FlatOut!
Image default
Técnica

Por que a Nissan apostou na tração dianteira para vencer com o GT-R LM Nismo?

No começo do ano a Nissan apresentou seu excêntrico protótipo GT-R LM Nismo, que irá disputar as 24 Horas de Le Mans. "Excêntrico", pois quando se fala em protótipos de Le Mans, pensamos em algo como o Porsche 917 ou o Audi R18 e-tron, com seus motores centrais girando as rodas traseiras. O GT-R LM Nismo não é como esses dois alemães: seu motor fica na dianteira e a tração também. Sim: você leu aqui que esse carro teria tração integral por demanda — e ele de fato teve, mas em uma versão passada. A versão 2015 do GT-R LM irá disputar as 24 Horas de Le Mans deste ano com tração somente na dianteira. Por quê? Bem, o discurso redigido pelo pessoal do marketing neste vídeo bacana da Nismo TV fala que o capô longo permite uma maior superfície de contato com o fluxo de ar, maximizando a downforce e a velocidade em curvas, e também torna o carro mais eficiente nas longas retas de La Sarthe. Como? A marca não deixa claro, mas Ja