no começo do ano a nissan apresentou seu excentrico prototipo gt r lm nismo que ira disputar as 24 horas de le mans excentrico pois quando se fala em prototipos de le mans pensamos em algo como o porsche 917 ou o audi r18 e tron com seus motores centrais girando as rodas traseiras o gt r lm nismo nao e como esses dois alemaes seu motor fica na dianteira e a traçao tambem sim voce leu aqui que esse carro teria traçao integral por demanda — e ele de fato teve mas em uma versao passada a versao 2015 do gt r lm ira disputar as 24 horas de le mans deste ano com traçao somente na dianteira por que bem o discurso redigido pelo pessoal do marketing neste video bacana da nismo tv fala que o capo longo permite uma maior superficie de contato com o fluxo de ar maximizando a downforce e a velocidade em curvas e tambem torna o carro mais eficiente nas longas retas de la sarthe [youtube id= gq8i0_wygpi width= 620 height= 350 ] como a marca nao deixa claro mas jason fenske o engenheiro mecanico youtuber do canal engineering explained conversou com a equipe tecnica e descobriu os detalhes veja so [youtube id= ckerngierts width= 620 height= 350 ] apesar de parecer papo de marketing para jornalistas leigos no assunto a dianteira longa realmente ajuda na eficiencia aerodinamica tem a ver com algo chamado centro de pressao aerodinamica e como isso se relaciona com o centro de gravidade do carro — e tambem com o regulamento tecnico da categoria para tornar o carro mais equilibrado e neutro e importante manter o centro de pressao aerodinamica o mais proximo possivel do centro de gravidade do carro em um carro de traçao dianteira se o centro de pressao aerodinamica estiver atras do centro de gravidade o carro se tornara sub esterçante pois a carga sobre os pneus traseiros sera mais alta que nos dianteiros nos carros de traçao traseira o centro de pressao aerodinamica fica a frente do centro de gravidade assim os engenheiros tentam recuar este centro de pressao para que ele esteja mais proximo do centro de gravidade mas o regulamento tenta barrar as soluçoes para aumentar a competitividade e forçar a criatividade dos projetos as regras restringem significativamente as dimensoes e instalaçao da asa traseira e do difusor mas a dianteira e bem menos engessada na pratica como observou jason o regulamento permite que a nissan faça o que todos estao tentando fazer — so que ao contrario dessa forma o centro de pressao aerodinamica fica exatamente sobre o centro de gravidade tornando o carro mais equilibrado e eliminando a tendencia sub esterçante que voce imagina quando ve um carro com motor e traçao dianteiros [youtube id= njtkyzfcpgs width= 620 height= 350 ] outro motivo que levou a nissan a adotar a traçao dianteira e a recuperaçao de energia aqui tudo e uma questao de transferencia de peso os sistemas de recuperaçao de energia estao instalados nas rodas dianteiras — uma questao de simplificaçao de construçao reduçao de peso e claro limitaçoes do regulamento como a maior parte do peso do nissan ja esta na dianteira a carga sobre o eixo dianteiro nas frenagens sera maior que a de seus rivais isso significa que o gt r lm teoricamente e capaz de armazenar mais energia recuperada das frenagens em carros de corrida hibridos voce sabe eletricidade e potencia o terceiro motivo volta a questao da aerodinamica mencionada pelo jovem jan mardenborough no video promocional da equipe com motor e cambio na dianteira a traseira do carro fica vazia — e com espaço de sobra para trabalhar a aerodinamica foi exatamente o que a nismo fez os dutos aerodinamicos que cruzam longitudinalmente o carro auxiliam a reduzir a area frontal os dutos começam nesses buracos negros ao redor da parede corta fogo em um lmp1 comum o ar que entra por baixo do carro e levado para cima pelo difusor dianteiro e sai pelas laterais para nao causar sustentaçao aerodinamica quando esse ar sai pelas laterais ele criando uma especie de barreira de ar que causa resistencia aerodinamica no gt r lm nismo os difusores enviam o ar para os dutos que se estendem e saem na traseira do carro logo acima do difusor traseiro isso reduz a area frontal tornando o carro mais rapido e eficiente e terminam na traseira logo acima do difusor por ultimo a traseira livre do carro permite a adoçao de um difusor traseiro mais largo e pneus mais estreitos nos lmp1 tal como nos f1 o difusor traseiro de dois andares e proibido agradeça a ross brawn e e limitado pelo espaço entre as rodas traseiras como o gt r lm usa pneus mais estreitos na traseira de 225 mm a nismo pode usar um difusor mais largo que o dos rivais que precisam usar pneus 355 para ter mais aderencia e traçao faça as contas sao 130 mm a mais de cada lado ou 260 mm no total alem disso o espaço entre a roda traseira e a parede do difusor causa uma turbulencia que afeta a eficiencia do difusor — quanto mais proximo mais turbulencia e jogada na saida do difusor com pneus mais estreitos a nismo conseguiu afastar esta turbulencia da saida do difusor tornando o duplamente mais eficiente que o de seus rivais depois desta explicaçao a adoçao da traçao dianteira faz muito mais sentido especialmente se voce considerar que a nissan nao tera um investimento maciço como audi porsche e toyota como disse o designer do carro ben bowlby em entrevista a road & track a opçao por um projeto tao diferente era o unico caminho a seguir a nissan nao teria chances contra os tres cachorros grandes do wec se optasse por um hibrido de traçao traseira ou integral e motor central traseiro e esse layout bizarro do gt r lm traz algumas vantagens teoricas em relaçao aos rivais resta saber como isso vai se sair na pratica
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