A revista semanal dos entusiastas | jorn. resp. MTB 0088750/SP
FlatOut!
Image default
Melhor da Semana Zero a 300

Novo prazo para as placas do Mercosul, as primeiras fotos do BMW M8, um Civic VTi turbo de 300 cv no Brasil e as novidades da semana no FlatOut e no YouTube do FlatOut

Passou a semana planejando as férias? Ficou procurando hotéis, passagens, roteiros e casas no AirBnb e por isso não conseguiu acessar seu site favorito? Fique tranquilo: aqui está nosso resumo semanal com tudo o que rolou de mais importante nos últimos dias. Assim você não fica destracionando por aí.

Ainda não é assinante do FlatOut? Considere fazê-lo: além de nos ajudar a manter o site e o nosso canal funcionando, você terá acesso a uma série de matérias exclusivas para assinantes – como conteúdos técnicoshistórias de carros e pilotosavaliações e muito mais!

FLATOUTER

Membro especial, com todos os benefícios: acesso livre a todo o conteúdo do FlatOut, participação no grupo secreto no Facebook (fique próximo de nossa equipe!), descontos em nossa loja, oficinas e lojas parceiras!

A partir de

R$20,00 / mês

ASSINANTE

Plano feito na medida para quem quer acessar livremente todo o conteúdo do FlatOut, incluindo vídeos exclusivos para assinantes e FlatOuters.*

De R$14,90

por R$9,90 / mês

*Não há convite para participar do grupo secreto do FlatOut nem há descontos em nossa loja ou em parceiros.

 

Novo prazo para as placas do Mercosul

Caiado-diz-que-vai-anular-edital-para-fabricação-de-placas-do-Mercosul

 

Diante da evidente impossibilidade de cumprir o prazo para implementação obrigatória das novas placas do Mercosul, o Conselho Nacional de Trânsito (Contran) anunciou mais um adiamento para a adoção do novo padrão.  Amazonas, Espírito Santo, Goiás, Pernambuco e Rondônia terão que adotar o padrão até 10 de dezembro. Bahia, Rio Grande do Norte e Rio Grande do Sul terão uma semana a mais, até 17 de dezembro. Acre, Alagoas, Maranhão, Paraná e Piauí terão até a véspera de Natal, 24 de dezembro. O restante dos estados (AP, CE, DF, MT, MS, MG, PA, PB, RR, SC, SP, SE e TO) terão até o dia 31 de dezembro para adotar o novo padrão.

Como dissemos na semana passada, o clima nos corredores do poder federal em Brasília é de que as nova placas acabarão adiadas novamente, podendo até mesmo ser abandonadas. Para saber se os novos prazos serão levados a sério, teremos que esperar até a próxima segunda-feira (10), data-limite para a adoção das placas nos primeiros estados segundo o novo calendário.

 

Augusto Farfus irá pilotar pela Hyundai além da BMW em 2019

dtm-farfus-bmw-rosto-700

Há algumas semanas o piloto brasileiro Augusto Farfus anunciou que deixaria a DTM para se dedicar ao WEC, campeonato que disputa pela BMW na categoria GTE Pro com o novo M8 GTE. Mas isso não significa que Farfus participará de menos provas em 2019: o brasileiro anunciou que também irá disputar o Mundial de Carros de Turismo da FIA (WTCR), não pela BMW, como no WEC e no antigo WTCC, mas pela Hyundai.

Farfus foi convidado pela  equipe BRC Racing e irá dividir a garagem com Gabriele Tarquini, Nicky Catsburg e Norbert Michelisz, correndo com um Hyundai i30 N TCR. Como a BMW não disputa o WTCR, o brasileiro teve autorização da BMW para disputar o campeonato por uma equipe privada. Além das duas categorias, Farfus também irá disputar provas icônicas do endurance mundial, como a 24 Horas de Nürburgring.

 

Os carros mais vendidos no Brasil em novembro

gol-e-voyage-2019-5-

Mais um mês que passou, mais uma contagem mensal de vendas encerrada com o Chevrolet Onix na dianteira. O modelo vendeu pouca coisa menos que em outubro, com 22.277 unidades, mas manteve a vantagem de quase o triplo das vendas do segundo colocado.

Aliás, a segunda posição desta vez não ficou com o Hyundai HB20, nem com o Ford Ka, que vinham se alternando na vice-liderança o ano todo. Em uma reviravolta surpreendente, o Volkswagen Gol assumiu a vice-liderança em novembro, com 8.836 unidades vendidas, desbancando o Ford Ka com apenas duas unidades a mais. Sim: o vice-líder de outubro vendeu 8.834 unidades em novembro. Foi suficiente para se manter à frente do HB20, que vendeu 8.395 unidades e garantiu a quarta posição.

Renault Kwid. Foto: Rodolfo Buhrer / La Imagem / Renault

A quinta colocação continua com o Chevrolet Prisma, com 7.598 unidades, e agora é seguido pelo Renault Kwid, que voltou ao top 10 depois de vender 7.092 unidades e desbancou a Fiat Strada. A sétima posição de novembro foi mantida pelo Fiat Argo, que vendeu 6.078 unidades. O top 10 é completado pelo Volkswagen Polo, com 5.644 unidades; pelo Hyundai Creta, com 5.171 unidades e pela Fiat Strada com 5.518 unidades.

Com mais um mês na conta, o ranking anual de janeiro a novembro ficou da seguinte forma: 1º Chevrolet Onix – 190.818; 2º Hyundai HB20 – 96.513; 3º Ford Ka – 94.753; 4º Volkswagen Gol – 70.342; 5º  Chevrolet Prisma – 64.993; 6º Volkswagen Polo – 63.561; 7º Fiat Strada – 61.804; 8º Jeep Compass – 55.528; 9º Toyota Corolla – 53.880; 10º Fiat Toro – 52.617.

 

BMW M8 Competition divulgada na internet

738aa4ff-bmw-m8-competition-3

Na terça-feira as primeiras fotos do BMW M8  foram publicadas pelo site GermanCarForum. Elas foram feitas em uma oficina não identificada, e mostram uma versão do novo cupê com pintura fosca, para-choques inéditos com tomadas de ar maiores que as do M850i e grades tipo colmeia, além de detalhes de fibra de carbono e uma grade com acabamento preto brilhante.

10641a94-bmw-m8-competition-11

Nas laterais podemos ver os respiros dos para-lamas, mais detalhes de fibra de carbono e o emblema M8. As rodas medem 20 polegadas e usam um sistema de freios com pinças douradas. Seguindo para a traseira, as fotos mostram o teto de carbono com saliências nas laterais e retrovisores com efeito aerodinâmico.

92664f1b-bmw-m8-competition-12

A foto da traseira ainda mostra um difusor de fibra de carbono, saídas de escape duplas e um spoiler tipo “lip” também de fibra de carbono.

a4c7f32a-bmw-m8-competition-9

Por dentro, as fotos mostram um volante sutilmente diferente do M850i, com botões vermelhos, além de acabamento de fibra de carbono e uma alavanca de marchas com o emblema M8 e bancos com acabamento de dois tons com o emblema M8 no encosto de cabeça.

d211f9f9-bmw-m8-competition-8d0b8f061-bmw-m8-competition-5

Sobre o que há no cofre do motor só podemos especular, mas espera-se que ele vá usar uma derivação do V8 biturbo de 4,4 litros, com pouco mais que os 625 cv e 76,3 kgfm do M5 Competition.

 

 

Volkswagen diz que próxima geração de motores a combustão será a última

idbuzz_vwcamper_01

A Volkswagen anunciou na terça-feira (4) que sua próxima geração de motores a combustão interna também será a última. A decisão faz parte da transição da marca para os automóveis movidos a bateria, um processo que foi acelerado após o escândalo Dieselgate, de 2015. De acordo com Michael Jost, chefe de estratégia da Volkswagen, a marca já está trabalhando na última geração de veículos que “não são neutros em CO2”, e ela será lançada em 2026 e continuará evoluindo até 2050. Depois disso estes motores serão mantidos em produção somente em regiões onde a infra-estrutura de recarga for insuficiente. Se você pensou no Brasil, fique tranquilo, você não está sozinho.

 

Toyota Hilux GR-S chega ao mercado por R$ 207.000

hilux_grs-2-1241x827

Apresentada no Salão do Automóvel, a versão “esportiva” da Toyota Hilux, a GR-S, chegou ao mercado em série limitada de 420 unidades e vendida a R$ 207.000 — o que a torna a picape média mais cara do país.

flatout-salao-automovel-2018-gazoo-38

O modelo foi inspirado na Hilux da Gazoo Racing que disputou o Rali Dakar e recebeu novas molas e amortecedores, além dos adesivos com as cores da Gazoo. O motor é o 2.8 turbo de 177 cv a 3.400 rpm e 45,9 kgfm entre 1.600 rpm e 2.400 rpm, combinado ao câmbio automático de seis marchas. A tração é 4×4 com reduzida e bloqueio do diferencial. Além dos adesivos e da suspensão, a Hilux GR-S tem detalhes em preto brilhante na dianteira, grade com textura de fibra de carbono, rodas de liga leve de 18 polegadas e pneus “All Terrain”.

 

Spin, Polo e Virtus ganham versões para PCD

novo-polo-1-4

O público de PCD ganhou mais três opções de carros nesta semana. A Volkswagen e a Chevrolet lançaram versões voltadas às pessoas com deficiência do Polo, Virtus e Spin.

Nos modelos da Volkswagen, as versões foram batizadas “Sense” e custam R$ 70.000, porém com configurações diferentes no Polo e no Virtus. No hatchback o motor é o 1.0 TSI de 128 cv combinado ao câmbio automático de seis marchas e o pacote de equipamentos inclui ar-condicionado, controle de tração e estabilidade, retrovisores elétricos, sistema multimídia, sensor de distância e direção com assistência elétrica. As rodas, contudo, são de aço com calotas e os retrovisores não têm repetidores de setas.

virtus-msi-at

Já o sedã usa o motor 1.6 MSI de 120 cv, também combinado ao câmbio automático de seis marchas. O pacote de equipamentos é o mesmo do Polo. Os dois modelos não têm opcionais e as cores disponíveis são preto, branco e vermelho.

spin

O modelo da Chevrolet, por sua vez, também sai por R$ 70.000, e pode chegar aos R$ 54.300 com a isenção máxima de impostos. Ela não tem nome específico, mas é derivada da versão LT, sendo equipada com ar-condicionado, piloto automático, retrovisores elétricos, sistema multimídia, rodas de liga leve, direção com assistência elétrica e rack de teto. O motor é o mesmo 1.8 flex combinado ao câmbio automático de seis marchas das versões de topo.

 

WEC divulga calendário da temporada 2019/2020

2012-wec-6-hours-of-sao-paulo-audi-qualifying-002-960x480

A FIA aprovou na quinta-feira (6) o novo regulamento e o calendário da temporada 2019/2020 do Mundial de Endurance (WEC). O calendário marca o retorno da competição ao Brasil, nas 6 horas de São Paulo, além da inclusão das 1000 Milhas de Sebring, nos EUA.

Com a mudança no calendário deste ano, que serviu como uma transição para o novo formato, a temporada de 2019/2020 irá começar em setembro de 2019 com as 4 Horas de Silverstone e será encerrada no fim de semana de 13 e 14 de junho de 2020, quando acontece as 24 Horas de Le Mans. Ao todo serão oito provas; três na Europa, três na Ásia e duas na América: 4 Horas de Silverstone, 6 Horas de Fuji, 4 Horas de Xangai, 8 Horas do Bahrein, 6 Horas de São Paulo, 1000 Milhas de Sebring (duração de 8 horas dividindo o circuito com a tradicional 12 Horas de Sebring), 6 Horas de Spa-Francorchamps. A exceção, claro, é a 24 Horas de Le Mans.

 

Focus ST aparece antes do lançamento

focusst1

O Focus ST está previsto somente para 2019 mas foi fotografado nesta semana em alguma unidade de testes da Ford na Alemanha, onde será fabricado. Apesar da semelhança com o modelo ST Line, um pacote estético que já está a venda desde agosto na Europa, os novos para-choques e acabamento interno não deixam dúvidas de que estamos vendo o rival do Golf GTI e do Hyundai i30N.

Além dos para-choques com detalhes em preto, tomadas de ar maiores e grade em colmeia, o modelo flagrado também tem um jogo de rodas maiores com desenho inédito, bancos Recaro com o logotipo ST bordado e acabamento inédito na cabine. Diferentemente do que se acreditava, o modelo flagrado está equipado com um câmbio manual de seis marchas, e não um automático de dupla embreagem.  Especula-se que ele será equipado com o motor 2.3 EcoBoost usado pelo antigo RS e pelo Mustang de entrada. Considerando que o antigo ST já dispunha de 250 cv, a imprensa europeia já fala em algo na casa dos 280 cv para esta nova geração — especialmente agora que a Hyundai tem um i30 de 275 cv. O lançamento está previsto para janeiro de 2019.

 

Paraná terá eletrovia de 730 km

Inauguração eletrovia PR-77

Na segunda-feira (10) a Companhia Paranaense de Energia Elétrica, a Copel, irá inaugurar a maior “eletrovia” do Brasil. Com 730 km, a rede de recarga para carros elétricos se estenderá ao longo de toda a BR-277, rodovia federal que liga Paranaguá, no litoral paranaense, a Foz do Iguaçu, na fronteira com o Paraguai.

Ao todo serão 11 postos de recarga de bateria, nas cidades de Paranaguá, Curitiba, Palmeira, Fernandes Pinheiro, Prudentópolis, Candói, Laranjeiras do Sul, Ibema, Cascavel, Matelândia e Foz do Iguaçu. Cada um dos postos terá três conectores com potência de 50 kVA, que permitem recarregar 80% das baterias entre 1h e 1h30, o que permite uma autonomia entre 150 e 300 km, dependendo do modelo do carro e da capacidade das baterias. A recarga será gratuita, uma vez que a “eletrovia” é experimental e irá coletar informações para melhoramentos na infraestrutura de fornecimento de eletricidade para essa finalidade.

 

Novo Land Rover Defender pode ser lançado ainda neste mês

Generated by pixel @ 2018-12-06T22:05:47.563774

No início do ano a Land Rover revelou que o lançamento do novo Defender seria o auge da comemoração dos 70 anos da marca, que aconteceu no dia 30 de abril deste ano. O novo modelo não deu as caras, mas a comemoração da Land Rover não parou por ali. Desde então a fabricante iniciou uma série de eventos ao redor do mundo — no Brasil, inclusive — e também uma campanha de teasers do novo Defender, que começou a circular camuflado pelas ruas e estradas europeias em outubro. Além disso, a Land Rover também disse que os eventos comemorativos se estenderiam até o final do ano.

Generated by pixel @ 2018-12-05T05:36:12.809175

Ligue os pontos: lançamento será o auge da celebração, campanha de teasers iniciada em outubro, eventos até o final do ano. Não faz sentido esperar que o lançamento do novo Defender seja o último grande evento dos 70 anos da marca?  As fotos mostram os protótipos camuflados, mas já com sua carroceria final, o que indica que provavelmente são protótipos de validação — a última etapa antes do lançamento.

Generated by pixel @ 2018-12-05T05:36:26.301534

Nesta nova geração o Defender irá manter o visual “quadrado”, porém se tornará um veículo bem mais moderno, abandonando a construção do tipo carroceria sobre chassi e passando a usar uma versão reforçada da plataforma D7U de alumínio, já empregada nos Range Rover e no Discovery. Ele também terá um powertrain híbrido leve de 48 volts e deverá ter até mesmo uma versão 100% elétrica.

Generated by pixel @ 2018-12-05T05:36:39.473534

Os motores a combustão serão os recentes Ingenium da Jaguar Land Rover — 2.0 diesel e gasolina de quatro cilindros e 3.0 diesel e gasolina de seis cilindros em linha. Como as demais linhas da Land Rover, o novo Defender dará origem à uma família própria, com carrocerias variadas e os tradicionais entre-eixos de 90, 110 e 130 polegadas.

 

YouTube do FlatOut

Nesta semana tivemos três novidades em nosso canal no YouTube. A primeira delas foi mais um episódio do FlatOut Midnight, que trouxe um Honda Civic VTi EK B16 Turbo com mais de 300 cv nas rodas…

… a outra foi um papo sobre seguros com os nossos parceiros do IQ Seguros, no qual simulamos a cotação para um Golf GTI e conhecemos todos os fatores que influenciam o valor da apólice…

… e a terceira foi a cobertura em vídeo do HRMB 2018, com algumas puxadas da arrancada que rolou em Sorocaba no início de novembro:

 

Especiais do FlatOut

Nesta semana contamos a história do Fiat Seicento Schumacher, um “hot hatch” urbano italiano com a grife do multicampeão alemão…

fiat_seicento_sporting_michael_schumacher_uk-spec_3-e1543857114511-620x349

Leia aqui.

… também conhecemos a historia do Shelby Super Snake original, que colocou o motor do GT40 em um Mustang fastback nos anos 1960…

shelby_gt500_super_snake_78-e1543925038348-620x349

Leia aqui.

… vimos a curiosa arrancada de tratores rebocadores, a Tractor Pulling Racing, e sua versão brasileira, a Trekker Trek:

Giddy_Up-e1543944017314-620x349

Leia aqui.

Conhecemos um Fiesta Supercharger de subida de montanha, com motor preparado para render 200 cv…

100CV-620x349

Leia aqui.

… e também a Ferrari 330 GT que pertenceu a Enzo Ferrari:

ENZOF-620x349

Leia aqui.

Relembramos todos os carros usados por Ken Block nas 10 edições de sua Gymkhana:

gymkhana-620x348

Leia aqui.

Conhecemos detalhes dos Mercedes com motor Judd de F1 do suíço Reto Meisel:

10KRPM-620x349

Leia aqui.

E também trouxemos uma galeria de fotos exclusivas do HRMB 2018:

z-hrmb2018-youtube-620x349

Leia aqui.

 

Exclusivo para assinantes

Com o lançamento do Porsche 992, aproveitamos para fazer uma comparação completa entre a nova geração e sua antecessora — das dimensões da carroceria aos tempos de aceleração, potência e upgrades mecânicos:

992vs991-620x349

Leia aqui.

Mantendo o tema Porsche, falamos sobre o novo coletor de admissão usado nos atuais motores turbo boxer da marca:

91104-1-1-620x349

Leia aqui.

E encerrando o tema Porsche, conhecemos as 15 versões mais raras já feitas do 911:

jjjj-620x348

Leia aqui.

Encerramos a história da Studebaker com o segundo e o terceiro capítulos da saga:

stude-620x349stdbkr-620x349

Leia aqui e aqui.

Contamos a história de todos os hot hatches da Peugeot:

peugeot_205_24_020000260c27084d-e1543963271391-620x349

Leia aqui.

Explicamos a curiosa relação entre mercado, corrupção e segurança no trânsito:

BV-Acharya-19-620x349

Leia aqui.

Explicamos em detalhes o novo regulamento dos hipercarros do Mundial de Endurance (WEC), que passará a valer em 2020:

LeMansHyper

Leia aqui.

Contamos a improvável história do Kia Elan, um Lotus que foi fabricado pela Kia na Coreia nos anos 1990:

kia_elan_1-620x349

Leia aqui.

Continuamos nossa série de Lendas do WRC com a trajetória de Carlos Sainz:

sainzz-620x349

Leia aqui.

Também publicamos a primeira parte do nosso dicionário inglês-português de termos automobilísticos, para você não depender do Google Tradutor na hora de entender o que os gringos estão falando:

DhRv02CX0AEmvyV-620x349

Leia aqui.

E encerramos a semana com a história dos motores Hart, que embalaram o Toleman de Ayrton Senna na temporada de 1984:

f1-senna-toleman-monaco-730-e1544294712769-620x349

Leia aqui.

 

Novidades da Loja do FlatOut

Nesta semana temos dois lançamentos para o Natal em nossa loja. Agora a camiseta If In Doubt FlatOut está disponível em preto, e também trouxemos de volta o modelo FlatOut Type, porém com o corte raglan em preto e branco. Clique nas fotos para acessar o produto!

carrossel-flatout-raglan-1140x448 carrossel-if-in-doubt-flatout-preta-1140x448

 

Ainda não é assinante do FlatOut? Considere fazê-lo: além de nos ajudar a manter o site e o nosso canal funcionando, você terá acesso a uma série de matérias exclusivas para assinantes – como conteúdos técnicoshistórias de carros e pilotosavaliações e muito mais!

FLATOUTER

Membro especial, com todos os benefícios: acesso livre a todo o conteúdo do FlatOut, participação no grupo secreto no Facebook (fique próximo de nossa equipe!), descontos em nossa loja, oficinas e lojas parceiras!

A partir de

R$20,00 / mês

ASSINANTE

Plano feito na medida para quem quer acessar livremente todo o conteúdo do FlatOut, incluindo vídeos exclusivos para assinantes e FlatOuters.*

De R$14,90

por R$9,90 / mês

*Não há convite para participar do grupo secreto do FlatOut nem há descontos em nossa loja ou em parceiros.

Matérias relacionadas

Corvettes em Nürburgring (tempo e testes!), picape do Mobi chega em 2020, Volvo XC60 híbrido começa a ser vendido no Brasil e mais!

Leonardo Contesini

Alfa Romeo 8C Competizione: quando a beleza é (quase) o que basta

Dalmo Hernandes

EcoSport pode ganhar versão sem estepe na traseira, Aston Martin fará 28 DB5 do James Bond, Volkswagen terá novo modelo para substituir Gol e up! e mais!

Leonardo Contesini