ola meu nome e regis sou de porto alegre e estou aqui de volta para fazer o segundo post do meu ford escort 2 0i xr3 mk5 conversivel 1995 azul europa pra quem perdeu o primeiro segue o link os upgrades começaram cedo no carro ao longo dos anos de procura pelo conversivel mk5 eu fui comprando e guardando muitas peças raras deste modelo de escort farois muitos piscas grade parachoque bancos tecido botoes revestimentos e forros capota reserva entre outras coisas para tudo eu sou um acumulador eu admito depois que comprei o carro acabei vendendo alguns itens que realmente nao ia precisar mais como por exemplo o jogo de bancos recaro igual ao que veio no carro ao encostar na oficina ja providenciei a troca dos farois por outros originais porem reformados com os focos metalizados a vacuo os farois originais deste xr3 perdem o cromo ao longo dos anos e acabam por nao iluminar nada a noite quem quiser a dica da empresa que faz metalizaçao a vacuo em peças plasticas deixa um comentario aqui que eu respondo outra alteraçao feita foi a troca dos piscas laranjas ambar por transparentes da acrilux peças paralelas mas de extrema qualidade particularmente eu prefiro o visual com os piscas transparentes foram trocadas tambem as lanternas traseiras que estavam quase rosas pelo desgaste do tempo como eu ja tinha falado no project cars #177 o carro pra mim nao precisa estar perfeito de lataria e pintura mas e obrigatorio que seja confiavel que eu possa deixar meu carro 30 dias parado na garagem eu ligue o borne da bateria bata a chave e o carro esteja 100% para ir e voltar de uma viagem carro e para ser usado nao para ficar criando raiz na garagem na foto abaixo juntamente com o xr3 75 anos special edition do meu amigo alexandre garcia uma das 175 unidades produzidas pela ford a revisao geral os bons mandamentos automotivos dizem que sempre que se compra um carro usado deve se realizar uma boa revisao mecanica andei alguns dias com o carro mas segui a risca a ideia de fazer esta revisao deixei o carro na garage364 mesma oficina que fez a preparaçao do meu mk4 vermelho #177 com meus amigos e mecanicos andre garcia e laerte antes que me perguntem a ideia sempre foi deixar o mk5 com a mecanica original nao pretendo mexer em potencia do motor pois ja tenho o mk4 com 156cv para divertimento de largada na oficina foram removidos o engate de reboque e uma trava de cambio e freio de mao chamada multilock o ¨quadro da dor da fratura exposta¨ apesar de entender a necessidade do uso para algumas pessoas era simplesmente horrivel bom vamos mergulhar na grande revisao mecanica e eletrica [gallery columns= 4 link= file ids= 92137 92138 92139 92140 ] o carro apresentava diversos vazamentos de oleo e fluido de direçao hidraulica tambem vazava gasolina por falha de vedaçao em dois bicos a revisao que era para ser basica acabou se tornando em uma grande intervençao mecanica so nao foi nivel hard porque nao foi retirado e refeito o motor o vazamento de oleo do motor se dava pela junta do carter eram tres ou quatro pontos onde pingava e emporcalhava o chao da garagem ai começa a festa ja que iamos trocar a junta do carter optamos por ja substituir algumas peças da mecanica do bloco a fim de alongar a vida do ap 2 0 que aparentemente tem 160 000km e seu hodometro de cinco digitos marcava 60 106km quando ele entrou na oficina acreditamos ser a km original do carro nao fuma nao bate e acho que vai longe foram substituidas as bronzinas por um kit sintermetal std bomba de oleo original vw e a junta do carter com defletor sabo foi realizada tambem a limpeza do trocador de calor uma peça complicada de se achar original sempre busco colocar peças originais em partes cruciais dos meus carros [gallery columns= 4 link= file ids= 92141 92142 92143 92144 ] tambem foram trocadas as buchas do trambulador pela dificuldade de se engatar a marcha re vou dizer que a dificuldade maior nao era engatar mas sim desengatar a marcha tinha que dar uma pancada pra voltar ao ponto morto por cima trocou se a junta da tampa de valvulas e se refez a linha de combustivel sobre o cabeçote com aeroquip e foram trocadas quase todas as abraçadeiras do cofre por inox foram refeitos todos os chicotes dos bicos bobina e positivo da bateria alem dos aterramentos [gallery columns= 2 link= file size= medium ids= 92145 92146 ] entre os itens trocados estao tampa do reservatorio de arrefecimento; cabo e trava do varao do capo; vareta do oleo; correia de comando/tensor e todas as demais correias; velas e cabos; filtros de ar e combustivel; mangueira anti chama; todos os fluidos do carro inclusive o oleo da caixa; tampa do rotor; rotor de eixo grosso bosch 300; tampa do oleo no cabeçote; prisioneiros da tampa de valvulas; kit de vedaçao dos bicos injetores; cabo do acelerador; cabo da embreagem; reservatorio da direçao hidraulica este sim foi uma pancada $$$ pois comprei original e esta peça e alema ; buchas do trambulador outros itens relizados resistor do primeiro estagio da ventoinha; refeitos todos os aterramentos; instalaçao de borne de bateria com parafuso para desligamento; troca do terminal de direçao nakata troca das lampadas h3 luz alta h4 luz baixa e dos neblinas h3 ; conserto do miolo eletrico da fechadura do portamalas; reforço e alongamento do protetor de carter com chapa metalica; conserto da luz do parassol; conserto da fechadura da tampa do tanque de combustivel; instalaçao de alarme interface nos quatro vidros com antivaculo a ser tratado em proximo post ; retirada do engate de reboque; geometria e balanceamento das rodas assim como fiz no mk4 retiramos muitas peças do cofre do mk5 para fazer pintura eletrostatica eliminando qualquer ponto de oxidaçao e deixando o cofre com um visual bastante bonito e novo [gallery columns= 4 link= file ids= 92148 92149 92150 92151 ] tambem mexemos na suspensao e isso tratarei melhor no terceiro post pois e um item bastante importante nestes escorts mk5 e mk7 e que gera sempre bastante discussao na suspensao foram trocados bandejas com buchas integradas marca axios sem duvida a melhor de todas as opçoes ; bieletas nakata; barra axial; amortecedores refeitos recalibrados ; bucha superior da suspensao traseira [gallery columns= 4 link= file ids= 92152 92153 92154 92155 ] apos a funçao toda os componentes eletricos foram protegidos e o cofre recebeu um banho com posterior aplicaçao de wd 40 tirei o carro da oficina mas ainda faltavam resolver alguns problemas como a maldita luz do alternador no painel que teimava em ficar acesa quando pisava no freio ou ligasse os farois nesta segunda etapa na oficina foram feitos os seguintes serviços recondicionamento do alternador e nunca mais a luz voltou a acender; troca do sensor de temperatura do motor que tinha enloquecido; troca do sensor de detonaçao que deixava a lenta la em cima; troca da junta do atuador da lenta; remoçao de vazamento do motor da capota e troca do fluido liquido de dh algumas manutençoes foram feitas ao longo do ano de 2015 que citarei em proximo post tambem ao rodar mais com o carro fui identificando e diagnosticando os problemas comparando o mk4 com o mk5 as pessoas me perguntam sobre as diferenças de comportamento entre o mk4 1989/1990 e o mk5 1995 aproximadamente 10 anos separam o projeto efetivo destes carros a base do mk4 e a mesma do mk3 lançado em setembro de 1980 na europa o mk5 ja e um projeto mais moderno apresentado na europa em setembro de 1990 se for comparar a dirigibilidade das duas geraçoes em modelos originais ou seja sem as alteraçoes ou melhorias na suspensao e rigidez estrutural posso dizer que minha experiencia com o mk4 me mostra um carro com uma dirigibilidade mais tosca e menos estavel meu mk4 saia bastante de frente nas curvas e corrigi isto colocando a barra anti torçao superior da imohr estruturalmente o mk4 e mais fragil onde cito especificamente as longarinas que ¨adoram¨ rachar com enfase nos modelos conversiveis arrisco ate a dizer que o motor 1 8 ap e um tanto incompativel pelo excesso de potencia sem rigidez estrutural necessaria na dianteira do mk4 um exemplo bem claro disso e que a ford passou a vender os escorts mk5 conversiveis ja com a barra anti torçao superior original de fabrica a cabine do mk4 e mais apertada as vezes me sinto ate num cockpit com os comandos ergonomicamente bem resolvidos e com o parabrisa mais perto do meu rosto estico o braço e alcanço em todos os comandos inclusive do ar condicionado e do radio sobra pouco espaço entre meu ombro esquerdo e a porta [gallery columns= 2 link= file size= medium ids= 92157 92158 ] ja o mk5 tem uma ergonomia de um carro mais moderno com mais espaço e largura folgada sobra espaço para os pes e as pernas o volante e levemente mais inclinado o painel e o parabrisa estao um pouco mais distantes do meu corpo e do meu rosto os comandos ja ficam um pouco mais distantes e para a mesma posiçao do banco eu preciso me esticar mais para alcançar os comandos do ar condicionado e do radio a dirigibilidade do mk5 empolga bastante mesmo ele estando original praticamente original gosta de uma curva e nao sai de frente a traseira balança verticalmente um pouco mas nada que prejudique a dirigibilidade algumas pessoas talvez ate discordem do meu ponto de vista pessoal mas acredito que as opinioes nao devem fugir muito disso para quem vai atras apesar do mk4 ter tres cintos de segurança e estar homologado para cinco passageiros nao se consegue colocar tres adultos sentados no banco traseiro ja o mk5 tem maior largura e dispoe de cinto de tres pontos nas laterais como a maioria dos conversiveis o espaço no banco de tras nao e generoso nos escorts mas consegue se realizar pequenas viagens sem problemas apos estes comentarios voces devem estar se perguntando qual e o melhor qual que tu preferes eu sou louco nos dois cada um com suas peculiaridades seus pros e seus contras o mk4 tem oito anos de historia comigo e ja rodamos um bocado ele que me trouxe muito conhecimento e me traz uma alegria imensa quando piso no acelerador o negocio destraciona e despeja 156cv com um p torque nas rodas originais e um brinquedinho muito legal o mk5 me traz conforto com sua rodagem mais suave alem de eu ser louco por seu design ambos me dao um tesao absurdo de dirigir nao vendo nao troco nao negocio e nao coloco no prego nos proximos posts vou tratar sobre alguns upgrades que fiz e modificaçoes sutis como o spoiler dianteiro vou falar tambem um pouco sobre capota capota eletrica caixa curta/longa rodas as primeiras viagens com o conversivel e mais alguma surpresa ja no proximo post enquanto isso vou baixar a capota e dar uma volta um abraço a todos e obrigado pela leitura do meu post por regis vasconcellos project cars #321
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