundo conhece alguém que está preso ou já foi preso…

      • Coffinator

        Ameniza, mas eu teria pelo menos cobrado o estrago.

  • Guilherme Guimarães

    Claro que deve ser bem mais caro e difícil de encontrar tb (suposições minhas), mas já pensou em um EcoBoost (1.6 do S60 ou 2.0 do Fusion)? =P

    • Tomás Contesini Andrade

      já pensei, mas muito caro, pedem mais de 15 mil pelo motor, ai vale mais um 2.5 do volvo T5 hahahaha

      • Guilherme Guimarães

        Pow, não precisa partir para a ignorância também né… kkkkkk melhor ainda esse 2.5 Volvo ae! =P

  • João Victor

    Esse Fiesta ta lindo.. To imaginando como ele vai ficar com o Duratec, rola uma injeção direta igual a do novo Focus não? Abs e boa sorte.
    Obs: Freios ABS de Focus nele!!!

  • Leandro Morais

    Acho que já deve ter visto esse vídeo do Bellote TV, certo? Como os outros leitores, acho que o Duratec com uma leve preparação vai te fazer muito feliz com menos dor de cabeça! =D

    https://www.youtube.com/watch?v=E56UN5tsj3c&list=UUCykAaNbtxUpGwvkSYWWSKg

    • Fabio Mourthé

      Tava pegando esse video para mandar agora. Hahahaha
      Lembrou bem!

    • GSB

      Que maravilha! Aproveita essas ideias Dona Ford Brasil…

  • Raulns

    Duratec + turbo…
    Na primeira batida eu estava de navegador, foi tenso voltar a pé pra casa depois..

  • Fábio Gomes

    Cara, 2.0 original já ficaria filé… Com escape, filtro e acerto já passa dos 170cv. Já tem um monte de Ka e Fiesta e até mesmo Focus original com essa receita básica que passaram dessa marca. E para passar de 200cv tem comandos da SWR pro duratec mono, se não me engano é o mesmo tanto para o 2.0 e o 2.3, assim como coletor de admissão da Cosworth e similares…

  • Parabéns pelo Fiesta, vai ficar legal para caramba, obrigado.

  • AlceuF
  • NightRider

    Ta ai um carro que me surpreendeu a primeira vez que dirigi, era um 1.0 mas como era acertado de suspensão, muito gostoso de andar, ainda mais que é fraco dá pra se divertir demais com um carro desses.

    Agora sobre a admissão Cosworth com ITB, pesquisei bastante sobre essa solução para aspirados, vi que o consumo fica bem prejudicado se não tiver um acerto perfeito e para ficar legal tem que ter uma plenum para ter torque e é obrigatorio o uso de comando grande pois a ITB “limpa” os comandos. Se for um comando mais manso o acelerador fica sem progressão, e se as ITB´s foram muito grande e com coletor curto o carro fica mto forte de alta mas morto no resto. Me corrigam se estiver errado ou é isso mesmo ?

    • Marcos Amorim

      É basicamente isso. O dimensionamento de ITBs é bem parecido com de Webers ou outros carburadores individuais, mas dependendo de comando e acerto é possível utilizá-las sem problemas na rua, mas sempre com risco de perda em alta.

    • GabrielF100

      O zetec rocam é gostoso mesmo de andar, mesmo sendo 1.0 é um tanto torcudo, tem o câmbio com engates precisos e um ronco até divertido.

  • Bruno Reis

    Seu “Fiestrinha” tá legal… Investe no seu Zetec Rocam mesmo, dá pra tirar de 160 a 180 cv sem muito sacrifício com um kit turbo

  • Tacio augusto

    Top!

  • Skiegaard

    A terra da rainha realmente eh o paraiso pra quem quer peças para algum Ford. E belo projeto.

  • Joao Alves

    Gamei nessa penúltima foto.
    Teu carro tá show de bola, puta merda.

  • Lucas Romeiro

    Esse carro está precisando de uma mãe de santo, isso sim!!!

  • Henrique

    Show de bola cara, lindo demais o carro!
    Aparece la no posto Bela jóia 2 a partir das 20:30 toda quinta feira, temos uma galera que curte carro e vai lá jogar conversa fora.

  • Guilherme Oliveira

    Eu iria de 2.0 aspro mesmo. Como já disseram, rende bem com pouca coisa. Fora que Duratec ronca muito bonito com escape esportivo.

  • Marcos Amorim

    Gosto do Fiesta, pena que aqui a Ford nunca deu a atenção que ele merece.

    Sobre os amortecedores, esse Fenix baixam demais? Pergunto porque quero colocar esse kit mas todos falam a mesma coisa: pode pedir altura original que eles sempre mandam um modelo que mesmo com a rosca no máximo o carro fica muito baixo.

    E foi bom já colocar os flexíveis em aeroquip. Pode até não parecer logo de cara, mas isso dá uma diferença enorme, o freio vira outro.

    • Tomás Contesini Andrade

      baixa de 2 a 3cm com a rosca no máximo e no minimo baixa uns 7cm da altura original.

  • LeonardoXR3

    Essa receita do Duratec mais filtro, escape e Injeção programável é demais. É justamente o que quero fazer no Escort. Melhora significativamente o desempenho comparado ao original e não fica ruim de andar no dia a dia.

  • 015b

    Muito bom!

    Dos modelos antigos, gosto muito dessa versão do fiestinha. Bichinho invocado, hein?

    Parabéns!

  • Odair Rocha

    O projeto está ficando cada vez melhor, parabéns pelo bom gosto….hahahaahaa.

    Cara, uma dúvida, como você conseguiu importar as peças, tenho interesse, em um futuro próximo, em importar o kit do SportKa, porém não achei nenhum vendedor ou loja que faça importação…como você conseguiu?

  • Barba

    Se ta loco, mete o 2.3 do Fusion, que nele ja andava que é uma beleza nisso ai então !!

  • Alcides Mello Albuquerque Silv

    Loko, parabéns pela nave…tenhu um tmb…carrinho guerreiro, meu sonho tmb é achar esse body kit…ótima configuração de freio… seus amortecedores são rosca? se sim é verdade ou mito que a rosca espana? valeu brother…e sucesso nesse projeto que tá ficando loko…

    • Tomás Contesini Andrade

      é rosca sim, até agora não tive nenhum problema com a rosca.

  • mateussrmello

    2.3 do Fusion? Quer morrer mano?! uheuahueh
    O carro tá [email protected], com o swap vai ficar mais ainda.
    PS: Se possível, chama uma mãe de santo aí, pq né…

  • GabrielF100

    Eu tenho um Fiesta Mk5 também, mas vermelho. Você poderia me mandar o link desse vendedor milagroso que envia peças pro Brasil? Eu estou perdido atrás de umas peças, mas quando encontro no ebay uk ou é muito caro ou não enviam pro br :/ Tem algum fórum no qual você posta a “história” do carro? Também estou deveras interessado em trocar o painel, mas quando descobri que o chicote era diferente, me desanimei pacas e desisti da compra. Sabes também onde conseguir o friso lateral?
    Abraços e sucesso!

    • GabrielF100

      Ah, esse negócio de acidentes, acho que a bruxa estava à solta nos Fiesta mk5, também sofri 2 acidentes em 2 semanas, ainda bem que já passou.

  • Daniel da Silva

    Pelo jeito você é de Blumenau ou região né. Eu sou de Timbó, tenho um mk4 e to pensando em botar um duratec 2.0 nele também, mas daqui a uns anos, primeiro tenho que dar uma geral no carro.

    Vai ficar top o teu. Abs.

  • Felipe

    Porque não põe freios a disco atrás? Não manjo muito, mas pra o carro rápido que será esse Fiesta, vale a pena por freios potentes! No mais parabéns pelo projeto! Com um Duratec ia ficar um monstro…

    • Zvesck

      Reforço o comentário do cidadão acima. Coloque freios à disco na traseira, do Focus novo ou Fusion, ou, opção mais barata, os dianteiros da Ecosport 2.0.

    • Zvesck

      Reforço o comentário do cidadão acima. Coloque freios à disco na traseira, do Focus novo ou Fusion, ou, opção mais barata, os dianteiros da Ecosport 2.0.

    • Tomás Contesini Andrade

      Eu procurei o disco para a traseira, mas não é muito fácil de achar

  • Pedro coimbra

    acredito que 2.3 no teu carro vai ficar com a distribuicao de peso muito discrepante
    a admissao da cosworth é linda e existe pro 2.0 tambem
    boa sorte com o carro ,ele está lindo

    • Tomás Contesini Andrade

      Acho que o peso do motor é quase o mesmo

  • Marcus Vinícius Alves Augusto

    Mete o motor do novo Focus !!!!!!

  • GabrielF100

    Tava pensando, esses ecoboost seriam uma boa pedida também, pois são relativamente leves. Até o 1.0 já dava um up.

  • KPinheiro

    Tomás, parabéns pelo carro! Vc deixou o gran finale bem no finalzinho da matéria hein! Cara, esses recurso que vc tem na tela do kit multimídia são acessíveis pela tela do teu celular caso vc não tivesse o kit? Ainda não pesquisei, mas esse teu aparelho de som está rodando Android? Abs

    • Tomás Contesini Andrade

      As informações são acessiveis pelo celular sim, e esse modelo e o mais novo que saiu aceita android também, só tem que achar o cabo.

      • KPinheiro

        Que show! Então sem o kit multimídia vc visualiza tudo pelo celular? O que aceita Android é o kit multimídia ou OBD2 Wifi? abs e obrigado por responder!

        • Tomás Contesini Andrade

          Qualquer celular com wifi e que tenha um aplicativo vai conseguir fazer a leitura. O multimídia aceita android se comprar o cabo, e o multimídia serve apenas para espelhar a tela do celular.

  • Caio

    2.3 do Fusion eh top…

  • Pedro Ponchio

    Já tive um duratec com 190 cvs. Tá muito bom o seu carro!
    Já que voce pediu sugestões (gastar com o bolso dos outros é fácil, rs): se vai ficar com o Duratec e pode colocar um 2.3, eu abraçaria sem dúvida. Acaba com o problema de buraco de torque do 2.0. Eu usaria o seguinte:
    – coletor de admissão cosworth (trottle body é muito 0 ou 1, acho desconfortável pra uso em não pista fora que exige outras alterações);
    – troca de biela é muito recomendável (iria de bielas e casquilhos cosworth tb)
    – virabrequim cosworth (se for passar de 7.700 rpm)
    – comandos stage-2 (8300/8500 rpm) e pratos e molas de titanium cosworth / heavy duty
    – volante cosworth
    – coletor 4x2x1 da TEC de Sorocaba
    – abafadores magnaflow
    – bombas óleo alto fluxo (duratec tem historico de quebras por conta de falta de lubrificação em aceleração lateral brusca – tem outras alternativas pra resolver o problema – como o carter a seco)
    – CAI ou filtro inflow
    – TBI mais larga
    – coxim do cambio em prothane
    – bicos mais potentes
    – fuel rail com maior fluxo
    – trabalho de fluxo do cabeçote
    – velas iridium
    – acerto da ECU original do dura
    Com este nivel de performance, usaria o kit prothane completo de suspensão se tiver disponível pra esta geração do Fiesta, e olharia por um kit de suspensão original do fiesta SVT (não deve ser fácil achar) e barra de amarração no cofre.

    Um empecilho de um projeto duratec forte é o câmbio IB5+, não aguenta muito torque e é muito longo. Se fosse ficar com este cambio, teria que trocar as engrenagens pelas relações da Eco. Ideal, pensando num aspirado mais torcudo ou mesmo num futuro turbo, é arrumar um MTX-75 ou ir pra um gringo como o Getrag do Focus SVT (6 marchas). Depois ainda tem que pensar na embreagem …

    • felipereira

      semana passada pude testar o Focus Duratec do meu irmão, caramba! como anda esse carro! até agora, é o carro mais potente que pude acelerar um pouco, pensando em passar de Fieteiro para Fordeiro….ehuaheuhauhe

  • Rafael GBR

    fiestinha fino! projeto dos meus sonhos. haha

  • Ricardo Rios

    Podia colocar um farol máscara negra como o da última foto…
    A Magaof faz esse tipo de aerviço

  • Antonio Carlos Oliveira

    Podia disser qual fluido vai usar se o dot 3 daria conta ?!

  • Bruno PR

    [Off-Nem tão off assim]

    Gente, to iniciando meu próprio Project Cars, como sou novato nessa área resolvi começar com um carro mais simples, um Fusquinha 81, já encontrei lugares bem interessantes pra comprar peças, mas preciso de dicas do pessoal que mora em São Paulo (principalmente na Zona Leste): Queria saber algumas sugestões de bons lugares pra fazer lataria, pintura e tapeçaria, pois o corpinho do Fusca apesar de íntegro precisa de um trato e queria colocar uma cor com mais personalidade, além de reformar o interior que está mais mal-tratado. Quero trazer esse bichinho de volta para seus tempos de glória, então se puderem me ajudar sugerindo profissionais de qualidade eu agradeço muito.

    • guushk

      Boa! Pretendo pegar no que der um Fusca e dar um trato no bichinho!
      Gamei num 1300L branco 1975 que achei na cidade vizinha (mas até agora tá foda a grana haha). Num geral ele está bonito e bastante original (inclusive rádio de época sem o falante estar na porta e sim no painel), mas tem uns detalhes feios na lata, mas nada grave…

      • Bruno PR

        Aí sim 😀 . O legal do Fusca é que as peças (pelo menos do modelo 81) não são tão caras, já troquei os cintos de segurança, dei uma apertada geral de parafusos pra prender acabamentos soltos, troquei as capas das setas que estavam enferrujadas, coloquei um novo tampão traseiro, limpei o interior e o exterior tudo com ajuda do meu pai. Ou seja, a parte mais interessante é que é um projeto “faça você mesmo”, tirando a funilaria e tapeçaria, já que pelo menos a parte mecânica do carro está impecável.

  • WagnerSCS

    Esse Fiesta ficará maravilhoso, tenho certeza. Se for como o Ka Durattec que vi num vídeo, com um 2.0 remapeado pra 170 cv e andando pra caramba, é batata.

  • Rodrigo Sublime

    Tomaz vou ver se consigo o diagrama elétrico do Cluster Inglês e de uma Brasileiro pra ti… não dou certeza, pois é projeto antigo!

    Qto ao motor o 2.3 é mais torcudo, e menos girador!… ai vai do que tu vai querer!

  • Guest

    conte me mais sobre a bina que tomou do corsa 1.4

  • Tales Cardoso

    Minha dica de motor: Duratec 2.0 (existem alguns 0km, na caixa, pra vender no ML e bomnegócio), com as as seguintes modificações: injeção aftermarket, filtro esportivo com CAI, corpo de borboleta do Fusion 2.3 (60mm), velas mais frias, cabos de vela mais grosso, chip e escape. Se tiver grana um comando SWR. Com essas alterações acredito que seja possível chegar a 200~210 cv

  • dogmarley

    a Treta de ter seu xodózinho como Daily é essa: o trânsito caótico das capitais e adjascências…
    meus pêsames pelos infortúnios.

    Belo projeto ! Pra mim um Fiesta 2P 1.6 já dava liga hahahaha esse aí 2L ou 2.3, então……

  • Bruno

    Por isso que cidade de tamanho médio é o que há! S2 Chapecó, S2 Cascavel, S2 Pato Branco, e por aí vai… Haha.
    Cara, parabéns pelo seu Fiesta gringo! Hahaha.

    • Vinao

      Chapeco presente no FlatOut!

  • Carlos Bragatto

    Cara, desculpa a curiosidade, mas quanto voce gastou de frete para trazer o parachoques. Sou louco pra trazer um dos EUA, para uma das minhas viaturas, mas nunca cheguei a pensar em cotar…

  • Adriano Pandolfi

    Adoro esse Fiesta, tive um 97 Zetec 1.4 16V roxo e foi o carro mais delicioso de dirigir que tive. Melhor direção EVER. Tive desde zero, vendi com 125 mil km e dez anos de uso. Consegui encontrá-lo, em Rondônia, mas todo destroçado e com bloco 1.6. Tá no meu nome, ainda. Só que vai ficar na memória mesmo… Tomás, acho que vc consegue colocar só a máscara do painel, não? Meu sonho era ter um 2.0, tive um Focus Duratec depois e era bom, mas o 1.4 Zetec era mais gostoso de girar, ainda que não tão potente.

    • Túlio Leal

      Tenho um 96 1.4. Os anos foram passando e nunca consegui coragem pra vender ele. às vezes dá vontade de renovar ele todo, às vezes dá vontade de vender. Nesse meio tempo não faço nada e vou apenas dando a manutenção mais básica pra manter ele pronto pra rodar… Mas passou muito tempo parado sem cobertura e a pintura e muita coisa dentro ficou detonada pelo sol.
      Interessante é andar com ele de vez em quando e comparar com os carros atuais… A direção realmente é excelente.

  • GSF

    Uma dúvida bem “noob”…

    Aquela admissão (?) da ultima foto, onde mostra 4 “canecos” e é possível ver as borboletas (?) significa que não possui filtro de ar, é isso mesmo? ou falei um monte de besteira? rsrsrs

    • Rodrigo Padula

      Sim, inclusive com o motor ligado e com as borboletas abertas 100% dá pra ver o jato de combustível dos injetores.
      O que se faz geralmente quem anda na rua com ITB é colocar um filtro em cada, ou fazer um suporte e um filtro que cubra as 4 borboletas

      • GSF

        INteressante! Vlw!

      • Igor Serra

        Mas qual eh o eskema de deixar tudo pelado desse jeito? O ar passa mais livre e gera mais potencia?

  • Rodrigo Padula

    Carrinho foda!
    sempre pensei que o kit sport ficasse mais bonito em um 2P e não estava tão errado.
    Olhando seus faróis de neblina, parecem que são os Valeo Fogstar, que aqui no Brasil eu tenho certeza que saiu nos citroen c4 e peugeot 307, antes da PSA mudar para neblinas com lente de plastico (H16)
    Os Fogstar usam lampadas H11, lente de vidro, e ACHO que também sairam em Meganes e nos Fiestas novos (made in aBc).
    não são muito caros.
    no mais, boa sorte com o carrinho e dá uma benzida nele!

    • Tomás Contesini Andrade

      É valeo sim, mas o do peugeot, tr4, milha do crossfox ranger, nenhum serviu. da diferença de tamanho

      • Guilherme Campigotto

        Essa lente do teu milha é a mesma da Citroën Picasso.

  • Marcio Meireles

    Mandar benzer tb não custa, né… heheheheh

    • Vitor Augusto Pança

      Bater o tambor de vez em quando ajuda pra caramba kkkkkkkkk

  • Guest

    o 2.3 não mudaria muito a distribuição de peso da caranga?

    • thiago de paula

      Nem sempre maior volume significa maior peso, ás vezes é até mais leve relativamente falando, caso dos blocos e cabeçotes de alumínio ou outras ligas leves.

  • Guilherme Campigotto

    Blumenau e seus ótimos motoristas. Tenho até medo de pintar o meu carro por conta disso.Esse carro ta cada vez mais foda, parabéns!!

  • Pedro Henrique Ramos

    Vale a pena pelo preço? Ele parece estar todo original com exceção dessa coisa de pintura fosca ridícula?
    http://carro.mercadolivre.com.br/MLB-575143867-ford-fiesta-sport-10-rocam-4-portas-_JM

  • Max Almeida

    VALOR R$ 15.800. ÓTIMA OPORTUNIDADE, VENDO FORD FIESTA MOTOR ZETEC ROCAM1.6 GLX SPORT 8V GASOLINA 4P 2000/2000. PELO VALOR DE R$7.000,00 ( VALOR JÀ ABATIDO AS DÍVIDAS E AVARIAS)RARIDADE SÓ FORAM FEITOS 400 MODELOS. ALARME, AR CONDICIONADO, DESEMBAÇADOR, DIREÇÃO HIDRÁULICA, LIMPADOR TRASEIRO, RÁDIO E DVD PLAYER, RODAS DE LIGA LEVE TRAVAS E VIDROS ELÉTRICOS. FALAR COM MAX: (22) 98151-5320 ou (21) 99727-3630

    http://rj.bomnegocio.com/norte-do-estado-do-rio/veiculos/carros/ford-fiesta-sport-glx-original-de-fabrica-43306729

  • Dp Som

    Vendo acompanhando o projeto e está de parabéns… mas fica uma pergunta, como conseguiu uma alma tão caridosa na Inglaterra, tudo que acho de interessante para Fiesta MK5 o pessoal não manda para o BR, faz horas q to atrás de uma grade dessas, que lá eh muito barato, jah no Brasil além de ser dificil achar eh muito cara hehehe, não tem alguma sobrando para vender? 😛

  • Jeydson Couto

    Tive um assin, mas sem o kit sport, com motor duratec e cambio Mtx de um focus, os freios sempre foram os maiores problemas, coloquei o kit 293mm da ecosport, mas n adaintou, antes de colocar o kit do peugeot 206 traseiro, bati o carro arrumei, mas acabei desgostando, voltei pro otiginal, e vendi o carro.

    • bressix

      Jeydson, preciso fazer um UP nos discos dianteiros de um Focus MK1. A pinças de EcoSport são PnP?

      • Jeydson Couto

        Mano, n use os da Ecosport, tendência de fadding e enorme, me falaram depois do kit da power brake slotado, q n é caro, e atende melhor do q da Eco, os do Focus nunca tentei, por causa do ABS, e por ser mais dificil de encontrar, mas a dica e olhar no site da power brake!!

  • ARAUJOAMS

    Tomás meu caro, como foi o trabalho com os amortecedores da Fênix?! Plug n Play !? qual foi o modelo que você usou ?

  • Danilo Kulik

    Tomás, já pensou em usar a barra estabilizadora do Ka 1.6 na dianteira ? é só colocar as bieletas e a barra nos amortecedores naquele buraco que fica sobrando, plug and play…

  • Danilo Kulik