aquele velho motor 1050cm³ de 55 pangares se mostrava aquem das expectativas — mesmo depois da troca do cambio quatro marchas de engates dificeis por um cambio moderno de palio 1 0 com trambulador por cabos o carro havia melhorado por conta do melhor escalonamento deixando o mais esperto entao pensei vou pesquisar em foruns e revistas para fazer uma preparaçao no motor 1050cm³ com esse r/l de 0 222 o motor de 76mm de diametro por 54 5mm de curso poderia girar altos rpm como aqueles carros que se ve no youtube comprei 4x1 igniçao eletronica e bobina de mi comando 292° com 104° lobe e 11mm de lift carburador 3e gastei uma grana preta na epoca salario de escravigiario nao e facil e mandei para uma oficina realizar a montagem comecei sendo engambelado na relaçao preçoxqualidade do trabalho realizado na retifica onde colocaram as valvulas que pedi 36 5x31mm as maiores da linha fiasa e rebaixaram o cabeçote para buscar os 10 1 de taxa aliviei o volante do motor e a montagem foi feita apos duas retificas de cabeçote pois os mecanicos alteravam a fase do comando e entortavam as valvulas tive o resultado uma tremenda m**** o volante leve somado ao comando de lobe baixo cilindrada baixa deixaram o carro completamente morto na estrada eu tinha que andar em 3ª@5000rpm pra manter os 100km/h ate gerava uma certa emoçao pelas esticadas ate os 7500rpm mas o carro era muito fraco errei na receita gastei um monte de dinheiro de estagiario que vale menos que barras de ouro e fiquei frustrado apos isso vi que as coisas eram mais dificeis do que pensava joguei o 147 no fundo da garagem e comprei um carro para o dia a dia viajar etc nisso passaram se anos outros carros antigos apareceram e muita bateçao de chave aconteceu o curso de engenharia mecanica doutrina a pessoa a pesquisa na epoca cego por motores gm 6 cilindros comprei livros dos estados unidos leitura obrigatoria para qualquer opaleiro chevrolet inline six cylinder power manual do leo santucci nesse momento a coisa mudou de figura comecei a ler enfurecidamente livros sobre motores de onde se tira informaçao ja ultrapassada nos eua mas para nos meros mortais aprendizes tais informaçoes valem mais que qualquer papo de forum de pilotos de internet voltei me ao 147 com sangue nos olhos querendo enfiar toda aquela teoria dentro das possibilidades financeiras no meu primeiro carro e mostrar que agora o 147 ia surpreender eu acreditava era o que bastava aqui em 2011 ainda com o motor 1050cm³ aspirado de torque inexistente a biblioteca como eu nao queria pagar um preparador para fazer a montagem do meu carro decidi que conceitos de montagem seriam tirados da bibliografia criei uma biblioteca para pesquisa e fui comprando ferramentas para fazer as coisas renderem sem emprestimos e outras chateaçoes nao havendo cursos de motores e preparaçao ao alcance essa foi a forma de buscar o sonho do homemade project car #169 o objetivo sem condiçoes de ter um carro pica com motores de grande deslocamento quem aqui nao sonha com grandes motores de seis ou oito cilindros mirei na relaçao peso/potencia afinal os 780kg do 147 tinham que servir para mais do que apenas enferrujar no fundo da garagem para efeito comparativo considerando se um respeitavel opala de 1 250 kg e 400 cv pela relaçao peso potencia eu precisaria de um 147 com 250 cv pra tomar a mesma pressao no banco o objetivo inicial stage 1 ficou com potencia alvo de 170 a 200 cv no motor sendo que no stage 2 eu buscaria beliscar os 300 cv com poucas modificaçoes coisa que estou planejando atualmente aqui o 147 como esta hoje acertando detalhes para buscar mais cavalos a escolha do motor no livro do sr leo santucci havia uma passagem que me marcou apenas deixe de optar pelo motor de maior deslocamento disponivel caso ele nao esteja disponivel no seu pais sua categoria nao permita ou seja financeiramente inviavel olhei para o 147 e vi o fiasa de 1 500cm³ e r/l um tanto desfavoravel 0 317 como a opçao mais viavel pela facilidade de instalaçao tira o 1050 e poe o 1500 ter muitas peças em casa e ja ter alguma experiencia nele e agora aspirar o ar ou empurrar a força aspiraçao natural ou induçao forçada quase como uma sereia enfeitiçando marinheiros motores aspirados de alto rpm e multiplas borboletas causam arrepio imediato em aficionados por motores mas a baixa cilindrada e suas caracteristicas construtivas Ø76mm x curso 82 5mm me empurraram pro lado do turbo antes de ir na loja e comprar um kit turbo arroz com feijao decidi pesquisar pra nao errar adquiri o livro turbo real world high performance e mastiguei as paginas fazendo as aproximaçoes possiveis para o meu motor aprendendo sobre os tipos e as variaveis que um complexo turbocompressor pode apresentar os tais mapas de eficiencia ja nao eram um bicho de sete cabeças apos o livro e a opçao por uma master power racing modelo r494 50/ 48 rotor 49 5mm e compressor 49mm se mostrou a melhor opçao ante equivalentes nacionais devido a linha mp racing possuir rotor forjado refluxo e arrefecimento a agua podendo empurrar ate 2 bar de pressao no meu motor sem me preocupar em estar usando minha turbina como uma bomba de calor ou seja ate 2 bar temos eficiencia proximo de 70% o fiasa 1 500cm³ a primeira simulaçao dimensional com uma 50 emprestada meu motor de miolo original e std permite me girar ate as 7 000 rpm com velocidade de pistao de 19 25m/s considerado proximo do limite para motores originais de projeto relativamente antigo para evitar ver pedaços de fiasa voando e ter uma relativa segurança sobre as 7 000 rpm indicadas na bibliografia o livro inline six power manual e uma apostila de motores de circuito mostraram se excelentes para tirar base acerca do balanceamento das partes reciprocicantes internas os pistoes originais de medida std 76mm foram balanceados buscando se 0 1g de diferença entre eles as bielas deram muito trabalho sendo necessaria a equalizaçao de pesos da cabeça do pe e o peso total com 0 3g de diferença maxima com isso reduzimos vibraçoes parasitas que roubam a potencia tao suada e ganhamos margem de segurança contra lançamento de peças para fora do bloco o alivio na cabeça das bielas tudo isso e facilitado se a conta for gorda usando se peças forjadas nao em casa como o hopkins fazia em desafiando limites que ja sao balanceadas com essa mesma precisao ou superior na epoca a grana nao me permitia esse investimento alto hoje essas peças juntas custam r$ 3 500 e estao disponiveis pela argentina iapel e a susin francescutti sf performance daqui de caxias do sul/rs o cabeçote um cabeçote moderno usado com comando argentino circelli 280° molas e dutos trabalhados de forma elegante apareceu na reta e eu arrematei este cabeçote me daria eficiencia ate as 7 000 rpm e tinha aspecto de modificaçao dentro do esperado para um carro de rua novamente segundo a bibliografia how to port flow and test cylinder heads e how to choose camshafts and time them for maximum power um bom cabeçote e essencial para elevar a performance de qualquer motor e por sua complexidade esse retrabalho custa tao caro uma peça proporcional a essa para rua pode custar ate r$4 000 carcaça comando tuchos molas travas pratos valvulas dutos etc se voce entrar nos meritos de uma competiçao onde se busca o maximo desempenho essa conta passa de r$7 000 o cambio forjado decidi trocar rolamentos e ajustar o cambio por conta peguei os manuais da fiat e fiz a funçao no cambio cometi um erro na montagem da retençao da marcha re e por muita sorte nao joguei o cambio no lixo nessa altura eu ja sabia que o futuro era obscuro pela potencia que o dinamometro indicou e investi em um cambio de engrenagens forjadas com escalonamento mais apropriado a bf cambios de santa catarina garantiu que suas engrenagens suportariam acima de 450 cv a embreagem ainda surpreso pela potencia entregue com 1 bar de pressao a embreagem zero do palio 1 6 16v 106 cv ja estava patinando ainda em cima dos rolos a embreagem composta de quatro pastilhas de ceramica e plato de 1000lbs tem potencial para segurar 400cv deixando a um fusivel para proteger o cambio a suspensao como o carro e de rua mas seria usado eventualmente em rachas em pista fechada buchas de pu da aj buchas e uma suspensao a rosca foi escolhida pela versatilidade molas de maior carga foram feitas e maior pressao de traçao força para abrir o amortecedor foi solicitada no conjunto dianteiro tendo o conjunto traseiro permanecido original apenas com regulagem de altura essa combinaçao deixou a dianteira do carro rigida como uma empilhadeira e desconfortavel para uso continuo mas para as esporadicas aceleradas e roles ficou excelente kit de buchas da suspensao dianteira da aj rodas e pneus para manter as aparencias um jogo de rodas original do 147 rallye foi montado em pneus yokohama a drive 175/70r13 conjunto muito bom para rodagem normal e aceleradas leves mas quando exigido no modo sovietico na rua exige muita pericia e cuidado para com o proximo pois o carro sai facil da trajetoria tornando se uma batalha andar em linha reta resultados para acertar detalhes finais de chicote pressurizaçao e programaçao do modulo hardware aspro turbo o carro foi levado ao preparador marcio ramirez da oficina rdr sediada em vacaria/rs la o carro subiu no dinamometro super flow e começou a tomar porrada a potencia veio subindo ate bater nos 190cv@5600rpm algo que me surpreendeu muito assim como os 24 7kgfm de torque ali perto nos 5500rpm ambas potencias na roda eu parecia uma criança com um brinquedo melhor do que eu tinha pedido estou usando potencias na roda pois as perdas calculadas podem gerar controversias este e o aspecto do motor em junho tendo mudado apenas detalhes desde a montagem de janeiro 2015 o antigo 6 cilindros da c10 boiadeira faz seu papel puxando o 147 no reboque mas e como isso se traduz em comportamento na rua e tempos de pista fique esperto pois no proximo post contarei a estreia do 147 nos 201 metros de guapore/rs ate la por giovanni franceschini project cars #169
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